Colocado por: eu
A solarshop diz que sim
Colocado por: BigmouseAté ao dia tenha resposta / documento emitido pela DGEG, com a aceitação da limitação dos 4kW por programação do inversor, fico com o que está indicado na regulamentação.
Colocado por: Bigmousetal como esse, questionei que procedimento deverá ser realizado na troca do inversor, por exemplo por avaria.
Colocado por: RUIOLIPois, era interessante conhecer pessoas que fizeram isto com sucesso.
Colocado por: Bruno.AlvesO inversor é... um inversor. Até os Victron já não são o que eram antes, a guerra pelo preço é implacável.
Colocado por: sadinoPara começar pretendo adquirir 4 a 6 paineis de 600-650w e um inversor hibrido de 5kw.
Que marcas aconselham e por quanto deverá ficar isto com instaçação numa moradia terrea?
Colocado por: hangas
eu para começar revia a necessidade de um inversor de 5kW.
Até porque com a configuração maxima de paineis que pretende 4kW são mais que suficientes e evita o custo de um contador de produção adicional.
Mesmo com um inversor de 4kW, pode (e até é recomendado) meter mais uns 25% de potencia em paineis, 5kW no caso.
Ou seja até 8 paineis desses se desejar. O custo de mais 2 paneis é minimo e no inverno vai fazer alguma diferença.
Colocado por: sadinoEntão com essa configuração do inversor de 4KW e 6 paineis que marcas e que preço posso esperar?
Colocado por: hangasUm bom indicador é o preço por Wp instalado, que deverá rondar os 0.80Eur/Wp até 1Eur e picos. (sem baterias)
Colocado por: hangas
Um bom indicador é o preço por Wp instalado, que deverá rondar os 0.80Eur/Wp até 1Eur e picos. (sem baterias)
Colocado por: Bruno.AlvesMas nos 7-10 meses
Colocado por: argoClimatização numa casa com inercia térmica suficiente para aguentar durante a noite é uma boa bateria.