Iniciar sessão ou registar-se
  1. Colocado por: regno inverno é para esquecer, a não ser que a casa não consome nada durante o dia

No inverno pode carregar a bateria a partir da rede quando o preço for mais barato. Seja em fixo bi-horário, ou indexado.

Embora não seja tão bom como carregar exclusivamente a partir de solar. Se puder pagar 30kwh para o dia todo em vazio, é melhor que pagar parte deles ao dobro do preço.

Ainda assim é facil ter uma redução de 50% na fatura nos meses de inverno.
    Carregar o que puder a noite, para usar durante o dia com o apoio solar que existir. Só precisa de ter capacidade de bateria para aguentar até ao horário de vazio outra vez.
    • reg
    • há 1 dia
    Colocado por: hangas

Com cerca de 4kWp nesta altura do ano consegue produzir 30kwh.
    Da para gastar 15 durante o dia e guardar 15na bateria para usar à noite.

se produzir 30kwh e guardar 15, fica obrigado a gerir bem os gastos senão a bateria pode ser inútil
  2. Colocado por: omegaChegou hoje a primeira factura após a instalação da bateria de 15kW -35€
    atenção que a bateria só foi instalada no dia 3 de junho, e a fatura é desde 21 de maio até 20 de junho, ou seja, ainda apanhei com cerca de 13 dias sem bateria.
    para quem pagava cerca de 150€/mês, acho que está bem fixe

Tem o mesmo ciclo de faturação que eu :)

829 kWh consumidos realmente, apenas 41 da rede (e porque fui nabo e deixei o carro a carregar durante a noite)

Isto com 16kWh de bateria, ainda estou à espera dos fusiveis para montar os outros 32
  3. Colocado por: rego problema não é apenas o preço mas sim o facto de apenas conseguir carregar bateria no verão, no inverno é para esquecer, a não ser que a casa não consome nada durante o dia

No inverno não é dificil ter dias bons de produção.

Janeiro foi o pior mes para mim, ainda assim dos 1250 kWh consumidos, 513 foram do sol.
    Agora tem de pensar que pode sem problemas ter bi-horario e carregar nos periodos mais baratos.
  4. Colocado por: regse produzir 30kwh e guardar 15, fica obrigado a gerir bem os gastos senão a bateria pode ser inútil

A bateria raramente é inutil.

Imagine que gasta 30khw dia, pode fazer 2 ciclos da bateria em que a carrega em periodos de vazio.
    Concordam com este comentário: hangas
  5. Colocado por: regse produzir 30kwh e guardar 15, fica obrigado a gerir bem os gastos senão a bateria pode ser inútil

A bateria não apenas carrega ou descarrega. Pode passar o dia a a fazer mini ciclos. Carrega um bocado aqui, descarrega um bocado ali, e evitando ir a rede quando há picos de consumo.
    Na prática podem passar pela bateria num dia mais do que a capacidade da mesma.

E não é muito complicado fazer a gestão dos consumos. Na prática bem precisa pensar muito nisso.

O que é importante para as contas e quanto lhe custa cada kWh que passa pela bateria.
    • reg
    • há 1 dia
    Colocado por: HFSF

A bateria raramente é inutil.

Imagine que gasta 30khw dia, pode fazer 2 ciclos da bateria em que a carrega em periodos de vazio.
    Concordam com este comentário:hangas

mas quantas mais vezes carregar menos dura, ao meu ver a bateria apenas é útil para evitar injeção
  6. Colocado por: regmas quantas mais vezes carregar menos dura, ao meu ver a bateria apenas é útil para evitar injeção

Pois é como tudo o que compra.

A garantia das minhas minhas são 10000 ciclos a 70%. Ora isso são 27 anos se só fizer 1 ciclo por dia e ainda fico com 70% da capacidade total para gastar

Quanta mais capacidade tiver menos ciclos faz. Muito provavelmente vão morrer mais rápido da idade do que da quantidade de ciclos.
    • reg
    • há 1 dia

Pois é como tudo o que compra.

A garantia das minhas minhas são 10000 ciclos a 70%. Ora isso são 27 anos se só fizer 1 ciclo por dia e ainda fico com 70% da capacidade total para gastar

Quanta mais capacidade tiver menos ciclos faz. Muito provavelmente vão morrer mais rápido da idade do que da quantidade de ciclos.

como disse anteriormente é tudo muito relativo, pode dar para si mas para maior parte do pessoal do forum não
    • reg
    • há 1 dia
    Colocado por: hangasAinda assim é facil ter uma redução de 50% na fatura nos meses de inverno.

depende da zona, depende de muita coisa
    • reg
    • há 1 dia
    Colocado por: hangasmbora não seja tão bom como carregar exclusivamente a partir de solar.

a ideia de ter baterias é nunca precisar ir buscar energia à rede à noite
  7. Colocado por: reg

mas quantas mais vezes carregar menos dura, ao meu ver a bateria apenas é útil para evitar injeção

Você está a falar a sério? Isso é a funcionalidade mais inútil das baterias. Qualquer inversor digno desse nome pode ser configurado para injeção zero.
    • reg
    • há 1 dia
    Colocado por: rjmsilva

Você está a falar a sério? Isso é a funcionalidade mais inútil das baterias. Qualquer inversor digno desse nome pode ser configurado para injeção zero.

certo, mas sem baterias é desperdiçado
  8. Cada um vai ter a sua experiência/uso com baterias...a minha é usada bastante durante o dia para compensar nebulosidade e/ou "descargas" de equipamentos (alguns não quero a funcionar à base de excedentes » bomba de calor, bomba piscina, bomba do furo de água)....agora não a comprei de certeza por causa da injecção zero, até porque num dia a sério em hora e meia está cheia.

O que queria era automatizar de acordo com a meteorologia o desligar progressivo de algum deles para chegar ao final da tarde perto dos 80/90%
    Concordam com este comentário: omega
  9. Colocado por: rega ideia de ter baterias é nunca precisar ir buscar energia à rede à noite

A sua ideia de baterias.
    Diz que é relativo mas que não funciona para a maioria do forum, gostava de ver a base desse estudo :)

O que descreve é off-grid completo, o que é muito mais caro do que ter uma bateria que dê para parte do seu consumo no ano.
    Pode começar com um investimento baixo, até para ganhar confiança no sistema, e depois ir adicionando baterias se assim o quiser.
    Concordam com este comentário: hangas
  10. Colocado por: regmas quantas mais vezes carregar menos dura, ao meu ver a bateria apenas é útil para evitar injeção

É exactamente ao contrario. A bateria gera-lhe retorno quando a usa para consumir os kWh que precisa ao preço mais barato que os conseguir arranjar, seja solar seja a comprar a preços muito baixos em algumas horas de indexado.

Portanto, quando mais vezes a usar mais depressa recupera o investimento feito na mesma.

Alem disso, mais importante que os ciclos é o envelhecimento natural da bateria, e esse acontece desde que é fabricada e não para até ao fim da vida util da mesma, quer a use quer nao.

Assim a melhor o dia para usar a bateria é hoje e o segundo melhor é amanha. Não vale a pena poupa-la e deixa-la envelhecer naturalmente sem tirar dela todos os ciclos que conseguir.
    Afinal, é em cada ciclo que retira o retorno da mesma.

No limite se conseguisse fazer os 6000 ou 10000 ciclos num ano, era sinal que a estava a rentabilizar em poucos meses.

Já para não falar no valor comercial.. 6000 ciclos são 16 anos..
    se daqui por 5 anos já tera baterias a custar bem menos do que custam hoje. vale a pena ao acabar de usar a bateria daqui a 16 anos? Não! mais vale extrair tudo o que conseguir dela em 4 ou 5. O que significaria que já a amortizou e já poupou dinheiro para comprar a proxima.
  11. Colocado por: regcerto, mas sem baterias é desperdiçado

Outro mito... mesmo sem baterias não compensa ter injecção zero.
    Muita gente subestima as vantagens do net-metering, e ao não injectar porque não quer "oferecer" à rede, vai acabar por comprar energia que de outra forma tinha em saldo.

Veja o net-metering como uma bateria virtual que a cada 15 minutos começa do zero. Pode mão parecer nada, mas faz bastante diferença.
    Concordam com este comentário: omega
  12. Colocado por: rega ideia de ter baterias é nunca precisar ir buscar energia à rede à noite

A funcionalidade da bateria é poder usar kwh quando precisa ao preço mais barato possivel.
    Se conseguir usa-los todos de fonte solar a custo praticamente zero tanto melhor. Se não conseguir é carrega-la com os kWh mais baratos que conseguir, quando conseguir, para os usar quando precisar.
    Concordam com este comentário: omega, RUIOLI
    •  
      omega
    • há 23 horas editado
    Vamos por partes em relação à minha realidade.
    Durante o dia, carrego a bateria e alimento a casa ao mesmo tempo, os painéis conseguem fazer isso na boa.
    A bateria carrega a um máximo de 150A, no entanto isto ainda não está finalizado, o inversor, apesar de conseguir carregar até 120A, neste momento, tem um problema de comunicação de BMS e o máximo que consegue carregar é a 44A, descarregar, descarrega ao que a casa precisa.
    Ainda tem que se ver se o problema é de incompatibilidade do inversor com a bateria, ou se há um problema com o inversor.

a casa em "standby" gasta cerca de 500w

Às 8:30 rego a relva, é uma hora de rega com cerca de 30 aspersores, são 4 zonas de rega a 15 minutos + 1 de 5 minutos.
    Dependendo do dia, pode ser regado só com painéis ou com apoio da bateria

Quando chega por volta das 18:30, rego a relva novamente.

A partir desta hora (18:30), os painéis já não produzem o suficiente para aguentar a rega, portanto, a rega já é alimentada pela bateria + painéis, a seguir vem o jantar - tudo elétrico.
    São duas regas por dia, e não me venham chatear com isso, não sei se é muito ou pouco, são as instruções do jardineiro :)

Após isso, e até à manhã do dia seguinte a casa fica toda pendurada na bateria.
    já tive manhãs em que o remanescente da bateria é de 45% e já tive cerca de 30% remanescente.

No inverno claro que isto não vai ser possível, pois a bomba de calor de 16kWh consome bastante.
    acredito que em dias com poucas nuvens consiga carregar a bateria a uns 50 a 60%, logo veremos.
    de qualquer forma, o que sair da bateria, não o pago à rede

a bateria é uma Felicity ESS

O meu inversor, Goodwe não aparece na lista de inversores compatíveis, apesar de ele em teoria ser compatível, mas eu tenho aqui um erro, e tenho que descartar se o erro é do inversor, mesmo, ou se é incompatibilidade.
    de qualquer forma, já esta tratado com o instalador para resolver isto, seja pela troca para um Deye, seja por resolução de suposto problema com o Goodwe.

a esta hora (16:00), tenho a bateria a 100% e já produzi 24kWh, tinha capacidade para mais, mas tenho isto em injeção zero, portanto, só produzi o suficiente para alimentar a casa e encher a bateria
    •  
      omega
    • há 23 horas editado

Tem o mesmo ciclo de faturação que eu :)

829 kWh consumidos realmente, apenas 41 da rede (e porque fui nabo e deixei o carro a carregar durante a noite)

Isto com 16kWh de bateria, ainda estou à espera dos fusiveis para montar os outros 32

Estou na G9
    Colocado por: JAndCC

Muito fixe... quanto custou a bateria?

Bateria Felicity ESS

Colocado por: mica

Poupança só dá bateria ou bateria e painéis?

@mica, a poupança é das duas coisas, claro, mas a bateria faz toda a difereça, até porque apoia mesmo durante o dia quando os painéis não estou a produzir o suficiente para um pico de consumo superior aos que os painéis estejam a produzir no momento

Colocado por: hangas

Outro mito... mesmo sem baterias não compensa ter injecção zero.
    Muita gente subestima as vantagens do net-metering, e ao não injectar porque não quer "oferecer" à rede, vai acabar por comprar energia que de outra forma tinha em saldo.

Veja o net-metering como uma bateria virtual que a cada 15 minutos começa do zero. Pode mão parecer nada, mas faz bastante diferença.
    Concordam com este comentário:omega

Verdade, mas infelizmente em Portugal é apenas em periodos de 15 minutos, em Espanha é por periodos de 1 hora.
    em tenho o meu, não para zero, mas quase, está para 100w, só porque sim.
    Não injecta praticamente nada, mas pode ser que ainda faça um bocadinho de saldo.
    Dispenso injectar mais que isso, cada maluco com a sua panca

0.9102 seg. NEW