Iniciar sessão ou registar-se
  1. Colocado por: Na_mouch5 paineis de 605w longi com inversor solax trifasico de 4000w

2650€ iva incluído

Chave na mão

6 meses atras, 8 paineis longi 550w (4400w), inversor solax 3600w, estrutura de telhado plano com lancis ficou em 3000€
    • eu
    • 12 março 2025
    Colocado por: jfkptNeste caso o equipamento é fornecido pela "própria" empresa ;)

Mas o instalador é independente.
  2. Queria a vossa opinião sobre uma possibilidade de implementação adequada à minha realidade.

Com base no meu perfil de consumo (80% ocorre das 18h às 09h), diria que a solução economicamente mais viável seria uma instalação com poucos painéis e uma bateria associada.

Ter uma potência instalada de 2 ou 3kW quando o consumo é de 300 ou 400W, para mim é desperdiçar dinheiro e energia.

Veria como uma instalação mais realista ter 1kW de potência e uma bateria de 5kW.
    Desta forma durante o dia poderia acumular os 5kW e consumi-los durante o período em que já não haveria luz solar.

O que acham?
  3. Colocado por: Na_mouch5 paineis de 605w longi com inversor solax trifasico de 4000w

2650€ iva incluído

Chave na mão

Pode indicar a empresa sff?
  4. Quem fez bons negócios e ficou satisfeito, a malta agradece os contactos dos fornecedores/ instaladores.
    Concordam com este comentário: jorgemlflorencio, RS2025, Troino, pkasa
    • pfov
    • 12 março 2025
    Colocado por: jfkptQueria a vossa opinião sobre uma possibilidade de implementação adequada à minha realidade.

Com base no meu perfil de consumo (80% ocorre das 18h às 09h), diria que a solução economicamente mais viável seria uma instalação com poucos painéis e uma bateria associada.

Ter uma potência instalada de 2 ou 3kW quando o consumo é de 300 ou 400W, para mim é desperdiçar dinheiro e energia.

Veria como uma instalação mais realista ter 1kW de potência e uma bateria de 5kW.
    Desta forma durante o dia poderia acumular os 5kW e consumi-los durante o período em que já não haveria luz solar.

O que acham?

Faz sentido, mas 1kw de potência instalada não vai conseguir carregar esses 5kw durante todo o ano. Se tem uns 300wh de consumo durante o dia, e como os painéis não vão estar sempre a produzir 1kwh (isso é o máximo e não conta com as perdas de cerca de 10%) portanto mesmo em pico iria estar a carregar a bateria a uns 600wh e parece curto. Com 1.5 ou 1.8 já deve ficar melhor dimensionado
    Estas pessoas agradeceram este comentário: jfkpt
    • HFSF
    • 12 março 2025
    Colocado por: pfovFaz sentido, mas 1kw de potência instalada não vai conseguir carregar esses 5kw durante todo o ano.

Alem de que tem esse consumo agora mas provavelmente consegue optimizar para colocar mais carga durante o dia. Maquinas de lavar roupa e loiça, maquinas de secar.
    Se tiver deposito de agua quente até pode colocar a resistencia a ligar quando tem excedente.

Por apenas 2 paineis aos preços que estão nem deve compensar pelo preço da estrutura.

Essa bateria à noite é que não sei se faz sentido, 3 khw é muito pouco para a realidade da minha casa
  5. Boa noite,

Está na hora de investir nuns painéis que a conta de eletricidade só vai aumentar -> aquisição de veiculo eletrico.

Tenho 3 orçamentos, 2 muito parecidos e outro bem mais barato, agradecia opiniões e conselhos. Obrigado desde já.

Moradia nova 4 quartos mais 1, com piscina sem aquecimento para já, em Palmela.

Orçamento 1 - 6685,93€ (inc. Iva):
    EQUIPAMENTO
    PAINEIS FOTOVOLTAICOS:
    AIKO-A600MAH72Mw 600W (12 Unidades)
    INVERSORES:
    HUAWEI SUN2000-6KTL-L1 (1 Unidade)
    ACESSÓRIOS:
    Medidor Huawei 1Ph
    Cablagem DC, AC e Conectores
    Quadros e Protecções AC e DC
    Estrutura SUNFER 12 módulos fotovoltaicos
    Calhas e acessórios de comunicação
    Contador Honeywell AS3000 + Kit Modem
    CARREGADOR EV:
    Huawei Fusion Charge 7,4kW
    Protecções AC Monofásico (1 Unidade)
    - Disjuntor Hager NFT732
    - Diferencial Hager CDC 240ª 30mA
    Cablagem Monofásica 3G6
    Cabo de rede CAT6

Orçamento 2, 7 640,46 € (inc. Iva):
    Paineis DMEGC DM500M10RT-60HSW - 500W N-Type 14
    Inversor HUAWEI SUN2000 6KTL-L1 1
    Meter HUAWEI Smart Power Sensor DDSU666-H (1-Ph) 1
    Contador de Produção >4kW Kit contador + modem Honeywell AS3000 (leitura direta
    < 40kW) 1
    Estrutura de Montagem KIT SUNFER 09V3 15° TRIANGULAR 5
    Consumiveis Materiais Elétricos 1
    Mão de Obra Instalação e inicialização 1
    Meio de Elevação (Grua) Meio de Elevação 1
    Carregador VE E-MOV CARGADOR DE VEHÍCULO HUAWEI 7KS-S0 1

Orçamento 3 4760€ (inc Iva),
    Inversor híbrido Felicity IVGM 6000w
    12 painéis solares 580w AS Solar ASM72P
    Wi-Fi + meter consumos casa
    estruturas para painéis
    cabos
    Carregador VE DazeBox C
  6. Com esses valores, pensei que ia meter baterias, mas não. Isso parece-me tudo muito caro.
    Concordam com este comentário: jorgemlflorencio
  7. Não tem baterias mas tem wallbox. E a wallbox da Huawei é cara.

Eu tb tenho um Huawei sun2000 mas optei por não usar a wallbox deles. A V2C é um bocado mais barata e muito mais flexível nas configurações e integra com o inversor na mesma.
  8. A wallbox custa uns 600 a 700€. Não é por aí que encarece muito.
  9. Um simples cabo portátil custa bem menos de 200€ e também serve para carregar o carro :-)
    Ok, um cabo portátil não tem carregamento dinâmico mas, será que é mesmo preciso?
    E essa wallbox nos orçamentos, é fixa/dinâmica/ajustável?
  10. Neste cenário, de meter painéis por causa do VE só faz sentido a wallbox se fizer aproveitamento dos excedentes solares. Penso que a da Huawei faz.
    • HFSF
    • 13 março 2025
    Colocado por: rjmsilvaNeste cenário, de meter painéis por causa do VE só faz sentido a wallbox se fizer aproveitamento dos excedentes solares. Penso que a da Huawei faz.

Nem por isso.

Se carregar de forma lenta e estiver um dia de sol é só por a carregar e vai fazer o aproveitamento total. Se passar uma nuvem qualquer lá consome uns 20 centimos da rede mas não é por aí que vai compensar o investimento.

A wallbox consegue ajudar para quem está em casa grande parte do tempo e não precisa de carregar quase diariamente
  11. A wallbox dá sempre jeito para o carro não estar sempre a alarmar que deixou de carregar por causa de uma nuvem :)
  12. Colocado por: HFSFSe carregar de forma lenta e estiver um dia de sol é só por a carregar e vai fazer o aproveitamento total. Se passar uma nuvem qualquer lá consome uns 20 centimos da rede mas não é por aí que vai compensar o investimento.
    O EVSE com carregamento dinâmico tambem ajuda para não ter que aumentar potência contratada, que muitas vezes pode não ser possível sem reforço de ramal -€€€- (ou não ter que fazer maior gestão de outras cargas em casa, sobretudo quando não há sol).
  13. @actrancoso, a justificação de colocar uma carrada de painéis (atenção que acima de 4kW que é o caso, obriga a novo contador e custos mensais, um cartão de dados GSM) devido à aquisição de um veículo elétrico não faz sentido.

Conheço imensos proprietários de veículos elétricos e não tem um único painel :-)

A conta de eletricidade vai aumentar obviamente, contudo a conta no combustível vai ser anulada.
    Como regra, carregando em casa, vai passar a pagar menos de 20% do que pagava em combustível.
    Ou seja, se gastava mensalmente na casa dos 100€ em combustível, pode pensar que irá pagar em média 20€ em eletricidade.
    Exemplificando, um carro poupadinho gasta uns 6L/100, a 1,89€/L dá uns 11,34€/100km, um VE gasta uns 16kWh/100km, mesmo a 0,20€/kWh estamos a falar em 3,20€/100km, portanto 3,2/11,34 ~= 28% ... carregando em vazio a uns 0,11€/kWh seriam 2,20€/100km... logo 2,2/11,34=19,4%....

Com a obrigatoriedade de um novo contador e um cartão de dados mensal, irá ter um custo acrescido que muito provavelmente não conseguirá eliminar com o eventual consumo da energia solar produzida (mesmo sem entrar com o custo da instalação).

Se nunca carregar o seu carro enquanto os painéis solares estão a produzir, nunca irá ter ganho.
    Se só tiver um consumo de standby durante a produção solar, o excendente vai para a rede a custo zero.
    Ok, pode vender .... mas a uns 4 a 7cts/kWh....

Resumindo, a minha opinião é:
    - sem bateria, com ou sem venda de excedentes, sem carregamento solar - não faz sentido a instalação indicada, mais vale uns 1kwp de painéis para eliminar o standby e mesmo assim, ser uma auto instalação
    - sem bateria, com ou sem venda de excedentes, com maioritariamente carregamento solar - reduzir a produção para o máximo de 4kW para evitar novo contador e cartão GSM (depois futuramente, quiça aumentar o campo solar) e mudar de marca/instalado, está caro
    - com bateria - fugia da huawei porque obriga a baterias deles que são carinhas, optava por uma solução mais em conta com baterias mais acessíveis e mesmo assim, nunca com o propósito de carregar o VE com a bateria, quanto muito aguentar o consumo em horário cheio até ao vazio, e ciente que muito dificilmente iria ter algum retorno

Portanto, é fazer as contas, mas eu deixava estar quieto :-) e quanto muito, ver no mercado elétrico outras operadores mais em conta, e aí sim, pode poupar bastante sem gastar um cêntimo :-)
  14. Colocado por: ricardoantunesA wallbox dá sempre jeito para o carro não estar sempre a alarmar que deixou de carregar por causa de uma nuvem :)
    ?!?!?!?
    Explique lá isso? :-)

Lembrem-se de uma coisa, um VE pode e é aconselhável fazer vários carregamentos... ou seja, não é preciso ir à reserva e carregar a 100%... mais vale carregar a bateria todos os dias (reduzir ciclos de carga da bateria prolonga a vida útil).
    E, carregar a 16A, numa simples tomada, em 8h carregas o suficiente para 200km!
    Chega e sobra para a maior parte das pessoas.

Tenho 3VEs, e carrego-os a 16A quando preciso (obviamente um de cada vez).
    Diariamente os 3VEs fazem uns 100km, só tenho de ir carregando alternadamente os VEs que andam mais.

Essa necessidade de ter uma wallbox com ajuste dinãmico e tal para carregar ao máximo para depois, no dia-a-dia não ser uma necessidade ou nem sequer usar porque é até contraprudencente (ter a bateria a 100% por várias horas acelera a degradação) faz com que se tenha um gasto acrescido desnecessário.
  15. Eu tb tenho dois VE :)
    O que estava a dizer era, não consigo carregar diretamente dos paineis com o carregador tradicional, por razões obvias.
    A wallbox dá muito jeito para colocar todos os excedentes no VE e andar à pato

Colocado por: mafgod?!?!?!?
    Explique lá isso? :-)

Lembrem-se de uma coisa, um VE pode e é aconselhável fazer vários carregamentos... ou seja, não é preciso ir à reserva e carregar a 100%... mais vale carregar a bateria todos os dias (reduzir ciclos de carga da bateria prolonga a vida útil).
    E, carregar a 16A, numa simples tomada, em 8h carregas o suficiente para 200km!
    Chega e sobra para a maior parte das pessoas.

Tenho 3VEs, e carrego-os a 16A quando preciso (obviamente um de cada vez).
    Diariamente os 3VEs fazem uns 100km, só tenho de ir carregando alternadamente os VEs que andam mais.

Essa necessidade de ter uma wallbox com ajuste dinãmico e tal para carregar ao máximo para depois, no dia-a-dia não ser uma necessidade ou nem sequer usar porque é até contraprudencente (ter a bateria a 100% por várias horas acelera a degradação) faz com que se tenha um gasto acrescido desnecessário.
  16. Colocado por: ricardoantunesA wallbox dá muito jeito para colocar todos os excedentes no VE e andar à pato
    Ou seja, carregar o VE apenas com os excendentes? :-)
    Ok, mas se estamos a falar de pouca potência de carregamento, a poupança é pouca e o investimento numa wallbox que permita o carregamento com excentes dificilmente será pago.

Se há cabos de carregamento de 16A abaixo de 100€, faz sentido investir numa wallbox que faça gestão de excedentes a custar várias vezes mais?
    Se tiver muito excedente, como é o meu caso com cerca de 4kWp de painéis, claro que aproveito a carregar a 16A num simples cabo :-)

0.7393 seg. NEW