Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 461

Colocado por: Sasapo3 empresas num universo de 10M de habitantes?

4
  2.  # 462

Colocado por: J.Fernandes
    Este é um óptimo exemplo...mas que prova exatamente o contrário. Ora ponha lá os preços de há 15 anos e diga-me como é que a suposta concertação entre operadoras levou a uma clara diminuição de preços e a um claro aumento da qualidade do produto oferecido.
    Houve um claro aumento de qualidade de facto, mas que teve a ver com o desenvolvimento da tecnologia. O mesmo se passa com telemóveis, computadores, televisões....
    Há 15 anos não sei os preços porque os meus pais não tinham internet em casa. Mas Há 10 anos atrás (2012) em Espanha pagava 25 euros por internet+TV, e 29.99 eur em Coimbra (não me lembro se tinha telefone fixo ou não incluído), por isso o preço hoje não é mais barato de todo. Aliás, nessa altura antes de mudar de casa em Coimbra lembro-me que tinha um pacote de internet + telefone por menos de 20 euros. A Internet era pior que a de hoje, é um facto, mas isso tinha a ver com limitações da tecnologia à altura.

O seu argumento fala duplamente, pelo menos comparando com os últimos 10 anos, nem as operadoras em si foram por si só as responsáveis pelo desenvolvimento da tecnologia como um todo, nem o preço é hoje mais barato.

Em mercados altamente concorrenciais como esse, que esperar?! Lá por uma empresa estar taco a taco com a concorrência, não significa necessariamente que haja concertação. E há operadoras mais baratas, como já aqui disseram.
    Pois não é era coincidência. A operadora mais barata só o é porque tem uma cobertura muito limitada. A partir do momento que ganhe cobertura nacional, até por pressão das demais vai ajustar o preço que coincidentemente também, vai ser igual ao das outras 3.
  3.  # 463

Colocado por: J.Fernandesno fim terão preços de venda dos seus produtos e bens muito aproximados.
    Não são aproximados, são iguais mesmo.
  4.  # 464

Colocado por: J.Fernandes4
    3.5 a nowo fora da AML nem conta para o totobola.
  5.  # 465

"Só net:
    NOS 26.99
    MEO 27.99
    woo 27.00"

"29.99 eur em Coimbra"

Então você acaba de confirmar que era mais caro há 10 anos e diz que não era??!!
  6.  # 466

Ou sejam, concertaram os preços para os baixar!

O que fez baixar preços desde essa altura, foi não terem de investir na infra estrutura, foi paga por nos.

Acho que era melhor antes dos anos 90 com o monopólio dos TLP e prazos de meses para se instalar um linha telefónica em casa.

Quer comparar como era há 15 anos para agora para provar o que mesmo?

Para mim não é nada óbvio. O que me parece óbvio é que empresas com custos semelhantes de mão-de-obra, eletricidade, custos de imóveis, custos de transporte, preço de combustíveis iguais para todos, etc., etc., etc., no fim terão preços de venda dos seus produtos e bens muito aproximados.

Que comédia, a cegueira ideológica não tem limites, até o leva a achar que não há concertação de preços em algo que está mais provado que existe, as multas da autoridade da concorrência não enganam.

https://www.jornaldenegocios.pt/empresas/detalhe/tribunal-da-concorrencia-confirma-multa-de-84-milhoes-a-meo-por-cartel-com-nowo
  7.  # 467

HAL_9000,

este relatório da Anacom parece dar-lhe razao de que os preços das telecomunicações têm aumentado em Portugal, em contraciclo com a Europa:
    https://anacom.pt/render.jsp?contentId=1710894#:~:text=Entre%20o%20final%20de%202009,pre%C3%A7os%20das%20comunica%C3%A7%C3%B5es%20intra%2DUE.

Outra coisa é existir concertação.
    Nas telecomunicações é dificil existir oferta diferenciadora que permita definir um preço sem olhar para o concorrente do lado. O diferenciador é o preço. Se uma operadora começa a ganhar cuota, as outras acabam por baixar preço, e se uma operadora desce o preço, logo as outras vão atrás para não perder clientes. Portanto, somente num cenario em que todas as operadoras estão contentes com a sua cuota de mercado é que poderia existir concertação, o que não me parece o nosso cenario.
  8.  # 468

Colocado por: palmstrokeHAL_9000,

este relatório da Anacom parece dar-lhe razao de que os preços das telecomunicações têm aumentado em Portugal, em contraciclo com a Europa:
    https://anacom.pt/render.jsp?contentId=1710894#:~:text=Entre%20o%20final%20de%202009,pre%C3%A7os%20das%20comunica%C3%A7%C3%B5es%20intra%2DUE.

Outra coisa é existir concertação.
    Nas telecomunicações é dificil existir oferta diferenciadora que permita definir um preço sem olhar para o concorrente do lado. O diferenciador é o preço. Se uma operadora começa a ganhar cuota, as outras acabam por baixar preço, e se uma operadora desce o preço, logo as outras vão atrás para não perder clientes. Portanto, somente num cenario em que todas as operadoras estão contentes com a sua cuota de mercado é que poderia existir concertação, o que não me parece o nosso cenario.

Trabalhei no sector há cerca de 8 anos atrás. Na altura era mais que sabido e veiculado explicitamente internamente que havia um "acordo de cavalheiros" no valor final dos pacotes oferecidos pelas 3 operadoras. Foi a partir daí que começaram a aparecer os canais para encher chouriços (se o valor era igual então assim a operadora A podia dizer que pelo menos oferecia mais canais que a operadora B).

O surgimento destas multas nos últimos 3/4 anos não é coincidência. Está directamente associada com a mudança de direção na ANACOM que, felizmente, tentou e continua a lutar contra a cartelização do sector. Isto não invalida tudo o que foi dito até ao momento por vários foristas. Já a meu ver, as multas deveriam ter mão mais pesada.
  9.  # 469

Colocado por: J.Fernandes"29.99 eur em Coimbra"
    Então você acaba de confirmar que era mais caro há 10 anos e diz que não era??!!
    Mas tinha Tv incluída (e devia ter telefone, mas como não usava, não melembro). Agora pago 26.99 ou 27.99 só por net.

Para ter TV+Net pagava 29.99 (6 meses) e 37.99 os restantes 18 meses de contrato. Onde é que isto é mais barato?
  10.  # 470

Colocado por: palmstrokePortanto, somente num cenario em que todas as operadoras estão contentes com a sua cuota de mercado é que poderia existir concertação, o que não me parece o nosso cenario.
    Engraçado então algumas coincidências.

Em 2020 quando fiz o contrato com a nowo na outra casa (25 eur/mes), as outras 3 operadoras ofereciam 32.99. Este ano renovei com a nowo pelos mesmos 25 eur, e as outras 3 operadoras o que publicitam quase simultaneamente para a zona são 29.99 (6 meses) + 37.99 (18 meses)- Uma mensalidade de 35.99 em 24 meses. Ou seja os CEO, COO ou CFO das 3 operadoras decidiriam estratégica e coincidentemente aumentar 3 euros a mensalidade?

Existem coincidências é verdade, eu é que não acredito na maior parte delas.
  11.  # 471

Vai aumentar a taxa de carbono?
  12.  # 472

Será assim tão difícil taxar o irs neste formato?
    • Carvai
    • 13 agosto 2022 editado

# 473

Colocado por: manelvcSerá assim tão difícil taxar o irs neste formato?
      Screenshot_2022-08-13-12-40-25-635_com.android.chrome.jpg

É exatamente assim que o IRS em Portugal é calculado. E ainda inclui as deduções de vários tipos.
    https://www.e-konomista.pt/calculo-do-irs/
    Concordam com este comentário: eu
  13.  # 474

Colocado por: CarvaiÉ exatamente assim que o IRS em Portugal é calculado

Pois é. Mas não devia.

Para a generalidade das pessoas, era preferível pagar uma taxa única. Assim sabíamos sempre com o que contar (e não havia desincentivo à produtividade)
  14.  # 475

Quase todos os impostos deveriam ser muito (reforço o muito) simplificados.

Eu trabalho na implementação de sistemas que suportam os processos do fisco, e é absolutamente lamentável a complexidade e falta de transparência para os contribuintes.

Só aproveita a quem tem os recursos ou meios para fazer planeamento e optimização fiscal.
  15.  # 476

Colocado por: Carvai
    É exatamente assim que o IRS em Portugal é calculado. E ainda inclui as deduções de vários tipos.
    https://www.e-konomista.pt/calculo-do-irs/

pois, mas com taxas medias provavelmente acaba sempre por confundir mais as pessoas. as pessoas regra geral só conhecem a taxa do escalão...

alem disso deviam era implementar isto nas tabelas de retenção, aproveitando dessa forma para as simplificar muito, e ficar com os sistema tipo IMT.
  16.  # 477

Colocado por: manelvcpois, mas com taxas medias provavelmente acaba sempre por confundir mais as pessoas. as pessoas regra geral só conhecem a taxa do escalão...

Sim mas esse desconhecimento é só das pessoas que ganham pouco. Quem ganha muito sabe bem (ou alguém por eles) como funciona o sistema.
    O mal não é da forma como o saque é feito mas o grande volume do saque e a forma como ele é espatifado. Ainda agora ouvimos o açoriano Cesar a exigir mais impostos porque tem uma família numerosa toda a viver á conta dos mesmos.
    https://ionline.sapo.pt/artigo/778624/carlos-cesar-pede-imposto-sobre-lucros-extraordinarios-e-costa-diz-que-esta-a-estudar-questao?seccao=Portugal_i
  17.  # 478

Como estragar uma boa medida.

Muito provavelmente vão estar crianças nas creches de "tasqueiros" que passaram á frente de pessoal trabalhador e contribuidor
  18.  # 479

Colocado por: manelvcComo estragar uma boa medida.
    Então mas não eram todas as crianças a ter vaga? As pessoas foram todas loucas em janeiro ás urnas a dar votos ao Senhor Costa. Ele é que a sabe toda...o voto já lá está, o contribuinte se não tiver para pagar a creche, que coma menos.
    • smart
    • 2 setembro 2022 editado

# 480

hum
    a filha da minha vizinha, nas ceu a 28 AGO.
    como a medida é para crianças nascidas a partir de 01SET, paga 340 euros de creche.
    imigrantes que acabaram de aterrar afirmam beneficiar da medida
    nada contra,
    mas
    é este o país justo ?..
    Concordam com este comentário: RUIOLI

0.2148 seg. NEW