Colocado por: luisvvelestiveram uma alucinação colectiva, julgando que podiam hostilizar os parceiros negociais, ao mesmo tempo que lhes exigiam financiamento.
Colocado por: FDO jpvng não fez também suposições? Que eu estava a ser hipócrita?
Muito crítico das “correntes na Europa” que acusam os líderes europeus de estarem a “humilhar” Atenas, Tusk diz mesmo que as condições do acordo são “até bastante suaves, não só do ponto de vista financeiro como político”:
“Não posso aceitar o argumento de que alguém tenha castigado particularmente a Grécia ou Tsipras. Todo o processo foi conduzido para proporcionar assistência à Grécia. É absurdo. O primeiro-ministro grego negociou um programa de ajuda de 80 mil milhões de euros para o seu país. E com êxito. Quando discutimos com factos e números em cima da mesa o que encontramos são 80 mil milhões de euros. E com condições até bastante suaves, de facto. Não só financeiras como políticas”, disse.
Adiantando pormenores da maratona negocial que começou no Eurogrupo, no sábado, e continuou na Cimeira de líderes no domingo, tarde e noite dentro até ao amanhecer, Tusk descreve como “a irritação era visível” e como a saída da Grécia do euro se tornou numa possibilidade real na reunião de ministros das Finanças, com o alemão Wolfgang Schauble à cabeça. “Depois do referendo, a irritação era visível. E a posição de Tsipras tornou-se muito mais frágil desde aí. Talvez não em Atenas, mas aqui sim, definitivamente”, disse.
Colocado por: pedromdfAgora desde que descobri a aplicação que elimina os posts de foristas cuja opinião não me interessa
Colocado por: jpvngO referendo serviu para informar as pessoas. Do que é a UE, daquilo que se espera. E pelos vistos do absolutismo na politica de agora em adiante.
A mensagem é clara da parte de quem manda. Democracia sim...mas atenção.. tem que ser de direita e bem de direita. Estes absolutismos para mim...preocupam-me..fazem-me pensar. E não gosto mesmo nada.
E neste aspecto, o de esclarecimento, só tenho pela minha parte que admirar os gregos e o referendo que fala. Serviu para esclarecer.
Pelo menos para mim.
Colocado por: luisvvAinda bem que ficou esclarecido. Os gregos ficaram muito honrados por o agravamento das condições que lhes foram propostas ter servido para esclarecer o jpvng. De cada vez que eles sentirem alguma dificuldade pelo menos terão o consolo de que ajudaram o jpvng....
Colocado por: euFiquei a perceber que quando o povo decide em referendo um determinado caminho para o seu país e o governo logo a seguir opta pelo caminho oposto, isso é uma grande lição de democracia e dignidade ao resto da Europa !
Colocado por: PeSilvaa Europa vai obrigar países a contribuir para a Grécia sem lhes ter pedido opinião ... grande lição de democracia.
Colocado por: PeSilvaAh, desculpem, não se pode falar de lições de democracia sem ser dos Grego, as minhas desculpas desde já
Colocado por: euFiquei a perceber que quando o povo decide em referendo um determinado caminho para o seu país e o governo logo a seguir opta pelo caminho oposto, isso é uma grande lição de democracia e dignidade ao resto da Europa !
Sim, porque o resto da Europa tem dados grandes lições de democracia nos últimos anos, aliás, neste mesmo assunto, a Europa vai obrigar países a contribuir para a Grécia sem lhes ter pedido opinião ... grande lição de democracia. Ah, desculpem, não se pode falar de lições de democracia sem ser dos Grego, as minhas desculpas desde já ...
Tenha calma. Se os gregos quiserem o Syriza cai.
O facto é que o referendo serviu para esclarecer. Para os que pensam como tu e para os que pensam diferente.
E não é a tua ironia ou a do Luisvv que vão contrariar este facto.