Iniciar sessão ou registar-se
  1. mentira digo eu

afinal houve ou não houve e ainda há austeridade na Grécia?? ou afinal eles estão gordinhos e cheios da guita???

enfim continuem a tapar o sol com a peneira e a ver a coisa apenas pelo lado dos euros quando afinal apenas se trata de um jogo geo económico e politico e nunca mas nunca se iria permitir que houvesse um governo e ainda por cima um syrisa esquerdista a contrariar a "ordem"
    • EOF
    • 7 julho 2015
    Colocado por: Carvaitodos os dias 10 de cada mês o dinheirinho está na minha conta.

E quando, corte atrás de corte, já não houver nada para por na conta, que faz então?
  2. Colocado por: marco1
    afinal houve ou não houve e ainda há austeridade na Grécia?? ou afinal eles estão gordinhos e cheios da guita???

Houve e há "austeridade". Mesmo assim, o PIB per capita grego está ao nível do nosso e continua a ser superior ao muitos outros membros da UE, tal como os salários, p.ex.
  3. Para terminar o dia aqui vai a minha opinião relativamente a este assunto:

Só há uma solução: uma Europa unida e solidária. Para tal todos têm que ser mais comedidos nas suas opiniões e trabalhar em conjunto para ajustar as diferenças existentes na zona Euro. Tudo o resto são opiniões de café de portugueses, gregos, espanhóis, franceses ou alemães. Todos olham apenas para o seu umbigo, esquecendo-se que se trata de um projeto comum, no qual ninguém tem o direito de apontar defeitos apenas aos outros, nem de exigir dos outros sem dar nada em troca. Caso contrário mais vale esquecer toda esta coisa chamada Europa e voltar a arriscar num continente instável económica e politicamente.

Todos os líderes europeus têm um eleitorado que têm que respeitar e ao qual têm que explicar com todos os cuidados as suas decisões. Não é apenas o povo gregos que tem uma opinião. Tal como os gregos não gostam de ver as suas regalias cortadas, um contribuinte alemão também não percebe porque há de pagar a divida grega. Ainda assim todos sabem, incluindo a Merkel, que não existe outra solução para além dessa. Será aliás essa a solução que mais cedo ou mais tarde vai ser adotada (corte na divida grega).

A Europa é um projeto para os nossos filhos e netos. Se conseguirmos ultrapassar estas crises, e depois de limpar o nacionalismo bacoco das cabeças dos saudosistas, um dia vamos todos sentir-nos europeus e ai esta questão deixa de ser um problema. Se uma região da Europa passa por dificuldades, cabe a todos ajudar para resolver esse problema. Em Portugal ninguém se iria lembrar de expulsar o Algarve ou o Alentejo de Portugal por estarem falidos e prejudicarem o escudo.

É neste sentido que temos que trabalhar e para tal são precisos líderes inteligentes e com bom senso. Apesar de poderem ter alguma razão nas suas pretensões. homens como o Tsipras ou o Varoufakis só atrapalham e dificultam este processo que vai demorar o seu tempo a amadurecer e que não se faz de um dia para o outro.
    • 20
    • 7 julho 2015
    Solidariedade é muito bonita, mas tem dois lados, os que recebem e os que dão!

O problema é quando os que estão sempre a receber, são sempre os mesmos e não querem mudar de posição e ainda por cima exigem e fazem chantagem
    Concordam com este comentário: eu, treker666, Anonimo16062021
  4. Colocado por: EOF
    E quando, corte atrás de corte, já não houver nada para por na conta, que faz então?

Voto Coelho, até já me devolveu o subsidio de ferias. Se quiser escolher a via grega voto Costa e arrisco isso mesmo...
    (isto é uma resposta parva a uma pergunta igual)
  5. Colocado por: 20O problema é quando os que estão sempre a receber, são sempre os mesmos e não querem mudar de posição e ainda por cima exigem e fazem chantagem

Opinião de café.
    • eu
    • 7 julho 2015
    Colocado por: simplesOpinião de café.

Com um fundo de verdade.

Na Europa, foram resgatados 4 países. Só um desses países é que teve que ter um segundo resgate e vai a caminho do terceiro. Porque será?
    • eu
    • 7 julho 2015
    Onde me inscrevo?
  6. Coitadinha....

Estou disponivel para dar asilo
  7. Colocado por: PeSilvaEntão não andavam para ai a dizer que a coisa até estava a correr bem e que foi o Syriza que veio estragar tudo?

ahahahahah ta boa, olhe que os fanáticos novos ricos daqui do forum ainda ficam chateados, você assim descobre-lhes a "careca"
  8. Colocado por: euA Grécia, não cumpriu nem pretende cumprir.

? nem uma medidazita? nada? niente?
  9. Colocado por: pedromdf

Bem nós somos mais recentes, é os descobrimentos e ....
    Concordam com este comentário:J.Fernandes
    descobrimentos das terras dos outros , enfim quanto muito andamos perdidos pelo mar até achar terra e vigarizar as pessoas que lá existiam ...
  10. Colocado por: rafaelisidoronão sabe ler ?

Sei pois. E sei perceber nas entrelinhas a inveja que tem de quem tem mais que o Rafael. Sei ler e analisar, sendo visível um xenofobismo execrável, comparável ao que há perto de 80 anos muitos milhões matou nesta Europa.

Este tipo de afirmações num fórum deveriam ser condenadas e punidas severamente por quem de direito! E não deveria ser meramente apagado, mas sim criado um tópico pela moderação onde ficasse exposto o comportamento tido e a punição sofrida para que servisse de exemplo para outros e de vergonha para o próprio. Apagar...só vai permitir o mesmo comportamento mais tarde!
    Concordam com este comentário: eu, SAMBINO, AXN, tostex, Jorge_Gonçalves, Sabrina, braz
  11. Colocado por: treker666
    Sei pois. E sei perceber nas entrelinhas a inveja que tem de quem tem mais que o Rafael. Sei ler e analisar, sendo visível um xenofobismo execrável, comparável ao que há perto de 80 anos muitos milhões matou nesta Europa.

Este tipo de afirmações num fórum deveriam ser condenadas e punidas severamente por quem de direito! E não deveria ser meramente apagado, mas sim criado um tópico pela moderação onde ficasse exposto o comportamento tido e a punição sofrida para que servisse de exemplo para outros e de vergonha para o próprio. Apagar...só vai permitir o mesmo comportamento mais tarde!
    você é alemão ?
    • Neon
    • 8 julho 2015 editado
    Já agora para um cabal esclarecimento

O problema da Islandia ou da Irlanda não têm a ver com os problemas da Grécia ou de Portugal.

Islandia e Irlanda tratou-se de um problema de contagio do sistema bancário
    No caso da Irlanda, o pais optou por assumir as dividas da banca de forma a não deixar cair o sistema bancário, ficando por isso com uma despesa inesperada ás costas. Contudo tradicionalmentre era um estado regrado pelo que com contas arrumadas conseguiu mais facilmente fazer frente ao novo desafio.

Já a Islandia por seu lado enveredou por outro caminho e deixou o sistema bancario colapsar assim como os especuladores (sim para alguns apelidam-se de credores, para outros apelidam-se de especuladores).
    Não foi assumida a divida da banca
    Politicos e banqueiros foram julgados e condenados pelos seus actos
    Com o colapso bancario o desemprego aumentou
    A moeda desvalorizou (solução que nós nem os gregos temos disponivel) e consequentemente a sua divida explodiu para os famosos 900
    % do PIB e o pais entrou em recessão

E agora como algumas pessoas parecem ter memória curta as receitas do FMI FORAM FEROZAMENTE REJEITADAS PELO POVO
    Efectivamente o FMI patrocionou um pacote de ajuda a par de outras entidades e tentou implemeNtar as suas conhecidas receitas de pacotes fiscais e de injecção de dinheirinho publico nas entidades bancarias
    O povo fez um gigante toma e aproveitou a onda e varreu com a lixarada toda de decisores e procurou alterar a constituição b(penso não estar enganado mas passou a existir uma comissão de controlo do governo e 10% do povo pode despoletar um referendo sobre as decisões que o governo tomar)

A seguir veio um governo de esquerda que procurou implementar medidas de reembolso a credores/especuladores estrangeiros e mais uma vez o povo pegou no pau (na altura eram apelidadas de revolução de panelas) e disseram que fossem com a da mãe as costas e do pai debaixo do braço porque não havia nada para pagar.
    Tb aqui houve ameaças das instituições internacionais, que cairam em saco roto

Os bancos colapsados (julgo que eram 3) foram nacionalizados e os banquinhos privados ficaram a saber que teriam cancelados todos os creditos hipotecarios em subprime e que renunciariam a favor da populaçao os creditos indexados a moeda estrangeira (quem quer come quem não quer come também)
    Quem estava la dentro não investia cá fora e o estrangeirinho que estava ca fora não tirava o dinheirinho la de dentro (isto até ao mes passado)
    As politicas sociais não cairam
    E os srs do FMI até chegaram a enaltecer estes fulanos e a reconhecer que o controlo de capitais afinal resulta ( e recordo que esta medida foi promovida em detrimento das medidas tradicionais que já conhecemos)

Obviamente austeridade existe sempre.
    Deve haver e tem que haver, austeridade = rigor = controlo
    A questão está em saber dosear em conta peso e medida os impactos que as decisões podem ter.
    Quanto a mim os islandeses souberam-no fazer muito bem. Pode até funcionar a justificação que se trata de um pais pequenino e que por isso é diferente. Pois seja mas já na altura não faltaram teoricos a dizer que eles estavam a fazer tudo mal e afinal acabou bem.
    Quem nos diz que se outros fizeram igual ou parecido não funciona também?

Quanto aos gregos
    Penso que devem pagar mas sempre com uma restruturação da divida.
    embora isso possa mexer com os nervos de muitos aqui acho que quem lhes emprestou dinheiro (nós todos) é que erraram ao faze-lo daquela maneira...e vão voltar a errar pois acredito que irão voltar a faze-lo.
    Já aqui disse uma vez, num post onde se falava que o Henrique Raposo culpava o estado de o pai não poder cobrar as suas dividas. que para mim quem deixa a divida acumular e crescer tem também uma responsbailidade pois pactua com a situação.

Por outro lado contrariamente ao que muitos aqui dizem, a Grecia promoveu das maiores rectificações alguma vez vistas (mais do que nós) sem efeitos praticos substanciais na sua economia pois um deficit primario é anulado com o pagamento das restituições aos credores.
    Por isso de certa forma também os compreendo que o cenario á sua frente será sempre uma vida de comiseração e dificuldades sem outra solução até ao infinito face a um constante rolar e avolumar de divida.
    Podiam fazer mais , sim podiam vender e irão vender o que é seu, provavelmente a preço de saldo porque a isso são obrigados.

Por isso vivo num misto de amor ódio com este povo, Por um lado odeio-os por terem mentido e vivido á grande, por outro compadeco-me da situação porque a compreendo e aceito que uma divida não pode nem deve ser honrada a todo e qualquer custo, para além do humanamente possivel e desejavel.

quanto aos puppets do syriza, para mim interessam-me como fenomeno social. Trata-se de uma nova forma de terrorismo ao nivel diplomatico e politico, não me lembro de assistir a nada assim.
    O que leva um homem a sentir orgulho no ódio de terceiros?
    é um louco?
    é um visionário?
    é um homem com uma missão?
    continuo a assitir mas para mim a grecia vai ter perdão de divida, vai ter mais dinheiro e vai também ceder em algumas materias para qe todos saiam bem na fotografia. E no final tudo volta ao mesmo.

Editado ....continuo disponivel para receber a sr.ª desprovida de roupinhas
  12. Colocado por: André Barros
    Segundo o que consigo depreender no discurso da Maria Rodrigues, a opinião que tem em nada se assemelha àquela aqui apresentada. Não sei o que foi dito nesse programa que fala mas não acredito que em poucos meses o Dr. Medina Carreira tenha mudado significativamente de opinião

Não sou fiel seguidora dos comentários do Dr. Medina Carreira e não nutro especial simpatia por alguns dos temas que costuma levar a debate. A minha atenção foca-se mais nalguns dos convidados, que o acompanham na discussão e, no caso, concordo muitas vezes com o Professor Augusto Mateus. Além do mais tem muito a ver com os assuntos trazidos a debate: quando o orador é muito bom - que é exactamente o que ajuízo do Professor -, este acaba por suplantar o anfitrião. Com tudo isto, o que quero dizer é que acompanho o programa "Olhos nos Olhos", mais pelo(a) convidado(a) do que pelo seu autor e quando os assuntos me despertam interesse.
  13. Fresquinho no NYTimes

Http://mobile.nytimes.com/2015/07/08/business/economy/germanys-debt-history-echoed-in-greece.html?_r=0

"Germans Forget Postwar History Lesson on Debt Relief in Greece Crisis"
  14. Grécia desmente que esteja prestes a emitir moeda paralela

O Ministério das Finanças da Grécia “rejeita categoricamente” a notícia do Kathimerini de que o governo estaria preparado para introduzir uma moeda paralela ao euro para pagar salários da Função Pública e pensões.

A notícia “não tem qualquer fundamento”, diz o Ministério das Finanças da Grécia em declarações difundidas esta manhã. A notícia citava fontes próximas do processo.

A emissão de moeda paralela começaria, segundo o Kathimerini, com a emissão de notas de crédito (conhecidas como IOU em inglês) para pagar algumas despesas internas, nomeadamente os salários e pensões de julho – para as quais poderá não haver euros suficientes nos cofres do Estado. Esses IOUs começariam, naturalmente, a circular e o seu valor a oscilar, pelo que em pouco tempo funcionariam como uma moeda paralela.

http://observador.pt/2015/07/08/ainda-e-possivel-evitar-grexit-estamos-a-lutar-diz-moscovici/

0.4655 seg. NEW