Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 261

    Tinha uma comunicação prévia de um autoconsumo de há uns 6 anos... há dois, foi necessário fazer uma MCP de uma nova instalaçõa de autoconsumo e dava erro...
    Já agora, o user antigo já não funcionava e criei um outro.
    O erro era o que dizem, já havia uma no mesmo CPE.
    Segundo me recordo, liguei para eles e foi necessário enviar um email a solicitar a eliminação da antiga.
    Ainda demorou uns bons dias, semanas mesmo.... depois de ter sido eliminado, foi só criar a nova.

    Fui ver se encontrava o email mas não encontro.
  2.  # 262

    Colocado por: pcspinheiroEu até criei um tópico novo sem ver esta discussão.

    Problema semelhante (instalaçao já existente, ampliei com segunda instalação para o fundo ambiental) mas nem consigo fazer login nem recuperar as credenciais! Até me podia ter esquecido do login, mas diz-me que o NIF não existe no sistema??? Vou tentar fazer novo registo mas desconfio que vai bater ao problema de já ter um para o meu CPE... É mesmo muito mau... A minha instalação é de 2019, fiz registo numa plataforma antiga muito manhosa.

    E o que se coloca em "denominação social" no registo?


    Eu tive de criar outro pq o login de 2017 também ja nao funcionava... e aqui estou com este problema...
    E é para isso que se pagam impostos
  3.  # 263

    Colocado por: pcspinheiroEu até criei um tópico novo sem ver esta discussão.

    Problema semelhante (instalaçao já existente, ampliei com segunda instalação para o fundo ambiental) mas nem consigo fazer login nem recuperar as credenciais! Até me podia ter esquecido do login, mas diz-me que o NIF não existe no sistema??? Vou tentar fazer novo registo mas desconfio que vai bater ao problema de já ter um para o meu CPE... É mesmo muito mau... A minha instalação é de 2019, fiz registo numa plataforma antiga muito manhosa.

    E o que se coloca em "denominação social" no registo?


    Precisamente o que me aconteceu!!
  4.  # 264

    Colocado por: manelvco instalador salvo o erro é que tem que tratar disso. já não somos nós como utilizadores finais a fazer como antes


    O meu instalador é certificado, foi inclusive o mesmo que me fez a instalação pela EDP em 2017(foi por isso que fiquei com o contacto dele).

    O que ele me disse é que eu posso sim senhor pedir a MCP e deu-me a documentação.

    Alguém tem informação contraria? Agora já estou confuso...
  5.  # 265

    Colocado por: Carlospt79O que ele me disse é que eu posso
    é o proprio que tem que criar um registo e ficar com as credenciais de acesso
  6.  # 266

    Tem a certeza Jorge? A empresa que me instalou os painéis está a empurrar isso para o meu lado. Mas ainda é preciso resolver a questão do registo existente... Porque é que as coisas não podem ser simples??? É mesmo o que eu digo: estes apoios nunca chegarão a quem realmente precisa! Se nós, que não somos "atados" nestas questões de internet, etc não conseguimos, imaginem gerações com mais idade?? A minha mãe bem que precisava de janelas para a casa dos anos 80, mas mais vale estar quieta porque há no risco de ficar a arder com dinheiro que não pode dispensar...
  7.  # 267

    Mas estamos a falar da MCP dos paineis certo?
    Comunicação Previa. Correto?
    • SACS
    • 3 agosto 2023

     # 268

    Boa noite.
    Eu tenho acesso a minha conta no portal dgeg e no passado fiz uma espécie de registo de upac só que deu asneira...
    Depois de várias chamadas lá me endicaram um e-mail ([email protected]) e pedir para anular o registo xxx associado ao contribuinte xxxx.
    Uma semana depois recebi um e-mail deles a confirmarem a anulação.
    Quanto ao verdadeiro registo MCP, esse foi feito depois por um técnico credenciado por eles, e acho que assim é que deve ser.
    No dia seguinte já aparecia na minha área de cliente do portal.
  8.  # 269

    Colocado por: pcspinheiroTem a certeza Jorge? A empresa que me instalou os painéis está a empurrar isso para o meu lado
    quem faz o registo é o proprietário da instalação ou seja o cliente nunca o instalador excpto se for com a edp em que eles não fornecem os elementos para fazer o registo.
    • ASBV
    • 3 agosto 2023

     # 270

    Colocado por: jorgealvesquem faz o registo é o proprietário da instalação ou seja o cliente nunca o instalador excpto se for com a edp em que eles não fornecem os elementos para fazer o registo.


    No meu caso, quem fez o registo na DGEG foi o instalador. Posteriormente deu-me as credenciais de acesso.
  9.  # 271

    Ok, em todo o caso eu posso fazer o registo. Só que não posso sem eliminar o anterior. E tentar contactar a DGEG parare que vai ser uma daquelas sagas intermináveis... Há pouco liguei e dizem na gravação " blablabla das 9 às 12 e 14 às 17" mas ia jurar que ontem diziam das 9 às 13, ponto... E as queixas que vejo no Google deixam antever o pior.

    Ou seja, consigo uma instalação literalmente de um dia para o outro, mas vou ficar preso pelo website que não ma deixa registar e, pelo andar das coisas, abrem o portal de submissão de candidaturas no 16 e eu à espera...
  10.  # 272

    Confirma-se que a DGEG é algo anedótico. Agora que são 9:00h a gravação mudou e manda passear dizendo que o horário de atendimento é das 9:30 às 13h...
  11.  # 273

    E passada meia hora do "horário de funcionamento" aberto a única opção viável é "falar com o operador" já que as outras continuam com a lenga-lenga de que "o horário blablabla" e desliga!!! E a opção do operador põe à espera meia hora e desliga!!! Nice. Estou mesmo feliz por ver os meus impostos a funcionar, que maravilha...
    • ASBV
    • 3 agosto 2023

     # 274

    Colocado por: pcspinheiroE passada meia hora do "horário de funcionamento" aberto a única opção viável é "falar com o operador" já que as outras continuam com a lenga-lenga de que "o horário blablabla" e desliga!!! E a opção do operador põe à espera meia hora e desliga!!! Nice. Estou mesmo feliz por ver os meus impostos a funcionar, que maravilha...


    Ui, se durante o ano é o que é...... Serviços públicos agora deve ser perto de zeros (a maioria está de férias, mas desta vez é férias não presenciais no trabalho :)).
    Duvido que consigas alguma coisa antes de dia 16, mas pode ser que tenhas sorte e encontres alguém com a mínima vontade de trabalhar
  12.  # 275

    Sorte é coisa que não me abunda, não...
    Acho que basicamente não há lá ninguém, ponto. Se no telefonema escolher opções que não sejam "falar com o operador" repetem a lenga-lenga do horário e desligam, como se eu estivesse a ligar fora dele; se escolher falar com o operador a chamada fica em "fila de espera", ninguém atende, e ao fim de 20-30 min desligam!!! Ou seja, não há serviço! o que há é uma máquina que nos manda passear mais ou menos depressa dependendo da escolha que fazemos no atendimento automático. Estou radiante
    • ASBV
    • 3 agosto 2023

     # 276

    Colocado por: pcspinheiroSorte é coisa que não me abunda, não...
    Acho que basicamente não há lá ninguém, ponto. Se no telefonema escolher opções que não sejam "falar com o operador" repetem a lenga-lenga do horário e desligam, como se eu estivesse a ligar fora dele; se escolher falar com o operador a chamada fica em "fila de espera", ninguém atende, e ao fim de 20-30 min desligam!!! Ou seja, não há serviço! o que há é uma máquina que nos manda passear mais ou menos depressa dependendo da escolha que fazemos no atendimento automático. Estou radiante


    Esta semana ainda pior por causa da JMJ (devem estar todos dispensados). Pode ser que para a semana tenhas mais sorte.
  13.  # 277

    Será que indo presencialmente à delegação de Coimbra há lá alguém - e me resolvem algo? Ou será que a desculpa da JMJ também pegou por aqui...? Ou será que existem de todo e só há uma morada no google?... Se estão dispensados de trabalho presencial, não deviam estar em teletrabalho? Serviço da treta é o que é...
    • ASBV
    • 3 agosto 2023

     # 278

    Já tentas-te ligar para essa delegação de Coimbra? (+351) 239 700 200
  14.  # 279

    Encontrei o email:
    Exmo. -----,

    No seguimento de conversa via telefone com os nossos serviços, informamos que uma vez que existe um registo do portal antigo (SERUP) e prendendo fazer uma ampliação da unidade de produção desse registo, deve anular o registo antigo e fazer um novo no novo Portal do Autoconsumo.

    Para anulação de registo de unidade de produção para autoconsumo (sujeito a mera comunicação prévia ou registo prévio), com venda de energia excedente, conforme aplicável, deverá:

    1. No caso do contrato de compra e venda da energia excedente proveniente da UPAC ter sido efectuado ao abrigo do Decreto-Lei n.º 153/2014, de 20 de outubro, com o Comercializador de Último Recurso (CUR), deverá remeter, para o email [email protected], os seguintes elementos:

    i) uma declaração do produtor (conforme minuta em anexo) a prescindir do registo da Unidade de Produção para Autoconsumo (sujeita a UPAC);

    ii) Cartão de cidadão do titular (ou bilhete de identidade e NIF) ou, caso aplicável, código de acesso à certidão permanente. No caso da declaração ser assinada digitalmente, dispensa-se a apresentação da identificação dos intervenientes;

    Esta declaração será remetida para a SU Eletricidade, qualidade de CUR, e ORD para rescisão do contrato atual.

    2. No caso do contrato do contrato de compra e venda da energia excedente proveniente da UPAC ter sido efectuado ao abrigo do Decreto-Lei n.º 162/2019, de 25 de outubro, deverá dirigir-se ao comercializador que lhe compra a energia excedente para efetuar a rescisão contratual.

    Após rescisão contratual, deve informar a DGEG para agilizar junto do ORD a anulação do registo e, caso pretenda, possibilitar a entrada de outro pedido de registo de UPAC no mesmo CPE, enviando para o email [email protected], os seguintes elementos:

    i) uma declaração do produtor (conforme minuta em anexo) a prescindir do registo da Unidade de Produção para Autoconsumo (sujeita a MCP ou UPAC);

    ii) Cartão de cidadão do titular (ou bilhete de identidade e NIF) ou, caso aplicável, código de acesso à certidão permanente. No caso da declaração ser assinada digitalmente, dispensa-se a apresentação da identificação dos intervenientes.

    Para esclarecimentos genéricos sobre autoconsumo e CER deverá consultar as perguntas frequentes disponibilizadas no sítio da DGEG (https://www.dgeg.gov.pt/pt/areas-setoriais/energia/energia-eletrica/producao-de-energia-eletrica/producao-descentralizada-autoconsumo-e-upp-mp-mn/autoconsumo-e-cer/faq/).

    Caso necessite de esclarecimentos adicionais, encontramo-nos disponíveis para atendimento através dos canais habituais:

    - electrónico: [email protected]

    - telefónico: através do contacto 211 166 840, todos os dias úteis das 9h30-13h00.


    Com os melhores cumprimentos,​

    Portal do Autoconsumo
  15.  # 280

    E a minuta:
    Pedido de rescisão de Unidade de Produção para Autoconsumo

    …………………………………………………..( ), com NIF ………………, em representação da sociedade …………………………………………………..( ), com NIPC ………………, com sede em ………………………………………………….., vem solicitar a anulação do registo n.º ……………….( ), associada à instalação de utilização com o CPE PT……………………………( )

    Ao assinar o presente documento, declaro que autorizo a DGEG, enquanto entidade responsável pelo controlo e cadastro da produção de energia eléctrica, proceder ao tratamento dos meus dados pessoais para efeitos do disposto no Decreto-Lei n.º 162/2019, de 25 de outubro e legislação complementar.

    (o titular atual do registo/ representante da entidade coletiva)


    Lisboa, 20___/___/___
    Email:
    Telefone:

 
0.0803 seg. NEW