Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Colocado por: AMG1Depois de ouvir hoje as declarações do Costa sobre a isenção 100% de irs para os jovens trabalhadores no primeiro ano de trabalho

Na mesma linha de atuação em defesa dos contribuintes e consumidores, sei de fonte segura que o governo se prepara para isentar de IVA o creme de barbear para senhoras e os pensos higiénicos para homens.
  2.  # 2

Colocado por: HAL_9000Penso que ninguém quer acabar com o estado social, ou pelo menos a maioria da população não o quer.

Pois não. mas este governo está fortemente empenhado em acabar com ele. Basta ver o que se passa no SNS, Educação e Justiça ao mesmo tempo que aumenta o saque fiscal.
    • AMG1
    • 7 setembro 2023

# 3

Colocado por: J.Fernandes
    Na mesma linha de atuação em defesa dos contribuintes e consumidores, sei de fonte segura que o governo se prepara para isentar de IVA o creme de barbear para senhoras e os pensos higiénicos para homens.

"Com papas e bolos se enganam os tolos"...dizia a minha avó!
  3.  # 4

Uma coisa tenho que reconhecer: Portugal é um Paraíso! É um Paraíso para qualquer pretendente a Ministro das Finanças, é dos poucos sítios no planeta em que a fiscalidade da Suécia convive, alegremente, com o estado social de Marrocos.
    • AMG1
    • 7 setembro 2023

# 5

Colocado por: HAL_9000

Caso as empresas queiram ser habilidosas, esta medida até pode contribuir para baixar o salário de entrada ainda mais. Vi tantos habilidades a ser feitos na altura da ùltima crise, que não me admirava nada que tentassem usar este aumento de rendimento por alivio fical como forma de reduzir ainda mais o ordenado oferecido.

O problema é que os salários de entrada são tão miseráveis, que não tenho a certeza da eficácia desta medida, mesmo sem habilidades.

Vai desculpar-me, mas a ideia das empresas serem eventualmente "habilidosas" foi também uma forma "habilidosa" de você não admitir de imediato o que na verdade lhe ia na cabeça, que é o óbvio: claro que vão aproveitar. Talvez não todas, claro.
    Imagine que as pessoas estão hoje disponíveis a trabalhar por 1000€ liquidos e as empresas passam a oferecer o suficiente para que elas recebam 1100. Claro que vao aceitar e achar que estão melhor, mas o que verdadeiramente aconteceu foi que da isenção dada ao jovem contribuite, metade ficou no empregador, que vou reduzidos os custos do trabalho.
    Como diria o BE isto até pode configurar um subsídio camuflado para reduzir os custos das empresas.
    Uma medida destas (tambem era defendida pelo PSD) não tem qualquer sentido. Se pretendem descer os impostos sobre o trabalho tem de ser de forma transversal e não deste modo. Assim, o estado não recebe o dinheiro, mas muito dele também não vai para os bolsos dos jovens.
  4.  # 6

A mais algum isto é um "remember Sócrates" onde antes da crise estourar mas com os sinais á porta se dava tudo e mais um par de meias?

Agora também vão abrir milhares de concursos para técnicos superiores. Vão ser a vulso?
    • AMG1
    • 7 setembro 2023

# 7

Colocado por: J.FernandesUma coisa tenho que reconhecer: Portugal é um Paraíso! É um Paraíso para qualquer pretendente a Ministro das Finanças, é dos poucos sítios no planeta em que a fiscalidade da Suécia convive, alegremente, com o estado social de Marrocos.

Nem uma coisa nem outra são verdade, mas pronto isto hoje é dia de desabafar...
    E o Costa mais o Medina merecem!
  5.  # 8

Colocado por: AMG1Claro que vao aceitar e achar que estão melhor, mas o que verdadeiramente aconteceu foi que da isenção dada ao jovem contribuite, metade ficou no empregador, que vou reduzidos os custos do trabalho.

E se for um corte de IRS a beneficiar todos, não acontece exatamente a mesma coisa?!
    Não é por aí que esta medida é criticável, é por os salários que estão contemplados muitos deles serem isentos de IRS ou pouco pagarem.

Para mim, qualquer medida que signifique menos dinheiro para o estado e mais para o trabalhador e para a empresa, é positiva. Mas que seja efetiva, porque de ilusionismo já começo a ficar farto.

Claro que as cabeças esquerdistas da nossa praça nem podem ouvir falar de empresas a pagarem menos impostos, mas a verdade é que em Portugal não é só os particulares que pagam impostos a mais, as empresas estão sobrecarregadíssimas.
  6.  # 9

Nem me passou pela cabeça as empresas fazerem isso mas como é óbvio vai ser uma boa desculpa para darem mais um bocado mas colocam muito mais ao bolso...
    Até estou para ver se se o BCE vai subir novamente mas aposto que sim.
    O que não entendo mesmo é como obteve a maioria este Costa
    • eu
    • 7 setembro 2023

# 10

Colocado por: AMG1Nem uma coisa nem outra são verdade

Já ouviu falar numa figura de estilo chamada hipérbole ?
    • AMG1
    • 7 setembro 2023

# 11

Colocado por: J.Fernandes
    E se for um corte de IRS a beneficiar todos, não acontece exatamente a mesma coisa?!
    Não é por aí que esta medida é criticável, é por os salários que estão contemplados muitos deles serem isentos de IRS ou pouco pagarem.

Para mim, qualquer medida que signifique menos dinheiro para o estado e mais para o trabalhador e para a empresa, é positiva. Mas que seja efetiva, porque de ilusionismo já começo a ficar farto.

Claro que as cabeças esquerdistas da nossa praça nem podem ouvir falar de empresas a pagarem menos impostos, mas a verdade é que em Portugal não é só os particulares que pagam impostos a mais, as empresas estão sobrecarregadíssimas.

Se fosse um corte a beneficiar todos era muito mais difícil de acontecer, porque ninguém iria ver o salário descer, até porque a lei não o permite.

Mas obviamente que concordo consigo que dados os baixos salários praticados no primeiro emprego dos nossos jovens, esta medida não lhes deve servir para muito.

Quanto à fiscalidade das empresas, todos sabemos que as tx nominais são altas, mas as efectivas nem tanto, mas não me custa aceitar que podiam e deviam ser mais baixas, sobretudo em determinados sectores.

Ja relativamente as cabeças esquerdistas da nosso praça, acho que está a ser injusto, pelo menos para algumas, mesmo no actual governo existe quem defenda uma efectiva redução da carga fiscal das empresas, se calhar não para todas, mas bolas, também não se pode pedir à esquerda que defenda todas as bandeiras da direita. Afinal nessas hostes (da direita) também deve haver por lá quem o faça melhor. Bem, olhando para a nossa realidade nem sei. Se calhar alguma esquerda até faz isso melhor, embora sem o saber.
    • AMG1
    • 7 setembro 2023

# 12

Colocado por: eu
    Já ouviu falar numa figura de estilo chamada hipérbole ?

Ja!
    Mas sou pouco dado a exageros disparatados, mesmo que sejam apenas meras figuras de estilo.
    • AMG1
    • 7 setembro 2023

# 13

Colocado por: spvale
    O que não entendo mesmo é como obteve a maioria este Costa

Tem vivido em Portugal nos últimos anos?
  7.  # 14

Colocado por: AMG1foi também uma forma "habilidosa" de você não admitir de imediato o que na verdade lhe ia na cabeça, que é o óbvio: claro que vão aproveitar.
    Admito que sim, que foi isso que me passou pela cabeça. Mas aí os jovens é que teem de deixar de ser burros e não aceitar. Mas sim, não duvido que parte delas comece imputar essa isenção nas suas negociações.

Comentário do José Gomes Ferreira, e portanto a veracidade dos números tem de ser confirmada.Ele acaba de dizer na SIC notícias que:
    " Desde 2010 o PIB aumentou 10%> a carga fiscal aumentou 30% e o rendimento líquido médio aumentou 0%" descontando a inflação. Se isto é verdade demonstra bem a nulidade que teem sido os governos de Antonio Costa.

Depois do que percebi nas notícias agora, acho fantástico. O Governo isenta os jovens de pagar IRS. O governo garante que aumenta a reforma aos idosos anulando o efeito da inflação (mas não o faz aos seus funcionários). Então e a quase inexistente classe média? É mesmo para acabar com ela?
    • AMVP
    • 7 setembro 2023

# 15

Colocado por: HAL_9000Então e a quase inexistente classe média? É mesmo para acabar com ela?

Não, é só a classe média não jovem e não reformada.
    • AMVP
    • 7 setembro 2023

# 16

Colocado por: HAL_9000Então e a quase inexistente classe média? É mesmo para acabar com ela?

Falando a sério. Eu não faço sondagens de intenção de votos nem de quem votou em quem mas diria que:
    Os politicos trabalham para ganharem eleições, é assim e não há critica nenhuma subjacente
    Os poucos ricos que temos têm influência na sociedade e nos diversos setores, logo não pagam impostos
    Classe média, essa quase não existe pelo que pode continuar a pagar, visto o número de eleitores ser reduzido
    O resto, bom o resto há que garantir que se dá um apoio a todos, salários baixos para se garantir votos em função do apoio recebido.
    Jovens, bom parece que é sBido que não voram no ps, então e depois o partido acaba?
    Reformados? Esses são muitos e, por regra, votam no PS
    • AMVP
    • 8 setembro 2023

# 17

Quanto ao estado do país, eu olho pouco para as estatísticas, pous acredito pouco nelas: num espaço de 5 dias vi duas situações na sociedade que me entristecem, por um lado um menino de cerca de 5 anos preocupado demais, anormalmente preocupado, para que a mae não lhe comprar um brinquedo que estava numa loja de coisas baratas porque era muito caro, num país supostamente evoluído nenhuma criança deveria ficar naquele estado de preocupação com o facto dos pais, eventualmente, lhe comprarem um brinquedo barato. Dias depois, sentadinga num banco da metropolitano de lisboa tinha à minha frente um adolescente que transportava as chaves de casa, o pŕblema, para mim, é que a chave era de uma porta interior, como ninguém transporta chaves de quartos deduzo, eu é claro, que vivia num quarto.
    Sim, eu sei à pessoas na rua, em tendas e à estas pessoas tb. E isto num pais desenvolvido.
  8.  # 18

Colocado por: AMG1

Tem vivido em Portugal nos últimos anos?

Tenho e com quem falo ninguém admite sequer votar no PS e se andamosntodos chateados com este governo é sinal que não votamos nele
  9.  # 19

Colocado por: spvaleTenho e com quem falo ninguém admite sequer votar no PS
    Olhe já eu estou rodeado de pessoas que não tem problemas a admitir que votaram PS porque: "A alternativa era pior", "Eu ainda me lembro dos cortes que o PPC fez, e para lá não volto", "O Rio é um atraso de vida", "E depois o chega? é que o PSD ia logo coligar-se", etc....

Mas reclamam na mesma.
  10.  # 20

Pois é as nossas vivências, em parte concordo o não afastamento do PSD do CHEGA ajudou ao PS ganhar a maioria infelizmente...
    Já eu votei IL 😁

0.7425 seg. NEW