Iniciar sessão ou registar-se
    • eu
    • 14 novembro 2022

# 661

Colocado por: CarvaiRegras básicas de economia, quanto mais caros forem os produtos maiores são as margens

Então, mas é isso mesmo que eu estou a dizer. As margens na comercialização dos produtos aumentaram, e bem.

Não tenho nada contra os lucros, detesto é que nos façam de parvos com este tipo de tretas: "o responsável reitera que estes aumentos não estão a ser passados “na mesma proporção” para os consumidores."
    • luisvv
    • 14 novembro 2022 editado

# 662

Colocado por: eu
    Os meus comentários foram sempre com a mesma baliza: amargem de comercialização dos produtos- que é o que interessa aos consumidores, porque é isso que define os preços dos produtos.

A margem de comercialização só por si é irrelevante, porque os custos das empresas não se resumem à compra das mercadorias que vendem.

A minha intervenção foi no contexto desta frase : "o responsável reitera que estes aumentos não estão a ser passados “na mesma proporção” para os consumidores."
    Eu digo que isto não é verdade, são tretas, conversa para o boi dormir, areia para os olhos, para disfarçar o aproveitamento da grande distribuição para aumentar as margens de comercialização dos produtos.

O que denota ligeireza na análise, porque a afirmação é suportada pelas contas. E "aumentar as margens de comercialização dos produtos" é muito diferente de "aumentar a margem de lucro". Misturar as coisas é conversa para café ou tasca, ou de deputado do BE.

Concordo. É por isso que disse que a margem EBITDA não serve para percebermos se as margens de comercialização dos produtos subiram ou não.

As margens de comercialização são irrelevantes para discutir lucros. O relevante para o tema é a margem líquida.

Sim, um aumento de lucros de 40% quando os preços nos hipermercados sobem imenso, pode ser apenas coincidência. ;)

Enfim:
  1.  # 663

Colocado por: eu

Então, mas é isso mesmo que eu estou a dizer. As margens na comercialização dos produtos aumentaram, e bem.

Não tenho nada contra os lucros, detesto é que nos façam de parvos com este tipo de tretas: "o responsável reitera que estes aumentos não estão a ser passados “na mesma proporção” para os consumidores."

A declaração é factual e suportada pelas contas:
    Os preços ainda têm espaço para aumentar, porque o aumento dos custos dos fatores de produção não acabou e está longe de acabar”avisa o diretor-geral da APED, sinalizando que, “enquanto não conseguirmos resolver a questão energética, a cadeia de valor continuará pressionada. Ainda assim, o responsável reitera que estes aumentos não estão a ser passados “na mesma proporção” para os consumidores."

Se as vendas aumentam e a margem EBITDA em % está a diminuir, é factual: os custos estão a aumentar a uma taxa superior à das margens.
    • AMVP
    • 14 novembro 2022

# 664

Colocado por: Casa da Horta
    Até pode ser a preferência deles, mas são cada vez mais nas culturas do ribatejo. Os Indianos é que têm mantido a produção que precisa de mais mão de obra. Ainda no fds passado vi uns 15 ou 20 trabalhadores na apanha da batata doce, 1 português a conduzir o trator e o resto indianos. No tomate ainda vou vendo umas senhoras de idade na plantação, mas cada vez menos. Os novos não querem agricultura. Mas isto não é novidade para ninguém.

eu sei, mas estou a falar de fixação.
  2.  # 665

3.  # 666

4.  # 667

Colocado por: DuarteMJerónimo Martins não é só o Pingo Doce de Portugal.

Além disso ninguém é obrigado a comprar no PD ou outras grandes superfícies onde normalmente só se vai de carro.
    Existem milhares de mercearias, feiras e praças onde se pode comprar sem as tais margens excessivas. Mas que aparentemente não vendem muito mais barato.
    • smart
    • 14 novembro 2022 editado

# 668

Hum..
    Verdadeiramente importante
    Para reflexão
    Fonte indicada na peça (CM)..
    • AMVP
    • 14 novembro 2022

# 669

Colocado por: CarvaiExistem milhares de mercearias, feiras e praças onde se pode comprar sem as tais margens excessivas. Mas que aparentemente não vendem muito mais barato.

Por acaso fruta e legumes compro mt mais barato na feira.
    Concordam com este comentário: eu
  5.  # 670

Colocado por: AMVPPor acaso fruta e legumes compro mt mais barato na feira.

Por aqui também compramos a fruta e os legumes na feira, e o preço é igual ou mais caro. A qualidade é que é muito superior.
    • AMVP
    • 15 novembro 2022

# 671

Colocado por: Pickaxe
    Por aqui também compramos a fruta e os legumes na feira, e o preço é igual ou mais caro. A qualidade é que é muito superior.

Cada caso sera diferente de outro, eu compro mais barato
  6.  # 672

Colocado por: Pickaxe

Eu compro no paquistanês e acontece o mesmo. O resto prefiro no PD.
  7.  # 673

Colocado por: CarvaiEu compro no paquistanês e acontece o mesmo

Esses e os indianos com frutarias vendem quase tudo de origem portuguesa, e a qualidade normalmente é sempre boa.
    Incrível como conseguem em pouco tempo fazer o que muitos portugueses não conseguem.

Ainda só não percebi onde vão buscar dinheiro para o aluguer do espaço de algumas frutarias (e não só) em Lisboa.
  8.  # 674

Colocado por: DuarteMAinda só não percebi onde vão buscar dinheiro para o aluguer do espaço de algumas frutarias (e não só) em Lisboa.
    Acredito que grande parte dessas frutarias foram constituídas com outros propósitos que não somente vender a fruta, pelo que vendendo muito ou pouco, dara sempre.

Pena o paquistanês aqui da minha zona só ter fruta "podre" e meter incenso no meio da fruta. Apesar de ser muito mais barata que nos hiper, sou incapaz de lá comprar.

Opto por comer só a fruta que apanho no quintal dos sogros quando há. Por agora são romãs
  9.  # 675

Colocado por: DuarteM

Esses e os indianos com frutarias vendem quase tudo de origem portuguesa, e a qualidade normalmente é sempre boa.
    Incrível como conseguem em pouco tempo fazer o que muitos portugueses não conseguem.

Ainda só não percebi onde vão buscar dinheiro para o aluguer do espaço de algumas frutarias (e não só) em Lisboa.

Já lhes pediste factura? Conseguiste perceber mesmo se os impostos dessas ditas "frutarias" são pagos? E quem te diz que onde compraram a fruta não foi roubada como tem sido feito em muitos locais de Portugal?
    Concordam com este comentário: Vítor Magalhães
  10.  # 676

Colocado por: xiripiti

Já lhes pediste factura? Conseguiste perceber mesmo se os impostos dessas ditas "frutarias" são pagos? E quem te diz que onde compraram a fruta não foi roubada como tem sido feito em muitos locais de Portugal?
    Concordam com este comentário:Vítor Magalhães

Factura passam, o resto não sei nem me interessa.
  11.  # 677

12.  # 678

Colocado por: DuarteM

Factura passam, o resto não sei nem me interessa.

Pois, o resto não te interessa mas depois queixas te que os outros vendem mais caro, pudera, não andam a roubar para vender barato com o trabalho dos outros também eu vendo baratinho
    • AMVP
    • 17 novembro 2022

# 679

O negocio das frutarias tem de ser outra, Sao mt juntas para ser fruta roubada. Apostaria mais em redes de migracoes.
    Tb conheco lojas de outros ramos que desdes que abriram, ha mais de 20 anos, nunca la ha cliente nenhum. Nao sao de paquistaneses mas nao se governam con as vendas das lojas.
    • AMVP
    • 17 novembro 2022

# 680

0.2587 seg. NEW