Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 241

http://expresso.sapo.pt/internacional/2015-06-18-Nao-ha-acordo-para-a-Grecia.-Temos-de-recomecar-o-dialogo-mas-com-adultos-na-sala

A falta de acordo desmente assim por completo a notícia avançada pelo "Die Zeit" a meio da tarde. O jornal alemão escreveu, ainda com a reunião a decorrer, que os ministros da zona euro teriam proposto aos gregos um acordo de extensão do atual empréstimo até ao final do ano, sem envolvimento do Fundo Monetário Internacional. A notícia foi rapidamente classificada como um "sonhar acordado" por alguns representantes europeus e acabou por ser desmentida com o final da reunião, sem acordo para apresentar.

"Só podemos chegar a um acordo com diálogo e o que temos tido é pouco diálogo. Acho que temos de recomeçar um diálogo, mas com adultos na sala", afirmou Christine Lagarde à saída da reunião.
  2.  # 242

3.  # 243

O interesse dos gregos neste momento é que a ue os corra do euro! A ue quer mantê-los a todo o custo no euro. Se eles saem lá se vão ao ar os 173 mil milhões da dívida. Pum ...

Bom ainda têm até ao fim do mês.
    • luisvv
    • 19 junho 2015 editado

# 244

Colocado por: Sergio Rodrigueshttp://www.jn.pt/opiniao/default.aspx?content_id=4625837

Tem piada:
    http://observador.pt/2015/04/16/grecia-negoceia-compra-misseis-russos/
    ministro da Defesa grego, Panos Kammenos, anunciou esta quarta-feira que a Grécia está a negociar a compra de mísseis à Rússia para equipar os seus sistemas antimíssil S-300, escreve a agência Reuters.

Os equipamentos S-300 foram desenvolvidos pela antiga União Soviética para defender o território de ataques aéreos e de mísseis de cruzeiro (mísseis guiados).

O comunicado acontece após o primeiro-ministro grego, Alexis Tsipras, ter visitado o presidente russo, Vladimir Putin, em Moscovo (Rússia) na semana passada com o objetivo de “aprofundar” as relações entre os dois países.
  4.  # 245

A única preocupação é fazer o empréstimo a tempo para que a grécia lhes pague a tranche até ao fim do mês ...
  5.  # 246

Colocado por: jpvngClaramente.

Acha que esse tipo de demagogia barata que é colocar essa foto, traz algum contributo para o debate?
    Quem quiser também pode colocar fotos de indigentes de países do euro mais pobres do que a Grécia, como Portugal, Estónia e Eslováquia, que estão a ser convidados a contribuir para manter o nível de vida superior dos gregos.
    Concordam com este comentário: FD
  6.  # 247

Colocado por: luisvvNão necessariamente. Repare que no final de 2014 já tinham atingido um superavit primário e o PIB estava a crescer. A simples manutenção dessa conjuntura significava um efectivo alívio da situação grega.

Pois, dizem que sim, mas a verdade é que o povo não teve esperança nenhuma nesses resultados e escolheu o Syriza.
  7.  # 248

Colocado por: J.FernandesAcha que esse tipo de demagogia barata que é colocar essa foto,

Demagogia? sabe ainda me lembro do que os Srs da troika diziam dos Portugueses.
    Junte-se a eles
    • eu
    • 19 junho 2015

# 249

Colocado por: alexpé que o povo não teve esperança nenhuma nesses resultados e escolheu o Syriza.

Agora... não se queixem: assumam as consequências dessa escolha.
    • jpvng
    • 19 junho 2015 editado

# 250

Colocado por: euAgora... não se queixem: assumam as consequências dessa escolha.

Ora nem mais.
    Pergunto-me se estarão disposto a colocar outra vez no poder quem os levou á desgraça.
  8.  # 251

Colocado por: jpvngDemagogia? sabe ainda me lembro do que os Srs da troika diziam dos Portugueses.

Não sei exactamente a que é que você se refere, mas se for que as pensões e salários da f. p. têm de descer (alternativa despedimentos), estou de acordo, mas mesmo que não estivesse não há como fugir a essa fatalidade.
  9.  # 252

Colocado por: jpvngPergunto-me se estarão disposto a colocar outra vez no poder quem os levou á desgraça.

Eles finalmente aprenderam, desde Janeiro que colocaram no poder quem os levará à graça.
  10.  # 253

Eles finalmente aprenderam, desde Janeiro que colocaram no poder quem os levará à graça.

Isso é uma maneira muito enviesada e falsa de ver as coisas. Vamos ser mais exactos: o Syriza, ao contrário do que lhes prometeu não os tirou da desgraça, mas quem os levou à desgraça foram os partidos "tradicionais".
  11.  # 254

Colocado por: J.FernandesEles finalmente aprenderam, desde Janeiro que colocaram no poder quem os levará à graça.

Eles nem sequer chegaram ao poder com uma jogada táctica dos gajos que estavam a por em ordem a Grécia nem nada ... enfim.
    O programa nem tinha sido já extendido por falta de cumprimento nem nada, só agora é que é ... enfim.
  12.  # 255

Boa sorte, Grécia. A saída é por ali

A Grécia tornou-se um grande problema, a precisar de resgate externo, há cinco anos. De então para cá já houve dois programas com empréstimos que somam 240 mil milhões de euros. Depois houve um perdão de dívida no montante de 100 mil milhões de euros, que chegou aos 65% dos empréstimos feitos por compradores de obrigações do tesouro grego – sobretudo bancos, e sobretudo alemães e franceses, os tais de quem se diz que foram a principal razão do resgate grego.

Todo este dinheiro, que soma toda a produção portuguesa de dois anos, foi insuficiente, como se vê. O resgate correu mal? Claro, basta olhar para o ponto em que estamos. É claro que o problema não foi resolvido nem ficou perto disso. Mas algum resgate correria bem na Grécia? Quanto mais dinheiro é preciso enviar para Atenas para que as coisas comecem a correr bem? Ah, claro. É preciso enviar mais dinheiro e acabar, ao mesmo tempo, com a austeridade. Mas isso é atirar maços de notas de 500 euros para um poço sem fundo. Foi isso que a Grécia teve durante toda a década passada – muito crédito e muito barato e ausência de austeridade – e chegada a 2010 não teve alternativa senão pedir ajuda à troika.

A Grécia precisa, de facto, de ser salva. Mas antes de ser salva dos credores precisa de ser salva dela própria, da forma como as suas instituições funcionam e dos grandes e pequenos grupos de interesse que a levaram à bancarrota. E talvez o consiga fazer melhor fora do euro do que dentro. Há momentos em que a melhor forma de ser solidário é permitir que as famílias resolvam os seus problemas dentro de casa, sem interferências, palpites e olhares estranhos. A Grécia pode estar a precisar desse recato. Devemos dar-lho e preparar-nos para o embate.
    Concordam com este comentário: eu
    • eu
    • 19 junho 2015

# 256

Colocado por: j cardosomas quem os levou à desgraça foram os partidos "tradicionais".

É algo inquestionável.

Mas agora, pouco interessa quem é que os levou à ruína (exceto para efeitos de justiça). Agora, o que interessa é escolher a força política com as melhores condições para resolver o problema. E, na minha opinião, o Syriza não é certamente...
  13.  # 257

Pelo menos parece que ha forças que não querem que seja. O melhor é voltar a colocar la os mesmos que sempre la estiveram.
    • eu
    • 19 junho 2015

# 258

Colocado por: jpvngPelo menos parece que ha forças que não querem que seja

É tão "esquerdista" arranjar sempre um bode expiatório exterior... a culpa é sempre dos outros...
  14.  # 259

É tão "esquerdista" arranjar sempre um bode expiatório exterior..

LOOOL. São tão ... de direita? ... estes argumentos generalistas que não dizem nada.
    • jpvng
    • 19 junho 2015 editado

# 260

a culpa é sempre dos outros...

Isso soa tão hipocrita meu caro.
    Parece-me evidente que o Syriza veio incomodar o poder. Mal haja eleições e o povo grego volte a dar o poder aos mesmos de sempre e as negociações ja vão mudar.

0.0840 seg. NEW