Colocado por: CarvaiRegras básicas de economia, quanto mais caros forem os produtos maiores são as margens
Colocado por: eu
Os meus comentários foram sempre com a mesma baliza: amargem de comercialização dos produtos- que é o que interessa aos consumidores, porque é isso que define os preços dos produtos.
A minha intervenção foi no contexto desta frase : "o responsável reitera que estes aumentos não estão a ser passados “na mesma proporção” para os consumidores."
Eu digo que isto não é verdade, são tretas, conversa para o boi dormir, areia para os olhos, para disfarçar o aproveitamento da grande distribuição para aumentar as margens de comercialização dos produtos.
Concordo. É por isso que disse que a margem EBITDA não serve para percebermos se as margens de comercialização dos produtos subiram ou não.
Sim, um aumento de lucros de 40% quando os preços nos hipermercados sobem imenso, pode ser apenas coincidência. ;)
Colocado por: eu
Então, mas é isso mesmo que eu estou a dizer. As margens na comercialização dos produtos aumentaram, e bem.
Não tenho nada contra os lucros, detesto é que nos façam de parvos com este tipo de tretas: "o responsável reitera que estes aumentos não estão a ser passados “na mesma proporção” para os consumidores."
Colocado por: Casa da Horta
Até pode ser a preferência deles, mas são cada vez mais nas culturas do ribatejo. Os Indianos é que têm mantido a produção que precisa de mais mão de obra. Ainda no fds passado vi uns 15 ou 20 trabalhadores na apanha da batata doce, 1 português a conduzir o trator e o resto indianos. No tomate ainda vou vendo umas senhoras de idade na plantação, mas cada vez menos. Os novos não querem agricultura. Mas isto não é novidade para ninguém.
Colocado por: DuarteMJerónimo Martins não é só o Pingo Doce de Portugal.
Colocado por: CarvaiExistem milhares de mercearias, feiras e praças onde se pode comprar sem as tais margens excessivas. Mas que aparentemente não vendem muito mais barato.
Colocado por: AMVPPor acaso fruta e legumes compro mt mais barato na feira.
Colocado por: Pickaxe
Por aqui também compramos a fruta e os legumes na feira, e o preço é igual ou mais caro. A qualidade é que é muito superior.
Colocado por: Pickaxe
Por aqui também compramos a fruta e os legumes na feira, e o preço é igual ou mais caro. A qualidade é que é muito superior.
Colocado por: CarvaiEu compro no paquistanês e acontece o mesmo
Colocado por: DuarteMAinda só não percebi onde vão buscar dinheiro para o aluguer do espaço de algumas frutarias (e não só) em Lisboa.Acredito que grande parte dessas frutarias foram constituídas com outros propósitos que não somente vender a fruta, pelo que vendendo muito ou pouco, dara sempre.
Colocado por: DuarteM
Esses e os indianos com frutarias vendem quase tudo de origem portuguesa, e a qualidade normalmente é sempre boa.
Incrível como conseguem em pouco tempo fazer o que muitos portugueses não conseguem.
Ainda só não percebi onde vão buscar dinheiro para o aluguer do espaço de algumas frutarias (e não só) em Lisboa.
Colocado por: xiripiti
Já lhes pediste factura? Conseguiste perceber mesmo se os impostos dessas ditas "frutarias" são pagos? E quem te diz que onde compraram a fruta não foi roubada como tem sido feito em muitos locais de Portugal?
Colocado por: DuarteM
Factura passam, o resto não sei nem me interessa.
Colocado por: manelvcMais uma pérola
https://www.google.com/amp/s/observador.pt/2022/11/14/presidente-do-isq-tera-comprado-audi-por-50-euros-ao-proprio-instituto-que-recebe-subvencoes-estatais/amp/