Iniciar sessão ou registar-se
  1. Colocado por: DacepaNão sou ainda a favor de baterias. Mas se precisa de aquecer no inverno também pode vir a precisar de arrefecer a mesma no verão.

A dos 10 meses é de Lisboa para baixo e mesmo assim.

Era o ideal.
    O excedente vende. É pouco actualmente mas é mais que 0.

De verão como vivo na zona oeste relativamente perto do mar, não é tão necessário o AC - mais de inverno para ter uma tempertatura de conforto em casa pelos 21º.

De verão também é quando a bomba da piscina trabalha mais horas e há mais consumo. Este verão com a piscina não consegui baixar a fatura da luz abaixo dos 67€ (plenitude).
    • mica
    • 22 novembro 2024
    Colocado por: nhenriques

De verão como vivo na zona oeste relativamente perto do mar, não é tão necessário o AC - mais de inverno para ter uma tempertatura de conforto em casa pelos 21º.

De verão também é quando a bomba da piscina trabalha mais horas e há mais consumo. Este verão com a piscina não consegui baixar a fatura da luz abaixo dos 67€ (plenitude).

Eu com fatura de 67€ nunca investia em painéis solares, o retorno iria ser muito difícil.
    • mica
    • 22 novembro 2024
    Colocado por: RUIOLI

Orçamentos recentes

Já recebi propostas, algumas coisas mais duvidosas:
    - Inversor 4600w, dizem que limitam a 4000w para não ter contador - é possível isto?
    - Contador Itron ACE SL7000 - SL761Y230 + Modem Itron GSM TELEORIGIN RB800D = 46€ este valor deve estar errado, só pode, deve faltar um zer0

Em termos de preço, primeira avaliação sumária, para +- 4kw, sem IVA:
    - com inversor de rede - 0,79 €/w;
    - com inversor hibrido - 0,82 €/w a 0,86 €/w;
    - bateria 5kwh - 0,42 €/w;
    - com inversor hibrido + bateria 5 kwh- 1,12 €/w a 1,18 €/w;

Painéis, a maioria propõe AIKO;
    Inversores: HUAWEI, SOLIS, GROWATT e FOSS.

É possível sim, aliás se quiser o inversor só produz o que estiver a consumir no momento... eu tenho 11kw de painéis sem contador.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: RUIOLI
    • eu
    • 22 novembro 2024
    Colocado por: micaEu com fatura de 67€ nunca investia em painéis solares, o retorno iria ser muito difícil.

Olhe que não, olhe que não. O preço dos sistemas fotovoltaicos baixou muito e a duração dos painéis é de décadas.

Se o sistema custar 2000 euros e poupar 20€ por mês (o que não é difícil) fica amortizado em cerca de 8 anos. E se vender os excedentes ainda demora menos tempo a amortizar.
    • mica
    • 22 novembro 2024
    Colocado por: eu

Olhe que não, olhe que não. O preço dos sistemas fotovoltaicos baixou muito e a duração dos painéis é de décadas.

Se o sistema custar 2000 euros e poupar 20€ por mês (o que não é difícil) fica amortizado em cerca de 8 anos. E se vender os excedentes ainda demora menos tempo a amortizar.

um sistema de 2000€ para pouco dá, nos mês de inverno duvido que poupe 20€...Em 8 anos pode avariar o inversor, pode algum painel partir etc.
    • mica
    • 22 novembro 2024
    Colocado por: eu

Eu com esses valores de fatura desaconselho a muitos amigos meter painéis, 30€ é para impostos em 67€.
    • eu
    • 22 novembro 2024
    Colocado por: micaum sistema de 2000€ para pouco dá

Isso era há uns anos atrás. Hoje em dia, 4 kw de painéis custam... 600 €

Claro que falta o resto, mas por 2000 € já se consegue um sistema decente.
    • eu
    • 22 novembro 2024
    Colocado por: mica30€ é para impostos em 67€.

Não é nada, não exagere.
  2. 67€ no Verão com bastantes ajustes no dia a dia para tentar usufruir da produção dos paineis ao máximo. Claro que no inverno esta fatura mais do que duplica e se avançar para aquisição de um veículo elétrico ainda vai ser mais um fator a ponderar.

De modo a passar de 2Kw para 4k estamos a falar de um investimento de cerca de 1500€.

Em 3 anos de paineis fotovoltaicos a minha experiência é que já poupei em eletricidade mais de 1k e permite-nos ter um conforto de utilização diferente do que tínhamos antes com o bi-horário. Os primeiros painéis foram colocados com o Fundo Ambiental e o que já me permitiu poupar além do investimento inicial já paga uma parte deste.

Tenho a noção que o retorno destes 1500 há-de ser um pco mais demorado do que o que fiz até agora, mas acho que no máximo em 6/7 anos - se tudo correr bem tenho o retorno.

Hoje em dia nem me preocupei em vender, pq o excedente muito pouco - no inverno então é nulo mesmo.
  3. O que me dizem destes paineis

Jasolar, JAM72S30/LR-560-585

e microinversos apsystems DS3D 1800
  4. Colocado por: luixxO que me dizem destes paineis

Jasolar, JAM72S30/LR-560-585 ou estes JAM66D42/MB - 580M

e microinversos apsystems DS3D 1800
    • argo
    • 27 novembro 2024
    Hoje com inversor 1500W e 1680W de paineis, fez 9kWh. Sol, frio, no Algarve e alguma sombra no final.
  5. Colocado por: argoHoje com inversor 1500W e 1680W de paineis, fez 9kWh. Sol, frio, no Algarve e alguma sombra no final.

Muito bom.
    • reg
    • 27 novembro 2024
    Colocado por: nhenriques67€ no Verão com bastantes ajustes no dia a dia para tentar usufruir da produção dos paineis ao máximo. Claro que no inverno esta fatura mais do que duplica e se avançar para aquisição de um veículo elétrico ainda vai ser mais um fator a ponderar.

De modo a passar de 2Kw para 4k estamos a falar de um investimento de cerca de 1500€.

Em 3 anos de paineis fotovoltaicos a minha experiência é que já poupei em eletricidade mais de 1k e permite-nos ter um conforto de utilização diferente do que tínhamos antes com o bi-horário. Os primeiros painéis foram colocados com o Fundo Ambiental e o que já me permitiu poupar além do investimento inicial já paga uma parte deste.

Tenho a noção que o retorno destes 1500 há-de ser um pco mais demorado do que o que fiz até agora, mas acho que no máximo em 6/7 anos - se tudo correr bem tenho o retorno.

Hoje em dia nem me preocupei em vender, pq o excedente muito pouco - no inverno então é nulo mesmo.

Qual é o sistema que tem?
  6. Colocado por: reg

Qual é o sistema que tem?

Tenho instalado desde 2021 um sistema de 6paineis de 340W e um inversor solax de 2.0.
    • reg
    • 28 novembro 2024
    Colocado por: nhenriques

Tenho instalado desde 2021 um sistema de 6paineis de 340W e um inversor solax de 2.0.

qual é a idade média até recuperar o investimento?
  7. qual a vossa opinião de paineis risen e inversos solis s5?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: RUIOLI
  8. Colocado por: reg

qual é a idade média até recuperar o investimento?

Quando decidi avançar pelas minhas estimativas deveria ter retorno a partir do 6ano. Como depois abriu o Fundo Ambiental e consegui ter o apoio, neste momento já se pagou o sistema e já está a rentabilizar para pagar o upgrade para mais produção. Mas isto varia muito de caso para caso. Além da parte económica, os painéis permitiram estar menos dependente do bi-horario (no meu caso).
    • eu
    • 28 novembro 2024 editado
    Colocado por: nhenriquesComo depois abriu o Fundo Ambiental e consegui ter o apoio, neste momento já se pagou o sistema

De facto, os sistemas PV têm um ROI bastante apetecível relativamente à duração dos painéis.

É um daqueles investimentos praticamente garantidos; melhor que ter o dinheiro no banco a render 2%.
    Concordam com este comentário: fpacardoso
  9. Colocado por: luixxqual a vossa opinião de paineis risen e inversos solis s5?
    Estas pessoas agradeceram este comentário:RUIOLI

Também estou interessado, alguém tem feedback?

0.5503 seg. NEW