Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Colocado por: pcspinheiroVE: 32.950€ (preço que conto pagar pelo carro já com o incentivo; fingers crossed) + ~6.000€ (electricidade) = 38.950€
    ICE de 10k: 10000€ (carro) + 37500€ (combustível) + 7500€ (manutenções + IUC) = 55.000€

O pcspinheiro fez as contas que interessam. Só há um senão nessas contas: Ter de despender à partida de 10K vs 33K.

Na sua situação faz todo o sentido o VE de 40K. Se calhar no caso do zé que leva para casa 1000 eur limpos, faz mais sentido o ICE de 10k. Ainda que no fim dos 15 anos fique mais caro, é mais pagável, uma vez que o valor total é diluido no tempo.

Já a questão ambiental de tudo isto é uma grande treta.
    Concordam com este comentário: lmcaet
  2.  # 2

Colocado por: HAL_9000

O pcspinheiro fez as contas que interessam. Só há um senão nessas contas: Ter de despender à partida de 10K vs 33K.

Na sua situação faz todo o sentido o VE de 40K. Se calhar no caso do zé que leva para casa 1000 eur limpos, faz mais sentido o ICE de 10k. Ainda que no fim dos 15 anos fique mais caro, é mais pagável, uma vez que o valor total é diluido no tempo.

Concordo com ambos os argumentos. As regras não estão bem feitas e pretendem apenas responder a bandeiras ecológicas. É como os doutoramentos em Portugal, mais do que muitos paras as nossas necessidades, mas andam a pagá-los para mandar tudo para fora, porque o que interessa são as estatísticas de formação avançada.
    Concordam com este comentário: HAL_9000
  3.  # 3

Contudo se o crédito para o valor extra ser o mesmo que gasta em combustível com o carro mais barato....

Seja como for, comparar um ICE de 10k bem usado com um carro elétrico novo de 33k.... :-)

Conheço n casos de agregados com um bom nível de vida e com possibilidade de carregar em casa que na altura para comprar um carro para o seu filho/a optaram por queimar € em chaços de 15/20 anos a gasóleo em valores abaixo de 10k.... são opções. Cada um sabe de si e onde quer gastar o dinheiro.
  4.  # 4

Colocado por: mafgodContudo se o crédito para o valor extra ser o mesmo que gasta em combustível com o carro mais barato....

Esta mentalidade de recorrer ao crédito é que levou muitos agregados a endividarem-se para encher o parque automovel português de carros a gasóleo, mesmo até para aqueles que só fazem 50 Km semanais.

"Mas querida, poupamos 2€/100 Km"

é apenas uma aberração sugerir tal coisa. Créditos nunca são soluções racionais a nível financeiro, muito menos em activos que desvalorizam do dia pra noite.
    Concordam com este comentário: fpacardoso, larkhe, hangas
  5.  # 5

Se o valor do crédito for inferior ou igual ao que gastam em combustível.... qual é mesmo a diferença monetariamente falando?
  6.  # 6

Porque essa conta não se resume a uma tabela excel a somar e subtrair quadriculas.

A partir do momento que se faz um crédito é porque uma pessoa está a adquirir um produto acima das suas posses, porque ninguém faz créditos automóveis, existindo liquidez disponível.

Há sempre aqueles casos que as pessoas esticam as capacidades financeiras para o crédito automóvel e depois ficam sem liquidez nem poupanças para uma entrada de uma casa ou umas férias ou qualquer outra coisa. Basta olhar para a geração 20-30 anos.

Depois se o carro avariar ou for acidentando durante o período do crédito, vão pedir outro crédito para comprar um carro novo ou reparar este carro novo, cujo valor das peças é muito superior ao carro usado?

Na eventualidade de vender o carro ao fim de 1 ou 2 anos, o valor da desvalorização dele nem permite cobrir o valor reminiscente do crédito devido à acentuada desvalorização. Vendem o carro e continuam a pagar o crédito.

Independentemente de ser a carvão ou a pilhas, há tanto para correr mal quando se brinca com créditos automóveis em valores elevados.

Eu não jogo com um naipe assim tão desfavorável financeiramente.
  7.  # 7

Colocado por: NostradamusA partir do momento que se faz um crédito é porque uma pessoa está a adquirir um produto acima das suas posses
    O tal pormenor que referi nas contas do pcspinheiro.
  8.  # 8

As contas são uma coisa. Fazem ou não sentido dependendo do contexto de cada um. Mas quanto à questão ambiental ser uma treta isso já não é bem assim. Podem argumentar que há n casos no mundo cuja mudança tem mais impacto, mas o que não falta é desinformação por aí. Pessoas a opinar que um VE desde a fabricação ao descarte produz mais emissões que um a combustao. Totalmente falso. Os estudos atuais indicam que produz cerca de 1/3 a 1/4 de emissões. Isso são factos,nao achismos.
  9.  # 9

Eu tenho dois VEs e o factor ambiental nunca entrou na decisão.
    Simplesmente acho que a tecnologia é melhor.
    Concordam com este comentário: mafgod, RUIOLI
  10.  # 10

No meu caso entrou também na equação. O factor principal era uma redução do custo em combustíveis. Mas estou a adorar não usar qq combustível fóssil em casa ou em deslocações.
    Concordam com este comentário: mafgod
  11.  # 11

Colocado por: brunoaotalmente falso. Os estudos atuais indicam que produz cerca de 1/3 a 1/4 de emissões. Isso são factos,nao achismos.
    Depende. Está a abater um ICE com 10 anos para adquirir um VE, qual impacto ambiental desta troca, é positiva?

Depois, a eletricidade que usa para carregar o VE é produzida apenas a partir de fontes renováveis?

De qualquer forma, o meu comentário relativamente à questão ambiental era no contexto desta medida em específico, lançada sob a bandeira ambiental.
  12.  # 12

Colocado por: brunoaMas estou a adorar não usar qq combustível fóssil em casa ou em deslocações.
    De certeza? A eletricidade que usa é produzida recorrendo 100% a energias renováveis? (eu sei que as fatiras da luz por vezes publicitam isso, mas entre o publicitar e ser exatamente assim....).

O que é certo, é que as pessoas que eu conheço com VE, tomaram essa opção após fazer as contas. A sua principal motivação, não foi propriamente a questão ambiental.

Tivesse eu maneira de carregar o veiculo em casa, e também eu já tinha trocado o meu carro com filtro de partículas por um VE, uma vez que tb sei fazer contas :).
    Concordam com este comentário: fpacardoso, mafgod
  13.  # 13

Colocado por: HAL_9000Já a questão ambiental de tudo isto é uma grande treta.

Acho que o HAL_9000 disse isto com outro sentido, pelo menos é o que eu acho e também me faz sentido para mim.
    É uma grande treta porque nós andamos a "despoluir" enquanto que outros países andam a poluir cada vez mais, não digo que não faça sentido reduzirmos a pegada, até porque em casa tento reduzir ao máximo e agora com o VE, foi ponto assente que a comprar seria elétrico, nem sequer foi opção qualquer veiculo a combustão.
    Mas quando vemos países como a China, Índia e outros que cada vez têm valores de poluição mais elevados e nós (UE) andamos a reduzir e a pagar grandes valores para reduzirmos, nomeadamente ter mais FV, mais VE, e outras coisas... Acaba por ser uma grande treta como disse o HAL_9000.
  14.  # 14

Foi isso que eu referi. Pode-se argumentar que há outros países ou indústrias que têm mais impacto, mas isso nao invalida o impacto das nossas ações. Quanto ao facto de em PT apenas ceca de 60% da eletricidade ser de energias limpas (e em outros países europeus ainda ser mais baixo), já está contabilizado nos estudo que mostram a tal reducao de 60 a 70% das emissões por VE. Isto porque apesar de a construção e descarte produzir mais emissões do que um veículo a combustao, ao logo da vida útil a redução é enorme.
  15.  # 15

Colocado por: brunoa

As contas são uma coisa. Fazem ou não sentido dependendo do contexto de cada um. Mas quanto à questão ambiental ser uma treta isso já não é bem assim. Podem argumentar que há n casos no mundo cuja mudança tem mais impacto, mas o que não falta é desinformação por aí. Pessoas a opinar que um VE desde a fabricação ao descarte produz mais emissões que um a combustao. Totalmente falso. Os estudos atuais indicam que produz cerca de 1/3 a 1/4 de emissões. Isso são factos,nao achismos.

Acho que a questão ambiental tinha a ver com o apoio em si e não com os benefícios dos EVs, mas posso estar enganado.

Mas também estou a gostar de não ter que ir á bomba e não me andar a chatear com talões de supermercado para poupar uns cts/L. Chego ao fds e ligo á tomada na garagem.
  16.  # 16

Colocado por: pcspinheiro
    Mas também estou a gostar de não ter que ir á bomba e não me andar a chatear com talões de supermercado para poupar uns cts/L. Chego ao fds e ligo á tomada na garagem.

Ainda gosto mais quando tenho excedente e carrega a 0€
    Concordam com este comentário: pfov
  17.  # 17

Eu excedente para carregar a zero não tenho, mas venha o sol para carregar a ~5 cts/kWh. Como os painéis produzem um max de 1400w e o carregador só permite 10A, dá quase ela por ela.

Já agora, uma questão quanto ao carregamento; ou a porta de carregamento, na verdade. A tomada de carregamento tipo 2 do Leaf encaixa justinha neste, mas no Tesla fica solta, com folga... Será que a porta do Tesla está danificada? Nunca me apercebi de nada em casa e sem estar no carro só carreguei uma vez num Continente (carregador rápido 50 kW) onde não me apercebi de nada também... Mas acho estranho tanta liberdade de movimento, parece que só prende de um lado.
  18.  # 18

Colocado por: pcspinheiroEu excedente para carregar a zero não tenho, mas venha o sol para carregar a ~5 cts/kWh. Como os painéis produzem um max de 1400w e o carregador só permite 10A, dá quase ela por ela.

Já agora, uma questão quanto ao carregamento; ou a porta de carregamento, na verdade. A tomada de carregamento tipo 2 do Leaf encaixa justinha neste, mas no Tesla fica solta, com folga... Será que a porta do Tesla está danificada? Nunca me apercebi de nada em casa e sem estar no carro só carreguei uma vez num Continente (carregador rápido 50 kW) onde não me apercebi de nada também... Mas acho estranho tanta liberdade de movimento, parece que só prende de um lado.

A ficha só prende de um dos lados, pode ficar mais solta que outras.
    No meu tinha um carregador que a porta não trancava a ficha, tiveram de trocar o carregador por outro igual.
  19.  # 19

Ok, é que no Leaf não só entra mais justa como parece que prende em amis do que um ponto. No TM3 claramente só prende do lado esquerdo e fica mesmo bastante solta. Na próxima semana tenho que lá ir por causa dos pneus e aproveitava para chatear com isso. Mas se é feitio e não defeito...
  20.  # 20

Parece-me que já seria altura de começarem a olhar para as candidaturas, já esgotou tudo menos as das IPSS. E estas não devem ir muito mais longe e não deveriam empatar o resto do processo...

Mas eu ainda estou à espera de resposta a emails há 1 semana, por isso...
    Concordam com este comentário: fpacardoso
      apoio VEs.png

6.5219 seg. NEW