Colocado por: callinasTenho uma bateria chinoca. Boa ou mas? São simples.
Que tem de bom? tens uma caixa que abre de lado.
Tens a BMS acessível, se avaria ? Tira uma mete outra da mesma marca ou outra qualquer.
Tem o balanceador activo , avaria, fazes bypass , ou tiras e metes outro.
Tem interruptor de corte, avaria mete outro.
Depois tens uns cabos e cabinhos com sensores de temperatura, avaria metes outros.
Chegas a um ponto que não consegues fazer nada, compras uma caixa DIY, por 300 euros e mudas a células de uma caixa para outra .
Pensa no que é ter de mandar uma bateria inteira de 140 kg para o fabricante para garantia? Pelo que vi são quase 200 euros de portes
Colocado por: pcspinheiroQual o valor dos portes de uma ZZ? Paga-se IVA ou já está incluído? Os preços estão todos em USD, apesar de ter visto na "EU store".
Colocado por: jfsmoreiraAgora a pergunta de milhões? Como tem sido o vosso retorno? Realmente tem justificado? Ou estamos apenas numa de ecológicos e com medo de apagões?
Colocado por: jfsmoreiraAgora a pergunta de milhões? Como tem sido o vosso retorno? Realmente tem justificado? Ou estamos apenas numa de ecológicos e com medo de apagões?com o carregamento do carro amortizei o meu investimento em 2 anos (faço uma media diaria de 200Km) (incluindo 15kw de baterias Huawei, estou a pensar expandir para 30Kw)
Colocado por: jorgealvescom o carregamento do carro amortizei o meu investimento em 2 anos (faço uma media diaria de 200Km) (incluindo 15kw de baterias Huawei, estou a pensar expandir para 30Kw)
Colocado por: jfsmoreira24200kwh*,10€=2420€...
Seguramente que com esse dinheiro não pagou um sistema fotovoltaico
Colocado por: dom123
A média do preço da luz anda nos 0.14€ + IVA, por isso dá bem mais.
E se uma poupança de 2420€ num ano é pouco.... 🤔
Colocado por: jfsmoreiraAinda não estou completamente convencido no fotovoltaico.
Num investimento de 10k o retorno do investimento só acontece (e sendo muito optimista) lá para os 7 ou 8 anos ..ora isso dá algo como uma taxa de 8%... Melhor que um DP mas inferior a um bom PPR ou ETF...
Colocado por: dom123E se uma poupança de 2420€ num ano é pouco.... 🤔
Colocado por: jfsmoreiraEm medias, as propostas que me foram entregues (na volta dos 10k€) prometem uma redução anual na fatura elétrica de 1600€...
Colocado por: jfsmoreiraAinda não estou completamente convencido no fotovoltaico.
Num investimento de 10k o retorno do investimento só acontece (e sendo muito optimista) lá para os 7 ou 8 anos