Colocado por: N Miguel Oliveiramuitos conceitos relacionados com a segurança... quando por vezes nem vedações existem. Tipo o famoso "eyes on the street"... em que os vizinhos se protegem. Em Portugal, e sobretudo nas cidades, muitas vezes nem o vizinho conhecemos.
Colocado por: AMVPO vizinho quer lá saber.
Colocado por: N Miguel Oliveiraisso está muito mais ligado aos Urbanistas, aos Arquitectos, aos Promotores, do que possa pensar
Colocado por: N Miguel OliveiraNuma cidade, e nos dias de hoje, em que as pessoas se mexem mais, mudam mais vezes de trabalho, de casa, etc... é mais dificil estabelecer amizades com os vizinhos.
Colocado por: N Miguel OliveiraExiste todo um mundo de oportunidades quando se desenha espaço público e paisagismo. É provavelmente das componentes mais descuidadas em Portugal. Ninguém quer saber. Até os Donos de Obra tratam os arranjos exteriores como um "se sobrar dinheiro depois vejo o que faço".
Não faltam bons exemplos... mas isso custa dinheiro... O pessoal prefere minimizar a componente social, comunitária, de partilha... em detrimento de mais uns m² de casa, duma lavandaria ou duma TV maior, etc.
Colocado por: AMVPNão deveria continuar a insistir que essa foi a experiência dos outros.90% dos CH foram contratualizados a taxa variavel, e isso não mudou de 2015 a 2020.
Colocado por: HAL_900090% dos CH foram contratualizados a taxa variavel, e isso não mudou de 2015 a 2020.
Colocado por: AMVPnão me tenham falado/orientado para taxa fixa oE orientaram? pergunto porque para as IC a taxa variável é sempre melhor em termos de risco. Qual era a taxa fixa que lhe ofereciam? se quiser partilhar
Colocado por: AMVPou que não me tenham dito que o ideal, para eles, era as taxas estarem a 2%Em que situação é que eles lhe disseram o que era melhor para eles? Não estou mesmo a imaginar essa conversa na negociação de um CH.
Colocado por: HAL_9000E orientaram? pergunto poque para as IC a taxa variável é sempre melhor em termos de risco. Qual era a taxa fixa que lhe ofereciam? se quiser partilhar
Quando um país tem 90% de CH a taxa variável, pelo menos a mim não me deixa grande dúvida que o que é oferecido aos clientes em termos de taxa é a variável.
Olhe no meu caso, num dos CH (construção) nem faziam taxa fixa, no outro a oferta que me fizeram em termos de taxa fixa estava 2.5% acima da variável (segundo eles não conseguiam fazer melhor porque o valor era muito reduzido).
Colocado por: HAL_9000Em que situação é que eles lhe disseram o que era melhorpara eles? Não estou mesmo a imaginar essa conversa na negociação de um CH.
Colocado por: SirruperO que levou os portuguesesa fazerem taxa variavel foi o momento em que decidiram. Em alguns casos 75€de diferenca bastou para deixar cair a taxa fixa.O que leva os portugueses a optar pela variável é serem uns tesos em que até 75 euros pode fazer diferença na decisão, isso já sabemos.
Colocado por: SirruperAlguem o obrigou a fazer taxa variavel? Pesquisou sobre regimes de taxa na hora de decidir?Mas eu disse que alguém me obrigou?
Colocado por: HAL_9000O que leva os portugueses a optar pela variável é serem uns tesos em que até 75 euros pode fazer diferença na decisão, isso já sabemos.
Mas também não é menos verdade que os bancos portugueses nunca fizeram uma aposta verdadeira na taxa fixa (apenas alguns nichos para ganhar quota de mercado). Não tinhamos nem pedagogia por parte dos bancos (também não tinham de a fazer), nem ofertas competitivas.
Acha mesmo que Portugal está em contraciclo com o resto da europa por sermos todos burros?
A razão para os juros dos nossos depósitos a prazo também compararem vergonhosamente com a europa, deve ser a mesma.
Colocado por: AMG1Fazendo jus ao titulo do tópico, aqui vai mais um bom exemplo do que o pais precisa.
http://leitor.expresso.pt/semanario/semanario2653/html/economia/em-destaque/o-maior-da-minha-escola