Iniciar sessão ou registar-se
  1. Colocado por: spvaleSe fechar.mos totalmente podemos virar uma Coreia,
    Defendo critérios mas nunca nos podemos esquecer que sozinhos podemos ir longe mas acompanhados podemos ir muito mais...

Espanha vira-se para a Europa. Ficamos nas costas de Espanha. A nossa missão deveria ser aproveitarmos essa vontade espanhola e juntarmo-nos a ela. Precisamos de ligar-nos melhor e mais rápido a Madrid, Galiza, Sevilha, etc... e aproveitar (que nem parasitas) o resto da ligação Espanha-França-Alemanha.

Agora não podemos esperar que seja Espanha a ligar-se a Portugal. Isso tem que partir de nós.

Mas ainda há quem ache que nos devemos fechar ainda mais... enfim.
  2. Portugal devia ser um Mónaco para quem quer fazer turismo
    • AMVP
    • 16 agosto 2023
    Colocado por: Reduto25Portugal devia ser um Mónaco para quem quer fazer turismo

Já nem isso vam9s a tempo, mo Mónaco os locais são protegidos, pois de outra firma mesmo os poucos que lá vivem não conseguiriam, por não conseguirem suportar o custo de vida. Portugal é mais à frente, dá benefícios fiscais à custa dos impostos dos portugueses.
    Mas já sei, estou a ser nacionalista e afins
    Concordam com este comentário: ferreiraj125
    Estas pessoas agradeceram este comentário: smart
  3. Colocado por: AMVPPortugal é mais à frente, dá benefícios fiscais à custa dos impostos dos portugueses.

Que benefícios fiscais são esses?
  4. Tipo não pagar impostos ou pagar menos mas têm acesso as mesmas infraestruturas serviços públicos.... Financiados por nos.

Se não pagam não deviam ter acesso a vida não e justa temos pena
  5. Colocado por: Reduto25Tipo não pagar impostos ou pagar menos mas têm acesso as mesmas infraestruturas serviços públicos.... Financiados por nos.

Se não pagam não deviam ter acesso a vida não e justa temos pena

Mas os estrangeiros que vem para cá recebem a reforma ou ordenado do país deles, porque é que deveriam pagar os impostos cá?
  6. Porque e que eu acho que devia de ser estão cá pagam cá. Para mim e assim
  7. Colocado por: Reduto25Porque e que eu acho que devia de ser estão cá pagam cá. Para mim e assim

Com esse argumento, fico sem resposta.
  8. Colocado por: Pickaxe
    Mas os estrangeiros que vem para cá recebem a reforma ou ordenado do país deles, porque é que deveriam pagar os impostos cá?

Temos de pagar impostos onde temos residencia fiscal. Vivendo mais de 180 dias num país, tem de pagar impostos nesse país.

Em Portugal paga, mas com beneficios fiscais.
    - Os trabalhadores estrangeiros têm acesso a uma taxa máxima de IRS de 20% sobre os rendimentos do seu trabalho, em vez das taxas progressivas deste imposto que vão até 48%.
    - No caso de reformados estrangeiros é ainda melhor: deixam de pagar impostos no seu país de origem porque passam a ter residência fiscal em Portugal e ficam totalmente isentos de impostos em Portugal, por força das normas legais especiais de isenção estabelecidas.

Em teoria é bom para o país, não pagam imposto mas consomem (PIB!), geram trabalho (não qualificado) e o estado ainda arrecada 28% de IVA do que consomem. Na prática criam inflação em algumas áreas, como parece ser o caso do imobiliário. E usufruem de infraestructura pública que não pagam. Ganha-se num lado e perde-se no outro. De qualquer forma Portugal não pode abdicar das subidas do PIB que temos tido nos últimos anos, portanto isto apenas se resolve internamente - construindo mais habitação, etc.
    • AMG1
    • 17 agosto 2023
    Colocado por: Pickaxe

Creio que a questão se coloca, quando esses reformados não pagam impostos nem no país de origem, nem em Portugal.
    Isto acontece quando existe acordo entre Portugal e o país de origem, para evitar a dupla tributação. Nestes casos o contribuite pode escolher a tributação no pais em que obtem o rendimento ou em Portugal e o que o estado portugues faz é isentar de tributação os rendimentos obtidos nos estrangeiro, mas apenas a estes residentes.
    Este modelo foi de tal forma contestado, que alguns paises acabaram mesmo por romper com o acordo de dupla tributação que mantinham com Portugal há décadas. A Suécia foi um desses casos.
    Entretanto, creio que em 2022, o governo alterou o regime e cessaram as isenções totais a estes rendimentos, que são sujeitos durante um periodo (julgo que 5 anos) a uma tx muito mais reduzida do que a aplicada aos restantes contribuites com rendimentos da mesma natureza.
  9. Colocado por: palmstrokeGanha-se num lado e perde-se no outro.

Certo, mas eu acho que o saldo é positivo para Portugal, quantos mais vierem melhor.
    Os reformados Franceses ou outros, descontaram para a reforma em França e depois gastam o dinheiro da reforma em Portugal, isso é ótimo.
    Os nómadas digitais, trabalham para empresas estrangeiras, pagam 20% de IRS cá, e gastam o dinheiro cá, também é bom.
  10. Colocado por: AMG1Creio que a questão se coloca, quando esses reformados não pagam impostos nem no país de origem, nem em Portugal.

O país de origem é que fica prejudicado, pois é de lá que vem o dinheiro para a reforma.
  11. EPA e a minha opinião deviam pagar mais até que nós chegam aqui de paraquedas
    • AMG1
    • 17 agosto 2023
    Colocado por: Pickaxe
    O país de origem é que fica prejudicado, pois é de lá que vem o dinheiro para a reforma.

Claro, por isso mesmo é que alguns já acabaram com os tais acordos para evitar a dupla tributação e que permitiam este aproveitamento.
    Ainda assim existe sempre uma situação de injustiça relativa face aos cidadãos nacionais, em especial àqueles que também também auferem rendimentos do estrangeiro e que não podem beneficiar deste sistema.
  12. Colocado por: PickaxeCerto, mas eu acho que o saldo é positivo para Portugal, quantos mais vierem melhor.
    Os reformados Franceses ou outros, descontaram para a reforma em França e depois gastam o dinheiro da reforma em Portugal, isso é ótimo.
    Os nómadas digitais, trabalham para empresas estrangeiras, pagam 20% de IRS cá, e gastam o dinheiro cá, também é bom.
    E usam os serviços públicos, ou nem por isso? Como concluiu que dão lucro ao país?

É que se derem lucro, com aquela taxa de impostos, não percebo porque carga de água, eu não pago apenas 20% de impostos também.
    Concordam com este comentário: nunomp, Nmaster1988
  13. Colocado por: Reduto25EPA e a minha opinião deviam pagar mais até que nós chegam aqui de paraquedas

Nem mais nem menos. Devem pagar tal e qual os demais residentes nacionais.

Porque se fosse pela sua lógica, de ir ao passado ver quem pagou o quê, então todos os 5(?) Milhões de portugueses emigrados deveriam ser reembolsados pelos impostos que pagaram para serviços que não usufruem.

O que conta é o presente. Um estrangeiro deve pagar o mesmo que um português independente se o português andou 40 anos a pagar impostos para aquele serviço. O estrangeiro não pagou no passado, mas também não usufruiu.
  14. Colocado por: Reduto25Mais uma

Nada de mais normal em muito sítio do mundo.
    É um modo de motivar os funcionários.
    Mesmo em Portugal não faltam situações em que se "arredonda" a conta.
    Não estou a ver qual é o problema.
    • AMVP
    • 17 agosto 2023
    Pois eu cá penso que os estrangeiros não deveriam pagar imposto algum, deveríamos providenciar a habitação destes, um sistema de saúde sem falhas para os mesmos bem como escolas para os seus filhos, afinal precisamos de atrair estrangeiros.
  15. Colocado por: N Miguel OliveiraUm estrangeiro deve pagar o mesmo que um português

O estrangeiro está a transferir dinheiro do país dele para o nosso, quanto mais melhor para a nossa economia.

0.0887 seg. NEW