Colocado por: DacepaNão sou ainda a favor de baterias. Mas se precisa de aquecer no inverno também pode vir a precisar de arrefecer a mesma no verão.
A dos 10 meses é de Lisboa para baixo e mesmo assim.
Era o ideal.
O excedente vende. É pouco actualmente mas é mais que 0.
Colocado por: nhenriques
De verão como vivo na zona oeste relativamente perto do mar, não é tão necessário o AC - mais de inverno para ter uma tempertatura de conforto em casa pelos 21º.
De verão também é quando a bomba da piscina trabalha mais horas e há mais consumo. Este verão com a piscina não consegui baixar a fatura da luz abaixo dos 67€ (plenitude).
Colocado por: RUIOLI
Orçamentos recentes
Já recebi propostas, algumas coisas mais duvidosas:
- Inversor 4600w, dizem que limitam a 4000w para não ter contador - é possível isto?
- Contador Itron ACE SL7000 - SL761Y230 + Modem Itron GSM TELEORIGIN RB800D = 46€ este valor deve estar errado, só pode, deve faltar um zer0
Em termos de preço, primeira avaliação sumária, para +- 4kw, sem IVA:
- com inversor de rede - 0,79 €/w;
- com inversor hibrido - 0,82 €/w a 0,86 €/w;
- bateria 5kwh - 0,42 €/w;
- com inversor hibrido + bateria 5 kwh- 1,12 €/w a 1,18 €/w;
Painéis, a maioria propõe AIKO;
Inversores: HUAWEI, SOLIS, GROWATT e FOSS.
Colocado por: micaEu com fatura de 67€ nunca investia em painéis solares, o retorno iria ser muito difícil.
Colocado por: eu
Olhe que não, olhe que não. O preço dos sistemas fotovoltaicos baixou muito e a duração dos painéis é de décadas.
Se o sistema custar 2000 euros e poupar 20€ por mês (o que não é difícil) fica amortizado em cerca de 8 anos. E se vender os excedentes ainda demora menos tempo a amortizar.
Colocado por: eu
Olhe que não, olhe que não. O preço dos sistemas fotovoltaicos baixou muito e a duração dos painéis é de décadas.
Se o sistema custar 2000 euros e poupar 20€ por mês (o que não é difícil) fica amortizado em cerca de 8 anos. E se vender os excedentes ainda demora menos tempo a amortizar.
Colocado por: micaum sistema de 2000€ para pouco dá
Colocado por: mica30€ é para impostos em 67€.
Colocado por: luixxO que me dizem destes paineis
Jasolar, JAM72S30/LR-560-585 ou estes JAM66D42/MB - 580M
e microinversos apsystems DS3D 1800
Colocado por: argoHoje com inversor 1500W e 1680W de paineis, fez 9kWh. Sol, frio, no Algarve e alguma sombra no final.
Colocado por: nhenriques67€ no Verão com bastantes ajustes no dia a dia para tentar usufruir da produção dos paineis ao máximo. Claro que no inverno esta fatura mais do que duplica e se avançar para aquisição de um veículo elétrico ainda vai ser mais um fator a ponderar.
De modo a passar de 2Kw para 4k estamos a falar de um investimento de cerca de 1500€.
Em 3 anos de paineis fotovoltaicos a minha experiência é que já poupei em eletricidade mais de 1k e permite-nos ter um conforto de utilização diferente do que tínhamos antes com o bi-horário. Os primeiros painéis foram colocados com o Fundo Ambiental e o que já me permitiu poupar além do investimento inicial já paga uma parte deste.
Tenho a noção que o retorno destes 1500 há-de ser um pco mais demorado do que o que fiz até agora, mas acho que no máximo em 6/7 anos - se tudo correr bem tenho o retorno.
Hoje em dia nem me preocupei em vender, pq o excedente muito pouco - no inverno então é nulo mesmo.
Colocado por: reg
Qual é o sistema que tem?
Colocado por: nhenriques
Tenho instalado desde 2021 um sistema de 6paineis de 340W e um inversor solax de 2.0.
Colocado por: reg
qual é a idade média até recuperar o investimento?
Colocado por: nhenriquesComo depois abriu o Fundo Ambiental e consegui ter o apoio, neste momento já se pagou o sistema
Colocado por: luixxqual a vossa opinião de paineis risen e inversos solis s5?