Colocado por: Caarabinacomprar mais pequeno
Colocado por: CaarabinaAlugar
Colocado por: Caarabinacomo ficaram tanto tempo podemos dar graças ao Covid.
Colocado por: HAL_9000Com isto não estou a dizer que não houveram abusos que houveram, muita gente sem saber fazer bem as contas.
Colocado por: N Miguel OliveiraA meu ver, o boom da construção está directamente ligado à facilidade dos créditos, juros baixos e prazos para pagar em 40 anos! Como é que isto poderia correr bem?
Isso e o crédito representar 70, 80, 90% do valor da obra
Colocado por: marco1Caarabina
um casal decidiu...casar e constituir familia e por exemplo o pão e o arroz custavam x e conseguiam garantir a alimentação
por absurdo o pão e o arroz subiram 1000% acha que foram assim tão irresponsáveis?
Colocado por: CaarabinaOpçoes varias. Alugar, comprar mais pequeno e fazer taxa fixa para a poder suportar, nao trocar de apartamento para casa nao podendo suportar o custo de um emprestimo caso a taxa aumenta-se.
Colocado por: CaarabinaRendimentos miseráveis para o custo de vida do país. O baixo poder de compra para as necessidades maios básicas é que leva a decisões financeiras catastróficas. Decisões financeiras catastróficas que agravam o baixo poder de compra....e por aí adiante como uma bola de neve.
Quais sao esses factores ??
Colocado por: CaarabinaNem posso classificar brincar com a sorte acho que ha jogos de azar com maior probabilidade de sucesso do que os juros ficarem negativos por tanto longo periodo de tanto e como ficaram tanto tempo podemos dar graças ao Covid.Penso que no geral havia tantas pessoas a contar com os juros negativos durante 40 anos, como as que previram um aumento de quase 5% da taxa de juro num espaço de 12 meses.
Colocado por: HAL_9000Dito isto, e tendo em conta o escalar descontrolado nos preços da habitação que se vêm a verificar desde 2015
Colocado por: N Miguel OliveiraComo é que uma prestação ao banco poderia ser manifestamente mais barata que a renda no mesmo imóvel?As taxas de juro estão a 4% + spread, e sabe que mais, em muitos casos a prestação continua mais barata que a renda para o mesmo imóvel.
Colocado por: N Miguel OliveiraOu os juros estavam demasiado baixos, ou as rendas demasiado altas, ou ambas...Ambas. Mas os juros subiram (no meu entender passaram de semasiado baixos para demasiado altos, mas economia o dirá)....só que as rendas tb subiram...logo o problema da habitação agravou-se.
Colocado por: N Miguel OliveiraA meu ver, o boom da construçãoQual boom da construção? O problema da habitação não é um problema de falta de oferta?
Colocado por: N Miguel OliveiraPelo meio, o objecto edificado termina muitas vezes por ser inflexivel, demasiado grande e personalizado, dificil de meter uma parte a alugar (tipo studio/T0 a um estudante, etc) ou a sacar dali rendimento. A maioria das casas constituem um gasto, e não um investimento.Aqui estamos de acordo.
Colocado por: HAL_9000Qual boom da construção? O problema da habitação não é um problema de falta de oferta?
Colocado por: marco1Caarabina
um casal decidiu...casar e constituir familia e por exemplo o pão e o arroz custavam x e conseguiam garantir a alimentação
por absurdo o pão e o arroz subiram 1000% acha que foram assim tão irresponsáveis?
Colocado por: AMVPE salários? não é necessário que aumentem? e os impostos sobre o trabalho, não é necessário que diminuam?
Colocado por: AMVPMas não andava tudo satisfeito com isso.Quem cá morava e trabalhava, nunca tive a perceção que estivesse assim tão satisfeito.
Colocado por: AMVPé um problema de excesso de procuraNão sei se percebi bem o seu ponto de vista. Acha que as pessoas procuram casa sem precisar dela, ou que o país tem pessoas a mais?
Colocado por: Caarabinae viu me a dizer que nao deviam aumentar ?
Colocado por: Caarabinaeu so arriscaria a minha estabilidade financeira quando tivesse certo ou bem assegurado que iria poder pagar.Ao optar por arrendar em vez de comprar, e a renda de um momento para o outro aumentar 20%, ou o senhorio não lhe renovar o contrato, e as opções que encontra são 100% mais caras do que o que pagava, também não é arriscar a estabilidade financeira?
Colocado por: HAL_9000Penso que no geral havia tantas pessoas a contar com os juros negativos durante 40 anos, como as que previram um aumento de quase 5% da taxa de juro num espaço de 12 meses.
Colocado por: HAL_9000Se foram obrigado a comprar? Não. podiam sempre optar por morar com os pais até aos 50, numa casa com renda inflacionada, ou partilhar o apartamento com colegas até à idade da reforma.
Colocado por: HAL_9000Quem cá morava e trabalhava, nunca tive a perceção que estivesse assim tão satisfeito.
Colocado por: HAL_9000Quem se dedica ao turismo, ou a governar este país, acredito que sim.
Colocado por: HAL_9000Esperei, e esperei, e esperei que alguém lhe perguntasse se as unidades turísticas do algarve já tinham dado o exemplo ao aumentar os rendimentos dos seus colaboradores, para que ao menos eles não achem o Algarve caro. Infelizmente ninguém perguntou….
Colocado por: HAL_9000Não sei se percebi bem o seu ponto de vista. Acha que as pessoas procuram casa sem precisar dela, ou que o país tem pessoas a mais?
Colocado por: CaarabinaEu corro a passos largos para os 40 e as vezes alugo outras vezes fico em casa dos pais porque nao posso/quero comprar ao preço que está.É a opção com a que se sente mais confortável, e está tudo ok.