Iniciar sessão ou registar-se
  1. Colocado por: AMG1É óbvio que hoje, salvo alguma situação muito pontual, ninguém vive pior do que em 1960, quer seja novo ou velho.
    Nem ninguém afirmou isso.

A referência a 1960 foi feita numa resposta à AMVP, e o AMG1 pode verificar que em momento algum eu disse que a vida dos jovens de 2023 é pior do que as jovens de 1960.

Já não terei grandes problemas em afirmar que um jovem adulto em 2023 dificilmente conseguirá atingir o mesmo padrão de vida dos seus pais, ou dar as mesmas oportunidades que teve aos seus filhos. É disto que se fala quando se diz que os filhos vão viver pior que os pais.

Colocado por: AMG1meios até parece que não faltam
    A que meios se refere exatamente?
    • AMG1
    • 11 setembro 2023
    Eu não tive qualquer intenção de responder ou comentar nenhuma intervenção em particular. Apenas chamar a atenção para um facto que me parecia importante no contexto, porque se os jovens hoje tem uma vida melhor, isso também se deveria traduzir em mais oportunidades do que as existentes em 1960.
    Eu não sei se os jovens de hoje vão ter uma vida pior do que dos seus pais, sinceramente nem acredito nisso, mas até pode ser que sim, mas o que podem os pais desses jovens adultos fazer mais por para evitar isso?
    Conseguiram que a maioria desses jovens seja mais qualificada do que eles próprios e boa parte ainda tem condições de manter o sustento desses filhos até bem mais tarde do que seria até desejável. O que isto mostra, desde logo, é que os jovens de hoje tem muito mais ferramentas e segurança, do que tinham os de 1960, agora o que vão fazer com elas, ninguém sabe.
    O HAL_9000 ja mencionou a emigração, mas ja a comparou com a dos anos 60?
    Não que eu o deseje, mas nem que o destino fosse apenas esse, os nossos jovens emigrantes de hoje estão muito melhor preparados para poderem ter uma vida, que os dos anos 1960 nem sonhavam, ate porque a grande maioria desses eram pouco mais do que analfabetos.

Como também mencionei, sem dúvida que estamos num momento em que existem poucas oportunidades para todos esses jovens. Portanto há que alterar isso. Cabe a quem cá está, seja velho, de meia idade ou jovem encontrar soluções para criar mais oportunidades. Também ja todos percebemos que se quisermos que essas oportunidades sejam geradas por uma economia que vende sol, praia, xanatos e pouco mais, bem podemos esperar sentados.
    A mim parece-me que o caminho só pode ser um. Transformar a economia para utilizar essa nova mão de obra, para fazer produtos e serviços de muito maior valor.
    Quando falei de meios, tinha em vista desde logo esse capital humano, que nunca tivemos no passado, bem como o acesso a mercados com uma dimensão que superam muitas dezenas de vezes o mercado nacional.
    Do que precisamos: de ideias e capacidade de as concretizar. Tudo coisas que deveriam estar ao alcance desses jovens adultos.
    Ainda ontem aparecerem aí noticias a dar conta de que temos 3 mestados em gestão entre os 100 melhores do mundo, dois deles julgo que entre os 20 melhores. Mas essa gente, e outros claro, não consegue transformar isto?
    Eu acho que só nao conseguem se não quiserem. O papel dos pais foi dar-lhes essas ferramentas, agora usem-nas!
    Claro que vai ja aí aparecer o coro habitual a dizer que o governo....
    Claro que sim que o governo, este ou outro qualquer, deve criar condições para ajudar nessa transformação, mas as iniciativas tem de ser da sociedade civil e eu não as vejo, mas posso ser eu que não estou atento.
  2. Colocado por: VarejoteSó um pequeno bitaite, se o voto é secreto, como sabem em que partidos e percentagem os velhinhos votaram.

Sondagens.
  3. Colocado por: AMVP
    Não, são a maioria.

Antes pelo contrario.

Os jovens foram criados pela geração que teve a vida mais facilitada de sempre.

A geração dos direitos adquiridos. A geração dos habituados a mamarem do estado à força toda e agora lixam a vida aos jovens que levam com uma carga fiscal brutal para sustentar os "direitos adquiridos" das gerações mais velhas.

Eu formei-me numa engenharia, já emigrei, já voltei, e aqui estou eu a contribuir para a segurança social todos os meses o suficiente para pagar a reforma a meia duzia de velhinhos.

Mal agradecidos… Continuam a chular muito e volto a emigrar e depois quero ver se vão ser os estafetas da UBER Eats e os TVDEs a ganharem o salario minimo que vos vão pagar as reformas.

É pelos geriatricos pouco instruidos e sem noção da realidade que o país está no estado em que está.
    Concordam com este comentário: Nostradamus
  4. Colocado por: AMG1Eu não sei se os jovens de hoje vão ter uma vida pior do que dos seus pais, sinceramente nem acredito nisso,
    Não precisa de acreditar, em muitos casos basta limitar-se a constatar. Como o AMG1 disse e bem há pais que estão a manter os filhos até bem mais tarde do que seria desejável. Quer melhor evidência que isso?
    Isto não é regra em todas as famílias (os filhos viverem pior que os pais), mas começa a ser muito muito frequente.

Colocado por: AMG1mas o que podem os pais desses jovens adultos fazer mais por para evitar isso?
    os pais em si nada. a sociedade pode como um todo escolher um destino diferente do que aquele que escolheu nos últimos anos, em que só nos levou ao empobrecimento.

Colocado por: AMG1O HAL_9000 ja mencionou a emigração, mas ja a comparou com a dos anos 60?
    E porque que eu haveria de comparar a emigração actual com a emigração de há 63 anos atrás quando se vivia em ditadura e nas vésperas de uma guerra? Porque não comparar com 1980? 1990? 2000? Se houve uma melhoria de 1960 para qualquer uma destas décadas, porque raio o ponto de referência deve ser 1960?
    Para isso também podemos comparar com a idade média. Pronto, qualquer pobre hoje vive melhor que um rico na idade média, está perfeito então.

Temos é de comprar com os tempos mais recentes, sobretudo depois de Portugal ter recebido milhares de milhões de euros de fundos europeus para se transformar.

Colocado por: AMG1Não que eu o deseje, mas nem que o destino fosse apenas esse, os nossos jovens emigrantes de hoje estão muito melhor preparados para poderem ter uma vida, que os dos anos 1960 nem sonhavam, ate porque a grande maioria desses eram pouco mais do que analfabetos.
    Mas eu na coloco isso em causa. Eu quando digo que os jovens hoje teem poucas opções e poucas perspectivas obviamente que me refiro em Portugal. Fora daqui bem sei que ainda teem opções.

Colocado por: AMG1A mim parece-me que o caminho só pode ser um. Transformar a economia para utilizar essa nova mão de obra, para fazer produtos e serviços de muito maior valor.
    Mas como consegue fazer isso numa sociedade ultraconservadora, aversa ao risco, e com um sistema político que dificulta a influência dos jovens nos partidos tradicionais. Eu não tenho qualquer estatísticas, mas arriscaria a dizer que o Costa e o Marcelo figuram entre os chefes de estado/ presidentes da república mais velhos da Europa.
    Que jovens estão a despontar no PSD ou no PS (os dois partidos que sistematicamente estão no governo)? Será resultado da incapacidade dos jovens para a política? Ou serão as máquinas partidárias que os relegam para papéis secundários?

Colocado por: AMG1Claro que sim que o governo, este ou outro qualquer, deve criar condições para ajudar nessa transformação, mas as iniciativas tem de ser da sociedade civil
    Estou em crer que a maioria da sociedade civil, não quer na realidade mudança nenhuma. Há-de fazê-lo quando a isso for obrigada por questões de insustentabilidade.
  5. Colocado por: ferreiraj125Os jovens foram criados pela geração que teve a vida mais facilitada de sempre.

A geração dos direitos adquiridos. A geração dos habituados a mamarem do estado à força toda e agora lixam a vida aos jovens que levam com uma carga fiscal brutal para sustentar os "direitos adquiridos" das gerações mais velhas.

Eu concordo em grande parte. A geração que era jovem no período do 25 de Abril, é a grande responsável pelas promessas não cumpridas de ter um país desenvolvido como os pares europeus. É uma geração que se deixou iludir pelos disparates dos esquerdistas, que viam como exemplos de grande progresso social a europa de leste ou Cuba, por exemplo, uma geração que sempre clamou por direitos mas pouco se preocupou com deveres, uma geração que tornou o país um pedinte dos dinheiros da Europa.
    Concordam com este comentário: ferreiraj125, Caravelle
  6. Colocado por: HAL_9000Estou em crer que a maioria da sociedade civil, não quer na realidade mudança nenhuma.

Somos uma sociedade de velhos e acomodados, que se conformou com o pouco que tem e não quer é que os chateiem com mudanças. Portanto, na minha opinião, a decadência durante longos anos é o que nos espera.
  7. Colocado por: ferreiraj125

Sondagens.

Sondagens tipo as que nas últimas legislativas davam praticamente vitória ao PSD e nas urnas ganha o PS com maioria absoluta? Ok.
    • AMG1
    • 12 setembro 2023
    Colocado por: ferreiraj125

Antes pelo contrario.

Os jovens foram criados pela geração que teve a vida mais facilitada de sempre.

Eu formei-me numa engenharia, já emigrei, já voltei, e aqui estou eu a contribuir para a segurança social todos os meses o suficiente para pagar a reforma a meia duzia de velhinhos.

Mal agradecidos… Continuam a chular muito e volto a emigrar e depois quero ver se vão ser os estafetas da UBER Eats e os TVDEs a ganharem o salario minimo que vos vão pagar as reformas.

É pelos geriatricos pouco instruidos e sem noção da realidade que o país está no estado em que está.

Epa tu deves de estar mesmo muito mal com a vida. Normalmente este discurso de ressabiamento é mais mais próprio de velhos pobres e frustrados, daqueles espectadores assiduos da CMtv, do que de jovens engenheiros, bem na vida e com a cabeça toda arrumada.
    Apesar de não preencher alguns dos requisitos que enuncias para ser considerado um chulo, até tinha uma resposta bem catita para publicar, imagina que até metia as piruetas do meu cão atrás duma coisa que ele tem entre as pernas... bem e também outras coisas um bocadito talvez um pouco mais agrestes. Mas apesar de ter isto tudo, até era uma coisa engraçada, não era nenhuma boçalidade tipo chamar-te chulo e mal agredecido, só porque deves ter ido para a universidade enquanto eu e outros pagavamos, com os nossos impostos, o salario aos professores que te ensinavam engenharia.
    A questão é que mesmo antes de carregar no botão lembrei-me das regras do forum. Acho que não nos devemos insultar, o que é estranho porque tu acabas tratar por chulos todos os reformados do país, mas se calhar chulo, para além de ser um modo de vida um bocado estranho para um velho, provavelmente já não é um insulto, ou então esta regra nao se aplica a ti. Seja como for, optei por não carregar no botão. Agora se insistires muito...nunca se sabe. O divertimento é garantido e talvez te tire dessa fossa de pessimismo onde só ves dificuldades, a ponto de até pensares em emigrar, o que seria mesmo uma pena.
  8. Colocado por: CaarabinaDe um exemplo de quando isso nao aconteceu ? Estou realmente interessado porque se pensar até ao final do Sec 19 nao estou a ver um momento em que isso nao seja verdade.

Diria os anos 1930.
    Depois dos loucos anos 20, o crash da bolsa, creio em 1929, levou a anos negros e de muita tensão social. Tensão essa que entre outras coisas levou à 2ª guerra mundial.
  9. Colocado por: HAL_9000Podiamos anexar isto já a Espanha, e escusavamos de andar aqui a tentar tapar o sol com a peneira então.

... a brincar a brincar, houvesse um referendo a propor uma espécie de reino unido com Espanha e votava sem hesitar no "sim".

Acho que boa parte do que nos trouxe aqui, foi que a única abertura que vi de Portugal para com a Europa, foi a abrir o saco para apanhar os fundos comunitários. Somos fechados ao mundo e ao que é diferente, ainda que, as exportações até têm aumentado nos últimos anos, a população é que não sentiu os beneficios desse facto. Idem para o turismo.
  10. Colocado por: Varejote

Sondagens tipo as que nas últimas legislativas davam praticamente vitória ao PSD e nas urnas ganha o PS com maioria absoluta? Ok.

Sondagens à boca das urnas.
    • eu
    • 12 setembro 2023 editado
    Colocado por: AMG1discurso de ressabiamento

O "mal-estar" entre gerações é inevitável a partir do momento em que os jovens se apercebem que têm uma enorme carga fiscal/social para suportar um sistema de pensões de reforma a que eles próprios não têm direito às mesmas condições, nem em termos de valor nem de idade de reforma.

O "mal-estar" entre gerações é inevitável quando os pensionistas têm um aumento no valor da inflação, e não acontece o mesmo aos trabalhadores - nem sequer aos do estado.

Obviamente a culpa não é dos pensionistas, mas a frustração com estas injustiças leva a este tipo de ressabiamento.
    Concordam com este comentário: Caarabina
  11. Sim, é o modelo de governance a falta de crescimento económico e de uma liberdade de crescer mais lata que promove uma maior falência na solidariedade inter-geracional.
  12. "Muitos jovens sentem-se descrentes relativamente à democracia e até nem se importariam de viver sob os ditames de um líder forte, que governasse sem preocupações eleitorais ou sem ter de prestar contas a assembleias legislativas.
    (...)
    Entre as razões para a pouca fé dos jovens na democracia está uma sensação de “policrise” decorrente de múltiplos desafios que o mundo enfrenta. Das desigualdades sociais às alterações climáticas, o peso destes problemas ofusca as provas de que as democracias melhoram, efetivamente, a vida das pessoas, conclui o relatório."

https://expresso.pt/internacional/2023-09-12-Inquerito-sobre-democracia-no-mundo-maioria-prefere-viver-num-Estado-democratico-mas-jovens-sao-os-mais-descontentes-930a007e

https://www.opensocietyfoundations.org/focus/open-society-barometer

Não sei exactamente o que motiva os resultados deste estudo, mas não deixa de ser preocupante.
    Já por várias vezes referi a minha opinião, até tendo por base a história. Opções políticas que fomentem a desigualdade social, que empobeçam as populações em prejuizo de determinados grupos específicos, leva sempre a consequências políticas nada recomendáveis.
  13. Colocado por: N Miguel OliveiraDiria os anos 1930.
    Depois dos loucos anos 20, o crash da bolsa, creio em 1929, levou a anos negros e de muita tensão social. Tensão essa que entre outras coisas levou à 2ª guerra mundial.

Nalguns paises sim, noutros nem tanto. Portugal nessa altura estava a sofrer transformaçoes para melhor, mais industria, mais educaçao, mais oportunidades. E o crash foi uma coisa bastante passageira, em 1933 FDR é eleito e começa um programa social e muito investimento publico que tira o EUA da crise. Sao 4 anos de miseria mas a prespectiva de melhora estava lá.

As prespectivas sempre foram melhorando para as geraçoes que vinham a seguir. Precisamos de outro boom tecnologico para as prespectivas melhorarem. Pode ser IA, automaçao, Green Energy nao sei mas sem isso as proximas geraçoes vao sofrer.
  14. Colocado por: HAL_9000Não sei exactamente o que motiva os resultados deste estudo, mas não deixa de ser preocupante.

Simples corrupcçao generalizada entre a classe politica. Nao sei se viram o nojo da camara de Oeiras que cada almoço sao 50 euros uma garrafa de vinho.

Falta de sentido de estado. Politicos governam para eles nao para o povo.

Ver que os com menos caracter do meu tempo de liceu e faculdade sao os que estavam nas JSD´s e JS´s desta vida.

Acho que isto basta para que os jovens ou nao queiram saber ou prefiram alguem autoritario que acabe com este ragabofe.

Eu pessoalmente acho que deveriamos adotar o modelo democratico suiço.
    Concordam com este comentário: ferreiraj125, 4por1
  15. Colocado por: CaarabinaEu pessoalmente acho que deveriamos adotar o modelo democratico suiço.

Não se iluda.
    O excesso de referendos traz uma falsa sensação de poder do povo também. As grandes decisões são sempre muito complexas e dificeis de resumir num "sim" ou "não".
    Enquanto lá vivi, os meus colegas helvéticos queixavam-se bastante disso. Era tudo muito superficial.

Eu até acho que o nosso sistema está bem como base. O que mudaria são os circulos eleitorais que prejudicam claramente os partidos pequenos. Por mim, todos os votos contavam, dava X% de lugares no parlamento. Seriam depois os partidos a ajustar quais os deputados que ocupariam esses lugares.

Caso contrário, sabemos que nos circulos com 2 ou 3 deputados, os votos noutros partidos que não PS ou PSD vão directamente para o lixo. Contam 0%, literalmente. Num país tão pequeno e sem problemas com regiões independentistas... não sei porque não adotam o circulo eleitoral único. Ou melhor, até sei.
    Concordam com este comentário: HAL_9000
    • eu
    • 12 setembro 2023
    Colocado por: N Miguel Oliveiranão sei porque não adotam o circulo eleitoral único. Ou melhor, até sei.

Nem mais !
    • eu
    • 12 setembro 2023
    Colocado por: Caarabinacada almoço sao 50 euros uma garrafa de vinho

Embora errado, isso são amendoins.

Os milhares de milhões nas TAPs e EFACECs (e outros buracos) é que fazem mossa.

0.9034 seg. NEW