Colocado por: SACSDOM, esteve assim tão bom tempo para os lados de Ovar?
Colocado por: fpacardosoClaro, isso tudo depende da localização, da inclinação e da orientação.
Por aqui, margem sul, teve tempo nublado com algumas abertas.
Colocado por: dom123
Painéis virados a sul e com cerca de 40° de inclinação
Colocado por: jrapTenho visto imensas propostas para instalação de painéis FV. Em habitação compensa o investimento? Tendo em conta que quando eles estão a produzir mais será em períodos que não está ninguém por casa...
Colocado por: jrapTenho visto imensas propostas para instalação de painéis FV. Em habitação compensa o investimento? Tendo em conta que quando eles estão a produzir mais será em períodos que não está ninguém por casa...
Colocado por: RS2025A tendência de descida dos painéis e inversores espera-se que continue nos próximos 2 anos?
Colocado por: RS2025De momento tenho esta proposta de 3.950€ + IVA (6%)
Colocado por: Bruno.Alves
Os painéis podem estar mais baratos, mas a mão de obra deve estar em recordes olímpicos...
Há quase 3 anos instalei 6 painéis no telhado de um prédio de apartamentos, incluindo todo o trabalho lá em cima, muitos metros de cabo até ao inversor, inversor igual a esse mas de 2kW, registo, etc, e paguei menos de 2000€...
Colocado por: fpacardosoSe passar dos 4kW tem de ter contador, pagar o contador, modem e mensalidade do cartão SIM mas tem a vantagem de poder produzir mais.
Tem espaço para colocar 6/7kWp de painéis? Se só tiver espaço para 5kWp de painéis acho que tem a resposta lógica :)
Colocado por: RS2025mantenho 4k mas coloco mais paineis para melhorar a curva no inverno.
Colocado por: jpmassena
O que define se precisa do contador extra é o valor nominal do inversor e não a quantidade de painéis
Colocado por: hangas
Depende do objetivo. Eu optei por otimizar para o inverno que é quando gasto mais em AC.
So não fiz mais oversizing por falta de area.
8 paineis de 580W 4 a nascente e 4 a poente para achatar a curva, e ter pelo menos uns 800-1000W durante 80% do periodo solar em dezembro janeiro.
Mas estou a ponderar instalar mais 5kWp num inversor em cascata e limitar a injeção do conjunto a 4kW
Assumindo que isto é verdade:
https://solarshop.pt/in/limitacao-de-potencia-nos-inversores/
https://krannich-solar.com/pt-pt/empresa/sala-de-redacao/press-details/alteracao-legislativa-em-portugal/
Não consigo interpretar na lei actual que o critério seja com base na configuração do equipamento e não nas características do mesmo.
Colocado por: RUIOLIQual é o inversor?
Colocado por: RUIOLIQual é o inversor?
Colocado por: RUIOLIQual o pico de produção que já atingiu?
Colocado por: hangas
Huawei SUN2000-4KTL-L1 mono