Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 541

Colocado por: J.Fernandes
    Então continuaremos a pagar à chantagem grega, indefinidamente.

eu ainda nao vi dinheiro a entrar na Grécia......nao sei porque diz que continuaremos a pagar....
  2.  # 542

Tenho uma ideia, podemos fazer uma oferenda não religiosa em que cada comentário neste tópico contribui com donativos à Grécia, em 128 páginas já estava parte da dívida paga!
  3.  # 543

Parece que eles na Grécia usam... Democracia ou lá o que é!! Isso dificulta bastante as "negociações" com os parceiros Europeus!!
  4.  # 544

teve que haver cedências da EU, quase de certeza na parte da sustentabilidade da divida. O problema da EU é que para a opinião publica eles não podem sair vencedores, caso contrário o Podemos em Espanha dispara e o nosso governo também ia sofrer. Aguardemos ...

Falsa questão. O custo da dívida grega é, em proporção do PIB, muito baixo (significativamente mais baixo que o nosso, por exemplo9 . Reduzir dívida não reduziria o encargo.
  5.  # 545

Parece que eles na Grécia usam... Democracia ou lá o que é!! Isso dificulta bastante as "negociações" com os parceiros Europeus!!

É verdade, são os gregos os únicos "democratas". Uma chatice, esta coisa de os outros parceiros recusarem pagar o que a democracia dos outros decide.
    Concordam com este comentário: eu
  6.  # 546

Colocado por: loverscouteu ainda nao vi dinheiro a entrar na Grécia......nao sei porque diz que continuaremos a pagar....

Se não viu tem problemas de visão.
  7.  # 547

O dinheiro sequer chega a entrar na Grécia.
    É praticamente todo recambiado para pagar os bancos franceses e alemães.

Ou seja, a UE está a emprestar €€ à Grécia para que os francois e alemães não fiquem na mão.
    Ora bem, onde é que eu já vi isto?

Hmm..hmm..ah! Já sei!

Pós 1ª Guerra Mundial:
    - Alemanha é condenada a pagar reparações da Guerra (principalmente ao Reino Unido e França).
    - Alemanha tem de se endividar fortemente para pagar as ditas cujas
    - vai pedir $$$ emprestado aos Estados Unidos para o fazer
    - os estados Unidos vivem então o BOOOOM económico, pois emprestam $$$ à Alemanha, que por sua vez vai pagando à França e Reino Unido, que por sua vez utilizam o dinheiro para comprar bens importados da única unica economia que ainda estava de pé: Os Estados Unidos.
    - A Alemanha enterra-se cada vez mais com os juros que deve aos US, não se vê livre das compesações de guerra, e tem a sua economia interna completamente destruída.
    OS EUA são os grandes vencedores, pois emprestam dinheiro à Alemanha para que a França e o UK comprem os seus produtos (ou seja, mega escoação do stock, gerando emprego e progresso industrial), e ainda recebe o $$ de volta (com juros) da própria Alemanha.

Depois aparece um gajo baixinho com um bigode esquisito que acha que o acordo pós-guerra foi muito injusto para a Alemanha, que aquilo era uma humilhação, que eles nunca consegueriam pagar aquilo e blablabla... e funda o partido Nazi... e começa a II Guerra.

Qualquer semelhança com a atualidade é mera coincidência.
  8.  # 548

Colocado por: TyrandeO dinheiro sequer chega a entrar na Grécia.

Se ele entra e sai todo para os bancos alemães e franceses, como é que a dívida pública continua a crescer? Os Juros são uma pequena parte.
  9.  # 549

Colocado por: J.Fernandes
    Se não viu tem problemas de visão.

pois é capaz..... ja a sua bola de cristal deve ser boa!
    •  
      FD
    • 1 julho 2015

# 550

Hmmmm... isso está completamente errado. Em 2010 talvez fosse verdade.

Agora, os principais credores da Grécia são 3: UE (a Europa), ECB (o banco central europeu) e FMI (o fundo de todos os países do mundo que ajuda os países que precisam).
    Os bancos, sejam lá eles franceses, alemães, chineses, russos, portugueses, têm uma fatia muito pequena da actual dívida.
    Aliás, uma parte da dívida privada está na mão de... bancos gregos.
    • eu
    • 1 julho 2015

# 551

Mais um cliché, que por tantas vezes ser repetido, até parece verdade. Atualmente, a maior parte da dívida Grega está nas instituições Europeias, ou seja, nos contribuintes Europeus e não nos bancos (embora uma parte ainda esteja nos bancos - de todo o mundo e não apenas da Alemanha e França).

Curiosamente, raramente se repete um facto sobre os bancos Alemães e Franceses: o BRUTAL prejuízo que tiveram ao perdoar METADE da dívida Grega.
    Concordam com este comentário: jpfgarcia
  10.  # 552

Colocado por: eu
    Mais um cliché, que por tantas vezes ser repetido, até parece verdade. Atualmente, a maior parte da dívida Grega está nas instituições Europeias, ou seja, nos contribuintes Europeus e não nos bancos (embora uma parte ainda esteja nos bancos - de todo o mundo e não apenas da Alemanha e França).

Curiosamente, raramente se repete um facto sobre os bancos Alemães e Franceses: o BRUTAL prejuízo que tiveram ao perdoar METADE da dívida Grega.

porque isso nao interessa..... sao ricos podem suportar! que se lixem! é preciso é continuarem a emprestar....
    •  
      FD
    • 1 julho 2015

# 553

Colocado por: euo BRUTAL prejuízo que tiveram ao perdoar METADE da dívida Grega

Não foi metade. Foi, através de um mecanismo complexo de receber novas obrigações, de baixar os juros destas compulsivamente, e de outras formas de depreciação, de cerca de 75% do valor original.
  11.  # 554

O dinheiro sequer chega a entrar na Grécia.
    Ou seja, a UE está a emprestar €€ à Grécia para que os francois e alemães não fiquem na mão.
    Ora bem, onde é que eu já vi isto?

Lá vamos nós outra vez.. já ouviu falar de "haircut"? Sabia que os "bancos franceses e alemãos" ficaram pendurados com mais de 50% da dívida pública grega? É que não foi propriamente uma coisa decidida em segredo, há uns anos..
    • eu
    • 1 julho 2015

# 555

Colocado por: luisvvÉ que não foi propriamente uma coisa decidida em segredo

As pessoas têm memória curta... e seletiva.
  12.  # 556

Vou linkar outra vez o vídeo que postaram umas páginas atrás...

Percam 52min do vosso tempo para ver do início ao fim:

https://www.youtube.com/watch?v=BHkZ3TyUEdw
    • eu
    • 1 julho 2015

# 557

Pode linkar o que quiser que isso não altera a realidade.
    •  
      FD
    • 1 julho 2015 editado

# 558

Aliás, irrita-me ver nas redes sociais a foto da conferência do perdão à Alemanha no pós guerra, ad nauseum, como que a dizerem, perdoámos à Alemanha e a Alemanha não é capaz de perdoar à Grécia...
    Gente desinformada a moralizar é coisa que... humpf.

Um facto para todas essas pessoas: o perdão de 2012 à Grécia FOI O MAIOR DE SEMPRE!

E depois, comparar um país destruído por uma guerra, num cenário pós-guerra, e tudo o que isso acarreta, com um país... intacto, em paz e sem factores extraordinários envolvidos, acho que é um pouco desonesto.

Seria o mesmo que perdoar a dívida a estas duas pessoas, com base no mesmo princípio:
    - pessoa A deve 100 e teve um acidente de carro, culpa sua, ficando paralisado da cintura para baixo
    - pessoa B comprou bens materiais com crédito no valor de 100
    Concordam com este comentário: jpfgarcia
  13.  # 559

E depois, comparar um país destruído por uma guerra, num cenário pós-guerra, e tudo o que isso acarreta, com um país... intacto, em paz e sem factores extraordinários, acho que é um pouco desonesto.

Sim, porque todo o "resgate" à Grécia foi honesto!!!
    Ui!

Para além do mais, esta-se a comparar, acima de tudo, os sentimentos de revolta, humilhação e desigualdade social que ocorrem hj na Grécia e ocorreram outrora na Alemanha. A sensação de que uma geração inteira está perdida. A visão de que não há saída do buraco onde estão.
    Isso gera ótimas oportunidades para o surgimento de partidos de extrema (a vitória do Syriza é a materialização disso), com todas as consequências que um partido de extrema trará.
    Va lá que quem ganhou foi a extrema esquerda. Se tivesse sido a extrema direita (Aurora Dourada), a coisa ia ser mais gira.
    • eu
    • 1 julho 2015

# 560

Colocado por: TyrandeSim, porque todo o "resgate" à Grécia foi honesto!!!

A Grécia tinha (e continua a ter) a opção de não querer ser resgatada.

Foram eles que se endividaram! Foram eles que PEDIRAM o resgate!

0.1723 seg. NEW