Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 961

Colocado por: silence

Sim, 1411.62 - 84.70€

5,000
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Dias12
    quanto custou a solução?

Qual o tempo de amortização do investimento?
  2.  # 962

Colocado por: jorgealvesquanto custou a solução?

Qual o tempo de amortização do investimento?

Estou a usar a Otovo, não tive qualquer custo inicial, pago nao chega a 40€ por mês. (posso comprar os paineis a qq momento).

Pagava cerca de 130/140€ mês de luz, neste momento estou no indexado da Luzboa e a últimas 2 facturas paguei, 39€ e qq coisa.

Mais os 84.70 dos 3 meses de venda do excedente, acho que é ótimo.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: eu, Zé Meirinho
    • box
    • 9 julho 2024

# 963

Os 0,06 é valor líquido de rentabilidade ou ainda há impostos a pagar?
  3.  # 964

Colocado por: silencepago nao chega a 40€ por mês. (posso comprar os paineis a qq momento).
    durante quanto tempo? Se quiser acabar com o contrato quanto isso lhe vai custar?
  4.  # 965

Colocado por: boxOs 0,06 é valor líquido de rentabilidade ou ainda há impostos a pagar?

nao ha impostos a pagar.

Colocado por: jorgealvesdurante quanto tempo? Se quiser acabar com o contrato quanto isso lhe vai custar?

Não faço a minima ideia :D
    Estas pessoas agradeceram este comentário: box
  5.  # 966

Colocado por: silence

Estou a usar a Otovo, não tive qualquer custo inicial, pago nao chega a 40€ por mês. (posso comprar os paineis a qq momento).

Pagava cerca de 130/140€ mês de luz, neste momento estou no indexado da Luzboa e a últimas 2 facturas paguei, 39€ e qq coisa.

Mais os 84.70 dos 3 meses de venda do excedente, acho que é ótimo.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:eu,Zé Meirinho

Para si parece funcionar sim sr (eu gasto menos electricidade já não era rentável), paga 39 electricidade+40 de renda e -27 de ganho, para os meses de verão é saldo positivo
    De inverno é capaz de ser rés vés mas ainda assim acho que se deve safar.

Diga no inverno, fiquei curioso.

De impostos veja lá isso melhor que há isenção mas penso que seja até €1000.
    Não vai lá chegar não precisa de se preocupar.
  6.  # 967

Colocado por: Dacepa

Para si parece funcionar sim sr (eu gasto menos electricidade já não era rentável), paga 39 electricidade+40 de renda e -27 de ganho, para os meses de verão é saldo positivo
    De inverno é capaz de ser rés vés mas ainda assim acho que se deve safar.

Diga no inverno, fiquei curioso.

De impostos veja lá isso melhor que há isenção mas penso que seja até €1000.
    Não vai lá chegar não precisa de se preocupar.

Sim, até aos 1000€ n ha stress. duvido que chegue a esse valor anual.

Neste caso pago 39, porque meti 10 paineis, mas por exemplo se meter 7, vai pagar menos, talvez 30€. Depende de quantos paineis.
  7.  # 968

Colocado por: silenceNão faço a minima ideia :D
    a matemática é uma ciência exacta e as empresas existem para gerar mais valias.

Algo me faz muito confusão nestas verdades absolutas sem ter noção das implicações futuras
    • ggezpz
    • 12 julho 2024 editado

# 969

Minha situação, se alguém conseguir um conselho agradeço.

Moradia T3 em fase de aquisição, tudo elétrico, hoje em dia tem termo acumulador. Tem radiadores de uma instalação atualmente desligada de caldeira a gasóleo. Uso carro plugin que irei carregar pontualmente, de dia.

Não conseguindo entrar em mais detalhe para já, mas sabendo que não me quero para já meter em grande investimento (quero esperar por uma próxima tranche do fundo ambiental para meter bomba de calor), existe algo que valha a pena colocar já a nível de painéis?
  8.  # 970

Inversor de 4kW, 4,6 a 5kw de painéis.

Termoacumulador a ligar entre as 11h e as 16h, e válvula termostática na saída do termocumulador
    Concordam com este comentário: jorgealves, argo, dom123, hangas, eu, Fernandes_
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Fernandes_, Dias12, ggezpz
    •  
      omega
    • 12 julho 2024 editado

# 971

Colocado por: jorgealvesTem que ter um contador separado do contador de consumo, quer queira fazer exclusivamente auto consumo ou vender á rede.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Ruikode

e o tuga vai gastar 500€ num contador e pagar um cartão SIM mensalmente para enviar os dados da produção?
    enfim , lá se vai o ditado de que: o sol quando nasce, nasce para todos
    À boa maneira tuga, deve haver imensas instalações com painéis superiores aos 4kw sem comunicar nada.
    além disso vão fiscalizar como? em nossa casa só entram com mandado judicial.

Estava a pensar em instalar 8 painéis de 550w, mas esta treta, simplesmente já me tirou a vontade.
    há sempre um protecionismo às grandes empresas, e um bisbilhotar do estado sobre a vida das pessoas, parece um estado comunista, sabe tudo sobre todos, não podes ter independência energética, isto, mais tarde ou mais cedo, lá vem acompanhado do devido imposto
    • Dias12
    • 12 julho 2024 editado

# 972

Não é para saber tudo de todos.
    Imagine que é preciso fazer reparação nas linhas da sua rua.
    Os tecnicos cortam o fornecimento da mesma e preparam.se para trabalhar. Agarram num cabo e puff... tem corrente porque um espertinho decidiu ligar o seu sistema fotovoltaico à rede sem dar cavaco a ninguém e sem instalar as devidas proteções que o gestor de rede possa controlar.
    Não sejamos tão do contra.

Aconteceram muitos acidentes destes quando tecnicos tentavam reparar linhas eletricas na Florida depois de furacões darem cabo de tudo. Mal aparecia sol era tudo a injetar na rede e a eletrificar cabos soltos e postes caídos
    Estas pessoas agradeceram este comentário: manelvc
    •  
      omega
    • 12 julho 2024 editado

# 973

isso não faz sentido nenhum, porque se tiveres 3,9kw, já não precisas de contador e os riscos são os mesmos
    • dom123
    • 12 julho 2024 editado

# 974

Num sistema On Grid não havendo energia na rede ele automaticamente se desliga.
    Concordam com este comentário: RUIOLI, eu
    • ggezpz
    • 13 julho 2024 editado

# 975

Colocado por: BigmouseInversor de 4kW, 4,6 a 5kw de painéis.

Termoacumulador a ligar entre as 11h e as 16h, e válvula termostática na saída do termocumulador
    Concordam com este comentário:jorgealves,argo,dom123
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Dias12,ggezpz

Isso seria para as necessidades energéticas atuais, sem considerar os radiadores, certo?
    Por acaso até tenho atualmente 2 aquecedores de pedras que se calhar conseguem dar conta das divisões mais problemáticas.
    Relativamente à hipótese de esperar por fundo ambiental, faz sentido instalar uma potência menor e depois fazer upgrade quando houver fundo?
    • hangas
    • 13 julho 2024 editado

# 976

Colocado por: Dias12Não é para saber tudo de todos.

Essa contagem neste momento só serve para "estatisticas". Possivelmente no futuro para alguma especie de taxação.

Colocado por: Dias12Os tecnicos cortam o fornecimento da mesma e preparam.se para trabalhar. Agarram num cabo e puff...

Como ja foi dito, um dos requisitos para ligar à rede e que o inversor ser tie-grid, e parar a injeção quando não ha rede. Ele precisa da frequência da rede para sincronizar com a mesma, sem essa referencia ele desliga.

Agora esse contador acima dos 4kW não serve qualquer destes propósitos. É só para o regulador ter uma noção mais detalha da autossuficiência de cada ponto de consumo. Até porque instalaçoes residenciais maiores quase sempre têm acumulaçao, e há todo um perfil de consumo que não é possível ser visto pelo contador geral.
    Numa instalação mais pequena, e sem acumulação, o contador geral ainda consegue ser uma boa aproximação.

O mero registo, essa faz todo o sentido numa optica de gestão da rede. Uma rede de distribuição funciona em soma zero. Toda a energia que entra, tem que sair por outro lado da mesma instantaneamente. É importante saber a capacidade instalada em cada local para poder prever e simular as necessidades da rede.
    Pois caso haja muita injeção inesperada pode levar a apagoes.
  9.  # 977

o que eu não entendo é qual a necessidade de ter um contador especifico para esse efeito, se o contador que temos já é bidirecional, ele já contabiliza a electricidade que é injetada.
    é que estar a comprar um contador e comunicar as leituras automaticamente, é mais uma "renda" desnecessária
    • hangas
    • 13 julho 2024 editado

# 978

Colocado por: omegao que eu não entendo é qual a necessidade de ter um contador especifico para esse efeito, se o contador que temos já é bidirecional, ele já contabiliza a electricidade que é injetada.

Mas o que esse contador em instalações maiores permite saber, é quanta energia gerada não é injetada, por ser consumida(ou acumulada) localmente. Para saber o tal nível de autossuficiência.

O regulador lá definiu que abaixo de 4kW não fará grande diferença estatística no total, mas em instalações maiores já começa a ter expressão.

Além disso, pelo que entendo, essa produção mesmo que não seja injectada conta para net-metering.

"Em termos do cálculo do balanço de autoconsumo ou repartição pelos consumidores, e
    para efeitos da respetiva faturação de uso das redes, considera-se a agregação da
    energia consumida proveniente da UPAC, do excedente injetado na rede e do
    consumo da RESP, no período temporal definido na regulamentação da ERSE."

https://www.adene.pt/wp-content/uploads/2022/11/Manual-Digital-Autoconsumo-e-Comunidade-de-Energia-Renovavel-Guia-Legislativo.pdf. (pag 45-46)
  10.  # 979

Colocado por: omegao que eu não entendo é qual a necessidade de ter um contador especifico para esse efeito, se o contador que temos já é bidirecional, ele já contabiliza a electricidade que é injetada.
    é que estar a comprar um contador e comunicar as leituras automaticamente, é mais uma "renda" desnecessária

Mas comprar contador porquê? Não chega o normal de uma habitação. Dos mais modernos? Ou vai querer produzir mesmo muito mais do que consome e vendera cêntimos para a rede?
    • hangas
    • 13 julho 2024 editado

# 980

Colocado por: omegaé que estar a comprar um contador e comunicar as leituras automaticamente, é mais uma "renda" desnecessária

Por isso é que no contexto actual, o mais acertado é instalar inversor de 4kW, e sobredimensionar os painéis até uns 25% (4.5 a 5kWp, e estamos a falar de apenas mais 2 ou 4 paineis) para ter um melhor rendimento no inverno. No verão até pode haver excedente, mas vendendo esse excedente que seja 6 meses por ano ainda dá uns 100 Eur/ano de amortização extra.

0.4310 seg. NEW