Iniciar sessão ou registar-se
    • eu
    • 28 outubro 2024
    Colocado por: Zé MeirinhoO instalador tinha-me falado nos grandes benefícios de ter painéis nascente/poente (maior amplitude de horas de sol), mas mas na prática perco bastante na eficiência (quando comparo com outros). Se fosse hoje teria aprofundado o estudo com estruturas triangulares.

Hoje em dia, ao preço a que estão os painéis, mais vale comprar mais 2 ou 3 e aplicá-los solidariamente com o telhado, do que usar estruturas esteticamente horríveis para os orientar a sul.
    Concordam com este comentário: RUIOLI, mafgod, Dias12, argo
  1. Colocado por: RUIOLIEstou a iniciar a preparação de pedido de propostas para instalar fotovoltaico, gostaria de preparar bem o pedido de propostas pois é crucial para as fases subsequentes.

Situação:
    -Área metropolitana de Lisboa
    -Telhado com duas águas, uma a nascente e outra a poente
    -Numa das águas tenho limitações de espaço, só cabem 3 painéis de 1,3 m de largura
    -Maiores consumos: Placa do fogão e forno (mas não cozinhamos durante o dia, exceto no fim de semana), Bomba de Calor AQS+PRH, -Bomba da piscina e carregar o VE (normalmente à noite)
    -Trabalhamos em casa +- 3 dias por semana
    - temos tomada de rede na zona que pretendemos instalar o inversor e fica a 4m do QE principal

O que prendemos:
    - instalação complanar com o telhado, com salva-telhas
    - painéis >650w por causa da limitação de espaço a nascente
    - inversor hibrido <4kw para não ter de ter contador, mas para já sem baterias
    - aceder aos dados de produção via website ou app
    - material com uma boa relação qualidade preço, tecnologicamente atual
    - instalador competente

Dúvidas:
    1- Como não pretendemos para já ter baterias, vale a pena colocar já um inversor hibrido ou meter o de rede (um mais barato) e quando se colocar baterias trocar (tecnologicamente atualizado)?
    2- Para além da Huawei, mais alguma marca de inversores que limite a marca de baterias a instalar?
    3- Para além dos painéis, inversor e estrutura...mais alguma coisa importante a ter em conta no pedido de proposta?
    4- Não há muitos inversores de 4kw certos, como vou ter cerca de 2kw a nascente e 2,5kw a poente, será que um inversor de 3,6kw daria?

Do material que andei a ver, gostei de:
    TOPBiHiKu7 CS7N-690-720-https://www.enfsolar.com/pv/panel-datasheet/crystalline/60160
    Vertex N TSM-NEG21C.20 695-720W -https://www.enfsolar.com/pv/panel-datasheet/crystalline/60485
    SMA Sunny Boy Smart Energy SBSE4.0 -https://suministrosdelsol.com/pt/investidores-sma/2552-sma-sunny-boy-smart-energy-sbse40-50-inversor-hibrido-monofasico-de-4-kw.html

A resposta às questões ou alguma dica de aspetos relevantes a ter em atenção, é bem vinda :) Obrigado!
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Dias12

Por querer material muito específico, não devo ter muitas respostas aos pedidos de orçamento...ou então vão fazer um orçamento com grande margem para esquisitinhos :)
  2. Colocado por: euHoje em dia, ao preço a que estão os painéis, mais vale comprar mais 2 ou 3 e aplicá-los solidariamente com o telhado, do que usar estruturas esteticamente horríveis para os orientar a sul.

Tem toda a razão, daí eu ter dito que se fosse hoje, teria profundado mais esse estudo para tentar saber o real benefício, porque esteticamente não é agradável.

Edit: Mas agora que volto a pensar nisso, acho que não vejo nenhum. Até para limpar as poeiras de África, que volta e meia baixam a eficiência dos painéis, uma estrutura triangular ficava-me mais difícil de limpar. Bom se calhar foi mesmo o melhor que se arranjou, mas dói ver 20%/30% do potencial ir para o galheiro.
    • Dias12
    • 29 outubro 2024 editado
    Pense assim.
    Se colocasse a estrutura no telhado de 2 águas (nascente-poente) para ter os painéis para sul de certeza que colocaria menos painéis do que pode colocar deitados sobre as telhas, já que com a estrutura uns painéis fariam sombreamento à fila de trás. Acredito que perderia muito mais dos 20/30 % nessa disposição.
    Resumindo, o problema não é dos painéis estarem nascente-poente, mas sim do telhado estar dessa forma.
  3. O sobre custo da estrutura mais complexa também so por si permite comprar mais 1 ou 2 paineis. Ou fazer "upgrade" para paineis mais potentes incluindo um inversor que suporte essas correntes.

Também em caso de fenomenos meterologicos extremos, faz-me confusão ver os paineis elevados a fazer de vela. Quanto mais rasteiros ao telhado melhor.
    Concordam com este comentário: Dias12, trivial, RUIOLI, eu
  4. Quem tem FV, o que mudaria em termos de equipamento e instalação? Coisas que poderiam ser referidas nos pedidos de proposta.
    • eu
    • 29 outubro 2024
    Colocado por: RUIOLIQuem tem FV, o que mudaria em termos de equipamento e instalação? Coisas que poderiam ser referidas nos pedidos de proposta.

Inversor mais potente e híbrido.
    Concordam com este comentário: Zé Meirinho
    • hangas
    Colocado por: RUIOLIQuem tem FV, o que mudaria em termos de equipamento e instalação? Coisas que poderiam ser referidas nos pedidos de proposta.

Eu hoje teria optado por um inversor com 3 MPPT, com mais corrente, painéis mais potentes e tinha posto mais 2 paineis na agua a virada a Sul (em complemento a nascente poente).

A potencia do inversor já fui para o máximo sem necessitar de contador (4kW), mas teria metido com a disposição acima uns 6000Wp (em vez dos 4600Wp actuais)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: RUIOLI
  5. Colocado por: hangasA potencia do inversor já fui para o máximo sem necessitar de contador (4kW), mas teria metido com a disposição acima uns 6000Wp (em vez dos 4600Wp actuais)

Qual é o inversor que tem?

Com essa configuração, qual o pico que já atingiu? > 3600w?
    • hangas
    Colocado por: RUIOLIQual é o inversor que tem?

Acabei por ir para o um Huawei 4K.
    O pico pico de produção foi 4400W, por limite do mesmo na parte AC mas isto em dias frios de sol ou com abertas. Não conta.
    Nessas alturas um bocado de clipping numa string de manha e na outra à tarde.

De verão, devido ao calor, sim, ai pelos 3500W é o normal, e sempre acima dos 3Kw das 11h as 16h.

Um dia tipico no verão
    Estas pessoas agradeceram este comentário: RUIOLI, Dias12
      Screenshot 2024-10-29 at 16.10.33.png
      Screenshot 2024-10-29 at 16.10.38.png
  6. RUIOLI não sei como é a casa, mas tens sempre estruturas para fachada, isto se tiveres alguma fachada virada a sul.
    Concordam com este comentário: Dias12
  7. Colocado por: hangasAcabei por ir para o um Huawei 4K.

Tem baterias? Pelo que li os da Huawei só aceitam baterias da mesma marca. Isso pareceu-me um pouco limitador e não estou a considerar a Huawei.
    Concordam com este comentário: rjmsilva
  8. Colocado por: hangasRUIOLI não sei como é a casa, mas tens sempre estruturas para fachada, isto se tiveres alguma fachada virada a sul.

É em banda, não tenho :( Conseguia meter no guarda fogos na vertical, mas ficava feio. Já basta olhar à janela e ver o termossifão da vizinha da frente que parece uma nave espacial que aterrou no telhado :)
    Concordam com este comentário: fpacardoso
  9. Colocado por: RUIOLITem baterias? Pelo que li os da Huawei só aceitam baterias da mesma marca. Isso pareceu-me um pouco limitador e não estou a considerar a Huawei.

Não tenho baterias, nem esta(va) planeado. A escolha do inversor teve mais a ver com possibilidades de integração (modbus) e gestão do mesmo. O ser hibdrido foi por nao ter escolha. A alternativa era um SMA, mas pelo preço optei pelo Huwaei.

Mas na realidade quase todos os inversores com baterias de alta tensão são limitados nas opções.
    So os sistemas de 48V é que dão mais escolha nessa materia.
  10. Se soubesse o que sei hoje não teria metido inversor Huawei. Por causa da questão das baterias.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: RUIOLI, Dias12
    • hangas
    Colocado por: rjmsilvaSe soubesse o que sei hoje não teria metido inversor Huawei. Por causa da questão das baterias.

As baterias deles até são muito boas. A construção é excelente e bastante segura. Até tem um sistema interno de extinção de incendeio caso uma serie de outras proteções falhe em cascata e chegue a esse ponto. A capacidade de carga/descarga é também muito boa. Mas claro, o preço por kWh não é competitivo quando comparado com sistemas de 48V como as Pylontech, e semelhantes.

Mas com qualquer inversor é sempre possível fazer AC coupling com um Victron por exemplo e ter mais opções de acumulação.
    Concordam com este comentário: tigoncal
  11. Colocado por: hangas
    Mas com qualquer inversor é sempre possível fazer AC coupling com um Victron por exemplo e ter mais opções de acumulação.

Pode colocar aqui um link com um compatível para 4kw
  12. Colocado por: RUIOLIPode colocar aqui um link com um compatível para 4kw

Um exemplo é um modelo que aqui ha uns tempos referi neste topico, quando andei a equacionar essa opção.

https://forumdacasa.com/?CommentID=2146092
  13. Colocado por: RUIOLIQuem tem FV, o que mudaria em termos de equipamento e instalação? Coisas que poderiam ser referidas nos pedidos de proposta.
    Eu teria comprado inversor com 2 MPPTs.
  14. ja agora... no verão, qual a vossa quebra +- na produção nas horas de pico?

eu passo de 2900 para 2600 sendo a instalação de 3270
    já disse ao instalador para vir ver pois acho a produção muito baixa... mas .... sempre demora

0.5875 seg. NEW