Iniciar sessão ou registar-se
  1. está bem, e com este sol... há é algum problema
    • eu
    • 17 julho 2024
    Colocado por: trivialOntem as 14:00 a produção rondava os 2820W

Uma vez que tem cerca de 3300 W de paneis, parece-me um valor normal, principalmente devido às temperaturas elevadas.

Porque acha que é baixo?
    Concordam com este comentário: tigoncal, jorgemlflorencio
  2. Colocado por: trivialestá bem, e com este sol... há é algum problema

Se calhar é esse o problema. As 14h00 não seria atenuação devido ao coeficiente de temperatura (Isc e Voc?)

Ou algum pequeno encobrimento do sol?
    As voltagens até costumam ser mais ou menos constantes, as a corrente cai drasticamente com pouca irradiação solar.

Qual o valor da corrente nesse momento?
  3. porque na casa do meu Pai com a miniprodução e painéis com 15 anos a produção é bem mais próxima da potencia instalada em termos %
  4. Colocado por: trivialporque na casa do meu Pai com a miniprodução e painéis com 15 anos a produção é bem mais próxima da potencia instalada em termos %

Não pode comprar um sistema com outro dessa maneira. Haverá certamente uma razão para os valores em cada momento.
    Mas aqui num forum e com a pouca informação que deu não é possivel identificar a causa.

Só o trivel sabe as condições em que esse sistema foi instalado, possiveis sobreamentos, condições meterologicas no instante. Se essa potencia foi pontual ou constante.

Dizer que as 14h de um dia estava assim só por si não diz nada. Tem que ver as metricas para todos os valores colhidos pelo inversor, cruzar com as condições na altura identificar a causas(s) e confirmar as mesmas.

Quem sabe se não e apenas a ventilação do inversor que o levou a limitar-se temporariamente nesse periodo, porque simplesmente o espaço onde ele está ficou mais quente? Não sabemos.
    Concordam com este comentário: jorgemlflorencio
  5. Colocado por: eu

Uma vez que tem cerca de 3300 W de paneis, parece-me um valor normal, principalmente devido às temperaturas elevadas.

Porque acha que é baixo?
    Concordam com este comentário:tigoncal
    Também não me parece absurdo o rendimento nesta altura do ano, mesmo sem sombreamentos. Devido à temperatura, não é incomum os paineis renderem entre 80-90% do Pmax anunciado (indicado para temperatura de 25ºC à superficie das células - ontem, pelo menos em Lisboa, a essa hora estávam 29ºC à sobra).
  6. Os painéis são certificados para temperaturas de 25 graus, conforme sobe a temperatura o rendimento baixa.
  7. Há umas semanas atrás, dias relativamente frescos com aguaceiros mas com sol de vez em quando, conseguia produzir enquanto havia sol, potência acima da instalada.
    Tenho 3920Wp em painéis com inversor de 6kW, e nessas altura tive alturas a produzir na casa dos 4,2kW!.
    Nos ultimos dias de sol e calor, raramente passo dos 3,4kW produzidos.
      sol.jpg
  8. Já tinha aqui postado algo semelhante, mas fica uma comparação de dois dias seguidos.
    Um dia coberto com algumas abertas, e um dia de ceu mais limpo.

No primeiro dia as duas strings tiveram clipping desde cerca das 10h até as 16h, ou seja os paineis nas abertas conseguiam "gerar" mais corrente do que o inversor era capaz de aproveitar. Isto porque não aquecem tanto e quando o sol descobre têm muito mais eficiencia

No dia seguinte, devido ao sol constante, tem alguma degradação, e embora a string verde (nascente) ainda tenha feito algum clipping, a string amarela andou por maximos ligeiramente abaixo do valor de clipping.
    Concordam com este comentário: tigoncal
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Dias12
      Screenshot 2024-07-17 at 15.21.20.png
    • eu
    • 17 julho 2024
    Por aqui é igual. Em dias frios e encobertos, assim que aparece o sol atinge logo a potência máxima.
  9. Colocado por: hangasJá tinha aqui postado algo semelhante, mas
    No primeiro dia as duas strings tiveram clipping desde cerca das 10h até as 16h, ou seja os paineis nas abertas conseguiam "gerar" mais corrente do que o inversor era capaz de aproveitar. Isto porque não aquecem tanto e quando o sol descobre têm muito mais eficiencia

No dia seguinte, devido ao sol constante, tem alguma degradação, e embora a string verde (nascente) ainda tenha feito algum clipping, a string amarela andou por maximos ligeiramente abaixo do valor de clipping.
    Concordam com este comentário:tigoncal
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Dias12
      Screenshot 2024-07-17 at 15.21.20.png

hangas, se tiver disponibilidade gostaria de lhe perguntar como distinguir clipping de uma avaria do inversor. Passo a explicar:

Tenho dois APSystems de 730W cada um (microinversores). Um tem apenas um painel de 400 e picos watts e o outro tem o dobro. O que é certo é que ambos têm um comportamento muito semelhante ao que mostra - vão-se abaixo durante o dia com muita frequência e por isto não produzem grande coisa. O suporte não me dá solução (diz que é a voltagem da rede muito alta - treta) e tenho efectivamente 4 inversores semi-inúteis cá em casa (tenho outros dois em caixa) que passam metade do dia desligados e queria perceber se há aqui algum outro fenómeno que não esteja a entender :)
    • dom123
    • 18 julho 2024 editado
    Hoje andou assim...
    Inversor 2.2kw e 3.0kw de paineis.

10. Alguém me pode explicar quais as diferenças entre as series ES e EM nos inversores da goodwe?
  11. Leroy Merlin com paineis 450w a 69 Euros.
    E se comprar +10 ainda tenho um desconto adicional...

Nunca vi o preço por watt tão baixo.

Marca: Risen energy
    Potência: 450w

https://www.leroymerlin.pt/produtos/modulo-fv-risen-energy-450w-rsm108-10-91264212.html

Alguem tem experiência com esta marca?
    • eu
    • 18 julho 2024
    É incrível como os preços baixaram.

Deve haver excesso de produção na China e desconfio que devem estar a vender quase a preço de custo.
  12. Acho que um user partilhou um link de noticia sobre as empresas chinesas estarem a receber/pedir apoio do estado por perderem dinheiro com a venda de painéis.
    Tipo o que se especula que aconteça com os carros eletricos.
  13. Colocado por: euÉ incrível como os preços baixaram.

Deve haver excesso de produção na China e desconfio que devem estar a vender quase a preço de custo.
    os armazéns europeus estam com um brutal excesso de stock de painéis sem clientes com custos galopantes de armazenamento ao dia ainda vão baixar muito mais pois as fábricas não abrandaram a produção.

Sogra des compradores estam igualmente tr com excesso de produto armazenado e que foi comprado a custos superiores.
    • HFSF
    • 18 julho 2024
    Acha que ainda vai descer mais? Eu tenho uns 20 para comprar se alguém do norte se quiser juntar para mandar vir uma palete sou todo ouvidos 😀
  14. No mercado internacional existem diferenças de um dia para o outro
  15. Poça, 450W por 70€? Em 2018(?) pagamos acho que ~90€ por painéis de 270W (compra de grupo aqui no fórum) e já aí todos acharam um excelente preço. Infelizmente, os instaladores que me fizeram o trabalho no verão passado para concorrer ao fundo ambiental disseram que não podia colocar um inversor de potência nominal superior aos painéis instalados (eu queria um de 2+ KWh mas disseram que só podiam instalar um de 1 KWh para os 1.1 KWh de painéis) senão adicionava mais 2 num instante.

0.3835 seg. NEW