Colocado por: justmeO meu de momento custa 0€, está pago há muito tempo,
Colocado por: pcspinheiroMas para 9600 km/ano, um diesel vale a pena?...
Colocado por: Sirruper
A electricidade é de graça? Se formos esmiuçar eu digo lhe o que vale um VE ao fim de 8 anos.
Edit:Com os 30k que sobram compro 10000 accoes da EDP e os dividendos anuais pagam-me o combustivel.
Colocado por: pcspinheiroSim, mas já teve que o pagar, não custou zero! Se por alguma razão ficasse sem carro e tivesse que comprar um, escolhia diesel? Se na altura esse ICE custasse o mesmo, ou mais ou menos, que um VE de gama equivalente, teria feito sentido? Aqui o raciocínio é TER que comprar carro e escolher entre VE ou ICE; não é trocar de carro que custou bastante dinheiro e ainda está bom por outro pela poupança em combustível.
Colocado por: AiOGajo
Mas fez contas? HAHAHA
Para além de ser uma comparação injusta entre um veículo novo com um usado, se calhar ignora que se tivesse investido €30.000 em ações em 1 Outubro de 2024 (€4.13/ação) tinha perdido €10.000 em 5 meses ao dia de hoje (€2.95/ação)...
Nem sequer um carro novo desvaloriza tanto ao sair do stand.
Colocado por: Sirruper
Podia até ter ido atras no tempo quando elas estiveram acima dos 5€.
Enquanto as accoes sobem e descem, o valor comercial dos carros só tem um sentido. Descida.
Está a comparar-se a aquisicao de um VE novo com a desculpa que o mesmo se paga a si mesmo com a economia do combustivel.
Um VE com 8 anos e 160.000kms sem garantia das baterias vale menos de 50%. E ninguem nesta altura lhes pega.
Para isso compro um a combustao com menos kms, menos anos e ainda poupo do valor de investimento.
É esse o meu ponto de vista.
Ja acreditei mais nos VE.
Colocado por: AiOGajo
As mais valias/perdas só se contabilizam no momento da venda, tanto em ações como qualquer outro bem até mesmo para o mercado dos veículos usados. Para além disso voltas a comprar o incomparável: O preço de um carroelétricoNOVO com o preço de um carro USADO.
E mesmo assim, se ninguém pega num EV com mais de 8 anos, onde posso arranjar esses carros que ninguém quer?Pode dar exemplos de EV com mais de 8 anos a preços baixos, é que nunca vi e gostava de saber, mas tanto falam falam e não vejo NADA...
Mas se queres ir a contas:
Se comprares hoje €30.000 em ações da EDP (€2.95/ação) são 10170 ações ao novo dividendo extraordinário de €0.2 brutos são €2033. Retirando a taxa liberatória de 28% são €1463. €1463 / €1.6/L dá para 915 Litros de combustível que a 6L/100km correspondem a 15.000km por ano. Agora deduz o custo do IUC, Custos de Corretagem, etc estamos a falar de uma opção que pagaria o combustível para cerca de 10.000km/ano em combustível.
O custo para percorrer 15.000km num EV são cerca de €300, assim basta percorreres mais de 13.000km por ano e já estarias a perder dinheiro,mesmo comparando o incomparável que é a opção de carro novo vs usado...
E mais, se fizeres as contas ao investimentos na EDP aos últimos 4 anos mesmo a circular 10.000km/ano estavas a perder AINDA MUITO MAIS porque os dividendos foram a €0.09 (2022) e €0.08 (2021) brutos para além da desvalorização que já referiste e terias MUITO menos ações porque elas estavam mais altas e realisticamente estamos a falar de dividendos brutos de €400 a €500... agora em cima disso retira a taxa liberatória e custos de corretagem e basicamente estamos perante um disparate porque para além de teres perdido quase 50% do investimento ainda tinhas tido despesas mais avultadas por andares num carro a combustão E numa altura em que os combustíveis andavam a €2/L...
E nem entro em linha de conta com materiais de desgaste de um carro usado vs novo, inflação, etc.
Quando se começa a verificar a validade dessas ideias de café, dá nisto, é que já nem falo que são dois tipos de investimento diferentes pois um é investimento sobre rendimentos e outro é um investimento sobre despesas.