Iniciar sessão ou registar-se
    •  
      jorgand
    • 15 fevereiro 2010 editado

# 1

queria sabe se un imigrante esta isento de pagar imposto a hora de comprar um terreno
    obrigado
  1.  # 2

se assim for, eu quero ser imigrante
  2.  # 3

eu pregunto q a uns anos atrás era assim .
    quanto a gostares de ser imigrante força para veres o q custa
    não sou imigrante por gosto
  3.  # 4

pelos vistos antigamente nao custava nada
    mas tambem estou curioso para obter resposta a essa pergunta
  4.  # 5

Eu sou imigrante e nunca tive isenção, desconto nem prioridade em nada. A única situação que conheço é com relação ao retorno do IVA quando se é turista (não vale para residentes), mas isso só serve para produtos que você leva consigo na hora da viagem (tem que pedir na loja o "tax free", pagar o IVA, entrar com o produto e a factura na bagagem de mão e enfrentar uma fila para obter o retorno do IVA).
    Mas estou curiosa também para saber porque isso para mim é novidade. (não que me interesse por que, uma vez que vivo aqui, acredito que os impostos tenham a sua valia, pena que muitas vezes são mal gastos)
  5.  # 6

É possível pelo sistema poupança-emigrante

IMI
    Ficam isentos de IMI os imóveis adquiridos ou construídos, no todo ou em parte, através do sistema “poupança-emigrante” por um período de 10 anos contados a partir do ano de aquisição ou conclusão das obras inclusive. Para o efeito, é essencial a apresentação de um documento comprovativo da utilização de fundos a que alude o sistema “poupança-emigrante”.

IMT
    Os imóveis (rústicos ou urbanos) adquiridos com o dinheiro depositado em contas poupança-emigrante estão isentos de IMT desde que o valor sobre o qual incide este imposto não ultrapasse o dobro do saldo da conta poupança-emigrante utilizado na compra.
    Se o valor do imóvel adquirido for superior ao dobro do saldo da conta utilizado na compra, será liquidado IMT à taxa de 6% sobre o restante. Se o imóvel adquirido se destinar a habitação, o emigrante poderá então optar entre este benefício e a isenção ou redução de IMT aplicável aos imóveis para habitação.

http://dre.pt/pdf1s/2003/11/262A00/75687647.pdf
  6.  # 7

obrigados ,por a ajuda
    era so para tirar a duvida
  7.  # 8

Ah, Emigrante... ou seja, um português que vive em outro país e não Imigrante (de acordo com o primeiro tópico).
  8.  # 9

Colocado por: Lu RibeiroAh, Emigrante... ou seja, um português que vive em outro país e não Imigrante (de acordo com o primeiro tópico).

Eu depreendi que fosse esse o caso... No entanto deveria ter feito o reparo, mea culpa...
  9.  # 10

Pois para emigrantes acho que sempre foi assim; agora imigrantes era o que faltava.
    Eu gostava de saber se comprassem um produto em espanha, podiam declarar a compra em Portugal com a factura espanhola ? Por exemplo, fornecimento e execução de pavimento ceramico.
  10.  # 11

Não percebi a pergunta.

Colocado por: pardal asmaticopodiam declarar a compra em Portugal

Declarar o quê? você é particular, ou uma empresa? Quem passa a factura é uma empresa espanhola, ou um prestador de serviços?
    Declarar a quem? ao Estado, às Finanças? Em sede de IVA, IRC, ...

Colocado por: pardal asmaticofornecimento e execução de pavimento ceramico

Por exemplo para IVA intracomunitário material é uma coisa e o serviço de colocação outra...

PS.: adorei o nick escolhido!
  11.  # 12

Por experiência própria, digo-lhe que uma pessoa que vive fora do país não está isenta de pagar taxas sobre o que quer que seja em Portugal. Pedem-lhe o bilhete de identidade e paga o mesmo que qualquer cidadão português, sem tirar nem pôr.
  12.  # 13

realmente não dei dados suficientes sobre o exemplo ...
    outro exemplo seria um profissional liberal inscrito em espanha e vir a portugal prestar um serviço (um projecto de especialidades por exemplo)

mas percebi .... tenho que ir consultar o civa para esclarecer isto melhor pois parece-me que para os recibos verdes, isto de estar inscrito em espanha talvez compensasse se não quisessemos descontar para a segurança social ou irs mas iamos pagar lá na mesma.
  13.  # 14

pois eu acho é que o emigrante ainda paga é mais.
    e ainda tratam uma pessoa como se não fosse portugues.
    é assim o nosso portugal.

0.0148 seg. NEW