Iniciar sessão ou registar-se
  1. Os painéis mais potentes são habitualmente 2 módulos no mesmo invólucro pelo que um painel de 600wp na prática são 2 painéis com 300wp cada.
  2. Ou seja, a explicação dada pela operadora ligada a uma gasolineira, não faz sentido.

Obrigado, entretanto já percebi que Perc é uma tecnologia e não uma marca, e que no meu caso será talvez mais prático sistema sem bateria... isto, pelo que assisti do canal "Solar Portugal"

Obrigado pelo esclarecimento relativamente aos painéis Jorge!
  3. Colocado por: Rupi1981porque os potentes "demoravam muito a arrancar"..

Quando muito essa explicação simplista até era ao contrario. Os inversores é que precisam de uma tensão mínima para arrancar o MPPT. O que favorece os paineis mais potentes, porque geralmente têm uma tensão nominal maior, para manterem a corrente dentro dos 12 a 15A que são o limite de muitos inversores.

Sendo mais potentes no pico, também significa que conseguem gerar potencias proporcionalmente mais pequenas em condições de pouca irradiação, com no inverno ou em dias nebulados, etc. ( com irradiações e 200 a 400W/m2 por exemplo)
  4. Obrigado pela explicação! :) Andava a remoer-me nisso há 2 dias....
    • HFSF
    • 24 agosto 2024
    Tem de ver a ficha técnica do mppt e perceber qual é a tensão mínima de arranque. Dê uma margem, normalmente aponta-se para o dobro da tensão mínima.

Por isso isso é que é importante escolher bem os painéis e o inversor.

Sobre as baterias, depende muito da tecnologia mas a questão dos cíclicos com LFP por exemplo acaba por ser irrelevante porque pelas contas que fiz (1 ciclo dia) a bateria vai morrer primeiro de idade do que pelos ciclos.
  5. O que são ciclos LFP? A pesquisa não me dá nada.
    • HFSF
    • 28 agosto 2024
    LiFePO4. Com isto já lhe deve aparecer alguma coisa
    •  
      omega
    • 29 agosto 2024 editado
    Colocado por: HFSFTem de ver a ficha técnica do mppt e perceber qual é a tensão mínima de arranque. Dê uma margem, normalmente aponta-se para o dobro da tensão mínima.

Por isso isso é que é importante escolher bem os painéis e o inversor.

No meu inversor a voltagem de arranque é de 58V, devo colocar para 120?
    neste momento está para 171
    • HFSF
    • 29 agosto 2024
    Quando diz atualmente é pela configuração das strings? Ou está a medir nos painéis já instalados?
    •  
      omega
    • 29 agosto 2024 editado
    É o que está configurado no inversor
    Esta tradução está uma lástima, onde diz “construir” devia ser “ligar ou conectar”
      IMG_2150.jpeg
    • HFSF
    • 29 agosto 2024
    Os valores de tensão que comentei são obtidos pela configuração das strings dos paineis. Tem que fazer as contas com base na ficha tecnica dos paineis.

O print que coloca parece os valores atuais do inversor ou estou enganado?
    •  
      omega
    • 30 agosto 2024 editado
    Sim, esses são os valores que estão no inversor
    Os painéis são 8 destes em série.

presumo que "Open circuit voltage: 49.91V" seja a voltagem a partir da qual arranca, é isso?
      IMG_2138.jpeg
    • hangas
    • 30 agosto 2024 editado
    Colocado por: omegapresumo que "Open circuit voltage: 49.91V" seja a voltagem a partir da qual arranca, é isso?

Isso é a tensão em circuito aberto. Ou seja a tensão que o painel consegue gerar quando não tem nenhuma carga.
    Quando uma fonte de tensão tem uma carga, há sempre uma queda de tensão.

O Maximum Power Voltage, indica a tensão quando o painel tem uma carga (causada pelo inversor) em que a potencia é maxima.
    Na pratica o painel vai gerar uma tensão entre a tensão e Open e a de max Power, por efeito do MPPT.

Para tensão de arranque do inversor, tem que ser pelo menos a soma da Tensão em Aberto da soma dos paineis ligados em serie.
    No caso de 3 paineis, serão uns 150V. Nem sei porque isso é ajustavel, por norma os fabricantes procuram que esse intervalo seja o mais amplo possivel. Arrancar o MPPT o mais cedo possivel (requer uma tensão de arranque baixa) e permitir ligar o maior numero de paineis em serie possivel (o que leva a uma tensão maxima mais alta)

No meu inversor é fixo entre os 90 e os 600V

Nota, esse range de frequências pelo contrario está muito amplo. A Rede não devera ir abaixo dos 49.5 ou acima dos 50.5.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: omega
  6. Os valores de tensão que estão na foto, não sao os valores da componente AC?
    •  
      omega
    • 30 agosto 2024
    @hangas, muito obrigado pela "tentativa" de explicação, mas não percebi um **** :)
    Afinal, devo descer isto ou não?
    • hangas
    • 30 agosto 2024 editado
    Colocado por: omegaAfinal, devo descer isto ou não?

Sim, até poderá por isso no mínimo.

Colocado por: BigmouseOs valores de tensão que estão na foto, não sao os valores da componente AC?

Apesar da tradução manhosa, sao os parametros de DC. Um grupo para o primeiro arranque do MPPT (na transição de noite para dia) e o segundo parametro, para quando o MPPT perde o tracking e tem que voltar a tentar, ja a "quente"
  7. Colocado por: BigmouseOs valores de tensão que estão na foto, não sao os valores da componente AC?

Realmente, ao olhar melhor para aquilo não se percebe o porque da frequência na configuração dos MPPTs.
    Pode-se dar o caso de serem valores limite do AC fora dos quais o inversor nem sincroniza.

Mas nada como consultar o manual do GoodWe e ter a certeza. Se for esse o caso, os valores deveriam estar entre 209 e 253V.
    • hangas
    • 30 agosto 2024 editado
    Estes são os settings de rede do meu (de outra marca) mas a rede é a mesma.
      Screenshot 2024-08-30 at 10.42.27.jpeg
    •  
      omega
    • 30 agosto 2024 editado
    As configs que tenho são estas
      IMG_2151.jpeg
  8. Esses 270V de tensão maxima são manifestamente exagerados.
    Isso são valores default ou já foram mexidos? Duvido que sejam default e que um tecnico credenciado os tenha deixado assim.

0.4901 seg. NEW