Iniciar sessão ou registar-se
  1. Neste momento quem é que paga melhor os excedentes?
    • HFSF
    • 20 fevereiro 2025
    Neste momento tem o desgaste do inversor paga os excedentes! :)
    • HFSF
    • 20 fevereiro 2025
    Eu tenho um inversor de 10 kvas instalado e foi limitada a injeção.
    Tudo completamente legal com o termo do eletricista, registado na DGEG e com CPE de produção na E-Redes.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Piafinho, hangas
    • RS2025
    • 20 fevereiro 2025 editado
    Colocado por: hangas

Depende do objetivo. Eu optei por otimizar para o inverno que é quando gasto mais em AC.
    So não fiz mais oversizing por falta de area.
    8 paineis de 580W 4 a nascente e 4 a poente para achatar a curva, e ter pelo menos uns 800-1000W durante 80% do periodo solar em dezembro janeiro.

Mas estou a ponderar instalar mais 5kWp num inversor em cascata e limitar a injeção do conjunto a 4kW

Assumindo que isto é verdade:

https://solarshop.pt/in/limitacao-de-potencia-nos-inversores/
    https://krannich-solar.com/pt-pt/empresa/sala-de-redacao/press-details/alteracao-legislativa-em-portugal/

Não consigo interpretar na lei actual que o critério seja com base na configuração do equipamento e não nas características do mesmo.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:RS2025

É +- essa a configuração inicial que estou a ponderar.

Dependerá sempre da localização. Terei bastante sol o dia todo sem nenhum bloqueio. Com essa configuração como está a sua produção em média entre outubro a abril?

Sei que o andar de cima tem cerca de 96 m2 pelo que o telhado n deve andar longe mas ainda terá de acomodar máquinas de ac.
  2. Colocado por: HFSFfoi limitada a injeção.

a 4kw?
  3. Colocado por: RUIOLImas pelos vistos mesmo com orientação nascente e poente passa dos 4kw...

Sim, a não ser que os paineis estejam montados nas fachadas, a meio do dia ambas as aguas do telhado estão sempre bem expostas e não importa muito a orientação e inclinação. Estão mais limitados pela temperatura que outra coisa.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: RUIOLI
    • hangas
    Colocado por: RS2025Dependerá sempre da localização. Terei bastante sol o dia todo sem nenhum bloqueio. Com essa configuração como está a sua produção em média entre outubro a abril?

Mensal

A nivel diario, em outubro entre os 10-15 Kwh/dia Dez-Jan uns 6-10

Grafico anual e mes de Dezembro
    Estas pessoas agradeceram este comentário: RS2025
      Screenshot 2025-02-20 at 13.04.42.png
      Screenshot 2025-02-20 at 13.07.15.png
    • HFSF
    • 20 fevereiro 2025
    Maximo 4kwh sim.
    Na verdade está agora a 0.

Sai sempre alguma coisa porque o inversor tenta manter esse 0 mas dependendo do que ligo e desligo em casa varia. Olhado para a estatisticas acaba por injetar 0,5 kwh diariamente.
    • hangas
    Colocado por: HFSFMaximo 4kwh sim.
    Na verdade está agora a 0.

Sendo assim, se uma UPAC estiver limitada a menos de 700W não seria também elegivel para prescindir de registo simples por completo?

Se vale para limitar aos 4kW também vale para limitar aos 700W :)
    • HFSF
    • 20 fevereiro 2025
    Acho que os 700 é capacidade instalada. Ainda assim preferi fazer as comunicações todas e ter tudo direito.
    Até para o seguro não me chatear se houver problemas
    Concordam com este comentário: hangas
    • hangas
    Mas os 4KW também são potencia instalada.

A contagem da energia elétrica total produzida por UPAC quando a IU associada à UPAC
    se encontre ligada à RESP é obrigatória quando a potência instalada seja superior a
    4kW
    , sendo a mesma integrada no sistema centralizado de telecontagem do respetivo
    ORD

Sendo a definição no DLei

fff) «Potência instalada» a potência ativa e aparente, em kW e kVA, dos equipamentos de produção de eletricidade ou de instalação de armazenamento autónomo, considerando-se, no caso de centros eletroprodutores solares ou de armazenamento autónomo com recurso a baterias, a potência nominal de saída dos inversores em kW e kVA e respetivos inversores, fixada no procedimento de controlo prévio;

e há também o conceito de

ccc) «Potência adicional» a diferença entre a potência instalada e a potência de ligação;
    Estas pessoas agradeceram este comentário: RS2025
  4. Colocado por: hangas

Mensal

A nivel diario, em outubro entre os 10-15 Kwh/dia Dez-Jan uns 6-10

Grafico anual e mes de Dezembro
    Estas pessoas agradeceram este comentário:RS2025
      Screenshot 2025-02-20 at 13.04.42.png
      Screenshot 2025-02-20 at 13.07.15.png

Obrigado! Espetacular, mesmo não aproveitando tudo já reduz bastante a conta e no verão quase que dá para ser auto suficiente!

Sendo assim até me sinto mais tentado a adicionar bomba de calor para a piscina mais para a frente. Bem gerido consigo não gastar praticamente nada! Já agora além do inversor instalou a "smart box" de medidor de consumo deles? Ou o próprio inversor já dá info suficiente?
  5. Colocado por: RS2025Sendo assim até me sinto mais tentado a adicionar bomba de calor para a piscina mais para a frente. Bem gerido consigo não gastar praticamente nada!

Dimensionando para o inverno (para quem, como eu tem principalmente necessidades de aquecimento de fonte electrica) pode fazer sentido. Claro que um dimensionamento para o inverno tem um investimento maior, mas se fizer sentido esse investimento, o verão é gratis.
    Concordam com este comentário: Troino
  6. Hangas , foi vc que dimensionou ou foi quem instalou que o ajudou ??
    • hangas
    Fui eu que dimensionei, simulei no SAM, e validei com os instaladores durante a orçamentaçao.

Queria um inversor com exatamente 4kw, e fazer um oversizing até ao máximo recomendado pelo inversor.

Sabendo que estava limitado pela área do telhado. Tem muitas águas e é todo recordado. Encontrando um inversor de 3 MPPTS e teria posto mais uma string de 2 painéis a Sul.

Não havendo painéis de 600W na altura fiquei-me pelos 580Wp por painel, com uma corrente ImP ligeiramente acima do limite do inversor.
    (13.8A ImP vs 12.5A)

Sabia que ia ter algum clipping, mas teria também mais correntes com irradiações baixas ( < 400W/m).

De verão, com a perda de performance devido ao calor nem faz clipping e quando os painéis degradarem também vão deixar de chegar quase aos 14A de qq maneira
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Troino
  7. Boa noite
    (espero não estar a fazer mal ao colocar aqui a minha questão)

Nunca me meti nisto do Fotovoltaico, até recentemente, mas decidi que estava na altura

Comprei recentemente dois paineis de 590W e um Microinversor, por um preço que me pareceu bom, numa campanha, praticamente de impulso

2 x Módulo Fotovoltaico 590W - JASolar Bifacial N-Type MBB Half-Cell Module - JAM72D40 590/MB MC4 - 2278x1134x30MM - 144 Células
    1 x Micro inversor vevor 1200 GT

ainda não montei nada,

sabem de empresas na zona de Évora que possam fazer a montagem e certificação ??

a montagem fisica dos paineis no telhado até nem me parece complicada, e até é o que demora mais tempo, suponho

mas gostaria que tudo ficasse legal

e daí a necessidade da componente eléctrica ser feita por alguem certificado,

e que me passe o respectivo certificado para me poder registar na DGEG e ficar tudo OK)

(O meu contador de casa é dos inteligentes,
    e foi trocado recentemente, para poder dar as leituras automaticamente
    , suponho que não devo ter surpresas por aí)

A ideia inicial seria injectar na casa, e consumir, julgo que vou consumir tudo, já que tenho gente em casa durante o dia

Obrigado pelas vossas dicas e sugestões que me possam dar
  8. Colocado por: andrekiscertificação

Colocado por: andrekisMicro inversor vevor 1200 GT
    este inversor não é possível de certificar pelo que somente poderá ser usado "clandestinamente"
    Estas pessoas agradeceram este comentário: jorgemlflorencio
  9. Colocado por: jorgealves

este inversor não é possível de certificar pelo que somente poderá ser usado "clandestinamente"

Porque é que não é possível ser certificado?
  10. Colocado por: lmcaet
    Porque é que não é possível ser certificado?
    não tem certificado europeu
  11. Colocado por: jorgealvesnão tem certificado europeu

Ora bolas, como é possível então vender-se em Portugal ??
    No Site do Leroy Merlin estão à venda, e dizem as imagens que tem CE
    Podes confirmar por favor ?
    Agradeço

0.0387 seg. NEW