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      AiOGajo
    • 8 outubro 2024 editado

     # 1

    Colocado por: rafaelisidoro.. como disse alguns estudos apontam para percas de até 30% entre 8 anos de idade e 160 , 170Mkm óbvio nao é uma regra mas dá que pensar que pode vir a sair caro .


    A garantia da maioria dos fabricantes é mesmo 70% de retenção de carga ao fim de 8 anos ou 170.000km... esses números surgem porque são os limites máximos das marcas em termos de garantia e não porque são os limites da vida das baterias.
    Concordam com este comentário: mafgod
  1.  # 2

    Colocado por: pcspinheiroé preciso fazer contas e estudar bem a troca
    Se for apenas pela questão económica, sim, fazer as continhas :-)
    Sem entrar com oficinas, impostos, desvalorizações e afins, mas apenas com o consumo, é pensar que por cada 100km a manter o ICE, está-se a queimar quase uns 8,0€ ...
    Se fizer 10.000km/ano são 800€/ano, 25.000km (apenas 70km/dia) são já 2.000€... agora é fazer as contas e cada caso é um caso.

    NOTA: consumo médio elétrico da tomada 15kWh/100km a 0,15€/kWh ~= 2,25€ e consumo médio ICE 6L/100km a 1,70€/L ~= 10,20€ o que dá uma diferença de 7,95€/100km a favor do elétrico
    NOTA1: e sim, é possível carregar a custo ZERO (rede continente), ou virtualmente ZERO (usando painéis solares), ou pouco (rede Tesla), muito (rede mobi-e em geral) ou mesmo muito muito (rede ioniq). E se usarmos o posto errado com o cabo errado no carro errado, então é mesmo pornográfico.
    NOTA2: e sim, é possível comprar combustível da BP virtualmente a ZERO (com as promoções Pingo Doce) mesmo que para isso o combustível seja mais caro e os produtos que originaram o desconto tenham sido eventualmente inflacionados.
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      AiOGajo
    • 8 outubro 2024 editado

     # 3

    Colocado por: mafgodr cada 100km a manter o ICE, está-se a queimar quase uns 8,0€ ...
    Se fizer 10.000km/ano são 800€/ano, 25.000km (apenas 70km/dia) são já 2.000€... agora é fazer as contas e cada caso é um caso.


    Confirmo, os custos médios para carros a combustão andam nos €0.07 a €0.10 por km enquanto que nos elétricos andam nos €0.017 a €0.022 por km!

    Bate certo.


    NOTA2: e sim, é possível comprar combustível da BP virtualmente a ZERO (com as promoções Pingo Doce) mesmo que para isso o combustível seja mais caro e os produtos que originaram o desconto tenham sido eventualmente inflacionados.


    Não não é... existe limite por cartão e por pessoa. E para além disso também pode descontar no carregamento de veículos elétricos.
  2.  # 4

    Colocado por: AiOGajoNão não é... existe limite por cartão e por pessoa.
    Podes sempre ter vários cartões :-) e ires várias vezes à bomba (quase parece um elétrico LOL)
    • smart
    • 8 outubro 2024 editado

     # 5

    Hum
    Quer me parecer que o calcanhar de aquiles dos VE nao sao as baterias, pois têm garantias extensas.
    O problema na minha opiniao, e que me faz reflectir, sao 2.
    Os motores e sua placa de comando so têm 2 anos de garantia. Aqui ao lado, o faisca (smart forfour), teve de levar uma placa electrónica de comando do motor, e como nao sao dissociaveis, entao teve de levar motor novo e ascendeu a perto de 7 mil euros..
    A outra questão é..em caso de colisao, com acionar dos airbags, a alegada necessidade de poder ter de levar baterias novas, para que a marca, por motivos de segurança, desbloqueie o veículo ( bem, neste caso é fazer seguro de danos proprios)..
    Estas circunstâncias projectam riscos de reparacao, que na maioria de VE com 3 ou 4 anos, nao se justificam
  3.  # 6

    Colocado por: smartOs motores e sua placa de comando so têm 2 anos de garantia.
    Depende das marcas.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: smart
    • smart
    • 8 outubro 2024 editado

     # 7

    Hum..
    Alem, de que..
    https://auto.sapo.pt/noticias/66f2ae730a42fdd82beb8c57/reino-unido-pondera-avancar-para-imposto-sobre-quilometro-percorrido-de-carro-conta-pode-chegar-a-mais-de-1300-euros-anuais
    .
    Isto ate se afigura simples.
    O medio oriente esta a arder
    Um dia destes o irao fecha o estreito de ormuz.
    O petroil deixa de circular ali e dispara para o triplo.
    Temos mais um pontapé na inflacao e uma crise petrolifera
    E rapidamente a escolha recai sobre VE e a imposicao de um imposto para colmatar a perda de receita.
    Simples
    Os efeitos sociais e económicos?
    Nao piores de que as Gguerras e o xoque petrokifero de 73/78.
    E a humanidade n se extinguiu.
    Imaginem as consequências economicas para os alegados paises do eixo do mxx
  4.  # 8

    edit: removido, discussão infrutífera da minha parte
  5.  # 9

    Colocado por: eu

    Devem ser as baterias mais antigas. As novas têm tido resultados bem melhores.
    o teste é bem recente , claro que ha modelos que dão garantia de 200 000km de bateria . Agora eu para acreditar que uma bateria mesmo recente não perde eficiência conforme condições , aceleração, carregamentos x ou y , tempos de carregamento , será que vicia mais cedo ou mais tarde . Acho que isso é que desconfortável , até porque quem recompra um carro novo entrega o seu mas se o carro usado deixar de ser uma boa entrega e desvalorizar muito pode ser que futuramente se venda ainda menos carros elétricos e quem os compra os utilize até andar com fio da luz atrás ...
  6.  # 10

    Colocado por: AiOGajo

    A garantia da maioria dos fabricantes é mesmo 70% de retenção de carga ao fim de 8 anos ou 170.000km... esses números surgem porque são os limites máximos das marcas em termos de garantia e não porque são os limites da vida das baterias.
    Concordam com este comentário:mafgod
    bem isso é um ponto de vista errado mas é o melhor que pode argumentar ey percebo mas deve ser a unica garantia que vai garantir uma peça que nao funciona bem 😂 entao eu compro novo carrega e tem uma eficácia de 100% e eles garantem que em 8 anos ou 160kmja tem 70 % ? 😂😂😂 Quer dizer se o carro tiver 10 anos vai perder quanto 50 % ???
  7.  # 11

    Colocado por: smartO petroil deixa de circular ali e dispara para o triplo.
    Temos mais um pontapé na inflacao e uma crise petrolifera
    E rapidamente a escolha recai sobre VE e a imposicao de um imposto para colmatar a perda de receita.

    Nem é preciso ir tão longe. Quando houve a greve dos motoristas de matérias perigosas já tivemos uma boa imagem disso mesmo.
  8.  # 12

    Colocado por: smartHum
    Quer me parecer que o calcanhar de aquiles dos VE nao sao as baterias, pois têm garantias extensas.
    O problema na minha opiniao, e que me faz reflectir, sao 2.
    Os motores e sua placa de comando so têm 2 anos de garantia. Aqui ao lado, o faisca (smart forfour), teve de levar uma placa electrónica de comando do motor, e como nao sao dissociaveis, entao teve de levar motor novo e ascendeu a perto de 7 mil euros..
    A outra questão é..em caso de colisao, com acionar dos airbags, a alegada necessidade de poder ter de levar baterias novas, para que a marca, por motivos de segurança, desbloqueie o veículo ( bem, neste caso é fazer seguro de danos proprios)..
    Estas circunstâncias projectam riscos de reparacao, que na maioria de VE com 3 ou 4 anos, nao se justificam
    a garantia das baterias não são extensas... São uma armadilha .
  9.  # 13

    Colocado por: crisssxeu só posso dizer que no meu caso os carros pagam-se a si próprios...
    Em


    Nenhum carro se paga a si próprio. Gasta mais nuns que noutros, mas no final do uso tem sempre menos dinheiro do que tinha antes de o comprar.
    Concordam com este comentário: eu
    • eu
    • 8 outubro 2024

     # 14

    Colocado por: mafgod25.000km (apenas 70km/dia) são já 2.000€.


    Ou seja, em 20 anos amortiza a compra de um Tesla Model 3.
  10.  # 15

    Colocado por: smartHum
    Quer me parecer que o calcanhar de aquiles dos VE nao sao as baterias, pois têm garantias extensas.
    O problema na minha opiniao, e que me faz reflectir, sao 2.
    Os motores e sua placa de comando so têm 2 anos de garantia. Aqui ao lado, o faisca (smart forfour), teve de levar uma placa electrónica de comando do motor, e como nao sao dissociaveis, entao teve de levar motor novo e ascendeu a perto de 7 mil euros..
    A outra questão é..em caso de colisao, com acionar dos airbags, a alegada necessidade de poder ter de levar baterias novas, para que a marca, por motivos de segurança, desbloqueie o veículo ( bem, neste caso é fazer seguro de danos proprios)..
    Estas circunstâncias projectam riscos de reparacao, que na maioria de VE com 3 ou 4 anos, nao se justificam


    Por lei a garantia para um motor a combustão assim como do motor elétrico dos fabricantes é de 36 meses (3 anos).
    Se te tiveres um problema grave num motor a combustão também não te vai sair mais barato...

    Os problemas que as marcas levantam quando à colisão, é mais para choques frontais em veículos que possuam a porta de carregamento na frente do veículo. Nesses casos ao danificares a porta de carregamento, como ela faz parte integrante da bateria as marcas não substituem só a parte avariada e apresentam reparação da bateria como um todo apesar da bateria estar completamente funcional.
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      AiOGajo
    • 8 outubro 2024 editado

     # 16

    Colocado por: eu

    Ou seja, em 20 anos amortiza a compra de um Tesla Model 3.


    Ou ao fim de 10 anos já pode substituir por um Model 3 com 3 a 4 anos só com o que poupou...
    Ou pode ter mais as férias pagas, com o que poupa, durante 20 anos...
    Ou pode amortizar uma ou duas prestações da casa por ano com o que poupa durante 20 anos...

    Começa a ser a opção mais do que óbvia, até porque se em vez do Model 3 tivesse optado por um Serie 3 a gasolina, que os preços são idênticos e possui menos performance então:

    Ao fim de 10 anos já gastou o suficiente para ter comprado outro carro idêntico...
    O esforço para ir de férias era maior porque andou a gastar a mais...
    A casa ficava mais cara porque não abateu ao crédito durante 20 anos...

    LoL


    Mais uma vez parece uma escolha mais do que óbvia, obrigado por fazeres realçar essa opção :)
  11.  # 17

    Colocado por: rjmsilva

    Nenhum carro se paga a si próprio. Gasta mais nuns que noutros, mas no final do uso tem sempre menos dinheiro do que tinha antes de o comprar.
    Concordam com este comentário:eu


    Verdade, mas nuns consegues poupar tanto que te permite comprar um veículo novo...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: rjmsilva
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      AiOGajo
    • 8 outubro 2024 editado

     # 18

    Colocado por: rafaelisidorobem isso é um ponto de vista errado mas é o melhor que pode argumentar ey percebo mas deve ser a unica garantia que vai garantir uma peça que nao funciona bem 😂 entao eu compro novo carrega e tem uma eficácia de 100% e eles garantem que em 8 anos ou 160kmja tem 70 % ? 😂😂😂 Quer dizer se o carro tiver 10 anos vai perder quanto 50 % ???



    Em primeiro lugar se em 8 anos não desce 30% em 2 anos descer para 20% era uma falha catastrófica... tens que aprender a fazer contas porque essa proporcionalidade não anda bem.

    Mas existem veículos com 10, 11, 12 anos perfeitamente capazes e que apenas perderam 10-15% de capacidade.

    Mas mesmo tendo um carro com 12 anos e 50% da capacidade, mesmo que seja uma bateria pequena e que dê para 100km é mais do que muitos veículos a combustão fazem por dia durante o resto da sua vida...

    Sinceramente não vejo qual é o problema, pois comprar veículos com 12 a 15 anos para fazerem 100km por dia o mecânico agradece, até porque a cada 3 meses vão lá parar para mudar o óleo...
  12.  # 19

    Colocado por: AiOGajo

    Verdade, mas nuns consegues poupar tanto que te permite comprar um veículo novo...
    Estas pessoas agradeceram este comentário:rjmsilva


    Só quem compra VE é que consegue poupar para comprar um carro novo. Com o dinheiro de um Tesla consegues trocar de carro umas 3 vezes a cada 5 anos. Ou seja tens carro para uns 15 anos sem grandes chatices.
  13.  # 20

    Colocado por: AiOGajoEm primeiro lugar se em 8 anos não desce 30% em 2 anos descer para 20% era uma falha catastrófica... tens que aprender a fazer contas porque essa proporcionalidade não anda bem
    é uma bateria , se em 160Mil km ela perde 30% o aumento do desgaste vai ser muito mais acentuada apartir daí ... É como o consumo de óleo com ou sem atesto periódico , há uma grande variação entre eles .


    Colocado por: AiOGajoMas existem veículos com 10, 11, 12 anos perfeitamente capazes e que apenas perderam 10-15% de capacidade.
    pois mas existe os outros .



    Colocado por: AiOGajoMas mesmo tendo um carro com 12 anos e 50% da capacidade, mesmo que seja uma bateria pequena e que dê para 100km é mais do que muitos veículos a combustão fazem por dia durante o resto da sua vida..
    10 , 12 anos a 50% já é lixo ... Não serve e a diferença é que eu tenho um carro de 1989 é treta avô em km rodados e acredite que se preciso é com ele que ando quando os mais novos dão problemas ...



    Colocado por: AiOGajoSinceramente não vejo qual é o problema, pois comprar veículos com 12 a 15 anos para fazerem 100km por dia o mecânico agradece, até porque a cada 3 meses vão lá parar para mudar o óleo...
    continua errado ao falar assim de carros a combustão mas posso lhe dizer que o meu carro dia a dia faz 115km coloca óleo Mobil1 a cada 15 mil , 2 x por ano +- mas vai a qualquer lado a qualquer hora . E 90% da malta dos elétricos tem um a combustão para as emergências não vá o diabo tentar e um gajo quer fugir de casa e o carro está descarregado 😂
 
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