Iniciar sessão ou registar-se
    • dom123
    • 18 julho 2024 editado
    Colocado por: pcspinheiroPoça, 450W por 70€? Em 2018(?) pagamos acho que ~90€ por painéis de 270W (compra de grupo aqui no fórum) e já aí todos acharam um excelente preço. Infelizmente, os instaladores que me fizeram o trabalho no verão passado para concorrer ao fundo ambiental disseram que não podia colocar um inversor de potência nominal superior aos painéis instalados (eu queria um de 2+ KWh mas disseram que só podiam instalar um de 1 KWh para os 1.1 KWh de painéis) senão adicionava mais 2 num instante.

O meu inversor de 2.2kwh levou com mais dois painéis de 415W e não se queixou, 60€ cada painel.
    Agora produz no máximo das 10h00 até às 17h00.
    Tenho inversor de 2.2kwh com 3.0kwh de paineis
  1. O problema foi dizerem-me que não podia instalar inversor mais potente por causa de concorrer ao fundo ambiental...
  2. Pessoal
    Inversor Goodwe Serie EM e Serie ES, a diferença entre eles, é o ES carrega a 100A e o EM a 50A.
    A diferença de preço é de 300€ +/-, acham que se justifica ir para o ES?
    O instalador diz que não.
  3. 300€ em quanto? Eu tenho um EM e arrependi-me. Ele não carrega só a 50A. Também só descarrega a 50A. Acontece-me com alguma frequência ter bateria mas ter de ir à rede estou a gastar mais de 2,5kW e o inversor não dá mais.
  4. 1150 o EM e 1450 o ES
    acha que se justifica?
  5. Os preços estão bons pelo que conheço (considerando que o instalador ganha dinheiro)

Assumindo que não tem mais de 2,5kW de painéis racionalmente diria que não, não vale a pena. Essa diferença nos bocados que a casa está acima dos 2,5kW dá para muitos anos de eletricidade.

Eu teria posto, mas eu não sou a pessoa mais racional. Nem a mais esperta, afinal fui eu que escolhi o modelo do inversor e não reparei no "pormenor" dos 50A 🤣
    Montei a bateria com BMS de 200A, barramentos de cobre e cabos de 50mm2, para depois escolher um inversor que não usa mais de 50A.
    Aprendizagens que ficam caras 😁
  6. É como o meu, carrega a 3,5 kw mas só descarrega a 1,8 kw... Que banhada . Mas pronto, já passou.

Para o ano com as baterias a baixar , quem sabe
    • HFSF
    • 22 julho 2024
    Alguem tem feedback sobre o Victron?

Recomendaram-me este: Multiplus II 48V - 10000VA - 140-100A
    •  
      omega
    • 22 julho 2024 editado
    ja mandei mensagem mandar trocar o modelo do inversor, perdido por 100, perdido por 1000.
    tambem não é por isso que vou ficar mais pobre. depois mendigo ao instalador que faça um desconto :)
    ainda hoje, tinha o jardim a regar, e um AC ligado e estava a consumir cerca de 6kwh
    não devia ter instalado o shelly EM, agora fico doente a olhar para aquilo, antes não ligava, no fim do mês vinha a conta e pagava :)
    qualquer coisa que ligue, vou ao shelly ver o que gasta :)
    Concordam com este comentário: argo, Bruno.Alves
  7. Colocado por: HFSFAlguem tem feedback sobre o Victron?

Eu tenho, muitos bons.
    Tem a opção ESS dinâmico, ajusta a carga e descarga em função da tarifa.
  8. Colocado por: omegaja mandei mensagem mandar trocar o modelo do inversor, perdido por 100, perdido por 1000.
    tambem não é por isso que vou ficar mais pobre. depois mendigo ao instalador que faça um desconto :)
    ainda hoje, tinha o jardim a regar, e um AC ligado e estava a consumir cerca de 6kwh
    não devia ter instalado o shelly EM, agora fico doente a olhar para aquilo, antes não ligava, no fim do mês vinha a conta e pagava :)
    qualquer coisa que ligue, vou ao shelly ver o que gasta :)

6 kWh instantâneo é muita fruta.
  9. Colocado por: HFSFAlguem tem feedback sobre o Victron?

Normalmente são *a* referência nos sistemas solares.
    Mas esse é de 10kVA, a menos que seja mesmo preciso podem poupar-se umas coroas com o 5000VA. São os mais versáteis, o ESS é muito bom e configurável, tem imensas integrações, etc

Atenção que o Multiplus é "só" o carregador/ descarregador da bateria. É preciso o controlador dos painéis, o controlador, shunt, medidor no quadro, etc.
    É altamente modular, o que implica ter te adquirir também os outros "módulos"
    • HFSF
    • 23 julho 2024
    Obrigado pelo feedback callinas.

Bruno.Alves> O meu problema é que a energia aqui na zona é horrivel. Tenho um topico com os meus problemas com a E-Redes.

Como preciso realmente de 6,9kWh parece-me que seria a melhor solução.
    Alguns instaladores estão a recomendar-me ligar a rede directamente ao inversor e depois para o quadro atual vem um cabo do inversor e ele dá eletricidade enquanto tiver baterias e ficaria em modo passthrough quando as baterias acabarem.

Alguém me pode ajudar a perceber se isto é legal? É que teria de ser feito um "remendo" no cabo que vem directamente da eredes. Um dos instaladores diz-me que sim outro diz que teria de ser trocado o cabo até ao contador. Teria de levar diferencial?
  10. No dia que lhes disser que necessita no final da obra do termo de responsabilidade pelo trabalho executado e/ou que no final da obra irá pedir a certificação da instalação, muitos deles devem mudar de opiniao

Colocado por: HFSFObrigado pelo feedback callinas.

Bruno.Alves> O meu problema é que a energia aqui na zona é horrivel. Tenho um topico com os meus problemas com a E-Redes.

Como preciso realmente de 6,9kWh parece-me que seria a melhor solução.
    Alguns instaladores estão a recomendar-me ligar a rede directamente ao inversor e depois para o quadro atual vem um cabo do inversor e ele dá eletricidade enquanto tiver baterias e ficaria em modo passthrough quando as baterias acabarem.

Alguém me pode ajudar a perceber se isto é legal? É que teria de ser feito um "remendo" no cabo que vem directamente da eredes. Um dos instaladores diz-me que sim outro diz que teria de ser trocado o cabo até ao contador. Teria de levar diferencial?
    • HFSF
    • 23 julho 2024
    Só fui a empresas supostamente certificadas e com o requisito do termo de responsabilidade.

É ilegal o que estão a propor? Esta solução já me foi proposta por 3 empresas.
  11. como esta a descrever, sim.
  12. Colocado por: HFSFAlguns instaladores estão a recomendar-me ligar a rede directamente ao inversor e depois para o quadro atual vem um cabo do inversor e ele dá eletricidade enquanto tiver baterias e ficaria em modo passthrough quando as baterias acabarem.

Isso é uma configuração off-grid, em que a rede funciona como backup.
    Primeiro solar, depois bateria, quando esta acabar entra a rede em modo bypass.
    Também se pode configurar para ter a rede como fonte principal e a bateria entrar só quando esta falha.

Ajudei um amigo a fazer a instalação de 2 Growatt em paralelo nessa configuração. Funciona muito bem. A única limitação (ou não, depende) é que não há energia devolvida à rede em caso de excesso de produção e bateria cheia.
    Mas esse meu amigo montou 40kWh de baterias, foi assim uma coisa à séria.

Colocado por: HFSFÉ ilegal o que estão a propor? Esta solução já me foi proposta por 3 empresas.

Não é ilegal, no sentido em que ninguém o vai multar ou prender por ter isso feito. Mas na eventualidade de um problema elétrico ou resultante de alterações que não estão no projeto elétrico, não há seguro que lhe pegue.
    • HFSF
    • 23 julho 2024
    Pois mas queria que o sistema fosse legal, no caso de um incendio quero manter-me segurado.
    Com um termo de responsabilidade não mantenho o seguro?

O meu problema é que ao não ser assim os inversores ou microinversores vão copiar a rede e como no caso dos meus vizinhos vão entrar em erro porque a voltagem não está dentro dos parametros (por culpa do distribuidor)

Tem alguma ideia para fazer isto de forma legal Bigmouse?
  13. Bom dia,

Tenho a seguinte proposta para instalação de painéis fotovoltaicos (3150KW) com gestor de excedentes.

Confesso que pensei que nunca ultrapassasse os 3000€ mas posso ter sido demasiado optimista.

Relativamente a quem está mais dentro do assunto, o que acham? Sobretudo relativamente à qualidade dos painéis e do inversor.

É para uma moradia na margem sul.

14. O que tenho visto é que muitos montam os painéis mas não programam o inversor, caso não o façam as garantias podem ir à vida e não tem o rendimento que poderia ter

0.3969 seg. NEW