Colocado por: trivialOntem as 14:00 a produção rondava os 2820W
Colocado por: trivialestá bem, e com este sol... há é algum problema
Colocado por: trivialporque na casa do meu Pai com a miniprodução e painéis com 15 anos a produção é bem mais próxima da potencia instalada em termos %
Colocado por: euTambém não me parece absurdo o rendimento nesta altura do ano, mesmo sem sombreamentos. Devido à temperatura, não é incomum os paineis renderem entre 80-90% do Pmax anunciado (indicado para temperatura de 25ºC à superficie das células - ontem, pelo menos em Lisboa, a essa hora estávam 29ºC à sobra).
Uma vez que tem cerca de 3300 W de paneis, parece-me um valor normal, principalmente devido às temperaturas elevadas.
Porque acha que é baixo?
Colocado por: hangasJá tinha aqui postado algo semelhante, mas
No primeiro dia as duas strings tiveram clipping desde cerca das 10h até as 16h, ou seja os paineis nas abertas conseguiam "gerar" mais corrente do que o inversor era capaz de aproveitar. Isto porque não aquecem tanto e quando o sol descobre têm muito mais eficiencia
No dia seguinte, devido ao sol constante, tem alguma degradação, e embora a string verde (nascente) ainda tenha feito algum clipping, a string amarela andou por maximos ligeiramente abaixo do valor de clipping.
Colocado por: euÉ incrível como os preços baixaram.os armazéns europeus estam com um brutal excesso de stock de painéis sem clientes com custos galopantes de armazenamento ao dia ainda vão baixar muito mais pois as fábricas não abrandaram a produção.
Deve haver excesso de produção na China e desconfio que devem estar a vender quase a preço de custo.