Colocado por: pcspinheiroVE: 32.950€ (preço que conto pagar pelo carro já com o incentivo; fingers crossed) + ~6.000€ (electricidade) = 38.950€
ICE de 10k: 10000€ (carro) + 37500€ (combustível) + 7500€ (manutenções + IUC) = 55.000€
Colocado por: HAL_9000
O pcspinheiro fez as contas que interessam. Só há um senão nessas contas: Ter de despender à partida de 10K vs 33K.
Na sua situação faz todo o sentido o VE de 40K. Se calhar no caso do zé que leva para casa 1000 eur limpos, faz mais sentido o ICE de 10k. Ainda que no fim dos 15 anos fique mais caro, é mais pagável, uma vez que o valor total é diluido no tempo.
Já a questão ambiental de tudo isto é uma grande treta.
Colocado por: mafgodContudo se o crédito para o valor extra ser o mesmo que gasta em combustível com o carro mais barato....
Colocado por: NostradamusA partir do momento que se faz um crédito é porque uma pessoa está a adquirir um produto acima das suas possesO tal pormenor que referi nas contas do pcspinheiro.
Já a questão ambiental de tudo isto é uma grande treta.
Colocado por: brunoaotalmente falso. Os estudos atuais indicam que produz cerca de 1/3 a 1/4 de emissões. Isso são factos,nao achismos.Depende. Está a abater um ICE com 10 anos para adquirir um VE, qual impacto ambiental desta troca, é positiva?
Colocado por: brunoaMas estou a adorar não usar qq combustível fóssil em casa ou em deslocações.De certeza? A eletricidade que usa é produzida recorrendo 100% a energias renováveis? (eu sei que as fatiras da luz por vezes publicitam isso, mas entre o publicitar e ser exatamente assim....).
Colocado por: HAL_9000Já a questão ambiental de tudo isto é uma grande treta.
Colocado por: brunoa
As contas são uma coisa. Fazem ou não sentido dependendo do contexto de cada um. Mas quanto à questão ambiental ser uma treta isso já não é bem assim. Podem argumentar que há n casos no mundo cuja mudança tem mais impacto, mas o que não falta é desinformação por aí. Pessoas a opinar que um VE desde a fabricação ao descarte produz mais emissões que um a combustao. Totalmente falso. Os estudos atuais indicam que produz cerca de 1/3 a 1/4 de emissões. Isso são factos,nao achismos.
Colocado por: pcspinheiro
Mas também estou a gostar de não ter que ir á bomba e não me andar a chatear com talões de supermercado para poupar uns cts/L. Chego ao fds e ligo á tomada na garagem.
Colocado por: pcspinheiroEu excedente para carregar a zero não tenho, mas venha o sol para carregar a ~5 cts/kWh. Como os painéis produzem um max de 1400w e o carregador só permite 10A, dá quase ela por ela.
Já agora, uma questão quanto ao carregamento; ou a porta de carregamento, na verdade. A tomada de carregamento tipo 2 do Leaf encaixa justinha neste, mas no Tesla fica solta, com folga... Será que a porta do Tesla está danificada? Nunca me apercebi de nada em casa e sem estar no carro só carreguei uma vez num Continente (carregador rápido 50 kW) onde não me apercebi de nada também... Mas acho estranho tanta liberdade de movimento, parece que só prende de um lado.