Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Obrigado, consegui encontrar e deixo aqui para quem quiser ver:
    https://www.fundoambiental.pt/apoios-2025/mitigacao-as-alteracoes-climaticas/introducao-no-consumo-de-veiculos-de-emissoes-nulas-no-ano-de-2025-mobilidade-verde-passageiros.aspx

Edit: Vi entretanto a partilha do Borgas. Obrigado mais uma vez. Deixo o link em duplicado já que "caiu" na página seguinte.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Nunosoares
  2.  # 2

Caríssimos, a Tesla está a insistir numa reparação dos danos no pára choques em vez de na sua troca por um novo pintado de fábrica. Já lhes expliquei que nesse caso constitui um veículo recondicionado e não novo e que isso vai sempre notar-se, desvalorizando o carro.

Eu estou 100% convencido de que serei capaz de ver que foi pintado (para o bem ou para o mal, tenho muito olho para o detalhe e ainda não vi reparação que me passasse despercebida...) e um eventual comprador caso eu decida vender, também pode dar conta. Há alguém aqui com conhecimento legal ou que tenha tido um problema semelhante que me possa ajudar a refutar a reparação? Em último caso vou a um advogado...
  3.  # 3

Problemas do primeiro mundo...
    • eu
    • 25 março 2025

# 4

Colocado por: pcspinheiroCaríssimos, a Tesla está a insistir numa reparação dos danos no pára choques em vez de na sua troca por um novo pintado de fábrica. Já lhes expliquei que nesse caso constitui um veículo recondicionado e não novo e que isso vai sempre notar-se, desvalorizando o carro.

Eu estou 100% convencido de que serei capaz de ver que foi pintado (para o bem ou para o mal, tenho muito olho para o detalhe e ainda não vi reparação que me passasse despercebida...) e um eventual comprador caso eu decida vender, também pode dar conta. Há alguém aqui com conhecimento legal ou que tenha tido um problema semelhante que me possa ajudar a refutar a reparação? Em último caso vou a um advogado...

Tente negociar um extra qualquer (carregador, etc...) em troca de aceitar a reparação.
    Concordam com este comentário: fpacardoso, Zé Meirinho
  4.  # 5

Colocado por: rjmsilvaProblemas do primeiro mundo...

Problemas de quem pagou novo e a quem querem dar recondicionado. Se é de primeiro mundo, não sei; é um problema meu.
  5.  # 6

Colocado por: pcspinheiro

Problemas de quem pagou novo e a quem querem dar recondicionado. Se é de primeiro mundo, não sei; é um problema meu.

A Tesla arranjou o seu primeiro cliente. Vai começar a novela.
  6.  # 7

Estou a ver que se fosse convosco estava tudo bem... Falta tinta no para-choques? Não faz mal, até podia ter umas mossas aqui e ali que não estorva de andar :-(
  7.  # 8

Se fosse comigo não teria levantado o carro, até estar definida a resolução da situação. Que podia muito bem ser a pintura do para choques.
    Concordam com este comentário: Jorge_Gonçalves, fpacardoso
  8.  # 9

E portanto seria aceitável um carro novo já vir retocado? Eu nunca vi um trabalho de pintura que ficasse irreconhecível a não ser casos de repintura completa com desmontar da peças. Mas se calhar não conheço bons pintores...
  9.  # 10

Pintura dupla, proteção a dobrar. Para mim não teria qualquer problema. Sabia a que se devia a pintura.
  10.  # 11

Colocado por: rjmsilvaPintura dupla, proteção a dobrar. Para mim não teria qualquer problema. Sabia a que se devia a pintura.

Acho que poderá ser até uma boa opção, dada a espessura mínima da cor branca. Deve ser das cores com menos camadas de tinta, por isso se pintar a peça toda for uma opção, ficaria com uma pintura "multicamadas" e uniforme nessa peça.
    E sendo o para-choques, que tem mais hipotese de levar com detritos no futuro, acaba por salvaguardar outros descascar de tinta.

Mas concordo, que um retocar so na zona afectada, vai-se sempre notar. Se não for logo será passado uns meses de sol.

Mas também seria importante que ficasse registado que o parachoques foi reparado dessa forma, para que se no futuro descascar noutros sitios se possa fazer a relação com uma peça mal pintada de origem.
  11.  # 12

Colocado por: hangasficaria com uma pintura "multicamadas"

🤣 Isso já dizem eles que é: branco pérola multicamadas.
  12.  # 13

Outra questão a proprietários recentes de Tesla: quanto tempo demoraram a registar o veículo novo? Como o DUA pode demorar, pedi se me enviam prova do registo de matrícula com o nome do proprietário.
    • argo
    • 26 março 2025

# 14

Para a candidatura do FA é preciso o DUA do carro novo ou pode ser o que quer que seja documento provisório?
    Por outro lado, pelo que li por alto em relação ao abate apenas tem de ser em nome do proponente e nao tem qualquer indicaçao do tempo de ser dono ou outra condição.
  13.  # 15

A minha leitura do aviso também não encontrou restrições ao tempo de propriedade do veículo
    a abater. Ainda não tenho o DUA, mas parece-me que não pedem exactamente isso, pedem "comprovativo de registo a favor do beneficiário" ou algo assim.
  14.  # 16

Deus me livre a mim de lhe vender alguma coisa.. Xiça!

O meu TM3 HL tambem teve algum pormenor, digo eu, parecido com o seu. Adiaram 2 dias a entrega e sinceramente não notei nada de diferente.

Colocado por: pcspinheiroCaríssimos, a Tesla está a insistir numa reparação dos danos no pára choques em vez de na sua troca por um novo pintado de fábrica. Já lhes expliquei que nesse caso constitui um veículo recondicionado e não novo e que isso vai sempre notar-se, desvalorizando o carro.

• ematos
    • 26 março 2025 editado

# 17

Colocado por: pcspinheiroA minha leitura do aviso também não encontrou restrições ao tempo de propriedade do veículo
    a abater. Ainda não tenho o DUA, mas parece-me que não pedem exactamente isso, pedem "comprovativo de registo a favor do beneficiário" ou algo assim.

Um amigo meu fez em Novembro/Dezembro e comprou o carro, comprou o xçao para abater mudou o registo para seu nome, levou ao centro de abate e fez a candidatura. Portanto não tinha o DUA de certeza de nenhum deles. Basta comprovativo como diz.
    (isto no programa anterior claro)
  15.  # 18

Sim, nunca me vendam nada! :-)) Sou demasiado perfeccionista, para o bem ou para o mal...

Entretanto estive a remoer no assunto e acho que vou dar-lhes a hipótese de fazer a reparação. Se ao levantar o carro notar defeitos visíveis na reparação, fica lá até resolverem. É capaz de ser mais fácil do que andar a insistir para que me substituam o pára-choques. Como já tem o dinheiro no bolso e o carro e o carro fora da loja, vão marimbar-se para questão.

Mas reforço que não acredito que fique bem o suficiente para não se notar que foi reparado! As folgas do pára-choques para tudo o que contacta são demasiado justas para que fique decente sem desmontar.
  16.  # 19

Colocado por: pcspinheiroSim, nunca me vendam nada! :-)) Sou demasiado perfeccionista, para o bem ou para o mal...

Entretanto estive a remoer no assunto e acho que vou dar-lhes a hipótese de fazer a reparação. Se ao levantar o carro notar defeitos visíveis na reparação, fica lá até resolverem. É capaz de ser mais fácil do que andar a insistir para que me substituam o pára-choques. Como já tem o dinheiro no bolso e o carro e o carro fora da loja, vão marimbar-se para questão.

Mas reforço que não acredito que fique bem o suficiente para não se notar que foi reparado! As folgas do pára-choques para tudo o que contacta são demasiado justas para que fique decente sem desmontar.

Bola para a frente, eles que reparem o para-choques e te ofereçam uma wallbox :D
    Não teria aceitado levantar o carro até estar resolvido, mas agora que já levantou é seguir em frente.
  17.  # 20

Há certas pinturas que quando são retocadas nunca ficam igual. A cor vermelha da Mazda é algo absolutamente espetacular com varias camadas antes do tom final.

Há quem liga a isto, há outros que não. Eu percebo perfeitamente a indignação do Paulo

Um gajo estoura 40 mil paus, ainda nem se sentou no carro e já vem lascado, e querem resolver com uma "lata de spray"? Eu também dificilmente engolia esse sapo.

red
    Concordam com este comentário: fpacardoso

5.7521 seg. NEW