Iniciar sessão ou registar-se
    • eu
    • 27 julho 2015

     # 61

    Colocado por: CalistoA Grécia tentou uma escapatória, foi mal sucedida mas tentou

    Tentar coisas estúpidas e ilógicas não é bem uma virtude. É como alguém tentar curar um cancro atirando-se de uma ponte...
  1.  # 62

    Colocado por: CalistoSe a Grécia tivesse abandonado a moeda iria sofrer muito mas librava-se do jugo da UE e numa década ou duas estaria a crescer como nunca.


    Fantástico.
    Já agora podia explicar como?
  2.  # 63

    Tentar coisas estúpidas e ilógicas não é bem uma virtude. É como alguém tentar curar um cancro atirando-se de uma ponte...
    Se estiver perante um precipício e em sua perseguição um leão o que é que faz ? Dá luta ou lança-se no abismo ? Pode lançar-se no vácuo, terá morte certa, a enfrentar o leão talvez se safe.
    Concordam com este comentário: Jorge Rocha, maria rodrigues
    • luisvv
    • 27 julho 2015 editado

     # 64

    Sim, senhor. Agora, qual foi a opção da Grécia? Posso estar a ver mal, mas entre Portugal e Grécia, um deles tem acesso normal aos mercados de dívida. Surpreendentemente, não é a Grécia...
    Concordam com este comentário: eu
  3.  # 65

    Colocado por: CalistoSe Portugal tivesses metade do crescimento que tem a Etiópia, tínhamos os problemas resolvidos e a divida paga antes de 2030.


    Às vezes só atirando as mãos à cabeça...
    • eu
    • 27 julho 2015

     # 66

    Colocado por: tostexÀs vezes só atirando as mãos à cabeça...

    O quê? Não me diga que não inveja a Etiópia...
  4.  # 67

    Colocado por: euO quê? Não me diga que não inveja a Etiópia...
    Meus senhores, estão a fazer-se de totós ou são mesmo assim ? A Etiópia é um país de terceiro mundo, é um facto, mas na última década cresceu a uma média de 8%. Mesmo hoje é um dos países que mais cresce em Africa, em contrapartida Portugal sendo um país desenvolvido, tem um crescimento, hummm! 1% ?! Hã, parece que até tem regredido.
    • eu
    • 27 julho 2015 editado

     # 68

    Os países sub-desenvolvidos são os que mais facilmente crescem? Quem diria...

    Faz-me lembrar Portugal no final dos anos 80, quando era o "campeão do crescimento". Quando se parte de baixo, é mais fácil crescer.
  5.  # 69

    Colocado por: CalistoMeus senhores, estão a fazer-se de totós ou são mesmo assim ? A Etiópia é um país de terceiro mundo, é um facto, mas na última década cresceu a uma média de 8%. Mesmo hoje é um dos países que mais cresce em Africa, em contrapartida Portugal sendo um país desenvolvido, tem um crescimento, hummm! 1% ?! Hã, parece que até tem regredido.


    Com base baixa é mais fácil crescer.

    Se o PIB de um país fosse 1€, era fácil crescer 1000%. As percentagens só fazem sentido dentro de determinada gama de unidades monetárias, senão só poluem os argumentos.
  6.  # 70

    Colocado por: luisvvSim, senhor. Agora, qual foi a opção da Grécia? Posso estar a ver mal, mas entre Portugal e Grécia, um deles tem acesso normal aos mercados de dívida. Surpreendentemente, não é a Grécia...
    Concordam com este comentário:eu
    Evidentemente...imagine que os tipos do fmi ou do bce fizessem o mesmo a Portugal,razões não lhes faltam porque a dívida é cada vez maior!Qual a razão de Portugal ser o menino "bem comportado"? Se em 2011 a dívida estava em cerca de 90% e hoje está em 130% sem investimento e com despesa maior?
    Concordam com este comentário: maria rodrigues
  7.  # 71

    Salvo erro a divida pública Portuguesa já começou a descer... mas posso estar errado.

    É normal que a dita divida tenha aumentado quando recebemos as ajudas da Troika, afinal, nós recebemos um empréstimo e por isso endividamo-nos, certo?!

    O importante é meter a casa em ordem e isso ainda não aconteceu, ainda vejo muitas gorduras, ainda vejo muita coisa sem sentido.

    Eu não sei se o actual governo de coligação fez ou não um bom trabalho, só sei que o Syriza fez um péssimo trabalho e a Grécia agora está bem pior que estava. Não consigo-os ver como heróis, mas como meros demagogos.

    Essa do Hollande é de bradar ao céus! Se fosse a Alemanha a lançar essa idéia... mas como é de esquerda está tudo bem. Incrível!
  8.  # 72

    Colocado por: Jorge RochaEvidentemente...imagine que os tipos do fmi ou do bce fizessem o mesmo a Portugal,razões não lhes faltam porque a dívida é cada vez maior!

    Mas os tipos do FMI e do BCE têm sido muito menos benevolentes com Portugal do que com a Grécia, estes têm dívida com maturidades maiores, juros mais baixos e já tiveram um colossal perdão de dívida, e mesmo assim Portugal tem cumprido e os gregos é o que se vê.
    Concordam com este comentário: eu
  9.  # 73


    Evidentemente...imagine que os tipos do fmi ou do bce fizessem o mesmo a Portugal,razões não lhes faltam porque a dívida é cada vez maior!

    Isso não é verdade. E os tipos do FMI e do BCE não fazem nada porque as situações são bem diferentes. Para começar, o programa de Portugal terminou.


    Qual a razão de Portugal ser o menino "bem comportado"? Se em 2011 a dívida estava em cerca de 90% e hoje está em 130% sem investimento e com despesa maior?
    Concordam com este comentário:maria rodrigues



    De tanto repetir o argumento "A dívida era 90% e hoje é 130%", corre o risco de se convencer a si próprio. Isto já foi dito aqui "n" vezes, mas mais uma vez não custa:

    1) Os 90% de 2011 não incluíam a dívida de uma série de empresas públicas, que estão incluídos nos 130% de 2014.

    2) Uma parte do aumento decorre dos défices deste período (e que apenas foram diminuindo)

    3) Outra parte decorre da redução do PIB.

    4) Outra parte ainda decorre da "almofada financeira" - simplificando, é dinheiro que o Estado tem depositado e que cobre as suas necessidades durantes uns tempos.
    Concordam com este comentário: eu
  10.  # 74

    Colocado por: Jorge RochaEvidentemente...imagine que os tipos do fmi ou do bce fizessem o mesmo a Portugal,razões não lhes faltam porque a dívida é cada vez maior!Qual a razão de Portugal ser o menino "bem comportado"? Se em 2011 a dívida estava em cerca de 90% e hoje está em 130% sem investimento e com despesa maior?
    Concordam com este comentário:maria rodrigues


    Basta ter estado atento às aulas de matemática para saber a resposta a essa questão.
    • eu
    • 28 julho 2015 editado

     # 75

    Colocado por: tostexBasta ter estado atento às aulas de matemática para saber a resposta a essa questão.

    As pessoas comuns não entenderem o porquê do aumento da dívida, eu até compreendo.

    Mas quando vejo políticos (que deviam ser responsáveis) a debitarem frases feitas como "tanta austeridade e a dívida aumentou!", só me dá vontade de lhes dar com uma marreta na cabeça... não há pachorra para tanta demagogia...
  11.  # 76

    Colocado por: eunão há pachorra para tanta demagogia...


    Porquê?
    Não é verdade? Não aumentou?

    Dizia assim a introdução do MoU:
    Objectivos: Reduzir o défice das Administrações Públicas para menos de 10.068 milhões de euros (equivalente a 5,9% do PIB baseado nas projecções actuais) em 2011, para 7.645 milhões de euros (4,5% do PIB) em 2012 e para 5.224 milhões de euros (3,0% do PIB) em 2013, através de medidas estruturais de elevada qualidade e minimizando o impacto da consolidação orçamental nos grupos vulneráveis; trazer o rácio dívida pública/PIB para uma trajectória descendente a partir de 2013; manter a consolidação orçamental a médio prazo até se obter uma posição de equilíbrio orçamental, nomeadamente através da contenção do crescimento da despesa; apoiar a competitividade através de um ajustamento da estrutura de impostos que seja neutral do ponto de vista orçamental.


    Se aqueles que dizem ""tanta austeridade e a dívida aumentou!" são demagogos, o que são os que dizem que "Portugal cumpriu o Memorando"?
  12.  # 77

    Afinal dizem todos o mesmo :
    - A divida aumentou apesar da austeridade pois continuamos a gastar mais do que recebemos. A diferença é que passamos a ter um pouco mais de receitas (impostos) e a despesa não continuou a crescer ao ritmo anterior (apesar do Trib. Const.)
    - Sim Portugal cumpriu o memorando apesar de muita gente achar que isso foi "ser caniche da Alemanha" ou " baixar as calças".

    E hoje estaríamos numa situação de o PS voltar a ganhar com maioria absoluta com a expectativa de que podíamos voltar a viver bem (isto é á custa dos outros).
    A chatice foi a Grécia ter mostrado que um País falido não é apenas uma frase de campanha eleitoral mas uma realidade que também podíamos estar a viver.
  13.  # 78

    - Sim Portugal cumpriu o memorando

    Pode concretizar esta afirmação?
  14.  # 79

    É claramente divertido ler agora o memorando e ouvir dizer que foi cumprido ...

    1.33. O Governo terá como objectivo um défice das Administrações Públicas não superior a 4.521milhões de euros em 2014. As medidas necessárias serão estabelecidas na Lei do OE para 2014. [T4‐2013]

    O INE reviu esta sexta-feira em baixa o défice das administrações públicas em 2014, apurando um valor de 7.716,9 milhões de euros





    PS: Sim, já sei FD, este post é sobre a Grécia, é melhor apagar tudo o que não seja referente à Grécia.
  15.  # 80

    Colocado por: Carvai- Sim Portugal cumpriu o memorando apesar de muita gente achar que isso foi "ser caniche da Alemanha" ou " baixar as calças".


    Não, não cumpriu.
    Nem o "original" nem as sucessivas revisões para o "adaptar à realidade".
 
0.0372 seg. NEW