Iniciar sessão ou registar-se
    • HFSF
    • 22 agosto 2025
    Com baterias o porreiro é algo como isto: s2standard.org

No inverno por exemplo para carregar o carro é porreiro saber se está a 70% ou a 20% e tomar a decisão de carregar ou se chega para amanha
  1. Para o dia 30/11/2024 8 kW de painéis geram 8 kWh de produção, num dia, completamente absorvido pela instalação da casa.

Eu no inverno encho a bateria à noite para descarregar durante o dia, não consigo acumular.
  2. Colocado por: HFSFCom baterias o porreiro é algo como isto: s2standard.org

No inverno por exemplo para carregar o carro é porreiro saber se está a 70% ou a 20% e tomar a decisão de carregar ou se chega para amanha

Mas já há carregadores elétricos inteligentes, que consegue até gerir a partir do portal Shelly .
    O Victron em modo ESS, já faz um pouco isso. Por exemplo eu normalmente à hora de jantar gasto na na boa uns 5 kWH, o Victron mantém a bateria carregada até altura do jantar.
  3. Colocado por: hangasNão vejo grande benefício num gestor de excedentes num sistema com bateria…

No Verão, mesmo com a bateria de 15kW tenho excedente que acaba a ir pra rede. Tenho um gestor de excedentes ligado à resistência do termossifão (já tinha antes da bateria) mas o FreeDS não lê nativamente o Growatt (só usando o HA).
    Claro que se tivesse montado a bateria primeiro nunca iria comprar um gestor de excedentes depois.
    • HFSF
    • 23 agosto 2025
    Colocado por: callinasMas já há carregadores elétricos inteligentes

Claro que há mas nenhum lhe dá a % da bateria do carro (em AC)

Melhor dizendo, há carregadores que conseguem saber, principalmente se forem carregadores da marca mas esses não sabem qual é a % da bateria da casa.
    Há um novo um RFC que permite às marcas comunicarem mas não conheço ainda nenhuma que o faça.

Ora o interessante disto é fazer algo como:
    - Se a bateria de casa estiver a 50% à noite e o carro estiver a 70% não o carrego
    - Se a bateria de casa estiver a 80% se calhar carrego o carro até a bateria descer a 50%

Neste momento dá para fazer mas é utilizando as APIs dos carros e dos carregadores, a "inteligencia" tem de a programar.

E extrapolar isto para todos os grandes consumidores, a BC por exemplo, maquina de lavar loiça etc etc
  4. Mas se calhar consegues no Shelly saber quantos kwh a bateria ainda tem de carga.
    Dessa forma, com um contator ligar ou desligar o carregador, a BC etc
      Screenshot_2025-08-22-23-46-08-337_cloud.shelly.smartcontrol-edit.jpg
  5. Colocado por: HFSFOra o interessante disto é fazer algo como:
    - Se a bateria de casa estiver a 50% à noite e o carro estiver a 70% não o carrego
    - Se a bateria de casa estiver a 80% se calhar carrego o carro até a bateria descer a 50%

Pode fazer isso com o Home Assistant.
  6. com bateria dá para escapar do micromanagement e gestor de excedentes, mas implica algumas vezes ao dia, desligar/ligar nas apps equipamentos, para aproveitar.

Também gostava de ter maneira de carregar o meu VE, sabendo SoC e companhia, principalmente quando pretendo distribuir a determinada hora e quero 100% (basicamente aproveitar para balancear a bateria).

E outra coisa que "têm" de começar a deitar cá para fora, nos sistemas fotovoltaicos, é possibilidade de carregamento DC » DC (directo). É andar a converter para trás e para a frente a corrente; vejo pouco sentido e perdas...Além do mais permitiria-me carregamentos mais rápidos.
    • hangas
    • 23 agosto 2025 editado
    Colocado por: ALCLCFé possibilidade de carregamento DC » DC (directo). É andar a converter para trás e para a frente a corrente; vejo pouco sentido e perdas.

Sim, há perdas. Mas a conversão DC DC também as tem. Os carros não carregam a 52V.. precisaria de converter DC DC para os 400 ou 800V do carro.

Colocado por: ALCLCFAlém do mais permitiria-me carregamentos mais rápidos.

Nem por isso. A potencia disponivel é a mesma.. Se a bateria só da 100A (~5000W a 50V) não vai conseguir carregar o carro a 50kW

A V2C lançou recentemente um carregador DC (Denka) Se tiver uma ligação trifasica com potencia suficiente pode carregar a 20 ou 40kW (e como já suporta ISO 15118, deverá dar para reportar o SOC). Custa é 10x mais que o Trydan :)

Colocado por: ALCLCFTambém gostava de ter maneira de carregar o meu VE, sabendo SoC e companhia, principalmente quando pretendo distribuir a determinada hora e quero 100% (basicamente aproveitar para balancear a bateria).

De certa forma com o Victron e o V2C já consigo dar prioridade à casa ou ao carro. i.e carregar a bateria da casa primeiro, e so depois usar o excedente solar para ir para o carro (modo que uso diariamente), ou, em alternativa dar prioridade ao carro, descarregando a bateria se necessário. Modo para quando preciso mesmo de carregar o carro, e não me interessa muito se a bateria da casa chega aos 100% ou nao.

A verdade é que sem muito esforço já conseguia via saber o SOC do carro (via API do mesmo) e usar o node red para comutar entre esses modos. Mas não tenho um padrão que valha a pena implementar em regras logicas, e é-me mais facil mudar o perfil do V2C.
    • HFSF
    • 23 agosto 2025
    Colocado por: ivreisPode fazer isso com o Home Assistant.

É como tenho mas é algo ainda arcaico...
    Tudo o que tem uma API é possível de integrar mas é preciso esforço de desenvolvimento.

Eu acho que aquele standard pode ser bastante interessante, não só para o VE mas para tudo o que gaste energia. Algo integrado que garanta que o uso optimo de eletricidade e o principio que se baseiam é de flexibilidade que me faz sentido.

Isto porque para mim tanto me faz:

- quanto a quanto está o SoC do carro sabendo que preciso no minimo de 30% para chegar ao trabalho
    - Se a loiça lava às 23 ou às 8 do dia seguinte
    - Se a AQS está a 45 ou a 60 desde que tenha agua para tomar banho
    - Se a piscina não trabalha hoje desde que faça o minimo por semana
    - Se rego às 4 ou 6 da manha

Se tiver que programar isto tudo daqui a 5 anos está feito :)
    Concordam com este comentário: ivreis
    • HFSF
    • 23 agosto 2025
    Colocado por: hangas
    Sim, há perdas. Mas a conversão DC DC também as tem. Os carros não carregam a 52V.. precisaria de converter DC DC para os 400 ou 800V do carro.

Sim mas são muito menores

Colocado por: hangasNem por isso. A potencia disponivel é a mesma.. Se a bateria só da 100A (~5000W a 50V) não vai conseguir carregar o carro a 50kW

Aqui a limitação é o inversor e não a bateria.
    Se quiser carregar mais rapido pode colocar baterias em paralelo e tem muito mais potencia disponível e mais capacidade de armazenamento. Pode colocar outro inversor sim mas são mais uns bons €

No meu caso, tenho apenas 10kvas mas as baterias são capazes de 23kvas de forma continua.

Eu nem queria um carregador DC-DC pela velocidade mas porque a minha garagem fica bem mais quente porque tenho o inversor a bombar e o inversor do carro a bombar a carregar a 20a. (Nem quero colocar 32)

Se fosse DC-DC era menos barulho, menos calor e mais estável (e mais fixe porque tinha mais informação :))
    • ALCLCF
    • 23 agosto 2025 editado
    Quando digo DC-DC seria sistema monofásico.
    Eu em AC carrego no máximo a 3kW (12A) e em DC a 25kW (333V x 75A)....e consigo regular carregamento em DC (amperagem). Portanto qualquer coisa acima de 3kW era bonús, até para despejar excesso solar.
    • hangas
    • 23 agosto 2025 editado
    Colocado por: ALCLCFQuando digo DC-DC seria sistema monofásico.

Sim, o carregamento DC não há fases. Aquele carregador DC é que usa alimentação AC tri-fasica para conseguir os até 40kW que debita.

Não tenho conhecimento que haja wallboxes DC que possam ser ligadas direto a um banco de baterias (de 52V no caso)

Não é complicado de conceber tal produto do ponto de vista técnico, mas vejo complicações nos requisitos de instalação de tal coisa em ambiente residencial.

Teria sempre que ser algo capaz de debitar 10kW para cima, o que já significa 200A a 52A. Instalar tal coisa em segurança numa residência tem alguns desafios :). Se formos para os 20kW já são 400A, ainda pior.

Para potencias pequenas, qualquer wallbox AC dá 7kW em monofasico, embora com perdas, com uma fração do custo de um carragador DC mais a sua instalação.
  7. Alguem me pode recomendar instaladores na zona centro? Figueira, Coimbra?
  8. Colocado por: callinas

Victron é compatível com todas estas baterias genéricas .

Em tempos era uma boa bateria, qualidade preço.
    Neste momento há baterias a 1800-200 euros com células 314ah (real 330).
    A Felicity era modelo modelo novo ou antigo?

Para que quer uma bateria que descarregue a 200 Ah? Tem inversor ou rede elétrica que permita isso ?
      Screenshot_2025-08-22-13-34-01-268_com.alibaba.intl.android.apps.poseidon-edit.jpg

Boa questão se é o modelo novo ou velho, mais um sinal que estou verde neste assunto. Do que consegui averiguar agora, deve ser o novo (modelo FLA 48300).

Acho que não vou pela rota DIY. Tenho outras coisas em que investir o tempo e tenho de cortar algures. O sistema seria para fazer de raíz (tenho apenas microinversores agora e até preciso de uma dica que vou colocar no post a seguir). Os 200Ah não são necessários para já mas considerando que é um investimento para o futuro, quero estar preparado para qualquer cenário.

A ideia será começar com um Victron Multiplus II 5000 e depois expandir, a seu tempo.

Obrigado!
  9. Então, vamos cá a ver se me conseguem ajudar. Tenho 2 inversores APSystems DS3-L (péssima marca, não compraria novamente) que têm um comportamento esquisito:

Cortam várias vezes por dia (especialmente durante a tarde): estão perto do máximo e sem qualquer sombra ou sol, descem para p.e. 100W, depois 0W e uns segundos depois, voltam ao valor que tinham antes. Anexo uma imagem deste comportamento, durante o dia de ontem.

Existe apenas uma coisa que impede este comportamento: se tiver o carro a carregar em casa (mesmo a baixa amperagem, p.e. 1.4kW), deixa de acontecer. Deixo também um foto de um dia que em até ligar o carro, os inversores tiveram este comportamento. A partir do momento em que o ligo (por acaso neste dia a uma potência maior), pára.

Mesmo tendo outras coisas ligadas em casa (AC's, bomba da piscina), o comportamento de "reset" dos páineis mantém-se.

Alguém faz alguma ideia do porquê? O suporte da APSystems é inexistente.

Obrigado!
      Screenshot 2025-08-25 at 13.41.43.png
      Screenshot 2025-08-25 at 13.37.03.png
  10. Pode ser tensão elevada na rede onde você mora. Por segurança, eles desligam.
  11. Colocado por: tgferreiraAlguém faz alguma ideia do porquê?

Sugiro que olhe para a voltagem AC no inversor nessas alturas.
    Assim sem mais informação diria que nessas alturas a tensão da rede deve estar perto dos 253V e como tal o inversor não consegue injetar.
    Ao ligar uma carga pesada nessa altura, deve ser o suficiente para a tensão cair para valores aceitáveis e o inversor volta a injectar.
  12. Deve ter a haver com a tensão da rede. Tenho um aos e tinha um comportamento semelhante, falei com o vendedor que remotamente configurou uns settings e sempre a bombar desde essa altura.
    Aconselho falares com quem to vendeu.
  13. Concordo com as sugestões acima. Se der para limitar a injeção na rede, limite os inversores para produzir apenas o que a casa consome (isto se não estiver a vender excedente). Assim, impede que suba a tensão da rede ainda mais.
    Eu tenho essa opção ativa no meu Victron e Huawei.

1.2883 seg. NEW