Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 901

Colocado por: eu

Funciona como esperado !

Sim funciona como esperado, assim aproveito ao máximo o inversor
  2.  # 902

os meus pais tem a 0,07€/kWh (se ainda não receberam a carta com novos valores).

para já tiveram este retorno de excedentes. fora a energia consumida na instalação.

Colocado por: hangas
    1. Eu se fosse hoje tinha optado por preço fixo.
      Captura de ecrã 2024-06-03 210811.png
      Captura de ecrã 2024-06-03 211035.png
  3.  # 903

Pode explicar os graficos sff?
    O que é a yield?
  4.  # 904

o primeiro é a receita da venda.

o segundo são os gráficos do consumo e produção.
    verde: total produção fotovoltaico
    vermelho: total consumo instalação
    azul: produção fotovoltaica consumida na instalação.

Colocado por: Dias12Pode explicar os graficos sff?
    O que é a yield?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Dias12
  5.  # 905

Com o aumento do preço da luz cada vez mais compensa sobredimensionar os sistemas, não concordam?
    Concordam com este comentário: eu
  6.  # 906

Colocado por: nhenriquesCom o aumento do preço da luz cada vez mais compensa sobredimensionar os sistemas, não concordam?

Eu concordo e ao preço que estão os painéis
  7.  # 907

Colocado por: dom123
    Eu concordo e ao preço que estão os painéis

Hoje em dia pesa quase mais a instalação que os paineis. Instalação por menos de 300/350 euros não é fácil de se conseguir!
  8.  # 908

Colocado por: nhenriquesCom o aumento do preço da luz cada vez mais compensa sobredimensionar os sistemas, não concordam?
    não concordo pois se tiver muuta produção sem autoconsumo è mandar dinheiro pro lixo
    Concordam com este comentário: Dias12
  9.  # 909

Para que só redimensionar se depois não gasta essa energia.
    Seria importa se fosse possível deslocar consumos para as horas de produção solar.
  10.  # 910

acho que hoje em dia um bom tarifário com base nos preços do omie é a coisa mais rentável.
    Com tanto solar a eletricidade está a ficar bastante barata
  11.  # 911

Colocado por: Dias12Com tanto solar a eletricidade está a ficar bastante barata
    Infelizmente, nos ultimos dois dias a OMIe tem estado em alta!
  12.  # 912

Até certo ponto sim, porque o preço de um ou dois paineis adicionais nao faz grande diferença na instalação.
    Alguma sobredimensionamento dos paineis em relação ao inversor ajuda também a ter mais rendimento nos dias mais fracos de sol, e mesmo no inverno.

Não será descabido por exemplo que calculou que precisa de 4kW, meter 3kWp a nascente e outro 3 a poente, para ficar com uma curva com menos pico mas mais espalhada pelo dia.

Claro que se o sobredimensionamento chega a um ponto em que já começa a ser so desperdicio.
  13.  # 913

Segundo a app da REN a média de maio foi 30,74 €/MWh (0,031 €/kWh)
    No dia de hoje tem andado pelos 50/60 €/MWh mas a existirem picos de 175 €/MWh às 8h e 22h.
    Creio que à medida que o verão chegue vamos ter preços mais baixos durante o dia mas picos mais pronunciados (acima de 200 €/MWh) pelo amanhecer e durante o entardecer.
    • eu
    • 4 junho 2024

# 914

Com painéis a pouco mais de 100 €, claro que compensa sobredimensionar (até um certo limite).

Até porque os excedentes não vão para o lixo, podem ser vendidos.
  14.  # 915

Colocado por: euCom painéis a pouco mais de 100 €, claro que compensa sobredimensionar (até um certo limite).

Até porque os excedentes não vão para o lixo, podem ser vendidos.

Houve quem comprasse a 90 euros uns anos atrás quando fizemos a compra de grupo.
    Na altura ainda comprei os de 280 watt a 90 euros.

Embora não seja consensual, já vários anos que digo aqui no grupo, numa instalação de painéis, o que custa mais é a instalação, porque um painel ou dois a mais é residual.
    É preferível meter logo 2kw e pagar 1000 +350 que instalar hoje 1kw e pagar 500+300 e daqui a 2 anos meter mais 1 kW e pagar outros 500+300. Ou seja meter o mais possível. Vai ter excedente e dar à rede,? sim vai, mas na maior parte do ano quando a produção é menor tira proveito.
  15.  # 916

Colocado por: callinas
    Houve quem comprasse a 90 euros uns anos atrás quando fizemos a compra de grupo.
    Na altura ainda comprei os de 280 watt a 90 euros.

Embora não seja consensual, já vários anos que digo aqui no grupo, numa instalação de painéis, o que custa mais é a instalação, porque um painel ou dois a mais é residual.
    É preferível meter logo 2kw e pagar 1000 +350 que instalar hoje 1kw e pagar 500+300 e daqui a 2 anos meter mais 1 kW e pagar outros 500+300. Ou seja meter o mais possível. Vai ter excedente e dar à rede,? sim vai, mas na maior parte do ano quando a produção é menor tira proveito.

Eu tenho 2kw e queria duplicar - mas estou com um grande dilema - manter atual e outros 2kw num novo inversor? só se for tudo solax para gerir tudo na mesma APP.

Alguém com experiencia de 2 inversores? é facil de gerir a produção?

Obrigado
  16.  # 917

Gerir a produção como? Visualização na APP?

Colocado por: nhenriquesAlguém com experiencia de 2 inversores? é facil de gerir a produção?
  17.  # 918

Colocado por: nhenriques

Eu tenho 2kw e queria duplicar - mas estou com um grande dilema - manter atual e outros 2kw num novo inversor? só se for tudo solax para gerir tudo na mesma APP.

Alguém com experiencia de 2 inversores? é facil de gerir a produção?

Obrigado

A aplicação da Solís, junta os dois inversores , da solax já não sei.
    Não tem shelly em casa ? Se tiver controla a produção com os shelly. Eu já nem vou à aplicação do inversor
  18.  # 919

Colocado por: callinasHouve quem comprasse a 90 euros uns anos atrás quando fizemos a compra de grupo.
    Na altura ainda comprei os de 280 watt a 90 euros

Eu comprei 2 de 415W da JA Solar, novos, por 60€ cada um.
    Neste momento tenho 6 painéis de 375W mais dois de 415W, todos da mesma marca, num inversor de 2.2KW.
    Hoje a curva de produção andou assim, com algumas nuvens da parte de tarde.
    Ontem já foi mais certa
      Screenshot_20240604_221146_SOLARMAN Smart.jpg
      Screenshot_20240604_221354_SOLARMAN Smart.jpg
  19.  # 920

Colocado por: BigmouseGerir a produção como? Visualização na APP?

Sim visualização na APP.

0.0546 seg. NEW