Iniciar sessão ou registar-se
  1. Colocado por: paulosEm minha casa 4.4kw vai ficar por 3000.25€ c/iva.

Inversor Solax X1 mini 3600w
    na teoria vai ser instalado 3,6Kw, não deixando de ser uma boa solução apesar de o inversor ser gama de entrada e por um pouco mais colocada um hibrido e ficava já preparado para receber futuramente uma bateria quando for viável.

creio que a diferença não chega aos 300€
  2. Colocado por: lmcaet
    Parece-me bom material e bom preço.
    Pode partilhar qual a empresa sff?

Solminho em Braga

Colocado por: jorgealvesna teoria vai ser instalado 3,6Kw, não deixando de ser uma boa solução apesar de o inversor ser gama de entrada e por um pouco mais colocada um hibrido e ficava já preparado para receber futuramente uma bateria quando for viável.

creio que a diferença não chega aos 300€

Sim 3.6 questionei sobre isso ao instalador, mas ele diz que os paineis estão tão baratos que é preferível sobredimensionar ligeiramente e assim em dias de pouco sol, de manhã cedo ou final do dia acabo por ter mais potência disponível durante mais tempo.

Em relação ao inversor hibrido não quis, tenho um carro eletrico que carrega todas as noites entre 5 a 7h a 10A isso iria fazer com que a bateria de casa fosse sempre descarregada todos os dias, não acho viável.
    Ele aconselhou-me o solax pois diz que nõa são maus e tem tido bons resultados, além disso têm 10 anos de garantia e dessa forma estou tranquilo durante esse tempo.
    Abraço
    Estas pessoas agradeceram este comentário: lmcaet
  3. Vai conseguir pôr o carro elétrico a carregar de dia? Ou de noite tem tarifário mais barato que compense "desperdiçar" a energia gerada durante o dia.
    • hangas
    • 26 julho 2024 editado
    Colocado por: paulosEm relação ao inversor hibrido não quis, tenho um carro eletrico que carrega todas as noites entre 5 a 7h a 10A isso iria fazer com que a bateria de casa fosse sempre descarregada todos os dias, não acho viável.

Não necessáriamente.

Eu ainda assim metia um inversor de 4kW, o maximo que se pode meter sem precisar do contador extra.

Alias, também tenho 8x580W e um inversor de 4kW, e carrego o carro exclusivamente com solar. 3.6 é à pele para carregar o carro durante o dia. 4kW permite-me carregar a pelo menos 3.7kW e ainda sobrar um bocado para a casa.
    Concordam com este comentário: Dias12
    • paulos
    • 26 julho 2024 editado
    Colocado por: Dias12Vai conseguir pôr o carro elétrico a carregar de dia? Ou de noite tem tarifário mais barato que compense "desperdiçar" a energia gerada durante o dia.

Durante o dia não estou em casa, só ao fim de semana, quando nao saímos.

Durante o dia a energia vai ser aproveitada para bomba de calor AQS, rega, máquinas lavar e secar etc e climatizar a casa, para assim ganhar inercia e gastar pouco ao fim do dia e noite (quando for para lá vou ter de testar isso e ver se compensa) segundo o instalador poderei ligar os AC desde as 11h até às 16/17 agora no verão para refrescar a casa, vamos ver.

Colocado por: hangas

Não necessáriamente.

Eu ainda assim metia um inversor de 4kW, o maximo que se pode meter sem precisar do contador extra.

Alias, também tenho 8x580W e um inversor de 4kW, e carrego o carro exclusivamente com solar. 3.6 é à pele para carregar o carro durante o dia. 4kW permite-me carregar a pelo menos 3.7kW e ainda sobrar um bocado para a casa.

Compreendo e tb disse isso ao instalador, mas 400w são peanuts e perdia os 10 anos de garantia que a solax dá, pois teria de ir para outra marca que não tem essa garantia.
  4. Colocado por: paulosDurante o dia não estou em casa, só ao fim de semana, quando nao saímos.
    então porque tanta potência??
    • hangas
    • 26 julho 2024 editado
    Colocado por: paulosCompreendo e tb disse isso ao instalador, mas 400w são peanuts e perdia os 10 anos de garantia que a solax dá, pois teria de ir para outra marca que não tem essa garantia.

Muitas marcas têm extensões de garantia, e quando ativada na aquisição geralmente custa peanuts.

Para além da garantia, atenção à disponibilidade de componentes durante esse periodo. Até podem dar 10 anos, mas ao fim de 5 já não ter componentes de substituição.

As garantias dos paineis, cuja instalação é mais fixa de difícil acesso, faz algum sentido garantias largas. E a tecnologia é muito mais estável (pouca inovação esperada durante a vida util)

No inversor, quase mais vale apostar numa marca mais barata com uma garantia menor. É bem provável que daqui por 5 anos e depois de amortizado o inversor o queira trocar por outro mais moderno mantendo os paineis. Ou seja, na minha optica, vale a pena correr o risco.

ex. eu considerei um SMA Sunny-Boy, porque queria um inversor bom. Mas feitas as contas acabei para ir para um "reles" huwaei hibrido, mesmo sem estar interessado nas baterias deles, pois pela diferença de preço perfiro comprar um mais moderno daqui por 5 anos se acontecer alguma coisa, do que garantir que o sunny-boy funciona os 10 anos.
  5. Colocado por: paulospoderei ligar os AC desde as 11h até às 16/17 agora no verão para refrescar a casa, vamos ver.

Quando chegar a casa já está quente novamente.
    Concordam com este comentário: jorgealves
  6. Colocado por: jorgealvesentão porque tanta potência??

Porque os paineis são baratos, se precisar está lá e como disse para tentar durante o dia manter a casa a X temperatura para depois às 18h chegando a casa ser mais facil de manter tendo menor custos.

Colocado por: rjmsilva

Quando chegar a casa já está quente novamente.
    Concordam com este comentário:jorgealves

É provavel, não sei, vou testar para ver até que ponto o AC a trabalhar durante 5 a 6 horas criará alguma inércia nas paredes.

Na hora de almoço a minha esposa vai sempre almoçar a casa e o meu rapaz 3 tardes por semana está por casa, dá sempre para absorver o que se consumir nessas alturas e ao fim de semana durante o dia, deve dar para quase 100% das necessidades, tirando quando os AC estiverem a funcionar que não sei quanto gastarão depois de estarem em modo cruzeiro. 4x9000btu e 1x12000btu
    Concordam com este comentário: rjmsilva, zed
  7. Eu tenho AC e só os ligo quando estou nas divisões a resposta é tão rápida, que não justifica estar a fazer frio só porque sim.
    • eu
    • 26 julho 2024
    Colocado por: rjmsilvaEu tenho AC e só os ligo quando estou nas divisões a resposta é tão rápida, que não justifica estar a fazer frio só porque sim.

Depende do tipo de isolamento que tem.

Casas com isolamento pelo exterior conseguem manter inércia térmica durante muito tempo.
    • dom123
    • 26 julho 2024 editado
    Eu tenho os AC ligados durante o dia, cerca de 3h00, após ter o VE carregado e tenho a casa fresca durante o resto do dia, mesmo de manhã noto a diferença caso se não os tivesse ligado.
    Concordam com este comentário: zed, eu
  8. Colocado por: eu

Depende do tipo de isolamento que tem.

Casas com isolamento pelo exterior conseguem manter inércia térmica durante muito tempo.

É o meu caso
    • zed
    • 27 julho 2024
    Colocado por: hangasprovável que daqui por 5 anos e depois de amortizado o inversor o queira trocar por outro mais moderno mantendo os paineis

Para quê substituir algo que ainda funciona bem? Sendo que esse período é quando o rendimento é maior.
    • zed
    • 27 julho 2024
    Colocado por: paulossegundo o instalador poderei ligar os AC desde as 11h até às 16/17 agora no verão para refrescar a casa, vamos ver.

Aqui com somente 3,4 kWp em orientação nascente-poente e com algum sombreamento consigo um horário mais alargado, com 4 kWp penso que irá conseguir aproveitar até mais tarde.
      Screenshot_20240727_150357_Home Assistant.jpg
    • Dias12
    • 27 julho 2024 editado
    Quando diz nascente-poente quer dizer que tem 2 conjuntos de paineis virados a nascente e a poente?
    • zed
    • 27 julho 2024
    Sim, é isso.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Dias12
    • zed
    • 27 julho 2024 editado
    .
  9. Colocado por: zed
    Aqui com somente 3,4 kWp em orientação nascente-poente e com algum sombreamento consigo um horário mais alargado, com 4 kWp penso que irá conseguir aproveitar até mais tarde.
      Screenshot_20240727_150357_Home Assistant.jpg

Isso seria ótimo, vamos lá ver, já falta pouco para ir para lá.
    • zeto
    • 3 agosto 2024
    Boa noite, o shelly 1pm é aconselhável para a medicão dos painéis,??
    Obrigado

0.5601 seg. NEW