Iniciar sessão ou registar-se
  1. Colocado por: omegatenho 3,6, mas já a mandei trocar por uma de 4,8.
    tenho uma pylontech US300c mas mandei trocar pela US5000.
    mais importante que a capacidade, até porque as baterias são escaláveis, é a capacidade de carga delas.
    a US3000C carrega e descarrega a 35A, a US5000 80A, isso para mim, faz toda diferença.
    Permite que a bateria abasteça a casa mesmo com picos e que carregue também mais rápido.
    alem disso, elas têm é tendência a descer de preço

Infelizmente ninguém explica estas coisas e só depois de se ter as coisas é que se descobre.
    Felizmente, pedi a troca logo passados dois ou 3 dias e o instalador não levantou problemas em trocar, com o devido ajuste de preço, claro

É como o inversor, na altura também mandei passar do goodwe EM para o ES, justamente por causa de ter maior capacidade de carga e descarga das baterias

Pode partilhar qual a empresa que lhe fez a instalação?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Dias12
  2. Colocado por: RcrdPrnt

Qual o seu modelo de inversor??

Editada: Já vi qual é o seu modelo de inversor....

Eu tenho duas baterias US3000C, ligadas ao GW3648D-ES, e como são duas baterias ligadas estão preparadas para carregar e descarregar a 74A, que será +/- 3500w...mas conforme a percentagem das baterias, a carga e descarga é regulada.... mesmo com a bateria cheia, nunca vai buscar mais que 60A(cerca de 2900w ás baterias), deve ser alguma proteção que tem....

Faço-lhe a mesma questão, qual foi a sua empresa instaladora?
  3. Colocado por: tigoncal
    As baterias são normalmente indicadas em Ah, à tensão nominal de 48V (os sistemas de energia em DC são na maioria dos casos a -48V, portanto a malta no dia a dia só precisa pensar em amperes, quer seja para as potências ou para a energia das baterias). Veja as especificaçoes das suas, deverá dizer a capacidade de descarga.

Saber os Ah das baterias tambem ajuda a perceber a corrente de descarga, já que nas especificações é indicada a corrente máxima de descarga (por exemplo 1C, "uma vez a capacidade", numa bateria de 50Ah, significa que a bateria consegue descarregar a 50A por sensivelmente 1h). No passado, nas baterias de ácido, a corrente de descarga era quase infinita em relação à corrente máxima do sistema entao a capacidade de descarga não era realmente relevante, já que mesmo um banco de baterias de 25Ah, podia descarregar a 100A por 15minutos até estar descarregada (teoricamente, já que a capacidade das baterias de ácido é quase magia negra).

Obrigado pelo esclarecimento...mas nem todo mundo precisa de saber isso com rigor....cada um no seu galho....

o que sei é o que diz no manual, cada bateria US3000c, tem uma recomendação de carga e descarga de 37A na tua tensão de 48v...

Agora esses termos mais técnicos, sou completamente leigo...

Atenção, não é nenhuma critica, apenas sou leigo a tanto conhecimento sobre energia...apenas isso
  4. Colocado por: lmcaet
    Faço-lhe a mesma questão, qual foi a sua empresa instaladora?

Foi uma empresa de Coimbra, mas as baterias fui eu que mandei vir de Espanha e instalei...antes de ligar as baterias, contactei via WhatsApp a empresa a qual comprei as baterias e o senhor foi muito prestável... mandei fotos e videos da instalação, e o senhor disse que estava tudo correto e mandou ligar as baterias ao inversor...passado meia hora sem eu pedir nada, entrou novamente em contacto comigo para saber se estava tudo bem....

Tudo 5 estrelas
    Estas pessoas agradeceram este comentário: lmcaet
  5. Colocado por: RcrdPrnt
    Obrigado pelo esclarecimento...mas nem todo mundo precisa de saber isso com rigor....cada um no seu galho....

o que sei é o que diz no manual, cada bateria US3000c, tem uma recomendação de carga e descarga de 37A na tua tensão de 48v...

Agora esses termos mais técnicos, sou completamente leigo...

Atenção, não é nenhuma critica, apenas sou leigo a tanto conhecimento sobre energia...apenas isso
    Faça com a informação o que entender. Em momento algum o meu comentário foi depreciativo (ou pelo menos nao foi a minha intenção, de todo) do seu conhecimento e quando me refiro à "malta no dia a dia", não me referia a si ou a nenhum utilizador final, mas sim à comunidade técnica que trabalha na área da energia, para contextualizar a utilidade em se usar as medidas de corrente do sistema como medida (e não tensão ou energia). Sendo a temática sobre um assunto que conheço bem tecnicamente, achei por bem partilhar conhecimento, mas se acha que esse conhecimento não lhe traz mais valia nenhum, está mais do que no seu direito.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: RcrdPrnt
  6. Colocado por: omeganem sempre.
    as vezes mesmo a soma de bateria + painéis, é insuficiente, e tem que ir à rede buscar, se por acaso for buscar no "saldo", já é menos algum que se paga.
    claro que isto devem ser peanuts...
    estou para ver quanto é que vou reduzir à fatura, sinceramente estou curioso, não espero milagres, mas para alguém que está habituado a pagar "bastante", estou curioso.

quanto a contadores, acho que já vou no terceiro, e nunca fui eu que pedi as trocas.
    neste momento tenho um Kaifa MA 109H com modem
    igual a este

Já agora, a mim também instalaram há 3meses esse contador monofasico e o modem, mas noto que apesar de ter contratado 3,45kva, na prática pelos testes que fiz ele só corta energia a partir dos 6kw, alguém já teve esta experiência neste contador ou será que fui sortudo? xD
    •  
      omega
    • 3 setembro 2024 editado
    Colocado por: Xtrilho

Já agora, a mim também instalaram há 3meses esse contador monofasico e o modem, mas noto que apesar de ter contratado 3,45kva, na prática pelos testes que fiz ele só corta energia a partir dos 6kw, alguém já teve esta experiência neste contador ou será que fui sortudo? xD

eh pah, nem me diga uma coisa dessas que eu vou já descer a minha _:))
    os difrenciais costumam permitir um pouco de carga a cima do contratado, mas por um breve periodo de tempo apenas, confirme isso.
    era excelente
    • hangas
    Colocado por: XtrilhoJá agora, a mim também instalaram há 3meses esse contador monofasico e o modem, mas noto que apesar de ter contratado 3,45kva, na prática pelos testes que fiz ele só corta energia a partir dos 6kw, alguém já teve esta experiência neste contador ou será que fui sortudo? xD

O corte não funciona assim. O limitador de potencia simula um disjuntor de curva C.

ex. com 3.45, pode "puxar" 2x isso (6.9) durante 10s
      disjuntor-unipolar-16a-din-curva-c-lukma.png
    • SACS
    • 3 setembro 2024
    Colocado por: Xtrilho3,45kva, na prática pelos testes que fiz ele só corta energia a partir dos 6kw

Se for cargas momentânea não dispara porque precisa estar durante alguns segundos acima do corte.

Se tiver painéis e ou bateria essa potência soma a da rede.
  7. Obrigado, terei de fazer novos testes, mas creio terem sido mais que 1 minuto no teste que fiz...
    • hangas
    Colocado por: omegaquanto a contadores, acho que já vou no terceiro, e nunca fui eu que pedi as trocas.
    neste momento tenho um Kaifa MA 109H com modem
    igual a este

Deixaram-lhe logo esse chicote para a porta HAN, ou já tinha antes?
    •  
      omega
    • 3 setembro 2024
    este não é meu, é uma foto que tirei da net
  8. O meu contador manda as contagens por PLC
    • HFSF
    • 12 setembro 2024
    Estou agora à espera do material para instalar o meu sistema e vou ter de alterar o diferencial principal.

Perguntei ao eletricista e ele disse-me que normalmente trabalham em tensão já que não podem aceder à portinhola dos fusiveis ou precisava de falar com a E-Redes e pagar 20€ pela desselagem e coordenar a visita.

Isto é realmente assim? Tenho contador inteligente
    •  
      omega
    • 12 setembro 2024 editado
    Trabalham em tensão.
    mas em teoria o contador, devia permitir desarmar, uma vez que estes contadores novos, têm incluído um diferencial.
    btw, porque precisa de trocar o diferencial?
    • HFSF
    • 12 setembro 2024
    Tenho um AC e o recomendado pela victron é um tipo A.

Que situação ridicula um tecnico certificado não poder abrir a portinhola e um cliente não poder pedir um corte temporario.
  9. não deve ;)
    Colocado por: HFSFertificado não poder abrir a portinhola
    • HFSF
    • 12 setembro 2024
    Pois é que me parece mais seguro abrir aquilo do que trabalhar em tensão.

Eu é que estou em má zona e sempre com problemas com a E-Redes e tenho medo que usem isso contra mim de alguma forma.
    • SACS
    • 12 setembro 2024
    Colocado por: Bigmousenão deve ;)

Até porque um selo na via pública vale o que vale....
    Quem foi? Foi o......
    Estas pessoas agradeceram este comentário: omega
  10. A portinhola não tem selo.

Colocado por: SACS

Até porque um selo na via pública vale o que vale....
    Quem foi? Foi o......
      Screenshot_2024-09-12-19-44-11-662_com.miui.gallery-edit.jpg

0.3196 seg. NEW