Iniciar sessão ou registar-se
    • SACS
    • 13 fevereiro 2025 editado
    Calma, isso tudo depende da localização de cada um.
    Eu com 2.7 estou longe desses valores.
    Mas também não confio nos valores do inversor, é mentiroso para carai.....

DOM, esteve assim tão bom tempo para os lados de Ovar?
    • dom123
    • 13 fevereiro 2025 editado
    Colocado por: SACSDOM, esteve assim tão bom tempo para os lados de Ovar?

Antes pelo contrário, esteve tempo incerto com aberturas, mas para os dias de chuva que estiveram não me posso queixar
  1. Claro, isso tudo depende da localização, da inclinação e da orientação.
    Por aqui, margem sul, teve tempo nublado com algumas abertas.
  2. Colocado por: fpacardosoClaro, isso tudo depende da localização, da inclinação e da orientação.
    Por aqui, margem sul, teve tempo nublado com algumas abertas.

Painéis virados a sul e com cerca de 40° de inclinação
  3. Colocado por: dom123
    Painéis virados a sul e com cerca de 40° de inclinação

Os meus têm menos inclinação, perto de 20º e estão quase orientados a sul mas ainda com um pouco de este.
    • jrap
    • 19 fevereiro 2025
    Tenho visto imensas propostas para instalação de painéis FV. Em habitação compensa o investimento? Tendo em conta que quando eles estão a produzir mais será em períodos que não está ninguém por casa...
  4. Colocado por: jrapTenho visto imensas propostas para instalação de painéis FV. Em habitação compensa o investimento? Tendo em conta que quando eles estão a produzir mais será em períodos que não está ninguém por casa...

Mas essa é uma das questões que cada pessoa deverá avaliar para o seu próprio caso. Quem propõe essas soluções não sabe qual o perfil de utilização de cada potencial cliente, o cliente é que tem de fazer as contas se aquilo lhe é benéfico.

Está a assumir que por defeito nas horas de maior produção não estará ninguém em casa, mas possivelmente esse é o seu caso, não o de outras famílias. Por exemplo, no meu caso será altamente vantajoso, pois trabalhamos os dois em casa e podemos gerir os consumos maiores para aproveitar a produção FV.

Existe ainda a possibilidade de um sistema com baterias, mas mais uma vez, contas terão de ser feitas para perceber se é uma solução adequada em termos de investimento.
  5. Colocado por: jrapTenho visto imensas propostas para instalação de painéis FV. Em habitação compensa o investimento? Tendo em conta que quando eles estão a produzir mais será em períodos que não está ninguém por casa...

Eu coloquei os paineis pq precisamente nesse horario em dias de sol, penduro tudo o que posso, ex máquina lavar/secar, bomba de calor de AQS etc.

Quando não tenho nada para ligar, ligo os AC a tarde toda e quando chego a casa ao fim do dia tenho a casa quente que se aguenta até ao dia seguinte a custo zero.

Isto tudo quando temos sol, quando não temos vai tudo para bi-horario menos o AC que é usado quando tem de ser.
  6. Aproveito o tópico para questionar os entendidos sabendo de antemão que não têm uma bola de cristal.

A tendência de descida dos painéis e inversores espera-se que continue nos próximos 2 anos?

De momento tenho esta proposta de 3.950€ + IVA (6%)

- Registo de legalização na DGEG/EDP incluído

- 6 módulos fotovoltaicos de 580Wp TOPCon Tipo N

- Inversor Huawei SUN2000-3KTL-L1.

- Estrutura de alumínio coplanar.

- Proteções elétricas

- Monitorização de energia. Permite visualizar no telemóvel/computador a produção fotovoltaica e o consumo de energia em tempo real.

Tendo em conta que ainda falta 1 ano e meio para a casa estar pronta aproximadamente acho que vou esperar pelo menos 1 ano para investir e estudar o assunto entretanto.

Para uma casa com ar condicionado, vmc de duplo flux, bomba de calor aqs e 2 EVs que farão uns 1100/1200 kms em média por mês que configuração me aconselham, tendo ainda em conta que terei quase sempre alguém em casa?

Não seria melhor um inversor de 4k e pelo menos 8 paineis para ter melhor curva no inverno? Vale a pena passar dos 4k devido à questão do contador e do cartão gsm?

Obrigado!
  7. Colocado por: RS2025A tendência de descida dos painéis e inversores espera-se que continue nos próximos 2 anos?

Ninguem sabe, mas não é o cenario mais provavel.

Alias já começaram a "disparar" devido a um aumento estrutural dos preços, e com estas guerras comerciais não deverá ficar melhor.

https://www.portal-energia.com/preco-paineis-solares-fotovoltaicos-dispara-europa/
    Estas pessoas agradeceram este comentário: RS2025
  8. Efetivamente o mundo não está fácil!

Também não sei que faça então, aceito a proposta e tento bloquear o preço? A mim parece-me um orçamento excessivo tendo em conta que se não instalar previamente, posso fazer posteriormente já que me deixam cabos e tubagens pré instaladas para futura instalação.

Comprar agora também me parece um erro, tinha que armazenar e perdia tempo de garantia.

Não sei que fazer realmente!
  9. Colocado por: RS2025De momento tenho esta proposta de 3.950€ + IVA (6%)

Os painéis podem estar mais baratos, mas a mão de obra deve estar em recordes olímpicos...
    Há quase 3 anos instalei 6 painéis no telhado de um prédio de apartamentos, incluindo todo o trabalho lá em cima, muitos metros de cabo até ao inversor, inversor igual a esse mas de 2kW, registo, etc, e paguei menos de 2000€...
    Concordam com este comentário: fpacardoso
  10. Colocado por: Bruno.Alves
    Os painéis podem estar mais baratos, mas a mão de obra deve estar em recordes olímpicos...
    Há quase 3 anos instalei 6 painéis no telhado de um prédio de apartamentos, incluindo todo o trabalho lá em cima, muitos metros de cabo até ao inversor, inversor igual a esse mas de 2kW, registo, etc, e paguei menos de 2000€...
    Concordam com este comentário:fpacardoso

Mas mesmo para este ano parece-me excessivo o preço. Não ficará mais em conta eu comprar o material e pedir a um eletricista que me instale?

Das maiores dúvidas que tenho é se vale a pena passar dos 4k de inversor ou se mantenho 4k mas coloco mais paineis para melhorar a curva no inverno.
  11. Se passar dos 4kW tem de ter contador, pagar o contador, modem e mensalidade do cartão SIM mas tem a vantagem de poder produzir mais.
    Tem espaço para colocar 6/7kWp de painéis? Se só tiver espaço para 5kWp de painéis acho que tem a resposta lógica :)
  12. Colocado por: fpacardosoSe passar dos 4kW tem de ter contador, pagar o contador, modem e mensalidade do cartão SIM mas tem a vantagem de poder produzir mais.
    Tem espaço para colocar 6/7kWp de painéis? Se só tiver espaço para 5kWp de painéis acho que tem a resposta lógica :)

O que define se precisa do contador extra é o valor nominal do inversor e não a quantidade de painéis
    Concordam com este comentário: RS2025
    • hangas
    • 20 fevereiro 2025 editado
    Colocado por: RS2025mantenho 4k mas coloco mais paineis para melhorar a curva no inverno.

Depende do objetivo. Eu optei por otimizar para o inverno que é quando gasto mais em AC.
    So não fiz mais oversizing por falta de area.
    8 paineis de 580W 4 a nascente e 4 a poente para achatar a curva, e ter pelo menos uns 800-1000W durante 80% do periodo solar em dezembro janeiro.

Mas estou a ponderar instalar mais 5kWp num inversor em cascata e limitar a injeção do conjunto a 4kW

Assumindo que isto é verdade:

https://solarshop.pt/in/limitacao-de-potencia-nos-inversores/
    https://krannich-solar.com/pt-pt/empresa/sala-de-redacao/press-details/alteracao-legislativa-em-portugal/

Não consigo interpretar na lei actual que o critério seja com base na configuração do equipamento e não nas características do mesmo.
  13. Colocado por: jpmassena

O que define se precisa do contador extra é o valor nominal do inversor e não a quantidade de painéis

Correto, por isso disse se passar dos 4kW.
  14. Colocado por: hangas

Depende do objetivo. Eu optei por otimizar para o inverno que é quando gasto mais em AC.
    So não fiz mais oversizing por falta de area.
    8 paineis de 580W 4 a nascente e 4 a poente para achatar a curva, e ter pelo menos uns 800-1000W durante 80% do periodo solar em dezembro janeiro.

Mas estou a ponderar instalar mais 5kWp num inversor em cascata e limitar a injeção do conjunto a 4kW

Assumindo que isto é verdade:

https://solarshop.pt/in/limitacao-de-potencia-nos-inversores/
    https://krannich-solar.com/pt-pt/empresa/sala-de-redacao/press-details/alteracao-legislativa-em-portugal/

Não consigo interpretar na lei actual que o critério seja com base na configuração do equipamento e não nas características do mesmo.

Também estou a planear algo parecido.

Qual é o inversor?

Qual o pico de produção que já atingiu?
    • hangas
    • 20 fevereiro 2025 editado
    Colocado por: RUIOLIQual é o inversor?

Colocado por: RUIOLIQual é o inversor?

Huawei SUN2000-4KTL-L1 mono

Colocado por: RUIOLIQual o pico de produção que já atingiu?

Neste momento com 4640Wp o pico por vezes chega aos 4.40KW na parte AC.
    Mas o objetivo era ter duas curvas (nascente e poente) o mais desfasadas possível (ex ter apenas 2 ou 3kW mas durante mais horas e não maximizar a produção ao meio dia)

por exemplo num dia normal de verão tenho pelo menos 1Kw desde as 9h00 da manha até as 20h, ou 2kW das 10h as 18h
      Screenshot 2025-02-20 at 12.31.37.png
      Screenshot 2025-02-20 at 12.35.01.png
  15. Colocado por: hangas
    Huawei SUN2000-4KTL-L1 mono

Como é difícil arranjar inversores híbridos de 4kw, um de 3,6kw poderia ser suficiente, mas pelos vistos mesmo com orientação nascente e poente passa dos 4kw...

0.7443 seg. NEW