Iniciar sessão ou registar-se
    •  
      AiOGajo
    • 14 outubro 2024 editado

# 1

Colocado por: mafgod
    Sem entrar em contas de manutenção e impostos, são precisos103.300kmpara o e-C3 compensar.

E se adicionarmos que circular 20.000km ao ano, em 5 anos são quase 7 mudanças de óleo no mecânico... compensa muito mais rapidamente.
    Concordam com este comentário: mafgod
  1.  # 2

mudança de diesel comercial para comercial electrico, a fazer mais ou menos os mesmos kms mensais, carregamentos maioritariamente em casa: diesel: média de 850€/mensais; electrico: 200€/mensais com alguns carregamentos fora.

como diria o outro é fazer as contas.
    Concordam com este comentário: mafgod, fpacardoso
    Estas pessoas agradeceram este comentário: mafgod
  2.  # 3

Colocado por: AiOGajo

Se fizeres as contas ao custo do IUC, do seguro e da IPO que se pagam anualmente o carro já dá prejuízo faz várias décadas mesmo assumindo um valor residual...

Portanto os €4000 é mesmo para abater a esses gastos.
    😂 se vires bem o petróleo está tão barato e o combustível sempre a subir 😂😂😂 se acabasse hoje os carros a combustão aonde é que achas que iam buscar os eurecos para compensar ??? Às taxas da energia , querem é comer , comer , lambusados na pia enquanto rebolam às custas de quem trabalham !!!
  3.  # 4

A Europa é a farsa em nome do ambiente , esfolam tudo e todos mas no fim tudo se traduz a euros taxados de todas as maneiras , carros eléctricos só caros !!! Para quê? Para não se mudar de uma vez ( em nome do ambiente não é preciso mudar rápido é muito lento ) . O que é que se vende ? Carros baratos chineses ou parcialmente chinês com marca europeia mas carote mesmo que saia de fábrica 3 x menos 😝 tem que ser vendido caro , passa por status , style por tudo e mais alguma coisa menos convicente , bem num carro de 10M€ ou 15 M€ na origem os europeus conseguem uns míseros 30 , 50 , 60M€ á pobre criatura que passa de 500€ao mês de diesel para 130 de electricidade 😂 não importa aqueles 20 , 30 ou 40 000 a mais que se compra perante um chinês na sua própria terra aí as contas são todas boas . Nem se quer que os carros baratos da China chegam á Europa , tomara ! o investimento nas redes elétricas teria que ser tão grande que além do preço dos eléctricos teriam que colocar taxas e mais taxas na conta da luz , um gajo paga a taxa da TV e da radio e nem usa isso na luz 😂😂😂 ,tudo a pressionar mas só quem tem casa com entrada ou garagem pode trocar um combustão por um elétrico porque na rede pública paga as contas são outras no abastecimento e não sai barato !!! Enfim não se fala em poluição porque até fica feio todos sabemos que para produzir para não poluir é sempre caro e mais poluente !!!
    •  
      AiOGajo
    • 15 outubro 2024 editado

# 5

Colocado por: rafaelisidoro😂 se vires bem o petróleo está tão barato e o combustível sempre a subir 😂😂😂 se acabasse hoje os carros a combustão aonde é que achas que iam buscar os eurecos para compensar ??? Às taxas da energia , querem é comer , comer , lambusados na pia enquanto rebolam às custas de quem trabalham !!!

Eu não fiz questão de falar no IUC dos elétricos, essa questão és tu que a estas a levantar.

Aquilo que referi é que uma lata velha, apesar de ter valor residual é que esse valor é enganador e não revelador do custo que tens com ele. Isto porque uma lata velha já gastou muito mais que isso - e vai continuar a gastar e dar despesas mesmo sem o vale.

Assim o que parece ser engraçado é que quando se fala de despesas e se diz que um veículo só dá despesas, aparentemente essa filosofia só se aplica aos carros elétricos porque quando se fala que o valor residual de uma lata velha já foi consumido nos anos anteriores pelos seus custos fixos já parece que não é uma aplicação direta dessa filosofia.

Deve ser dos fumos.
    •  
      AiOGajo

# 6

Colocado por: rafaelisidoroa pressionar mas só quem tem casa com entrada ou garagem pode trocar um combustão por um elétrico

Segundo os sensos de 2021, a maioria da população portuguesa (tanto continental como nas ilhas) possui pelo menos um lugar de garagem...

E a tendência é o numero crescer cada vez mais da mesma forma que em 1950 as habitações não possuíam casa de banho própria e agora a maioria possui pelo menos uma.
  4.  # 7

Eu não fiz questão de falar no IUC dos elétricos, essa questão és tu que a estas a levantar.

Aquilo que referi é que uma lata velha, apesar de ter valor residual é que esse valor é enganador e não revelador do custo que tens com ele. Isto porque uma lata velha já gastou muito mais que isso - e vai continuar a gastar e dar despesas mesmo sem o vale.

Assim o que parece ser engraçado é que quando se fala de despesas e se diz que um veículo só dá despesas, aparentemente essa filosofia só se aplica aos carros elétricos porque quando se fala que o valor residual de uma lata velha já foi consumido pelos seus custos fixos já parece que não é uma aplicação direta dessa filosofia.

Deve ser dos fumos.
    caríssimo , estás a aproveitar e bem a baixa carga fiscal sobre o eléctrico pelos motivos que eu ja disse aqui atrás, mas quando isso subir uns 15 a 20 % nas vendas e fizer falta nos eurecos aonde achas que vão buscar ? Não circula o elétrico ? Não é preciso carbono para produzir muito mais eletricidade ??? Não é preciso muito mais barragens ? Não é preciso cabos , estações , postos de abastecimento ? Não é preciso colocar tomadas nas ruas ? Tens no mínimo a noção do que falas ? Aproveitar agora como eu também poderia aproveitar se me deixassem importar um carro para mim novo sem pagar nada em nome do ambiente e da anti poluição 😂
  5.  # 8

Segundo os sensos de 2021, a maioria da população portuguesa (tanto continental como nas ilhas) possui pelo menos um lugar de garagem...

E a tendência é o numero crescer cada vez mais.
    😂 com esta que nem sei nem acredito seja de que fonte for porque não é real , até porque nas ilhas isso é impossível e convido-o a ver !! É mentira , rigorosamente mentira ! Aliás é tao mentira que uma casa com uma entrada lateral está a preços proibitivas para um português nas ilhas !!! Tudo falso para dar aquele toque se incentivo !!!
  6.  # 9

Como, por 500€ não cumpro o requisito do valor máximo de aquisição, mesmo cumprindo tudo o resto, lá foram 4000€ :(
    Arrisquei, mesmo sabendo que o estado é useiro e vezeiro em trocar as regras a meio do jogo...
    •  
      AiOGajo

# 10

Colocado por: rafaelisidorocaríssimo , estás a aproveitar e bem a baixa carga fiscal sobre o eléctrico pelos motivos que eu ja disse aqui atrás, mas quando isso subir uns 15 a 20 % nas vendas e fizer falta nos eurecos aonde achas que vão buscar ? Não circula o elétrico ? Não é preciso carbono para produzir muito mais eletricidade ??? Não é preciso muito mais barragens ? Não é preciso cabos , estações , postos de abastecimento ? Não é preciso colocar tomadas nas ruas ? Tens no mínimo a noção do que falas ? Aproveitar agora como eu também poderia aproveitar se me deixassem importar um carro para mim novo sem pagar nada em nome do ambiente e da anti poluição 😂

Estas a misturar assuntos e a trocar rapidamente de assunto sem necessidade porque estavamos a falar de custos e filosofias de custos e de repete falas em redução de carbono... assim assumo que me dés razão quando digo que uma lata velha apesar de ter valor resídual esse valor é enganador.

Obrigado por confirmares.

Quanto aos impostos, já referi várias vezes que a isenção de IUC mais cedo ou mais tarde vai ser revogada. Aliás acho que isso é do senso comum, no entanto não podes tributar no consumo energético uma vez que não podes aferir qual a parte do consumo que se destina ao carro... sem contar que quem tem meios de produção acaba por não pagar tanto imposto. Mas quanto à questão de tributar deixo em aberto porque já me pronunciei sobre isso várias vezes e parece que quem gosta do fumo costuma ter as ideias mais mirabolantes mesmo que não respeitem os princípios dos impostos, não querem saber disso para nada porque o que importa é criticar não é verdade? :)

Já agora o meu carro anda a eletricidade, gás, carvão, petróleo, hídrico, eólico, biomassa... e eu quero lá saber lolol fica-me mais barato e o resto fica a criticar. Isto acontece porque é mais eficiente queimar petróleo para produzir eletricidade para carregar um carro elétrico do que refinar esse petróleo para colocar um carro de combustão a circular. E é por isso que um carro elétrico polui menos, e menos até que o hidrogénio que necessita de mais eletricidade para fazer o mesmo. 😂

E já agora, qual é o problema de construir uma barragem? 😂 😂 será preferível continuar a queimar carvão E petróleo em vez de construir uma barragem para reduzir as emissões de petróleo? É que este momento tens DUAS fontes de emissão e se passar só para uma é melhor, digo eu... porque o petróleo dos carros é também uma fonte de emissão e não tão pouca quanto isso.

Por vezes o senso comum parece não ser assim tão comum.😂 😂
    •  
      AiOGajo

# 11

Colocado por: rafaelisidoro😂 com esta que nem sei nem acredito seja de que fonte for porque não é real , até porque nas ilhas isso é impossível e convido-o a ver !! É mentira , rigorosamente mentira ! Aliás é tao mentira que uma casa com uma entrada lateral está a preços proibitivas para um português nas ilhas !!! Tudo falso para dar aquele toque se incentivo !!!

https://www.ine.pt/xportal/xmain?xpid=INE&xpgid=ine_indicadores&indOcorrCod=0012851&contexto=bd&selTab=tab2

Já estive nas ilhas. Lá não existem tantos prédios o que mesmo que não exista lugar de garagem podem carregar à porta... conforme revelou no comentário anterior.

Deve ser do fumo, porque se não é problema de uma coisa arranja problema na outra.

Mas se quiser dirigir a sua fustração, diriga-a ao INE em vez de vir para aqui.
  7.  # 12

https://www.ine.pt/xportal/xmain?xpid=INE&xpgid=ine_indicadores&indOcorrCod=0012851&contexto=bd&selTab=tab2

Já estive nas ilhas. Lá não existem tantos prédios o que mesmo que não exista lugar de garagem podem carregar à porta... conforme revelou no comentário anterior.

Deve ser do fumo, porque se não é problema de uma coisa arranja problema na outra.

Mas se quiser dirigir a sua fustração, diriga-a ao INE em vez de vir para aqui.
    😂 carregar á porta , a sério ? Você veio mesmo cá , carregar á porta implica o quê?que sejas sincero ,ou a porta aberta ou um cabo de luz pelo passeio que é aonde as pessoas ( todas ) transitem 😂 vamos ter um passeio cheio da cabos ? Eu falei em produzir mais carbono só para produzir mais eletricidade para carregar carros elétricos ... Não falei em carros velhos , por exemplo se hoje todos os açorianos comprassem um carro eléctrico amanhã andavam a pé ... É tao simples quanto isso . O investimento na rede pública , infraestrutura , postos e ruas inteiras ia ser tão grande que isso morria antes de nascer !!! Carro elétrico é bom para se ir enganando o rico , é baratinho a produzir , é carote a ser vendido e são poucos o que lhes podem chegar ! Acredita que é assim e não precisa ofender !
  8.  # 13

Colocado por: AiOGajoAssim o que parece ser engraçado é que quando se fala de despesas e se diz que um veículo só dá despesas,

Curioso que o que vejo por aqui é dizer que os elétricos se pagam a si próprio. Os ICE emitem CO2, os VE devem emitir €€€.
  9.  # 14

Colocado por: RUIOLI
    Arrisquei, mesmo sabendo que o estado é useiro e vezeiro em trocar as regras a meio do jogo.

Neste caso ainda não havia regras. Foi um risco calculado, mas que não deu em nada.
  10.  # 15

Colocado por: rjmsilva

Curioso que o que vejo por aqui é dizer que os elétricos se pagam a si próprio. Os ICE emitem CO2, os VE devem emitir €€€.

Muito bom. Os VE a emitirem €€€€...
  11.  # 16

Colocado por: mafgode-C323.750€(113CV - 320km)
    Gasolina15.590€(100CV)

Assim, o e-C3 tem um custo superior de8.160€face ao C3

Maior parte das pessoas não tem 25 mil ali no canto, prontos a despachar e estourar num carro.

Agora é fazer as contas para o cidadão lambda, que tem 10 ou 12 mil no banco, e que precisa de recorrer ao crédito para ir buscar o resto do dinheiro para poder comprar o carro.

Num caso precisa mais de 3 ou 4 mil, no outro ainda são precisos quase 10 mil €. Isto em juros vai abafar o valor da poupança do EV.

Colocado por: mafgodPortanto, e para os mesmos 5 anos, seria necessário fazer apenas28,8km/dia, ou10.531km/ano.

No final, a formula tende a compensar sempre. Não tenho duvidas.

Mas em certos casos, os 5 anos necessários para a amortização passam a ser 7 ou 8 ou 9 anos, e ninguém vai "investir e endividar-se" num carro, para ter um ROI ao fim de quase 10 anos. Quando toda a gente sabe que um carro é um dos piores investimentos financeiros devido à desvalorização entre outros factores.

E é aqui que a vossa falácia falha. Vocês assumem sempre que quem procura um carro de 15 mil é o mesmo tipo de cliente que procura um carro de 23 mil. Nesta gama de valores, o esforço extra não é a mesma coisa de um gajo comprar um carro a 50 000€ ou 58 000€.

dados extra para a equação:
    (não encontrei dados de ambos os números para 2023)

Crédito pessoal e crédito automóvel e #carros vendidos em 2022

253 mil pessoas contraíram crédito automóvel, mais 15 mil do que em 2022. Dos novos contratos de crédito automóvel, 75% foram inferiores a 20 mil euros e apenas 1% superou os 50 mil euros

Os portugueses compraram mais carros em 2022. No último ano, foram registados 185.291 veículos, mais 2,8% do que em 2021
    Concordam com este comentário: lmcaet
  12.  # 17

Em lado nenhum dessa noticia fala em carros novos.

Convem comparar alhos com alhos.

contraíram crédito automóvel, mais 15 mil do que em 2022. Dos novos contratos de crédito automóvel, 75% foram inferiores a 20 mil euros e apenas 1% superou os 50 mil euros

13.  # 18

Colocado por: ricardoantunesEm lado nenhum dessa noticia fala em carros novos.

Convém comparar alhos com alhos.

Convém usar a cabeça para analisar os dados extra.

Esses dados apenas servem para mostrar que se continua a pedir mais créditos automóveis em comparação ao numero total de novas matriculas.

Ou seja, somos tão tesos, que nem dinheiro temos para carros usados. Precisamos de sempre ir ao banco, até para os "ferros velhos"
  14.  # 19

Sim, mas somos tesos tanto para um VE como para um ICE.

Colocado por: Nostradamus

Convém usar a cabeça para analisar os dados extra.

Esses dados apenas servem para mostrar que se continua a pedir mais créditos automóveis em comparação ao numero total de novas matriculas.

Ou seja, somos tão tesos, que nem dinheiro temos para carros usados. Precisamos de sempre ir ao banco, até para os "ferros velhos"
  15.  # 20

https://abertoatedemadrugada.com/2024/10/novo-opel-frontera-tem-o-mesmo-preco-em.html

A balança, pouco a pouco equilibra-se.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: mafgod

4.1994 seg. NEW