Iniciar sessão ou registar-se
  1. Colocado por: eu

A solarshop diz que sim

Pois, há por aqui alguém com o inversor >4kw e limitado a 4kw, consequentemente com uma instalação sem contador aceite pela DGEG?
  2. NotíciasNOVA ALTERAÇÃO DA LEI! LIMITAÇÃO DE POTÊNCIA NOS INVERSORES

Published 2 anos ago on Janeiro 11, 2023By SolarShop

Tem estado atento às novidades?

Foi efetuada uma pequena alteração, mas de GRANDE importância referente ao decreto-lei nº162/2019 sobre o artigo 16º Contagem e disponibilização de dados.
    Qual o requisito?

• Para sistemas com potência de ligação superior a 4kW é obrigatório a instalação de contador de produção!

Até ao dia 1 de Dezembro de 2022 a limitação era determinada pela potência dos painéis solares que era instalada, mas no presente essa mesma limitação é imposta pela potência dos inversores. Por outras palavras, se os inversores tiverem potência superior a 4kw, é obrigatório a aquisição de um contador bidirecional de leitura direta, para a contagem e a disponibilização de dados há E-redes.

Caso não queira ultrapassar a potência máxima do inversor para não instalar um meter (contador), a SolarShop pode fazer a limitação dos mesmos emitindo um certificado válido pela DGEG de forma a que, mesmo que o inversor tenha capacidade para produzir mais Kw, estará no cumprimento a lei vigente, sem a aquisição do contador e restantes encargos exigidos.

A SolarShop está presente todos os dias para o ajudar.

Se tiver alguma dúvida, estamos ao seu inteiro dispor.
  3. Até aos dias de hoje não tive qualquer esclarecimento da DGEG sobre esse assunto.

tal como esse, questionei que procedimento deverá ser realizado na troca do inversor, por exemplo por avaria.

Até ao dia tenha resposta / documento emitido pela DGEG, com a aceitação da limitação dos 4kW por programação do inversor, fico com o que está indicado na regulamentação.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: RUIOLI
  4. Colocado por: BigmouseAté ao dia tenha resposta / documento emitido pela DGEG, com a aceitação da limitação dos 4kW por programação do inversor, fico com o que está indicado na regulamentação.

Pois, era interessante conhecer pessoas que fizeram isto com sucesso.
    • eu
    • 18 novembro 2024
    Colocado por: Bigmousetal como esse, questionei que procedimento deverá ser realizado na troca do inversor, por exemplo por avaria.

Boa pergunta, de facto.
    • hangas
    • 18 novembro 2024 editado
    Colocado por: RUIOLIPois, era interessante conhecer pessoas que fizeram isto com sucesso.

Estou curioso porque coloquei uma questão a um instalador no sentido de instalar outro inversor em cascata com o existente (para poder ter mais 2 MPPTs noutro local).

Tecnicamente o inversor em causa permite a ligação em cascata e definir um limite de exportação para o conjunto. Mas quando questionei sobre qual o ponto da legislação que confirma isso, ficou de ver e disse que nao encontrou realmente nada em concreto, mas que é pratica aceite.

Optei por nao avançar por agora.
    • HFSF
    • 18 novembro 2024
    Colocado por: Bruno.AlvesO inversor é... um inversor. Até os Victron já não são o que eram antes, a guerra pelo preço é implacável.

Victron tem um monte de inversores.
    Os multiplus de 10kvas têm uma construção diferente dos 5kvas. Se andar no limite dos 5kvas constantemente iria para um maior.

Ainda assim dizer pela capacidade de programação a victron está numa categoria à parte para mim.
  5. Estou interessado em iniciar-me no mundo do solar.
    Para começar pretendo adquirir 4 a 6 paineis de 600-650w e um inversor hibrido de 5kw.
    Que marcas aconselham e por quanto deverá ficar isto com instaçação numa moradia terrea?

Obrigado!
  6. Colocado por: sadinoPara começar pretendo adquirir 4 a 6 paineis de 600-650w e um inversor hibrido de 5kw.
    Que marcas aconselham e por quanto deverá ficar isto com instaçação numa moradia terrea?

eu para começar revia a necessidade de um inversor de 5kW.
    Até porque com a configuração maxima de paineis que pretende 4kW são mais que suficientes e evita o custo de um contador de produção adicional.

Mesmo com um inversor de 4kW, pode (e até é recomendado) meter mais uns 25% de potencia em paineis, 5kW no caso.
    Ou seja até 8 paineis desses se desejar. O custo de mais 2 paneis é minimo e no inverno vai fazer alguma diferença.
    Concordam com este comentário: Dias12, mafgod
    Estas pessoas agradeceram este comentário: sadino
    • HFSF
    • 19 novembro 2024 editado
    Falta o eletricista vir fazer a ligação ao quadro :)

Agora que há paineis vem a chuva e o tempo nublado!
      Screenshot 2024-11-19 at 11.21.11.png
  7. Colocado por: hangas

eu para começar revia a necessidade de um inversor de 5kW.
    Até porque com a configuração maxima de paineis que pretende 4kW são mais que suficientes e evita o custo de um contador de produção adicional.

Mesmo com um inversor de 4kW, pode (e até é recomendado) meter mais uns 25% de potencia em paineis, 5kW no caso.
    Ou seja até 8 paineis desses se desejar. O custo de mais 2 paneis é minimo e no inverno vai fazer alguma diferença.
    Concordam com este comentário:Dias12
    Estas pessoas agradeceram este comentário:sadino

Então com essa configuração do inversor de 4KW e 6 paineis que marcas e que preço posso esperar?
    • hangas
    • 19 novembro 2024 editado
    Colocado por: sadinoEntão com essa configuração do inversor de 4KW e 6 paineis que marcas e que preço posso esperar?

Marcas e modelos vai depender muito da preferência pessoal (sua ou do instalador) e requisitos técnicos adicionais, como integrações que pretenda fazer com outros sistemas.

O inversor vai andar entre os 700Eur até quase 2000 (Monofosico)
    Os paineis cada um entre os 80 e 150Eur, por volta disso.

Depois é custo da estrutura, cabos, quadro parcial e proteções, e claro a instalação.

Um bom indicador é o preço por Wp instalado, que deverá rondar os 0.80Eur/Wp até 1Eur e picos. (sem baterias)
  8. Colocado por: hangasUm bom indicador é o preço por Wp instalado, que deverá rondar os 0.80Eur/Wp até 1Eur e picos. (sem baterias)

Em 2021, com adjudicação, não consegui arranjar nada abaixo de 1€/Wp (estrutura coplanar e sem baterias).
    Instalação no conselho do Seixal. Pedi vários orçamentos na AML.
  9. Colocado por: hangas
    Um bom indicador é o preço por Wp instalado, que deverá rondar os 0.80Eur/Wp até 1Eur e picos. (sem baterias)

Orçamentos recentes

Já recebi propostas, algumas coisas mais duvidosas:
    - Inversor 4600w, dizem que limitam a 4000w para não ter contador - é possível isto?
    - Contador Itron ACE SL7000 - SL761Y230 + Modem Itron GSM TELEORIGIN RB800D = 46€ este valor deve estar errado, só pode, deve faltar um zer0

Em termos de preço, primeira avaliação sumária, para +- 4kw, sem IVA:
    - com inversor de rede - 0,79 €/w;
    - com inversor hibrido - 0,82 €/w a 0,86 €/w;
    - bateria 5kwh - 0,42 €/w;
    - com inversor hibrido + bateria 5 kwh- 1,12 €/w a 1,18 €/w;

Painéis, a maioria propõe AIKO;
    Inversores: HUAWEI, SOLIS, GROWATT e FOSS.
  10. Boa noite

Estou a ponderar colocar mais painéis e vem novamente a questão das baterias. Estou a falar com a solarimpact para a zona de torres Vedras. Ao colocar 4kw é natural ter excedente mas será que compensa gastar 2k numa bateria de 5.8Kw? Pelas minhas contas ao preço da energia a bateria teria que durar 10anos para ter o retorno financeiro. Será que estou a pensar mal?
    Obrigado
    Concordam com este comentário: eu
  11. Está a pensar bem. Esse preço são 344€/kWh, não faz sentido na minha opinião.
    Por outro lado, com 4kWp vai ter em dias bons uns 30kWh/dia de produção. A menos que consiga rentabilizar essa produção, vai estar a injetar grande parte. Ou vende, ou instala uma capacidade bastante superior de baterias. 5kWh é muito pouco significativo com tanta capacidade de geração, assumindo que a maior parte do consumo é nas horas em que já não há sol.
    • argo
    • 21 novembro 2024
    Climatização numa casa com inercia térmica suficiente para aguentar durante a noite é uma boa bateria.
  12. A ideia é aproveitar ao máximo a produção de inverno para climatizar a casa com AC.

Obrigado pelas partilhas
  13. De inverno claro, toda a produção é necessária.
    Mas nos 7-10 meses que não precisamos de aquecimento e que combina com o período em que há mais sol, vai sobrar muita energia
  14. Não sou ainda a favor de baterias. Mas se precisa de aquecer no inverno também pode vir a precisar de arrefecer a mesma no verão.

Colocado por: Bruno.AlvesMas nos 7-10 meses

A dos 10 meses é de Lisboa para baixo e mesmo assim.

Colocado por: argoClimatização numa casa com inercia térmica suficiente para aguentar durante a noite é uma boa bateria.

Era o ideal.

O excedente vende. É pouco actualmente mas é mais que 0.

0.6254 seg. NEW