Iniciar sessão ou registar-se
    • eu
    • 13 julho 2024

# 981

Eu diria que ao preço a que estão os painéis, até compensa sobredimensionar muito mais, por exemplo, 8 KW de paineis, e configurar o inversor para injetar no máximo 4KW na rede.

Penso que assim não é necessário contador adicional.
    • hangas
    • 13 julho 2024 editado

# 982

Colocado por: euEu diria que ao preço a que estão os painéis, até compensa sobredimensionar muito mais, por exemplo, 8 KW de paineis, e configurar o inversor para injetar no máximo 4KW na rede.

Se o inversor for de 4kW (que é o que conta, a soma de todos os inversores) é pouco provável que possa ser sobre-dimensionado dessa forma sem exceder os limites de voltagem e corrente por MPPT. Mas dentro desses limites, sim, se possível é meter o máximo.

Se bastasse limitar aos 4kW na configuração era bom era. :)

A partir do momento em que no site da DGEG se registam os os inversores (pelas suas marcas e modelos da lista aprovada) se o total do grupo inversor for superior a 4kW ja obriga ao registo do totalizador
  1.  # 983

Colocado por: Dias12
    Mas comprar contador porquê? Não chega o normal de uma habitação. Dos mais modernos? Ou vai querer produzir mesmo muito mais do que consome e vendera cêntimos para a rede?

o problema é mesmo esse, não serve, tem que ter outro
  2.  # 984

para as atuais e para futuras.

para potencia de inversor superiores a 4kW, já necessita de ter encargos adicionais com equipamento de energia adicional.

depende de como irá utilizar os radiadores, se for com bomba de calor, já dará para parte de energia consumida, mas terá de ter em atenção que no inverno também terá dias de pouca produção.

Colocado por: ggezpzIsso seria para as necessidades energéticas atuais, sem considerar os radiadores, certo?
    Por acaso até tenho atualmente 2 aquecedores de pedras que se calhar conseguem dar conta das divisões mais problemáticas.
    Relativamente à hipótese de esperar por fundo ambiental, faz sentido instalar uma potência menor e depois fazer upgrade quando houver fundo?
    • eu
    • 13 julho 2024 editado

# 985

Colocado por: hangasSe bastasse limitar aos 4kW na configuração era bom era. :)

https://solarshop.pt/in/limitacao-de-potencia-nos-inversores/
    Estas pessoas agradeceram este comentário: bluthunder82, Zé Meirinho
  3.  # 986

Se fosse eu, hoje, metia um inversor de 6 ou 8 kw.
    E instalava 8 kw.

Actualmente tenho 8 kw em painéis a produzir no máximo 4 kw. No inverno da muito jeito. Diariamente também da muito jeito pois logo de manhã e ao fim do dia a cada consegue ser auto suficiente até mais tarde .
    Concordam com este comentário: eu
    • ggezpz
    • 13 julho 2024 editado

# 987

Colocado por: Bigmousepara as atuais e para futuras.

para potencia de inversor superiores a 4kW, já necessita de ter encargos adicionais com equipamento de energia adicional.

depende de como irá utilizar os radiadores, se for com bomba de calor, já dará para parte de energia consumida, mas terá de ter em atenção que no inverno também terá dias de pouca produção.

E uma bomba aqs consegue tocar uns 2/3 radiadores só para amenizar? Tenho receio de me meter em bombas de alta temperatura caríssimas, custo de avaria fica enorme...
    • ggezpz
    • 13 julho 2024 editado

# 988

Duplicado. Ignorar
    • eu
    • 13 julho 2024

# 989

Colocado por: callinasSe fosse eu, hoje, metia um inversor de 6 ou 8 kw.
    E instalava 8 kw.

Sem dúvida. O baixo preço dos painéis veio alterar o paradigma.
    • hangas
    • 13 julho 2024 editado

# 990

Colocado por: eu

Estas pessoas agradeceram este comentário:bluthunder82

Desconhecia. Isso de facto muda um bocado as coisas. Embora isso não conste de forma clara no DL.
    O que diz la é

1 — É obrigatória a contagem da energia elétrica total produzida por UPAC:
    a) No caso de autoconsumo coletivo;
    b) No caso de autoconsumo individual, quando a IU associada à UPAC se encontre ligada à
    RESP e a potência instalada seja superior a 4 kW;

Mas também vejo que levante outros problemas dependendo de como é feito. É frequente os clientes terem acesso para mudarem essa configuração.
    O instalador até me pode limitar o inversor, emite-se o certificado, e depois altera-se. Como é que se apuram responsabilidades se necessário?

Mas se na pratica for possível, isso resolve-me um "problema" que tinha ao planear expandir a minha instalação e meter mais uns 5kWp com os inversor em cascada. Isso quer dizer que me bastará limitar a injeção do conjunto para prescindir do totalizador.
  4.  # 991

Não esquecer que se tem potência contratada de 5,7 ou 6,9, o geral da instalação pode disparar.
  5.  # 992

Colocado por: hangaspotênciainstalada

Tem a definição atualizada de potência instalada na alínea fff) do artigo 3°do DL 15/2022

O DL 15/2022 revoga o anterior DL 162/2019, que tinha outra definição para potência instalada.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: hangas
  6.  # 993

a questão do contador, apesar de ser mais uma chatice, porque razão tem que ter um cartão SIM, não bastava ter uma simples ligação à net?
  7.  # 994

O cartão é 1,25 por mês , também não é por aí.

Chato são os 500-600 euros do contador
    Concordam com este comentário: eu
  8.  # 995

E já agora, vale a pena colocar já inversor hibrido?

Que marca(s) de inversores recomendam com uma boa relação preço qualidade?
  9.  # 996

Tem de ver a diferença de preço, se acha o valor aceitável.
    Alguns meses atrás com o valor baixo da energia no mercado indexado e um preço aceitável na venda, dizia-se que compensava mais comprar mais painéis e vender o excedente, que gastar dinheiro baterias.

Actualmente ainda há empresas a comprar a 4 e 5 cent, se assim continuar , ainda compensa vender o excedente.
    • box
    • 13 julho 2024

# 997

Colocado por: eu

Estas pessoas agradeceram este comentário:bluthunder82

A comunicação refere-se a uma legislação já revogada (decreto-lei nº162/2019)
    • box
    • 13 julho 2024

# 998

Contudo,
    "Este diploma encontra-se revogado pelo Decreto-Lei n.º 15/2022, de 14 de janeiro. No entanto, a regulamentação vigente relativa ao presente diploma bem como as respetivas disposições sancionatórias, mantêm-se em vigor, em tudo o que não contrarie o disposto no Decreto-Lei n.º 15/2022, até à respetiva atualização."
    • box
    • 13 julho 2024 editado

# 999

O Decreto-Lei n.º 15/2022 (atualmente em vigor)
    Refere no seu Artigo 95.º
    "Contagem de energia no autoconsumo
    1 - É obrigatória a contagem da energia elétrica total produzida por UPAC quando a IU associada à UPAC se encontre ligada à RESP e a potência instalada seja superior a 4 kW.
    (...)
    6 - Os custos associados à aquisição, instalação e exploração dos equipamentos relativos à medição da produção total e do armazenamento são suportados pelo autoconsumidor.
    (...)
    12 - O equipamento que mede a energia produzida pela UPAC deve permitir a recolha remota do respetivo diagrama de carga, devendo, para qualquer nível de potência instalada, a entrada em exploração da UPAC, para ACC, estar condicionada a testes de comunicação bem-sucedidos para que o operador de rede possa aceder remotamente ao diagrama de carga da energia produzida.
    "

Edit: resumi o art.
    • box
    • 13 julho 2024
    Da interpretação que faço, acho que o procedimento mantém válida a sua fundamentação.

0.3478 seg. NEW