Colocado por: Sasapo3 empresas num universo de 10M de habitantes?
Colocado por: J.FernandesHouve um claro aumento de qualidade de facto, mas que teve a ver com o desenvolvimento da tecnologia. O mesmo se passa com telemóveis, computadores, televisões....
Este é um óptimo exemplo...mas que prova exatamente o contrário. Ora ponha lá os preços de há 15 anos e diga-me como é que a suposta concertação entre operadoras levou a uma clara diminuição de preços e a um claro aumento da qualidade do produto oferecido.
Colocado por: J.FernandesPois não é era coincidência. A operadora mais barata só o é porque tem uma cobertura muito limitada. A partir do momento que ganhe cobertura nacional, até por pressão das demais vai ajustar o preço que coincidentemente também, vai ser igual ao das outras 3.
Em mercados altamente concorrenciais como esse, que esperar?! Lá por uma empresa estar taco a taco com a concorrência, não significa necessariamente que haja concertação. E há operadoras mais baratas, como já aqui disseram.
Colocado por: J.Fernandesno fim terão preços de venda dos seus produtos e bens muito aproximados.Não são aproximados, são iguais mesmo.
Colocado por: J.Fernandes43.5 a nowo fora da AML nem conta para o totobola.
Colocado por: J.Fernandes
Ou sejam, concertaram os preços para os baixar!
Acho que era melhor antes dos anos 90 com o monopólio dos TLP e prazos de meses para se instalar um linha telefónica em casa.
Para mim não é nada óbvio. O que me parece óbvio é que empresas com custos semelhantes de mão-de-obra, eletricidade, custos de imóveis, custos de transporte, preço de combustíveis iguais para todos, etc., etc., etc., no fim terão preços de venda dos seus produtos e bens muito aproximados.
Colocado por: palmstrokeHAL_9000,
este relatório da Anacom parece dar-lhe razao de que os preços das telecomunicações têm aumentado em Portugal, em contraciclo com a Europa:
https://anacom.pt/render.jsp?contentId=1710894#:~:text=Entre%20o%20final%20de%202009,pre%C3%A7os%20das%20comunica%C3%A7%C3%B5es%20intra%2DUE.
Outra coisa é existir concertação.
Nas telecomunicações é dificil existir oferta diferenciadora que permita definir um preço sem olhar para o concorrente do lado. O diferenciador é o preço. Se uma operadora começa a ganhar cuota, as outras acabam por baixar preço, e se uma operadora desce o preço, logo as outras vão atrás para não perder clientes. Portanto, somente num cenario em que todas as operadoras estão contentes com a sua cuota de mercado é que poderia existir concertação, o que não me parece o nosso cenario.
Colocado por: J.Fernandes"29.99 eur em Coimbra"Mas tinha Tv incluída (e devia ter telefone, mas como não usava, não melembro). Agora pago 26.99 ou 27.99 só por net.
Então você acaba de confirmar que era mais caro há 10 anos e diz que não era??!!
Colocado por: palmstrokePortanto, somente num cenario em que todas as operadoras estão contentes com a sua cuota de mercado é que poderia existir concertação, o que não me parece o nosso cenario.Engraçado então algumas coincidências.
Colocado por: manelvcSerá assim tão difícil taxar o irs neste formato?
Colocado por: CarvaiÉ exatamente assim que o IRS em Portugal é calculado
Colocado por: Carvai
É exatamente assim que o IRS em Portugal é calculado. E ainda inclui as deduções de vários tipos.
https://www.e-konomista.pt/calculo-do-irs/
Colocado por: manelvcpois, mas com taxas medias provavelmente acaba sempre por confundir mais as pessoas. as pessoas regra geral só conhecem a taxa do escalão...
Colocado por: manelvcComo estragar uma boa medida.Então mas não eram todas as crianças a ter vaga? As pessoas foram todas loucas em janeiro ás urnas a dar votos ao Senhor Costa. Ele é que a sabe toda...o voto já lá está, o contribuinte se não tiver para pagar a creche, que coma menos.