Iniciar sessão ou registar-se
    • hangas
    • 20 março 2025 editado

# 1

Certo, que esses mesmos 365.00km num VE custariam adicionalmente uns 10KEur em energia com um preço misto entre carregar em casa e em postos públicos.

Mas no exercicio anterior também consideramos o custo do ICE a zero, so mesmo para ver o impacto do combustivel. Se gastarmos 10K na aquisição do ICE já faz offset ao "combustivel" do VE também.

365.000km fazem-se facilmente em 15anos com uma media de 1300Km/mes. Isto são contras para um offset simples.
      Screenshot 2025-03-20 at 12.34.10.png
    •  
      AiOGajo
    • 20 março 2025 editado

# 2

Essas contas são RELATIVAS a poupanças para o valor total o veículo... relativamente a um a combustão. :)

O que quer dizer que tecnicamente em 2 a 3 anos de uso já compensa o diferencial para um elétrico mesmo que seja mais caro, face a uma versão a combustão e em muitos dos casos nem é preciso esperar muito porque os preços já são mais baixos para alguns segmentos.

E o mais interessante é que a média está a descer cada vez mais depressa, porque em 2022 eram 4 a 6 anos.
  1.  # 3

Colocado por: AiOGajoEssas contas sãoRELATIVASa poupanças para o valor total o veículo...relativamentea um a combustão. :)

Sim, era uma analise extrema no sentido do "paga-se a ele proprio". Mas poderá ser um cenario para quem está a ponderar em manter um carro que já tem vs pagar mais 35.000k por um VE (e mesmo assim assumindo zero valor pelo carro velho, ou entrega para abate e compra um carro de 38.500 - 4000 do incentivo).

O factor principal no equilibro destas comparações é o numero de Km percorridos, devido à diferença abismal no custo por km.
    E se o valor do combustível é mais ou menos o mesmo para toda a gente, já o preço da energia ainda varia muito de caso para caso. desde carregamentos maioritariamente publicos na casa dos 50c/kwh, ao carregar em casa, até ao carregamento gratuito no trabalho.

Mas para quem esta no mercado a comprar um novo de um tipo ao outro, a diferença está cada vez mais tenue, principalmente para quem anda muito.
  2.  # 4

O tipo de motor, para quem estava numa procura de um novo carro numa perspetiva puramente económica, sempre se fez.
    Há uns 20/30 anos, os carros a diesel custavam bem mais que o mesmo modelo a gasolina, tipo mil contos, ou seja, 5.000€ :-).
    E, na altura, a regra era, ao fim de 100.000km a diferença de um diesel para o gasolina já compensa.
    Tinha ainda a agravante de que as reparações/manutenções de um diesel serem mais disendiosasa também, pese embora, o preço do diesel ser bem mais barato.
    Portanto, nestes tempos idos, e na vertente puramente económica, diesel só para quem fizesse mais de 100.000km

Nos dias de hoje, os diesel já não contam para o totobola, a discussão é entre um 100% elétrico ou um a gasolina, e portanto temos de fazer outras contas :-)
    Podendo carregar em casa em bi-horário, os 100km custam uns 1,50 a 2€. Um modelo equivalente a gasolina gastará uns 12€ aos 100km. Portanto, teremos grosso modo, um ganho de 10€ por 100km para os 100%.
    Se pensarmos nos tais 100.000km, para quem os faça num VE e este custar mais 10.000km que o equivalente a gasolina, a balança fica a seu favor.
    Não estou a entrar aqui as manutenções e IUCs como também não estou a entrar com os carregamentos fora de casa (que até podem custar zero €!)

A dificuldade será arranjar um equivalente a gasolina... o exterior/interior até podem ser iguais ou parecidos, mas as prestações nada tem a ver.

Eu só de pensar que em 1999 comprei um Fiat Bravo 1.9GTD por mais 21.000€, e que em 15 anos fiz uns 450.000km, só em combustível gastei bem mais que o preço do carro.... não contando com as manutenções anuais e reparações.
    Ao fim de 15 anos optei por um 100%, Leaf24, que já tem quase 200.000km e ainda dará mais uns milhares.
    Troquei por um carro mais potente, mais espaçoso, mais recente, mas ... não tão bonito lol
    Nestes 11 anos, o que ia queimar em combustível e peças, gastei praticamente apenas na aquisição do carro e ainda sobra. Os carregamentos inicialmente à borlix na mobi.e e agora em casa com os painéis e pontualmente em vazio ajudam ainda mais a poupança...

Em resumo, cada um compre o que lhe convém e a carteira aguentar e se não aguentar é fazer empréstimos lol
    Concordam com este comentário: AiOGajo, IronManSousa, pcspinheiro, jorgemlflorencio
  3.  # 5

Bem, na Tesla foi tudo muito mais rápido do que inicialmente disseram, mas agora quase em cima da entrega andam uns "troca-tintas"... Era para segunda 24, marquei comboio; mudaram para amanhã, mudei comboio; há minutos ligam e dizem que acham que não chega a horas e tal, e marcam para sábado. Vá lá que consegui mudar de novo o comboio...

Mas pronto, se tudo correr bem já vamos nele a Lisboa no domingo, ver a selecção. Não ligo puto a futebol, pelo contrário. Preferia gastar o dinheiro dos bilhetes num restaurante... Ainda por cima deve estar frio e chuva!
  4.  # 6

Esqueci de mencionar que no seguro ainda consegui um vale de 10€ do pingo doce. Tudo conta 😅
  5.  # 7

Além da Tesla mais alguma marca tem um plano de manutenção basicamente inexistente?
  6.  # 8

Que eu saiba, não. Mas não sei tudo. Foi, para nós, mais um argumento a favor. Na Nissan inventam coisas do arco da velha para chular o cliente (troca de fluído de travões a cada 2 anos, limpeza de condutas de AC???); na Hyundai é, se bem me recordo, manutenção a cada 15.000 km e a dos 45.000 custa um braço e uma perna. And so on...
  7.  # 9

Toyota...
    •  
      AiOGajo
    • 21 março 2025 editado

# 10

Colocado por: JosebaToyota...

Queres antes dizer, Guangzhou Automobile Group Co, mais conhecido por GAC MOTOR... :)

Por acaso essa marca vai chegar a Portugal no segundo semestre deste ano.
  8.  # 11

Do que sei, a Toyota tem programas de manutenção. Por exemplo, no caso do bZ4X:
    Manutenção programada 5 anos/ 75.000 Km com periodicidade anual ou 15.000 Km, incluído na compra da viatura.
    https://www.toyota.pt/carros/bz4x

Em comparação, o Model Y da Tesla (de grosso modo, para o nosso clima):
    Verificar o estado do líquido dos travões a cada 4 anos (substituir, se necessário).
    Substituir o filtro de ar do habitáculo a cada 2 anos.
    Substituir os filtros HEPA (2) e de carvão (2) a cada 3 anos.
    Rodar os pneus a cada 10 000 km ou se a diferença de profundidade do piso for igual ou superior a 1,5 mm, consoante o que ocorrer primeiro.

https://www.tesla.com/ownersmanual/modely/pt_pt/GUID-E95DAAD9-646E-4249-9930-B109ED7B1D91.html

Para mim a questão que se coloca é quanto é que custam as manutenções dum Model Y vs. Toyota bZ4X ao fim de 8 anos - Alguém tem ideia? Quem diz estes modelos, diz outros, comparando a mesma gama.
  9.  # 12

Pois, só vendo mesmo as condições específicas de cada marca. No geral, do que andei a ver, todas tinham. Podia era ser mais ou menos espaçada, tipo 1 ano/15.000 km (ex: Kia Hyundai) ou 2 anos/30.000 km (penso que polestar?). Já tinha feito esse exercício e lembro-me que mais nenhuma marca abdicava de alguma obrigatoriedade de manutenções, mesmo que fossem oferta nos primeiros x anos
  10.  # 13

Colocado por: pcspinheirotipo 1 ano/15.000 km (ex: Kia Hyundai) ou 2 anos/30.000 km (penso que polestar?)

Eu subestimei este ponto do programa de manutenções e aprendi da pior maneira. Não entendo como é que há tanta discrepância. Isto é um negócio!
  11.  # 14

O plano de manutençoes para o Citroen e-c3 é este:
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Zé Meirinho
      Screenshot 2025-03-21 at 12.35.14.png
  12.  # 15

O que é que está incluído em "operações sistemáticas"?
  13.  # 16

E há uma grande diferença, a Tesla tem online como efetuar as trocas desses filtros e não perdemos a garantia se os trocarmos em casa
    Concordam com este comentário: AiOGajo
  14.  # 17

Na toyota as manutenções anuais são em média 200 euros/ano....
  15.  # 18

Como é que são capazes de pagar 30 000, 40 000 € por carros novos e depois choramingam por causa das revisões de 300, 400€ que nem são obrigatórias? Eu tinha 4 anos de garantia num carro que mandei para o lixo porque me recusei pagar por cotonetes para limpar o radio leitor K7, apenas porque estava incluído no "plano".

Faz-me lembrar o outro que tem um Porsche e que faz birra pelos 1000€ de IUC ou os 250€/pneu.

Desculpem, mas isto é a roçar com o ridículo. Independentemente de ser um motor medieval ou eléctrico.
    Concordam com este comentário: eu, Sirruper
  16.  # 19

Penso que pela expectativa de não ter manutenções por não ter motor a combustão, caixa de velocidades, etc, e depois aparecem as marcas com planos de manutenção ridículos, de coisas praticamente inventadas, para mesmo assim chularem o cliente. Um dos pontos de venda dos EVs é não precisarem de manutenção como os ICE, logo há a expectativa de não as pagar e isso entra por vezes na decisão de compra. Mas são coisas que é preciso saber de antemão, como o facto de que um carro de alta cilindrada pagará valores muito altos de IUC, mesmo que passe os dias numa garagem.
    Para mim, não ter manutenções obrigatórias nem IUC são 400-500€ de poupança anual, que não são trocos.
    Concordam com este comentário: IronManSousa
  17.  # 20

Isso! Como aqui há uns anos só associava elétricos à Tesla e esses não têm manutenção tão frequente e pesada fiquei surpreendido quando as marcas anunciaram planos de manutenção com revisões tão frequentes como ICE. E isso custa a engolir. E revolta um pouco. E pior, quando se aproveitam e advogam que um veículo elétrico tem de ter manutenção feita com recurso a mão de obra "especializada" ainda mais cara que a outra!

3.8422 seg. NEW