Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 521

Olá a todos,

Dúvida, tendo a possibilidade de colocar paineis fotovoltaico em telhado inclinado de telha ou em telhado plano qual considerariam?

Ou seja, quem já passou por uma decisão destas que prós e contras considerou?
    sendo que um pró de colocar no telhado inclinado são menos 400€ nos suportes em relação com o telhado plano...
    • ASBV
    • 13 outubro 2023

# 522

Colocado por: teixa87Olá a todos,

Dúvida, tendo a possibilidade de colocar paineis fotovoltaico em telhado inclinado de telha ou em telhado plano qual considerariam?

Ou seja, quem já passou por uma decisão destas que prós e contras considerou?
    sendo que um pró de colocar no telhado inclinado são menos 400€ nos suportes em relação com o telhado plano...

Boa tarde
    Acho que respondeu à questão. Telhado inclinado o custo é menor.
    Outro fator é qual o que apresenta a melhor orientação solar e ausência de sombras.
    Se ambos forem idênticos a resposta é inclinado.
    Cmps
  2.  # 523

Colocado por: jorgealvespor volta de 850€
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Ricardo Silva22

Portanto, metade do valor.

Colocado por: mafgodSe quer mesmo colocar é procurar preços :-)
    Veja em outros estas lojas:
    solarshop
    solarimpact
    Atenção que tem de adicionar o valor da intalação aos preços indicados no site, vairam entre os 350 e 500€.

Conheço tambémeste anunciante no OLX, instalou os meus há 2 anos a bom preço.
    Tem atualmenteuma solução parecida, 880W por 660€ (mais instalação, mesmo sendo uns 500€ - não faço a ideia de quanto é - fica bem abaixo da proposta pela EDP).

Sem saber o seu perfil de consumo, ninguém lhe pode dizer o quanto vai poupar.
    40% desconto de 60€ são 24€, ou seja 0,80€/dia, uns 4 a 7kWh (dependendo do seu tarifário) que está a poupar diariamente.... isto traduzindo para painéis.... em média, 1kW de painéis produz uns 4kW/dia... portanto, a proposta é de 0,8kW portanto em média irão produzir 3,2kW, quase 4kW... muito dificilmente terá essa poupança, ou então, tem um tarifário bem caro :-)
    E para ter esta poupança era preciso consumir toda essa energia produzida, e se não consumir está a oferecer à rede....

Eu apenas pretendo colocar se esse investimento justificar.
    Quando refere, perfil de consumo, do que se trata? Para poder explicar aqui de forma a que me possam ajudar.

Obrigado aos dois desde já.
  3.  # 524

SE o seu consumo é maioritariamente após o sol se por, e durante o dia é só standby, está a produzir muito mais do que precisa, logo só poupa enquanto há sol, o que pode ser muito pouco.
    Eu, por exemplo, a minha casa tem um consumo residual na casa dos 250/350W, portanto, produzir acima estou a oferecer à rede.

Mas eu estou em casa, tenho 2 VEs que posso carregar durante o dia e tenho baterias :-)
    Se não tivesse nem VE nem baterias, para ter estes painéis teria de vender (o que tb estou a fazer :-) )
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Ricardo Silva22
    • eu
    • 13 outubro 2023

# 525

Colocado por: Ricardo Silva22A pessoa que me ligou informou-me que a fatura teria uma redução de no mínimo 40% a 45 %.

Peça-lhe que coloque isso no contrato de venda, com cláusulas de indemnização caso depois essa poupança não se confirme. ;)
    Concordam com este comentário: mafgod
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Ricardo Silva22
  4.  # 526

Colocado por: mafgodSE o seu consumo é maioritariamente após o sol se por, e durante o dia é só standby, está a produzir muito mais do que precisa, logo só poupa enquanto há sol, o que pode ser muito pouco.
    Eu, por exemplo, a minha casa tem um consumo residual na casa dos 250/350W, portanto, produzir acima estou a oferecer à rede.

Mas eu estou em casa, tenho 2 VEs que posso carregar durante o dia e tenho baterias :-)
    Se não tivesse nem VE nem baterias, para ter estes painéis teria de vender (o que tb estou a fazer :-) )

Durante o dia a família passa o dia todo fora de casa, apenas estamos em casa ao pequeno almoço e vamos a casa almoçar. A maior parte do gasto será entre as 19h e as 23h.
    Não tenho nenhum VE.

Face a isto, não me parece muito interessante a adesão aos painéis elétricos.

Colocado por: eu

Peça-lhe que coloque isso no contrato de venda, com cláusulas de indemnização caso depois essa poupança não se confirme. ;)

Não era mal pensado :-)
    • AlexB
    • 17 outubro 2023 editado

# 527

Boas pessoal,
    Podem esclarecer uma questao pf?
    Ha dias meti 6 paineis x 500W, mas a producao e muita maA(ver anexo).

Da me a sensacao que so trabalha um painel.

O que acham?
  5.  # 528

Como estava o tempo nesse dia?
  6.  # 529

Dias de chuva, cinzentos. Não há milagres.
    • dom123

# 530

Hoje esteve assim, 2.2kw de painéis
    Dia sempre a chover intensamente

• dom123

# 531

Poste repetido
  7.  # 532

Bom dia,
    Eu sei que nao ha milagres, mas estamos a falar de 3kw (6 paineis), no dia todo 3.17kw, tendo em conta 8 horas, temos:

3.17 / 8 = 400w / hora

400w / 6 paineis = 66w cada painel

66w / 500w (max. do painel) = 13%

Ou seja, o rendimento dos paineis e 13%!

Sera o problema da instalacao ou dos paineis LONGi?

Cumprs.
    • eu
    • 18 outubro 2023

# 533

Sem radiação solar, os painéis não fazem milagres.

Veja quanto é que eles produzem quando existir radiação solar direta, sem qualquer nuvem ou sombra.
  8.  # 534

Tenho 3,92kWp instalados e passei de produzir 16,73kWh no dia 12 de outubro para 7,27kWh no dia 13 de outubro e ontem, 17 de outubro, foi o pior desde dia 13, produzi apenas 3,65kWh.
    Não havendo sol e nuvens negras, não há milagres.
    Tem de esperar por um dia limpo :-)
  9.  # 535

Colocado por: AlexBEu sei que nao ha milagres, mas estamos a falar de 3kw (6 paineis), no dia todo 3.17kw, tendo em conta 8 horas, temos:

2,2kW instalados, ontem produziram 1,5kWh. Num dia bom produzem 15kWh (nesta altura já só 12-13kWh).
    Nestes dias de chuva e céu totalmente nublado não há nada a fazer. No inverno passado tive um dia que produzi 0,3kWh :-D
    Concordam com este comentário: dom123, mafgod
    • eu
    • 18 outubro 2023

# 536

Colocado por: Bruno.AlvesNo inverno passado tive um dia que produzi 0,3kWh :-D

Dá para uma torradeira ligada 15 minutos ;)
  10.  # 537

4,68 hoje. Tá bom.
  11.  # 538

A minha hoje foi 9.54kWh pouco mais de 2,5x à de ontem que foi de apenas 3.65kWh.
    Nada como umsa horas de sol :-)
  12.  # 539

Tenho no total 3.8kwp em duas string de orientação diferente, e hoje lá chegou aos 9.2kwh, mas ontem foi mesmo uma miséria 2.9kwh.
    Mas a chuva é precisa.....
  13.  # 540

1.480 de potência e ontem só saquei 0,931wh. É um dos 60 dias do ano que não faz grande sol. Mas foi bastante mau ontem. Hoje é só um dia mau, 2,43kwh.
    Inverno tenho ideia de ser normalmente entre 4kwh e princípio de Verão é quando atinge o topo com 9kwh dia. Dá para os gastos.

0.0295 seg. NEW