Colocado por: zedHá necessidade de actualizar o firmware? Eu sou mais da escola de se está bem não se mexe, estarei a perder algo?
Colocado por: TicMicInflacionado, sem ROI provável também
Colocado por: brunoaDepois de uma dúzia de orçamentos, consegui ter 3 orçamentos semelhantes. O mais barato são 8100 euros para instalação de 10 painéis aiko 615w, inversor híbrido trifásico 10kw Deye, bateria 16kw Felicity, estruturas de fixação, modificação da estrutura de 2kW de painéis que tenho (serão separados em 2+2+2 por causa do espaço na cobertura), colocação destes 2kw com AC coupling no inversor, limitação de injeção 4kw, registos, quadro parcial, proteções, "anti-apagão automático". Conseguiria isto mais barato comprando eu o material, mas estou tentado a aceitar este orçamento. Conto ter retorno após 4.5 anos com base no meu perfil (carregamento de VE durante o dia de quarta a domingo). Por aquilo que têm visto parece um orçamento inflacionado ou dentro do esperado?
Colocado por: brunoaSendo realista, com estes valores (já consegui negociar para 7900 euros) e tendo em conta o meu perfil de consumo (2 pessoas em teletrabalho, VE a carregar durante o dia, BC, tudo elétrico em casa, com média de consumo de 1100 kwh/mês), conto ter retorno, na pior das hipóteses, em 5 anos. Claro que quanto mais barato, melhor!
Colocado por: rjmsilvaSe calhar deveria era tentar arranjar maneira de reduzir os consumos.
Colocado por: lots_joker
Mais vale depois arranjar um tecnico para fazer a instalação.
Colocado por: brunoaSendo realista, com estes valores (já consegui negociar para 7900 euros) e tendo em conta o meu perfil de consumo (2 pessoas em teletrabalho, VE a carregar durante o dia, BC, tudo elétrico em casa, com média de consumo de 1100 kwh/mês), conto ter retorno, na pior das hipóteses, em 5 anos. Claro que quanto mais barato, melhor!
Colocado por: euNão está caro, avance com esse orçamento.
Colocado por: hangasAinda para mais considerando que é um sistema trifásico..
Colocado por: Celso1Para instalação, provavelmente o técnico vai cobrar por volta de 1000€. Assim por alto.
Colocado por: euNuma instalação daquelas, pelo menos 2000 €