O Syriza é um grupelho radical que mentiu para chegar ao poder. Já está lá há 6 meses, pelo que é o responsável pelo que se passa na Grécia - responsável o suficiente para que ninguém se refira à responsabilidade dos governos anteriores.
Colocado por: Picaretamas isso não é importante , é ligeiramente importante , o Eu sabe realmente quais são os problemas da Grecia , ele vai responder .
Acho que os bancos estão fechados e o pessoal não tem €€€€€
Colocado por: J.Fernandesbem é uma parte da verdade , o governo recapitalizou a banca e daqui a dias vai voltar a fazer , temos é que saber agora qual é o banco que o Cavaco e o Coelho tem o seu dinheiro , assim ficamos garantidos que em caso de falencia vamos receber o nosso .
Sim mentiu. Também falhou muitos dos objectivos da troika. Mas está a cumprir outros objectivos que estão, claramente, na trajectória da recuperação e nos afastam do caos de bancos fechados, filas para ATM´s, idosos sem conseguir levantar as reformas, que é o que parece que muita gente prefere, porque mesmo vendo estas cenas deprimentes, continua a bater palmas àqueles irresponsáveis.
Colocado por: j cardosoacho que não era necessário, mas acaba por me dar razão:
Colocado por: rafaelisidoroe quais são os problemas graves da Grecia , consegue enumera-los pelo menos o mais importantes ?
Colocado por: PicaretaAcho que os bancos estão fechados e o pessoal não tem €€€€€
Colocado por: FD
Vá, vamos repor alguma verdade, só para o j cardoso ficar satisfeito:
- os governos anteriores da Grécia abriram a cova
- o actual governo está a tapá-la... estando ainda lá dentro
Os alemães, é lógico.
O principal problema da Grécia são os alemães.
Culpa da UE que não abre a torneirinha.
Teste de raciocínio lógico, a ver quem responde certo:
Fevereiro de 2015, queriam dinheiro para 4 meses.
Esta segunda feira, queriam dinheiro para 2 anos.
Esta quarta feira, querem dinheiro para 3 anos.
Na próxima sexta feira, querem dinheiro para quantos anos?
Colocado por: FDOs alemães, é lógico.aqueles que fazem duas guerras mundiais em 20 anos , eu acho é que isso é um problema do mundo , não é só dos Gregos e estou apenas a cita-lo , não me venham depois chatear .
O principal problema da Grécia são os alemães.
Colocado por: loverscoute nós não o queremos ? por isso temos uma economia sustentavel exportamos mais do que importamos e temos um nivel de vida do melhor que há na Europa ...ok tá bem visto .
eu arriscava dizer que eles querem dinheiro a fundo perdido até ao fim dos dias da Grécia!
pode ser que esteja para breve!
Colocado por: rafaelisidoroanda mardar-me calar pessoalmente !
Colocado por: luisvvcom isso parece-me é que não poderá haver um governo cumpridor de sua palavra , enfim como é que eu posso ir votar ????
O Syriza é responsável, em minha opinião, peladegradaçãoda posição da Grécia, num momento em que estavam a levantar a cabeça. A nota sobre a ausência de referência aos anteriores governos parece-me mera distracção: de uma maneira geral quem aqui critica a posição grega também refere a situação desastrosa pré-resgate.
Mas é importante referir que o Syriza mentiu para chegar ao poder, porque lhe está a ser atribuída uma aura de "democratas que cumprem o que prometem". E mentiu porque prometeu algo que sabia que não podia cumprir, não porque não quisesse (e não me custa acreditar que querem, e que consideram justo), mas porque não dependia deles.
Mesmo a proposta que o governo grego se dispôs a aceitar, depois de marcado o referendo, seria uma quebra da maioria das suas promessas.
Colocado por: j cardosoOnde é que eu já vi esta falta de imaginação?
Principais propostas apresentadas por Tsipras no Parlamento grego:
Aumentar salário mínimo para 751 euros até 2016, de forma gradual
Aumentar salário mínimo para jovens trabalhadores
Libertar do pagamento de impostos quem ganhe até 12 mil euros por ano
Restaurar as negociações coletivas de trabalho
Cortar metade da frota dos 7500 carros que pertencem aos ministérios do país
Vender um dos três aviões do Governo
Criar um novo canal de televisão público
Reduzir os colaboradores do gabinete do primeiro-ministro para metade
Reduzir o pessoal da segurança num terço
Não vai aumentar a idade da reforma, nem cortar pensões
Vai atribuir subsídio de Natal para os pensionistas com baixo rendimento
Vai apoiar investimento privado
Vai exigir o pagamento da dívida alemã à Grécia referente à Segunda Guerra Mundial
Não vai permitir que bancos executem hipotecas relativas às residências principais
Governo vai exercer direitos de acionista sobre bancos
Não vai vender rede de infraestruturas grega
Vai criar um banco de fomento
Programa de investimento público grego não deve entrar para as contas do défice
Vai simplificar e modernizar a função pública
Vai rever legislação que incide sobre bancos resgatados
Reestruturar dívidas fiscais em atraso
Vai criar um novo imposto para propriedades de valor elevado
Vai lutar contra a evasão fiscal
Vai voltar a contratar os funcionários públicos que foram “ilegalmente” despedidos
Alimentação e eletricidade grátis para aqueles que foram mais atingidos pela crise económica
Colocado por: AXNa viagem fica por minha conta só tem que a aceitar , fica hospedado em minha casa e dou-lhe um 4x4 á escolha Japones ou alemão até ... já agora fique sabendo que apenas vou apreciar a sua generosidade e escusa de me pagar algum coisa .
Ui, se me ajudar a pagar a viagem. E mais vou-lhe exigir que seja solidário e que me pague a estádia num hotel a minha escolha.
E no fim prometo que lhe pago quando eu quiser, como eu quiser, e o que eu quiser. (e se eu quiser)
Talvez entenda com esta ironia, o que realmente a classe política da Grécia quer.
Colocado por: sergyiocom promessas dessas... quem não vota neles??? :)e o referendo veio reforçar o voto ... gandas malucos os Gregos .
Colocado por: J.Fernandesportanto que trabalhem para a baixar.
Colocado por: J.FernandesCampos e Cunha defende que a dívida de Portugal é sustentável, e dá o exemplo da Bélgica, que numa altura de juros mais altos reduziu a sua dívida de 130% do PIB em 1995 para cerca de 100% actualmente, com um peso do serviço da dívida que rondava os 15% do orçamento.mas nós perdemos a nossa soberania , quem manda cá é a europa de alguem e que diz o que fazer ... e se já há 3 milhões de pobres em Portugal agora eu não imagino daqui a dias qual será o numero ...
Como o peso do serviço da dívida é menor em Portugal, só não conseguiremos o mesmo resultado se não quisermos. E, o serviço da dívida da Grécia é ainda menor que o português, portanto que trabalhem para a baixar.
Colocado por: sergyioacho que deveriam fazer o rendimento minimo europeu , hum ...boa ideia !
uuuuuuuuuuuuuuuuuuii, isso dá muito trabalho!!!!