Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Colocado por: justmeO meu de momento custa 0€, está pago há muito tempo,

Sim, mas já teve que o pagar, não custou zero! Se por alguma razão ficasse sem carro e tivesse que comprar um, escolhia diesel? Se na altura esse ICE custasse o mesmo, ou mais ou menos, que um VE de gama equivalente, teria feito sentido? Aqui o raciocínio é TER que comprar carro e escolher entre VE ou ICE; não é trocar de carro que custou bastante dinheiro e ainda está bom por outro pela poupança em combustível.
    Eu também tinha/tenho um carro com 25 anos/420.000 km, mas acho que chegou ao fim da sua vida útil para o dia a dia. Vai servir para transportar coisas de/para a horta, bicicletas e ensinar os putos a conduzir, já que é o único manual que ainda temos, Mas estamos a falar de mais 1-2 anos...
  2.  # 2

Colocado por: pcspinheiroMas para 9600 km/ano, um diesel vale a pena?...

Quando o comprei fazia entre 25 a 30 mil km ano e foi 5 anos nisto.
    Depois da pandemia, o número de kms reduziu drasticamente, tendo em conta que o local do trabalho passou a ser perto de casa e desloco-me a pé. O carro agora é só mesmo para passeios de fim de semana, férias e algumas viagens de urgência.
    Cumpre bem com o seu propósito, seja para 5 mil ou 30 mil km ano.
    Como já disse, financeiramente agora compensa sempre, está pago.
    O normal é gastar menos de 50€ de combustível por mês, para mim está óptimo.
  3.  # 3

Colocado por: Sirruper
    A electricidade é de graça? Se formos esmiuçar eu digo lhe o que vale um VE ao fim de 8 anos.
    Edit:Com os 30k que sobram compro 10000 accoes da EDP e os dividendos anuais pagam-me o combustivel.

Mas fez contas? HAHAHA

Para além de ser uma comparação injusta entre um veículo novo com um usado, se calhar ignora que se tivesse investido €30.000 em ações em 1 Outubro de 2024 (€4.13/ação) tinha perdido €10.000 em 5 meses ao dia de hoje (€2.95/ação)...

Nem sequer um carro novo desvaloriza tanto ao sair do stand.
  4.  # 4

Colocado por: pcspinheiroSim, mas já teve que o pagar, não custou zero! Se por alguma razão ficasse sem carro e tivesse que comprar um, escolhia diesel? Se na altura esse ICE custasse o mesmo, ou mais ou menos, que um VE de gama equivalente, teria feito sentido? Aqui o raciocínio é TER que comprar carro e escolher entre VE ou ICE; não é trocar de carro que custou bastante dinheiro e ainda está bom por outro pela poupança em combustível.

Este carro foi 30 mil euros em novo, ainda vale metade disso. Agora os VE equivalentes, não há nada pelo mesmo preço com a mesma qualidade, é tudo muito mais caro. Algo equivalente gasto sempre uns 40 mil euros. Será que o que poupo em manutenções e combustível irá justificar essa diferença de €€€€€? Há muitas variáveis a ter em conta, não se resume apenas a gasto com eletricidade e custo de manutenções.
    Eu não sou contra a compra de VE, como já disse, eu próprio pondero trocar por um VE, quando o meu fizer 10 anos.
    O que não concordo é esta argumentação generalizada de quem compra VE é exclusivamente por gastarem exageros em combustível e manutenção com os ICE, como se os VE fossem gratuitos e não houvesse também outro tipo de despesas.
  5.  # 5

As contas são como o resultado das eleições... todos ganham :-) mas só um é que tem mais votos. :-)
  6.  # 6

Claro que nesse caso nada justifica trocar de carro, a não ser avaria catastrófica. Assim com eu andaria contente com um carro com 25 anos se só precisasse de fazer umas voltas ao fds. Mas não podemos generalizar, e as contas são diferentes para cada um.
    Concordam com este comentário: hangas
  7.  # 7

Colocado por: AiOGajo

Mas fez contas? HAHAHA

Para além de ser uma comparação injusta entre um veículo novo com um usado, se calhar ignora que se tivesse investido €30.000 em ações em 1 Outubro de 2024 (€4.13/ação) tinha perdido €10.000 em 5 meses ao dia de hoje (€2.95/ação)...

Nem sequer um carro novo desvaloriza tanto ao sair do stand.

Podia até ter ido atras no tempo quando elas estiveram acima dos 5€.
    Enquanto as accoes sobem e descem, o valor comercial dos carros só tem um sentido. Descida.
    Está a comparar-se a aquisicao de um VE novo com a desculpa que o mesmo se paga a si mesmo com a economia do combustivel.
    Um VE com 8 anos e 160.000kms sem garantia das baterias vale menos de 50%. E ninguem nesta altura lhes pega.
    Para isso compro um a combustao com menos kms, menos anos e ainda poupo do valor de investimento.
    É esse o meu ponto de vista.
    Ja acreditei mais nos VE.
  8.  # 8

Colocado por: Sirruper
    Podia até ter ido atras no tempo quando elas estiveram acima dos 5€.
    Enquanto as accoes sobem e descem, o valor comercial dos carros só tem um sentido. Descida.
    Está a comparar-se a aquisicao de um VE novo com a desculpa que o mesmo se paga a si mesmo com a economia do combustivel.
    Um VE com 8 anos e 160.000kms sem garantia das baterias vale menos de 50%. E ninguem nesta altura lhes pega.
    Para isso compro um a combustao com menos kms, menos anos e ainda poupo do valor de investimento.
    É esse o meu ponto de vista.
    Ja acreditei mais nos VE.

As mais valias/perdas só se contabilizam no momento da venda, tanto em ações como qualquer outro bem até mesmo para o mercado dos veículos usados. Para além disso voltas a comprar o incomparável: O preço de um carro elétrico NOVO com o preço de um carro USADO.

E mesmo assim, se ninguém pega num EV com mais de 8 anos, onde posso arranjar esses carros que ninguém quer? Pode dar exemplos de EV com mais de 8 anos a preços baixos, é que nunca vi e gostava de saber, mas tanto falam falam e não vejo NADA...

Mas se queres ir a contas:

Se comprares hoje €30.000 em ações da EDP (€2.95/ação) são 10170 ações ao novo dividendo extraordinário de €0.2 brutos são €2033. Retirando a taxa liberatória de 28% são €1463. €1463 / €1.6/L dá para 915 Litros de combustível que a 6L/100km correspondem a 15.000km por ano. Agora deduz o custo do IUC, Custos de Corretagem, etc estamos a falar de uma opção que pagaria o combustível para cerca de 10.000km/ano em combustível.

O custo para percorrer 15.000km num EV são cerca de €300, assim basta percorreres mais de 13.000km por ano e já estarias a perder dinheiro, mesmo comparando o incomparável que é a opção de carro novo vs usado...

E mais, se fizeres as contas ao investimentos na EDP aos últimos 4 anos mesmo a circular 10.000km/ano estavas a perder AINDA MUITO MAIS porque os dividendos foram a €0.09 (2022) e €0.08 (2021) brutos para além da desvalorização que já referiste e terias MUITO menos ações porque elas estavam mais altas e realisticamente estamos a falar de dividendos brutos de €400 a €500... agora em cima disso retira a taxa liberatória e custos de corretagem e basicamente estamos perante um disparate porque para além de teres perdido quase 50% do investimento ainda tinhas tido despesas mais avultadas por andares num carro a combustão E numa altura em que os combustíveis andavam a €2/L...

E nem entro em linha de conta com materiais de desgaste de um carro usado vs novo, inflação, etc.

Quando se começa a verificar a validade dessas ideias de café, dá nisto, é que já nem falo que são dois tipos de investimento diferentes pois um é investimento sobre rendimentos e outro é um investimento sobre despesas.
    Concordam com este comentário: ricardoantunes
  9.  # 9

Mercedes A250e híbrido vs Volvo EX30. Opiniões?
  10.  # 10

Colocado por: AiOGajo

As mais valias/perdas só se contabilizam no momento da venda, tanto em ações como qualquer outro bem até mesmo para o mercado dos veículos usados. Para além disso voltas a comprar o incomparável: O preço de um carroelétricoNOVO com o preço de um carro USADO.

E mesmo assim, se ninguém pega num EV com mais de 8 anos, onde posso arranjar esses carros que ninguém quer?Pode dar exemplos de EV com mais de 8 anos a preços baixos, é que nunca vi e gostava de saber, mas tanto falam falam e não vejo NADA...

Mas se queres ir a contas:

Se comprares hoje €30.000 em ações da EDP (€2.95/ação) são 10170 ações ao novo dividendo extraordinário de €0.2 brutos são €2033. Retirando a taxa liberatória de 28% são €1463. €1463 / €1.6/L dá para 915 Litros de combustível que a 6L/100km correspondem a 15.000km por ano. Agora deduz o custo do IUC, Custos de Corretagem, etc estamos a falar de uma opção que pagaria o combustível para cerca de 10.000km/ano em combustível.

O custo para percorrer 15.000km num EV são cerca de €300, assim basta percorreres mais de 13.000km por ano e já estarias a perder dinheiro,mesmo comparando o incomparável que é a opção de carro novo vs usado...

E mais, se fizeres as contas ao investimentos na EDP aos últimos 4 anos mesmo a circular 10.000km/ano estavas a perder AINDA MUITO MAIS porque os dividendos foram a €0.09 (2022) e €0.08 (2021) brutos para além da desvalorização que já referiste e terias MUITO menos ações porque elas estavam mais altas e realisticamente estamos a falar de dividendos brutos de €400 a €500... agora em cima disso retira a taxa liberatória e custos de corretagem e basicamente estamos perante um disparate porque para além de teres perdido quase 50% do investimento ainda tinhas tido despesas mais avultadas por andares num carro a combustão E numa altura em que os combustíveis andavam a €2/L...

E nem entro em linha de conta com materiais de desgaste de um carro usado vs novo, inflação, etc.

Quando se começa a verificar a validade dessas ideias de café, dá nisto, é que já nem falo que são dois tipos de investimento diferentes pois um é investimento sobre rendimentos e outro é um investimento sobre despesas.
    Concordam com este comentário:ricardoantunes

Quantos quer?
    Com 5 anos ainda na garantia e ja perderam mais de 50% do seu valor ou até mais de 60%. Imagine quando a garantia for à vida. De graça vão ser caros.
    Fonte: olx
      Screenshot_20250408_144942_Chrome.jpg
      Screenshot_20250408_145100_Chrome.jpg
  11.  # 11

Mais
      Screenshot_20250408_145606_Chrome.jpg
      Screenshot_20250408_145613_Chrome.jpg
      Screenshot_20250408_145627_Chrome.jpg
  12.  # 12

Isto nos 5 anos. Se formos para 8 ainda pior.
      Screenshot_20250408_145942_Chrome.jpg
  13.  # 13

Nao esquecer que estamos a falar de desvalorizacoes.
  14.  # 14

Esta discussão foi encerrada, a mesma continua aqui!

6.5853 seg. NEW