Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Se não houvessem esses planos, como é que se pagavam os salários dos empregados, as infraestruturas, os equipamentos que custam dezenas de milhares de €, as formações, as licenças de programas, etc etc?

Acham que a vender 4 ou 5 carros por mês que se faturava suficientemente para manter a cadeia de negocio a funcionar?

Em Portugal o trabalho dos outros não vale uma gaita, só o meu é que pode ser caro. Um gajo faz um check-up dentário, senta-se 5 minutos no dentista, paga 50€ e esta tudo bem. Alguém fazer um check-up de uma lata de 1 tonelada, onde passamos horas sentados, já é roubo.

(eu contra mim falo, mas eu tenho os conhecimentos e a experiência para desmontar um carro de uma ponta a outra, e posso bem sem ir as oficinas. Agora quem não sabe, tem de se sujeitar, tal em qualquer negocio especializado)
    Concordam com este comentário: Sirruper
  2.  # 2

Lá está, por isso gosto da Tesla, e não tenho nenhum! Não há essa estrutura para alimentar, compra-se o carro num site e já vem com preço final, não há despesas de legalização e transporte a acrescer ao preço que aparece na simulação. E não tem esses planos de manutenção. Só não comprei Tesla porque era pelo menos o dobro do Spring.
    Concordam com este comentário: Zé Meirinho, jorgemlflorencio
  3.  # 3

É a vantagem de ter começado logo pelo veículo elétrico e na era da Internet: a Tesla prescindiu de uma rede alargada de concessionários (vende na net) e de oficinas (carro quase não tem manutenção).

As marcas tradicionais arrastam o lastro de um concessionário + oficina por cada vila e cidade do país. E isso é muito salário para pagar.
    Concordam com este comentário: jorgemlflorencio
  4.  # 4

Acho que já foi tudo tido. A Tesla revolucionou em várias áreas e encurtou significativamente a dependência vertical. Eu não quero um sistema gordo que se torne burocrático e perca a sua eficiência.
  5.  # 5

As marcas que têm uma estrutura muito pesada têm que ter receita para a manter.
  6.  # 6

Colocado por: pcspinheirodepois aparecem as marcas com planos de manutenção ridículos, de coisas praticamente inventadas, para mesmo assim chularem o cliente.
    A diferença das "marcas" para a Tesla é que existem já há longos anos uma rede de agentes e concessionários. Concessionários esses que têm uma estrutura de funcionários para os vários tipos de atendimento ao cliente, incluindo manutenções. Com a massificação dos eletricos com reduzida manutenção, coloca-se a questão a esses concessionários sobre o que fazer aos funcionários. Dispensam-nos? Podem? Entretanto vão inventando essas revisões ridículas nos elétricos para manterem a casa. Como a Tesla não tinha essa rede montada, é mais fácil para eles fazerem a diferença na questão das manutenções obrigatórias.
  7.  # 7

A Bosch Braga também despediu funcionários devido á robotização das linhas de produção...
    É o que é...
  8.  # 8

No caso da Tesla dá para os técnicos da marca irem a nossa casa fazer intervenções, como mudar a bateria de 12v.
  9.  # 9

Aqui em casa, já donos de um Leaf há 5 anos, espanta-me certas coisas que a marca inclui no plano de manutenção: limpeza de condutas de AC, troca do liquido de refrigeração não sei de quê (porque as baterias não são refrigeradas), fluido de travões a cada 2 anos???, e já não me lembro mais o quê.

Mas depois também cabe ao cliente ser crítico, em vez de ser "comido". No meu caso, na primeira revisão, espetam-me um orçamento de mais de 200€ para estas tretas; perguntei o que era obrigatório para manter a garantia da bateria principal e dizem-me "nada"! Então, paguei uma "verificação geral" e filto de pólen, uns 50€ ao todo. Agora, troco eu o filtro por 6€ e vou lá para dizer que fui...

Mas há marcas que têm coisas obrigatórias e caras! Na Hyundai, um youtuber tuga mostrou um orçamento de mais de 700€ para a dos 45.000 km! Este facto (e o facto de ser um tijolo feio, mais caro e ineficiente que o TM3) afastou-me do Kia EV3, por exemplo.
    • eu
    • 21 março 2025

# 10

Colocado por: pcspinheirofluido de travões a cada 2 anos???,

Nos carros a combustão também começaram a fazer isso, uma autêntica aldrabice só para cobrar mais qualquer coisa.
  10.  # 11

Bem, devo ser mesmo azarado, e este processo todo com a Tesla já me está a deixar enervado. Depois das troca-tintas com a data de entrega, que finalmente ficou para amanhã, ligam-me agora a dizer que ao preparar o carro deram conta de uma zona com defeito na tinta no para-choques... Precisa de ser reparado e queriam remarcar a entrega. Que m**** Não sabem "se foi ao lavar ou ao remover as proteções"! Provavelmente algum nabo deu um toque com ele, porque espero que a tinta não descasque assim facilmente! Que seca! Já disse que não volto a remarcar a ida e que depois resolvem isso. Em maio vou estar uns dias no Porto.

Estranho é estes contacto serem sempre no final do dia, mesmo em cima das 18h... Também estranho é que ainda esta manhã sugeriam que lá fosse hoje...
    •  
      AiOGajo
    • 21 março 2025 editado

# 12

Colocado por: NostradamusComo é que são capazes de pagar 30 000, 40 000 € por carros novos e depois choramingam por causa das revisões de 300, 400€ que nem são obrigatórias? Eu tinha 4 anos de garantia num carro que mandei para o lixo porque me recusei pagar por cotonetes para limpar o radio leitor K7, apenas porque estava incluído no "plano".

Faz-me lembrar o outro que tem um Porsche e que faz birra pelos 1000€ de IUC ou os 250€/pneu.

Desculpem, mas isto é a roçar com o ridículo. Independentemente de ser um motor medieval ou eléctrico.
    Concordam com este comentário:eu,Sirruper

Não é ridículo, mas é sim saber dar valor ao dinheiro.

É o mesmo que teres que pagar €3000 anualmente por serviços de manutenção de uma casa nova de €300.000 já que está na mesma proporção de €300 para um carro de €30.000.

E pior é que a habitação valoriza, o carro não e se no primeiro ano o rácio é de 1% nos seguintes o rácio está sempre a aumentar...

Portanto só mesmo que não dá valor ao dinheiro é que não se queixa do preço das revisões.
    • hangas
    • 21 março 2025 editado

# 13

Colocado por: pcspinheirofluido de travões a cada 2 anos???,

Colocado por: euNos carros a combustão também começaram a fazer isso, uma autêntica aldrabice só para cobrar mais qualquer coisa.

Olhe que não é aldrabice.. o oleo DOT é altamente higroscópico (absorve humidade) e o circuito não é totalmente fechado.
    O oleo DOT está feito para ter um ponto de ebulição muito alto, na ordem das centenas de ºC, pois tem que lidar com as temperaturas dissipadas pelos embolos. Se contiver alguma agua vai entrar em ebulição e produzir vapor.

2 anos é standard de mercado tendo em conta varios factores (humidade tipica da zona, qualidade das linhas de travagem, etc)

Era algo que pedia sempre para fazer, bem como o liquido de refrigeração, no mesmo intervalo.

A questão aqui é que na altura mudar o oleo DOT4 e liquido do radiador custava não mais que uns 40-50Eur adicionais numa revisão de 300-400Eur. Hoje se calhar levam uns 100-150 para o mesmo serviço.
    • eu
    • 21 março 2025

# 14

Colocado por: hangas
    Olhe que não é aldrabice.. o oleo DOT é altamente higroscópico (absorve humidade) e o circuito não é totalmente fechado.

Essa é a teoria de base para levar as pessoas a gastar dinheiro. O circuito é fechado, só se tiver algum defeito é que o óleo vai ganhar humidade.

O que não falta na estrada são carros que NUNCA mudaram o óleo de travões e o sistema de travagem continua a funcionar bem.
  11.  # 15

Colocado por: pcspinheiroBem, devo ser mesmo azarado, e este processo todo com a Tesla já me está a deixar enervado. Depois das troca-tintas com a data de entrega, que finalmente ficou para amanhã, ligam-me agora a dizer que ao preparar o carro deram conta de uma zona com defeito na tinta no para-choques... Precisa de ser reparado e queriam remarcar a entrega. Que m**** Não sabem "se foi ao lavar ou ao remover as proteções"! Provavelmente algum nabo deu um toque com ele, porque espero que a tinta não descasque assim facilmente! Que seca! Já disse que não volto a remarcar a ida e que depois resolvem isso. Em maio vou estar uns dias no Porto.

Estranho é estes contacto serem sempre no final do dia, mesmo em cima das 18h... Também estranho é que ainda esta manhã sugeriam que lá fosse hoje...

Espere quando ele tiver um pequeno problema na garantia. Vai ver como vai ser tratado como cliente.
    Boa sorte.
      Screenshot_20250321_193232_Chrome.jpg
  12.  # 16

E mais uma semana veio e foi e nada do apoio ao abate. Que circo 🤡
    • hangas
    • 21 março 2025 editado

# 17

Colocado por: euEssa é a teoria de base para levar as pessoas a gastar dinheiro. O circuito é fechado, só se tiver algum defeito é que o óleo vai ganhar humidade.

Nunca é completamente.
    - O deposito tem ou uma ventilação na tampa, ou um diafragma para permitir reagir as expansões e contrações com a variação da temperatura.
    - As linhas degradam-se com o tempo, e acabam por permitir que o oleo absorva humidada, justamente por ser altamente higroscopico.

Colocado por: euO que não falta na estrada são carros que NUNCA mudaram o óleo de travões e o sistema de travagem continua a funcionar bem.

É um facto. Tal como há carros que em 20 anos, nunca trocaram o liquido de refrigeração e andam com aquela agua barrenta.

Se é um problema? Não. Na grande maioria dos casos não.

Da mesma forma que não é absolutamente necessário fazer revisões a bombas de calor, instalações de gás, etc.

Nunca é um problema até ser.

btw, já começa a ser utilizado o DOT5, que (por ser um silicone) não só não é higroscopico, como é higrofobico.
    Concordam com este comentário: tigoncal
  13.  # 18

Ok, o que diz é verdade, e como tempo o líquido pode ficar hidratado e ser um problema. Mas isso testa-se facilmente; trocar porque sim é mau para o ambiente e a carteira...
    Concordam com este comentário: hangas, mafgod, eu
  14.  # 19

Colocado por: SirruperEspere quando ele tiver um pequeno problema na garantia. Vai ver como vai ser tratado como cliente.
    Boa sorte.

Provavelmente como em todos os outros concessionários...
    • ematos
    • 22 março 2025 editado

# 20

De assistência Tesla só posso dizer bem até agora.
    Tanto na oficina como serviço mobile.

Além de que já me aconteceu numa análise remota por causa de um erro, detetarem outra coisa (contactores do sistema da bateria de alta voltagem a precisar de ser substituídos). Eram 1000 e tal euros mas como a bateria ainda está na garantia não paguei nada apesar de supostamente serem “de desgaste”
    Estas pessoas agradeceram este comentário: mafgod

0.0709 seg. NEW