Iniciar sessão ou registar-se
    •  
      omega
    • 30 agosto 2024 editado
    Não faço ideia.
    devem ser valores default, isto foi instalado à 3 dias
    pronto, assim ve-se melhor
      IMG_21512.jpeg
  1. São valores para nunca dar problemas de tensão maxima. Pelo menos para o inversor.

Depois dentro da instalação, o problema já é outro
    Concordam com este comentário: hangas, jorgealves
    • hangas
    • 30 agosto 2024 editado
    Colocado por: BigmouseSão valores para nunca dar problemas de tensão maxima.

Eu acho que preferia que o inversor desligasse bastante antes de a rede chegar a esse ponto.. mas isso sou eu.
    O valor típico nos inversores quando é escolhida a norma EN50549-LV é 253V, o que é o limite dos 10% acima dos 230.

Mais do que isso já me parece excessivo. Até porque o inversor vai sempre apontar um bocado acima da tensão da rede, por principio de funcionamento. Ora se a rede passar dos 253V nao queria que o meu inversor se mandasse para os 260 por exemplo.
    Concordam com este comentário: jorgealves
    •  
      omega
    • 30 agosto 2024 editado
    Sim, acho que tem razão, vou ter que descer isto e em relação à primeira duvida, a que voltagem devo colocar?
    Hangas, em PT usamos a norma EN 50549-1 ou EN50549-2
  2. Sou da mesma opinião. Não colocar Valores superiores a 253V.

Mas o que vejo é muitos instaladores a alterar para valores superiores, para não ter problemas. Isso e a indicar que a culpa é da E-redes. Já referi algumas vez, 99% das vezes o problema não é da e.redes. mas sim do correcto dimensionamento das canalizações e/ou validação das existentes
    • HFSF
    • 30 agosto 2024
    Canalizacao interfere na voltagem?
    Pensei que seria a secção do cabo apenas
  3. Quando se fala em canalização elétrica, fala-se em todo so conjunto (cabos, tubos, esteira, proteções,...)
  4. se olharmos só para canalização como método de instalação (tubo, esteira, calha,...) a mesma poderá interferir com a queda de tensão.
    •  
      omega
    • 30 agosto 2024
    Fui alterar o código de segurança do inversor para a norma EN-50549-1, que corresponde a 50Hz default e colocou novamente a tensão nos 270V
    Resumindo, só consigo colocar os 253, se definir eu manualmente esse valor.
    vim aqui com uma dúvida, que era saber a que voltagem devia colocar o arranque dos painéis, e já me empurraram para outra dúvida!
  5. Colocado por: omegavim aqui com uma dúvida, que era saber a que voltagem devia colocar o arranque dos painéis

Pelos settings que mostrou isso não parece então ser ajustavel. E normalmente não é, pois o fabricante procura que esse valor seja o minimo possivel e o maximo é um limite fisico do inversor.
  6. Colocado por: omegaalor típico nos inversores quando é escolhida a norma EN50549-LV é 253V, o que é o limite dos 10% acima dos 230.

Com 270V já corre o risco de "fritar" alguns transformadores. Com muito menos (250 e pouco) o router da NOS foi à vida (e de facto. dizia lá tensão máxima 250V no transformador).
    •  
      omega
    • 30 agosto 2024 editado
    Colocado por: hangas

Pelos settings que mostrou isso não parece então ser ajustavel. E normalmente não é, pois o fabricante procura que esse valor seja o minimo possivel e o maximo é um limite fisico do inversor.

dá sim, os perfis são editáveis nas funções avançadas
      IMG_2153.png
      IMG_2154.png
  7. Ao ler as mensagens anteriores também fui levado a pensar que sim. Mas esses parametros são para a o lado AC.
    Na etiqueta do inversor, que publicou antes, pode-se ver que a tensão do MPPT (UMPP) é de 60 a 550V, e não só não costuma ser ajustavel, como não ha ai nenhum setting com esse nome ou intervalo de valores.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: omega
  8. Na casa que estou a construir vou colocar termosifao para AQS (colocado pelo construtor) mas também pretendia colcoaf 4 paineis FV, de cerca de 500w cada, e o respetivo inversor.
    Neste ultimo caso o construtor diz que faz a pré-instalação mas para compra e montagem dos FV terei que contratar uma empresa.
    Alguma empresa que instale na margem sul que aconselhem?
    Algum inversor e painéis que deva escolher?

E para terminar, qual o valor aproximado que poderá ficar isto com a instalação??

Obrigado
  9. Se vai colocar FV não coloque o termossifão e instale BC.
    No verão quando a água já estiver quente os paineis do termossifão não estão a fazer nada, enquanto que se forem FV sempre alimentam a casa ou vende o excedente.
    Peça o orçamento para FV e faça as contas a comparar as 2 soluções:
    - termossifão + FV
    - BC + FV
    Concordam com este comentário: jorgemlflorencio
    Estas pessoas agradeceram este comentário: sadino
  10. Colocado por: Dias12Se vai colocar FV não coloque o termossifão e instale BC.
    No verão quando a água já estiver quente os paineis do termossifão não estão a fazer nada, enquanto que se forem FV sempre alimentam a casa ou vende o excedente.
    Peça o orçamento para FV e faça as contas a comparar as 2 soluções:
    - termossifão + FV
    - BC + FV
    Estas pessoas agradeceram este comentário:sadino

Obrigado pela resposta.
    Alguma empresa recomendada na margem sul?
    4 Paineis de 550W serão suficientes para o consumo normal de uma casa durante o dia (sabendo que à noite tenho que usar a eletricidade da rede)?
  11. Colocado por: sadino4 Paineis de 550W serão suficientes para o consumo normal de uma casa durante o dia
    é muito exagerado, 2 kw só justifica se tiver algo extra que aproveite essa produção senão é mais um dos muitos casos que vai dar a maioria da produção.
    Concordam com este comentário: Dias12
    •  
      omega
    • 2 setembro 2024
    Pessoal, como funciona o Net metering?
    É preciso aderir a alguma coisa, é automatico, ou fica logo por defeito?
    Eu neste momento tenho isto definido para injeção zero, mas se puder injetar e ficar com saldo, rápido mudo isto
    • HFSF
    • 2 setembro 2024
    Tens armazenamento? Já tens CPE de comercializador

Se não for uma quantidade ridicula de excedente quase mais vale poupar o inversor aos preços que isto anda
    •  
      omega
    • 2 setembro 2024
    tenho armazenamento
    tenho CPE de produtor, mas não quero vender, não estou para andar com essas burocracias.
    a quantidade, de excedente no verão ainda deve ser considerável

0.4595 seg. NEW