Iniciar sessão ou registar-se
  1. Colocado por: glpsaceBom dia,

Tenho a seguinte proposta para instalação de painéis fotovoltaicos (3150KW) com gestor de excedentes.

Confesso que pensei que nunca ultrapassasse os 3000€ mas posso ter sido demasiado optimista.
    (...)

Para mais de 3000 W também esperaria um valor abaixo de 1€ por watt.

Eu pediria mais orçamentos.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: glpsace
    •  
      larkhe
    • 24 julho 2024 editado
    Estou a instalar , 830kw ( 750kw nominais), vai ficar na casa dos 0.44 euros por Watt
  2. Colocado por: larkheEstou a instalar , 830kw ( 750kw nominais), vai ficar na casa dos 0.44 euros por Watt

É uma industria? já devemos estar a falar de uns 1500 painéis...
    •  
      larkhe
    • 24 julho 2024 editado
    Colocado por: Ruikode
    É uma industria? já devemos estar a falar de uns 1500 painéis...

~1450

São de 570w cada

Ao valor que falei , depois ha que somar alguns extras , escadas, linhas de vida etc etc...

Contrato de manutenção anual
  3. Colocado por: larkheEstou a instalar , 830kw ( 750kw nominais), vai ficar na casa dos 0.44 euros por Watt

Certamente que tem noção de que isso não serve de referência para nada.
  4. Colocado por: rjmsilva

Certamente que tem noção de que isso não serve de referência para nada.

Tenho sim, mas tb dá a noção dos valores a que podem chegar uma instalação mais industrial.
  5. Por acaso estou um valor muito alto para a potencia instalada.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: glpsace
  6. Colocado por: jorgealvesPor acaso estou um valor muito alto para a potencia instalada.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:glpsace

Peço desculpa mas não entendi se a resposta era para mim, relativamente ao orçamento que recebi. Obrigado.
  7. Colocado por: jorgemlflorencio
    Para mais de 3000 W também esperaria um valor abaixo de 1€ por watt.

Eu pediria mais orçamentos.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:glpsace

Obrigado, terei então que procurar por referências. A empresa em causa foi, de certa forma, recomendada, e sem qualquer conhecimento na área, tenho sempre muito receio de avançar sem saber. Mesmo após pesquisa, não é fácil encontrar feedbacks e opiniões reais sobre Empresas específicas.
    • HFSF
    • 25 julho 2024
    Colocado por: HFSFPois mas queria que o sistema fosse legal, no caso de um incendio quero manter-me segurado.
    Com um termo de responsabilidade não mantenho o seguro?

O meu problema é que ao não ser assim os inversores ou microinversores vão copiar a rede e como no caso dos meus vizinhos vão entrar em erro porque a voltagem não está dentro dos parametros (por culpa do distribuidor)

Tem alguma ideia para fazer isto de forma legal Bigmouse?

Se alguém tiver ideias sou todo ouvidos! Preciso mesmo de avançar com isto que ainda hoje de manhã tive 3h com 180v.
  8. Só tem 2 hipóteses, basicamente:
    - ou arrisca e faz a instalação "off-grid" sem projeto
    - ou não arrisca e tem de fazer um novo projeto elétrico.

Ninguém exige projeto para instalar um inversor grid-tie. No caso da configuração off-grid vai ter de mudar a localização onde o contador entrega a potência.

Qualquer sistema grid-tie vai ter o problema das quebras de energia e isso não lhe resolve o problema (que devia ser a e-redes a resolver, bem entendido...).

Decisões 😁
    Se o eletricista souber o que está a fazer e colocar as proteções devidas, não tem qualquer motivo para ter problemas.
  9. Em minha casa 4.4kw vai ficar por 3000.25€ c/iva.

Inversor Solax X1 mini 3600w
    8 paineis 550w Longi
    Estrutura, quadro etc
    • HFSF
    • 25 julho 2024
    Colocado por: Bruno.AlvesSó tem 2 hipóteses, basicamente:
    - ou arrisca e faz a instalação "off-grid" sem projeto
    - ou não arrisca e tem de fazer um novo projeto elétrico.

Ninguém exige projeto para instalar um inversor grid-tie. No caso da configuração off-grid vai ter de mudar a localização onde o contador entrega a potência.

Qualquer sistema grid-tie vai ter o problema das quebras de energia e isso não lhe resolve o problema (que devia ser a e-redes a resolver, bem entendido...).

Decisões 😁
    Se o eletricista souber o que está a fazer e colocar as proteções devidas, não tem qualquer motivo para ter problemas.

Eu não estou a duvidar da competencia deles. Até parecem ser realmente competentes com instalações enormes para a industria.
    Eu teria ter sempre projeto para a UPAC certo? Ou tenho de pedir outro?

Fico é realmente receoso de um possível incendio porque eles acontecem.
    Também fico a pensar como é que o pessoal que tem shellys e sonoffs instalados faz. O seguro também vai ao ar certo?
  10. Colocado por: HFSFEu teria ter sempre projeto para a UPAC certo? Ou tenho de pedir outro?

Autoconsumo com ou sem bateria não precisa de projeto. Mas lá está, é colocado em paralelo com a rede e não funciona sem ela. A questão aqui é a mudança da estrutura da distribuição de energia da habitação.

Colocado por: HFSFTambém fico a pensar como é que o pessoal que tem shellys e sonoffs instalados faz. O seguro também vai ao ar certo?

Muito provavelmente, mas felizmente são episódios muitíssimo raros.
    Mesmo nas instalações "normais", quem é que faz manutenção ao quadro, quem é que faz reabertos (esse sim um risco de incêndio real), etc?
    • HFSF
    • 25 julho 2024
    Reabertos é testar os diferenciais?
  11. Reaperto.

O corretor automático tramou o Bruno
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Bruno.Alves
  12. Mesmo 😃
    Obrigado. Sim, estava falar de reaPertos 😁
    • HFSF
    • 25 julho 2024
    Pensei que fosse necessário no momento da MCP um projeto. Lembro-me de ver um diagrama quando tratei da UPAC para os meus pais mas pode não ser um projeto.

Pois vou ver quanto me custa esse projeto mas vou ter executar isto o quanto antes.

Obrigado pela vossa ajuda!
  13. Se alguém puder recomendar uma empresa de confiança, na área Metropolitana de Lisboa (estou na margem sul), para poder pedir orçamento, agradeço.
    • lmcaet
    • 26 julho 2024 editado
    Colocado por: paulosEm minha casa 4.4kw vai ficar por 3000.25€ c/iva.

Inversor Solax X1 mini 3600w
    8 paineis 550w Longi
    Estrutura, quadro etc

Parece-me bom material e bom preço.
    Pode partilhar qual a empresa sff?

0.0287 seg. NEW