Iniciar sessão ou registar-se
  1. Em 2023 a percentagem de populacao activa a ganhar o ordenado minimo é de 20%. Em 2001 era de 4%.
    Os Socialistas andam a enganar os portugueses. Querem subir o SMN e exibir isto como estandarte politico do PS.
    Cada vez mais jovens saiem do País por causa disto. Quer o Estado quer as empresas nao estão a conseguir/ querer reter mao de obra qualificada. E com isto estamos cada vez mais a afastar-nos da meritocracia e a esquerda a querer que sejamos todos iguais e nivelados, valorizando a incompetência.
    Força esquerda Portuguesa. Eles vão salvar o país.
    Edit: o PS é responsavel por 18 anos de governação nos ultimos 25 anos. Mas a culpa disto tudo é do Pedro Passos Coelho.
    Concordam com este comentário: Dias12, Pickaxe, Nostradamus, Carvai, HAL_9000
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ferreiraj125
      Screenshot_20240111_112718_Chrome.jpg
    • eu
    • 11 janeiro 2024
    Qualquer dia vamos todos ganhar o SUN - Salário Único Nacional. O paraíso do socialismo - todos iguais.
  2. Colocado por: taunusmanifestado uma certa dor em qualquer sítio que lhe tocaram, é mais revelador do que aquilo que quer dar a entender.


    A única dor que me deu , foi a de alguém ter puxado nome x ou y para a conversa , sem qualquer tipo de sentido.

    É passar bem e tenha uma boa tarde .
  3. O ideal e baixar mais o salário mínimo assim o médio fica protegido 🤡
  4. Colocado por: Reduto25O ideal e baixar mais o salário mínimo assim o médio fica protegido
    O ideal é criar as condições para que a média salarial nacional suba, e não apenas o SMN.

    As questões que importam são:
    Desde 2015-2023 o SMN subiu de 505 para 820 eur (um aumento de 60%), mas as pessoas que recebem o SMN ganharam poder de compra?
    Entretanto quantas pessoas deixaram de pagar IRS?
    Quanto aumentou percentualmente o ordenado médio no mesmo periodo?
  5. E quanto IRS pagam a mais os que pagam...

    Que a estrutura de custos não reduziu antes pelo contrário.
  6. Colocado por: SirruperEm 2023 a percentagem de populacao activa a ganhar o ordenado minimo é de 20%. Em 2001 era de 4%.
    Os Socialistas andam a enganar os portugueses. Querem subir o SMN e exibir isto como estandarte politico do PS.
    Cada vez mais jovens saiem do País por causa disto. Quer o Estado quer as empresas nao estão a conseguir/ querer reter mao de obra qualificada. E com isto estamos cada vez mais a afastar-nos da meritocracia e a esquerda a querer que sejamos todos iguais e nivelados, valorizando a incompetência.
    Força esquerda Portuguesa. Eles vão salvar o país.
    Edit: o PS é responsavel por 18 anos de governação nos ultimos 25 anos. Mas a culpa disto tudo é do Pedro Passos Coelho.
    Concordam com este comentário:Dias12,Pickaxe,Nostradamus,Carvai
      Screenshot_20240111_112718_Chrome.jpg


    Também temos uma política de importação de mão de obra barata à força toda que deve ajudar a baixar os salários.
  7. O que eu fico espantado é a oposição ter números que comprovam a ineficiência da governação da esquerda e parecem uns mansos. Só o Chega é que sabe chapar à cara estes números à esquerda. Depois admiram-se que estejam a ganhar terreno.
    O PSD se tivesse um secretario-geral com pelo na benta arrasava com a esquerda.
    Acho que a comunicação social está a fazer um trabalho de oposicao melhor.
    https://youtu.be/eZtHENVTwus?feature=shared
  8. Colocado por: MS_11E quanto IRS pagam a mais os que pagam...
    Mais essa.
    • eu
    • 11 janeiro 2024
    Colocado por: SirruperO que eu fico espantado é a oposição ter números que comprovam a ineficiência da governação da esquerda e parecem uns mansos.


    O Montenegro é uma anedota; nem faz oposição como deve ser nem apresenta uma alternativa credível.
    Concordam com este comentário: Sirruper, Vítor Magalhães, Quilleute
    • AMG1
    • 11 janeiro 2024
    Nem me apetecia nada entrar neste debate, mas depois passei frente a um espelho e vi que a t-shirt que tenho vestida tem uma imagem do Pato Donald e uma frase que diz seguinte: "O sarcasmo é um dos serviços que eu também ofereço", então resolvi fazer de Pato Donald.
    Primeiro a minha simpatia e compreensao para com a vossa desesperança relativamente às lideranças da direita, queja vos deve deixar suficientemente preocupados para ainda terem de aturar conversa fiada vinda do outro lado.
    Contudo, vendo bem o teor de muitos destes comentários, fico com a impressão de que talvez não queiram é votar nas soluções da direita. Para ilustrar esta minha conclusão (absurda de certo), vou pegar em dois temas sobre os quais ja demonstraram a vossa ampla discordância relativamente à forma como o governo do Dr. COSTA os tem tratado.
    Então aqui vai:

    Salário mínimo: Julgo que todos concordam que esse salário aumentou substancialmente durante o consulado do dr. Costa. Sendo certo que não acompanhou a subida do custo de vida, mas como voces próprios reconhecem, com o salário médio a situação ainda será pior.
    Ora o aumento do salário minimo, depende sobretudo da decisão governamental, muito embora o dr. Costa tenha procurado, ou pelo menos tenha fingido, envolver os parceiros sociais nesses aumentos, todos sabemos que as organizações patronais ou estiveram contra, ou num ou outro ano, trocaram a sua concordância por uma qualquer contrapartida. Isto para dizer, que se não fosse a vontade do governo, muito provavelmente o SM seria hoje ainda mais baixo.
    Claro que haverá sempre por ai umas almas que não concordam com isto. Se essas alminhas navegam nas águas do PCP ou do BE, assumem que o Costa devia ter mandado os argumentos dos empresarios às urtigas e aumentado ainda mais o SMN, mas como eu imagino que esse não será o caso de V. Excelências, então só posso concluir que para os meus caros amigos, o Costa é afinal mais "amigo" das empresas do que seria qualquer governo de direita que, ao contrario do Costa tivesse aumentado ainda mais o SM.
    Depois e como sobejamente sabem, a mera existencia de SMN, configura uma ingerência do estado na economia e no mercado de trabalho que os mais liberais não costumam gostar muito.
    Ou seja, o que seria de esperar de um eleitor liberal ou genericamente de direita era estar contra o facto do Costa não ter aceite os argumentos dos patrões e decidir aumentar o SM acima do que as empresas pretendiam. Mas não, parece que os meus amigos acham que o Costa o aumentou pouco. Será impressão minha ou denoto por aí uma certa proximidade de pontos de vista com aquilo a que normalmente chamam de extrema esquerda?

    2.Salario Médio. Que o salario minimo se tem aproximado do salario médio, parece não merecer qualquer duvida, ja concluir que esse salário perdeu poder de compra apenas porque ficou mais próximo do salario minimo, não me parece óbvio, o que não significa que não possam ambos terem perdido poder de compra, provavelmente até aos mais elevados estará a acontecer o mesmo.
    Mas vamos ao que interessa, como é que se sobe o salario médio. Eu só conheço duas opções, ou é o mercado de trabalho e a livre negociação entre as partes que promove essa subida, ou então é à moda do "tio" José Stalin, coisa que julgo já nem o PCP querer. será que o mundo ficou de cabeça para baixo e são agora os adeptos da direita que defendem que seja o estado a tabelar os salários do sector privado?
    Também por ai se escreveu, que a crescente perda do poder de compra do salario médio razão para a emigração da mão de obra qualificada e que por isso as empresas lutam com muita dificuldade em encontar essa mão de obra.
    Não duvido que sejam os baixos salarios oferecidos pela economia portuguesa que promovem a emigração, foi sempre assim, porque razão seria diferente agora?
    Mas vejamos, se a mão de obra qualificada é escassa e as empresas tem dificuldade em a encontrar e, se por outro lado, os salários são baixos, a solução expectável de um liberal que vota na direita, não devia ser esperar que o mercado funcione e ser a tal mãozinha invisivel (e não a do Costa) a aumentar esses salários e por essa via conseguir reter a mão de obra que as empresas precisam?
    Talvez eu esteja enganado, mas parece-me que queriam o Costa a fazer isto, mas como?proibindo as pessoas de emigrar, ou decretando o valor dos salarios do sector privado, p.e. por profissões ou qualquer outro metodo, que seguramente o PCP ajudaria a definir?
    Estarei redondamente enganado e se assim for, os meus caros companheiros de debate vão perdoar-me, mas a mim parecem-me que a vossa dificuldade em se reverem nas lideranças da direita é sinal de que talvez nao sejam verdadeiros eleitores de direita, porque o que defendem (nestes dois casos) são soluções ainda mais a esquerda das que as adoptadas pelo Costa.

    Ps. Peço ja antecipadamente desculpa se alguém se sentir ofendido com este meu exercício, mas a intenção era a melhor e apenas contribuir para apaziguar a angústia, quase desespero, que vi em muitos comentarios.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: OliveiroS/N
  9. Colocado por: Sirrupero PS é responsavel por 18 anos de governação nos ultimos 25 anos. Mas a culpa disto tudo é do Pedro Passos Coelho.


    Ao analisar estas estatísticas, viu certamente também que o maior aumento porcentual e abrupto se deu entre os anos de 2013 e 2015, durante o governo de ....Passos Coelho (https://www.pordata.pt/portugal/trabalhadores+por+conta+de+outrem+com+salario+minimo+nacional+por+setor+de+atividade+economica+++continente+(percentagem)-2897).

    Estas estatísticas servem apenas parcialmente e como base para uma análise mais profunda e extensiva, combinada com outros indicadores. E há que ver de forma abrangente o respetivo contexto, de maneira a analisar e usar um dado estatístico. Um exemplo, que vale o que vale, pode ser https://sicnoticias.pt/economia/2023-08-25-Mais-de-20-dos-trabalhadores-portugueses-recebe-salario-minimo-ebcbb6ed.

    Quanto à discussão de Direitas e Esquerdas, não seria mais útil discutir programas eleitorais? Ou qual a visão futura para o nosso país?
  10. Colocado por: Sirruper
    ...Cada vez mais jovens saiem do País por causa disto. Quer o Estado quer as empresas nao estão a conseguir/ querer reter mao de obra qualificada...
    Concordam com este comentário:Dias12,Pickaxe,Nostradamus,Carvai,HAL_9000
    Estas pessoas agradeceram este comentário:ferreiraj125
      Screenshot_20240111_112718_Chrome.jpg

    A responsabilidade do Estado nesta matéria está directamente relacionada com a carga fiscal sobre os salarios, quer irs/tsu por parte das pessoas e das empresas.
    Nas empresas a responsabilidade passa por saberem valorizar o merito e distanciar os ordenados daqueles que menos produzem.
    Num salario de 1500€ em impostos entre colaborador e empresa, o Estado recebe 47%.
    Num salario de 1000€ o Estado fica 41%.
    Nun salario de 1250€ o Estado fica com 44%.
    Num salario de 1750€ o Estado fica com 49%.
    Conclusao. A partir daqui o Estado mete ao bolso mais de 50% em impostos.
    As empresas têm um problema. Porque se alguem ganha um salario bruto de 1250€ e tiver um aumento de 250€, que é um bom aumento, liquido no final apenas terá apenas mais 158€. Há um esforço da empresa, mas no final é uma desilusao para quem recebe.
    As empresas também têm dificuldade em reter e cativar, porque nao têm um saco sem fundo.
    Para finalizar. O Estado tem de reduzir encargos com a estrutura, só assim conseguirá reduzir a carga fiscal aos contribuintes e às empresas. E só assim é que vemos os salarios a crescer na realidade.
      Screenshot_20240111_201935_Chrome.jpg
  11. Colocado por: OliveiroS/N

    Ao analisar estas estatísticas, viu certamente também que o maior aumento porcentual e abrupto se deu entre os anos de 2013 e 2015, durante o governo de ....Passos Coelho (https://www.pordata.pt/portugal/trabalhadores+por+conta+de+outrem+com+salario+minimo+nacional+por+setor+de+atividade+economica+++continente+(percentagem)-2897).

    Estas estatísticas servem apenas parcialmente e como base para uma análise mais profunda e extensiva, combinada com outros indicadores. E há que ver de forma abrangente o respetivo contexto, de maneira a analisar e usar um dado estatístico. Um exemplo, que vale o que vale, pode serhttps://sicnoticias.pt/economia/2023-08-25-Mais-de-20-dos-trabalhadores-portugueses-recebe-salario-minimo-ebcbb6ed.

    Quanto à discussão de Direitas e Esquerdas, não seria mais útil discutir programas eleitorais? Ou qual a visão futura para o nosso país?

    Neste momento nao temos pessoas capazes de decidir as reformas importantes do país.
    - Educacao
    - saude
    - justiça
    - seguranca
    - aeroporto
    - tgv
    - sectores economicos estrategicos para captar investimento
    Nao existe uma visao a 50 anos. Os partidos e politicos deveriam traçar um plano estrategico e depois a partir daí os governos teriam de o seguir.Apenas poderiam ajustar. Nunca desviar do caminho.
    Apenas temos políticos a fazerem politiquice.
    Concordam com este comentário: Dias12
  12. Eu nao tenho problemas que os politicos sejam abastados. Só nao gosto é que façam do povo português burros, e pelo menos sejam competentes.
    https://youtu.be/Flb_oj4Qwbw?feature=shared
    O PNS devia ser secretario geral do PCP. Ele anda enganado e nao sabe.
    https://youtu.be/5xMvgnaRYW4?feature=shared
    Adivinhava-se o futuro.
    https://youtu.be/8dvtZcXGkCI?feature=shared
    Dentro dos fracos, o Rui Rio ainda poderia ter feito alguma coisa no bom sentido para este país.
    https://youtu.be/stdIjesha8g?feature=shared
    • AMG1
    • 12 janeiro 2024
    • smart
    • 12 janeiro 2024 editado
    Hum..
    Eu nao quero ganhar mais.
    Nao quero é pagar tanto pelo custo de vida.
    Graças a estas politiquices patetas, as casas duplicaram de preço em Portugal, tendo em alguns casos triplicado.
    O estado, tem cerca de mais 100 mil funcionários.
    Os sectores sociais nao conseguem satisfazer resposta as necessidades , os sem abrigo duplicaram, o crime grave esta a aumentar, a educação está com resultados desastrosos, saude nem vê la, a justica cada vez mais morosa, falências a crescer, sectores profissionais fundamentais em protestos continuados, e temos a maior taxa contributiva de sempre, cada vez com mais idosos e menos nascimentos, pq cada vez mais sao menos as familias que conseguem suportar o custo de vida.
    Temos bancos a baterem recordes de lucro e os jovens a tencionarem emigrar por nao conseguirem satisfazer as necessidades familiares basicas, perdendo quadros e mao de obra qualificada, que abre portas a muita desqualificação e dificuldade de integracao social.
    Na AR nao se ve sequer uma reflexao, do que nos trouxe ate aqui, numa decada.
    O defice tem descido, gracas a inflação, ao prr e ao clima favorável, com algum jogo de cintura em liquidar responsabilidades futuras, para apresentar defice abaixo de 100% nas eleições que se avizinham.
    Mas a que custo?
    Agora vem o elefante tgv em bitola iberica, qd espanha esta a optar pela bitola europeia, embora tenha linha ate madrid em b. Iberica.
    Olhando para os troços, com lisboa carregado para la de 2030 e apenas porto lisboa, que é que vai andar nos comboios, qd o alfa ja custa uma fortuna para o bolso.
    E pensava eu, que a linha comecava em sines e para espanha, para aproveitar a difusao de mercadorias, com troco tb a oartir de lisboa a ligar nos à europa.
    So assom se afiguraria eventual rentabilidade.
    Agora..em bitola iberica, ficaremos isolados...
    Enfim
    A prioridade sao 426 milhões do orçamento para promover a igualdade de genero, como que em portugal, fissemos na maioria intolerantes extremos. Boa agenda
    Ja pouco faltará para o que se afigura...
    Estamos no caminho certo. É dar um passo em frente. Como que mudando a face a maquina nao fosse a mesma
    Concordam com este comentário: gil.alves, HAL_9000
    • smart
    • 12 janeiro 2024 editado
    Hum
    O futuro do reino tuga afigura-se promissor..
      IMG_20240112_074029_628.jpg
    • Dias12
    • 12 janeiro 2024 editado
    Colocado por: smartHum..
    ...
    Agora vem o elefante tgv em bitola iberica, qd espanha esta a optar pela bitola europeia, embora tenha linha ate madrid em b. Iberica.
    Olhando para os troços, com lisboa carregado para la de 2030 e apenas porto lisboa, que é que vai andar nos comboios, qd o alfa ja custa uma fortuna para o bolso.
    E pensava eu, que a linha comecava em sines e para espanha, para aproveitar a difusao de mercadorias, com troco tb a oartir de lisboa a ligar nos à europa.
    So assom se afiguraria eventual rentabilidade.
    Agora..em bitola iberica, ficaremos isolados...
    Enfim
    ...
    Concordam com este comentário:gil.alves,HAL_9000


    Ias bem, até começares a criticar a escolha da bitola.

    A bitola é um não assunto.
    Todas as renovações de linhas e novas linhas que se tem feito em Portugal desde 2010 estão a ser feitos com travessas polivalentes (ver imagem abaixo das travessas com as furações para as 2 distâncias entre carris - a vermelho bitola ibérica; a azul bitola standard/europeia).
    https://prnt.sc/p_6zqn29Jn2z

    É preferível também construir a linha de alta velocidade com travessas polivalentes.
    Desta vez podemos fazer a construção de forma faseada e começar a explorar a nova linha com material circulante que já temos - Alfas e Intercidades.

    Quando ou se Espanha começar a pensar em trocar a bitola nas linhas que chegam à fronteira devemos começar a encomendar comboios com eixo variável e começar a traçar um plano de troca da bitola nas linhas
    https://twitter.com/_serjocas/status/1745204788269093338

    Depois, caso se avance com a troca em toda a rede nacional, os novos comboios serão só em bitola europeia.

    Isto tudo para dizer que a construção da linha de alta velocidade em bitola europeia seria mais cara, menos rentável e menos interoperacional com a restante rede portuguesa. Por exemplo:
    O trajeto atual difere da ideia de 2009 em Coimbra. Em 2009 a ideia era a linha de alta velocidade ir à estação Coimbra B o que seria dispendioso porque é uma zona altamente urbana e complicada de contruir uma linha sem mandar casas abaixo.
    o trajeto atual, a linha passa uns quilometros a oeste da estação Coimbra B numa zona mais agrícola e é construída duas ligações à linha do Norte para os comboios poderem sair da linha de AV e irem parar à estação de Coimbra.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: smart, Squire
      Travessas Polivalentes.png
 
1.3384 seg. NEW