Iniciar sessão ou registar-se
  1. Retirado deum blog:

- Os gasto com a gestão do Estado grego representara, apenas, 11% desse valor (deficit primário + outras necessidades de tesouraria do governo)

- Pagamento das dívidas ao BCE: 32%

- Pagamento das taxas de juros ao BCE: 16%

- Reembolso ao FMI: 3%

- Pagamento do PSI (participações de iniciativa do sector privado): 14%. Esta parcela refere-se ao facto de após uma relativa estabilidade da Grécia, os principais bancos da zona euro terem transferido o problema para o sector privado.

- Recapitalização do sector bancário: 19%

- Compra de dívida: 4%

Resumindo, o Estado grego só beneficiou de todo este dinheiro para relançar a sua economia em cerca de 11%, todo o resto foi para dívida, juros de dívida e recapitalização bancária.

Em contrapartida foi obrigada a cortes na saúde e educação, e outros sectores, e a vender grande parte das suas empresas públicas a preço de saldo.
    • eu
    • 16 julho 2015
    Sim, as ajudas são fundamentalmente para substituir os mercados no rollover da dívida. Onde está a surpresa?
  2. Mais um:

Draghi diz que "é necessário um alívio da dívida grega"
    O presidente do BCE juntou a sua voz à discussão sobre o alívio da dívida grega e considerou que nem sequer é “algo controverso que é necessário um alívio da dívida grega“. “Nunca ninguém disputou isso – a questão é qual é a melhor forma de o fazer no âmbito do nosso enquadramento legal”, afirmou Mario Draghi, acrescentando que pensar sobre isso “é algo que deve ocupar-nos nas próximas semanas”.
    • eu
    • 16 julho 2015
    Interessante como as opiniões mudaram na última semana... até parece que há um grande maestro a ditar as opiniões... ;)
  3. Colocado por: euaté parece que há um grande maestro a ditar as opiniões

Deve ser o Varoufakis, o gajo é mau que dói ...
  4. Colocado por: PeSilva

Relativamente a 2001/2011 o "global":

Agora só falta integrar a informação sobre o peso das remunerações no PIB.
    •  
      FD
    • 16 julho 2015
    Colocado por: PeSilvaHistória.

Recente.

Napoleão era francês e também fez bastantes estragos, "poucos" anos antes.
    E não esquecer que França chegou a ser nazi.

5. Resumindo, o Estado grego só beneficiou de todo este dinheiro para relançar a sua economia em cerca de 11%, todo o resto foi para dívida, juros de dívida e recapitalização bancária.
    Em contrapartida foi obrigada a cortes na saúde e educação, e outros sectores, e a vender grande parte das suas empresas públicas a preço de saldo.

O Estado grego beneficiou de todo esse dinheiro uns anos antes, quando o pediu emprestado. Como qualquer outro Estado ocidental moderno, na prática paga juros e vai rolando dívida.
    •  
      FD
    • 16 julho 2015
    Colocado por: luisvvO Estado grego beneficiou de todo esse dinheirouns anos antes, quando o pediu emprestado.Como qualquer outro Estado ocidental moderno, na prática paga juros e vai rolando dívida.

Não deixem que os pormenores estraguem uma boa história.
    Concordam com este comentário: eu
  6. Saída temporária da Grécia do euro "continua a ser a melhor opção", diz Schäuble
    "Ninguém sabe como [a Grécia] pode continuar sem um perdão da dívida e todos sabemos que esse perdão é impossível, essa é a situação", frisou.

Como? Então o 3º resgate, de três anos, serve para quê ou quem é que acredita nele?
    • eu
    • 16 julho 2015
    Colocado por: PeSilvaComo? Então o 3º resgate, de três anos, serve para quê

Para adiar o inevitável...

O Tsipras é um cobarde... tinha o apoio do povo para não aceitar mais um resgate e depois... Pufff... uma reviravolta como raramente se vê...
  7. E queria que fizesse o quê? Deixa-se ir para banca rota?
  8. Colocado por: euO Tsipras é um cobarde... tinha o apoio do povo para não aceitar mais um resgate e depois... Pufff... uma reviravolta como raramente se vê...

cada vez percebo menos, o cobarde não era o Varoufakis?
  9. Era o desejo do povo a bancarrota. Não seria isso a verdadeira democracia como muitos defendem?
  10. Colocado por: SabrinaE queria que fizesse o quê?

Que fizesse aquilo que prometeu antes das eleições.

Isto:

Colocado por: SabrinaDeixa-se ir para banca rota?
    • eu
    • 16 julho 2015 editado
    Colocado por: SabrinaE queria que fizesse o quê? Deixa-se ir para banca rota?

Sim, default e saída do Euro.

Foi nisso que os Gregos votaram quando elegeram o Syriza e quando Votaram OXI no referendo. É claro que depois iam-se arrepender, mas democracia é dar ao povo aquilo que deseja.

Os malvados dos Alemães é que iriam ficar muito chateados por não poderem continuar a injetar milhares de milhões de euros na Grécia...
  11. Ainda ontem nas manifestações havia uma rapariga a dizer que preferia a incerteza do que a certeza da ruína do povo Grego. As palavras são dela, não são minhas.

A minha certeza é que não tenho certezas de nada,os motivos da crise continuam e nada foi feito para eliminá-las, se por exemplo à uma gripe na China, nós por cá teremos pneumonia na certa. A periferia continua tão vulnerável como dantes e pensar o contrário é não ver a realidade.
    • eu
    • 16 julho 2015
    Colocado por: PeSilvacada vez percebo menos, o cobarde não era o Varoufakis?

Esse foi cobarde porque abandonou o barco depois de ter sido o grande arquiteto do caos Grego.
  12. Ó Picareta, se todos os políticos fizessem tudo que prometem antes das eleições vivíamos no paraíso. Mas descemos à terra há muito tempo....-:))
  13. Colocado por: euFoi nisso que os Gregos votaram quando elegeram o Syriza e quando Votaram OXI no referendo.

Onde está isso escrito?

Colocado por: euOs malvados dos Alemães é que iriam ficar muito chateados por não poderem continuar a injetar milhares de milhões de euros na Grécia...

Segundo um estudo do banco alemão as perdas para a Alemanha seriam superiores num cenário de Grexit.

0.7273 seg. NEW