Iniciar sessão ou registar-se
  1. Tendo eu sempre um VE parado em casa à vez, aproveito todos os excedentes. Vou instalar 4.5kW de paineis com inversor de 4.
    Pelas contas, com o consumo da casa hoje em dia, irei ter o ROI dentro de 3.5/4 anos.

E consigo carregar ambos os VE apenas com os excedentes, um M3H durante de segunda a sexta e um ioniq 28 no fim de semana.
    Pelo menos é esse o plano :)

Colocado por: mafgodOu seja, carregar o VE apenas com os excendentes? :-)
    Ok, mas se estamos a falar de pouca potência de carregamento, a poupança é pouca e o investimento numa wallbox que permita o carregamento com excentes dificilmente será pago.

Se há cabos de carregamento de 16A abaixo de 100€, faz sentido investir numa wallbox que faça gestão de excedentes a custar várias vezes mais?
    Se tiver muito excedente, como é o meu caso com cerca de 4kWp de painéis, claro que aproveito a carregar a 16A num simples cabo :-)
  2. Tenho intenção de comprar uma wallbox que faça gestão de excedentes. Tenho ideia que o sweet spot para a saúde das baterias é carregar entre os 20 a 85 por cento a 16A.

Há alguma desvantagem para a longevidade das baterias em usar este tipo de box e ir carregando várias vezes ao longo do dia com os excedentes?
  3. Colocado por: RS2025Tenho intenção de comprar uma wallbox que faça gestão de excedentes. Tenho ideia que o sweet spot para a saúde das baterias é carregar entre os 20 a 85 por cento a 16A.
    Mais vale carregar duas vezes 30% do que uma a 60%, ou seja, mais vale um pouco todos os dias que muito poucas vezes.
    O ser a 10/16/32 mono ou trifásico, estamos a fazer cocegas à bateria :-)

Colocado por: RS2025Há alguma desvantagem para a longevidade das baterias em usar este tipo de box e ir carregando várias vezes ao longo do dia com os excedentes?
    Não.... em andamento, tb estás sempre a carregar e a descarregar :-)

Aqui a questão é o preço de uma wallbox com gestão de excedentes compensa monetariamente ou não, de resto, carregar assim ou assado, para o carro é igual.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: RS2025
  4. Ou seja, se consigo carregar o carro com um cabo que ficou abaixo dos 100€ se compensa comprar uma wallbox com gestão de excedentes a custar algumas vezes mais cujo ganho, depois de fazer as contas pode ser irrisório.

Tenho excedentes que uso para carregar o carro com um simples cabo. Com a APP Tesla, posso remotamente começar/terminar e reduzir/aumentar a potência.
    Nos outros VEs, já tenho de descer as escadas lol por isso o Tesla é o beneficiado :-)
  5. Antes de mais gostaria de agradecer a contribuição de todos e eu a pensar que tinha o setup "fechado" para as minhas necessidades.

Um pouco mais sobre o meu perfil, trabalho desde casa, a minha esposa trabalha part-time em Lisboa. Por isso a expectativa, talvez desajustada é conseguirmos usar uma grande parte da eletricidade produzida.
    - Maquinas de lavar/secar
    - AC

Excedentes:
    - Carregamento VE
    - Bomba calor piscina

Daí eu não estar a equacionar baterias.

@hangas,
    Pelo que vi o da V2C é para cima 600€, o HUAWEI 7KS-S0 encontra-se abaixo disso.
    Quais as vantagens do V2C

@mafgod,
    As razões de ter uma wallbox seria ter controlo dinamico de cargas e aproveitar ao maximo os excedentes solares.
    Como posso usufrir disto com apenas um cabo portatil? Não acho viavel ter que andar manualmente (App) a iniciar e terminar o carregamento.
    Procuro uma solução comoda em que chego a casa e connecto o carro à tomada, sabendo que vai sempre carregar quando há sol. Ao mesmo tempo uma solução que eu sabendo que não há sol e que preciso de carregar posso o fazer sem ter que descer à garagem. Comodidades:)

Sendo conservador nas minhas contas o carro deverá fazer cerca de 30mil km ano, o que equivaleria a cerca de 660€ de eletricidade/ano 100% em vazio.

A ideia é usar o máximo de excedente para carro e potencialmente no futuro bomba de calor para a piscina na metade quente do ano.

Sobre as 3 opções que colocou:
    Descarto a 1a porque o objectivo é além de fornecer a casa carregar o carro.
    A 3 com baterias, a minha ideia é 1o perceber quanto excedente "desperdiço" para a rede e depois então analisar se faz sentido investir em baterias. Já percebi que para manter este plano deveria optar por algo que não a Huawei

PAra já a opção seria a 2.
    Os custos do contador são assim tão significativos ou na sua opinião, não iria ter aproveitamento da produção adicional?
    Segundo as simulações enviadas nas propostas, passaria de 8099 (4k) para 10537 (6k) KWh/ano.
    Só o VE necessita de aproximadamente 4800 kWh anulamente, 60% e 45%, obviamente que não vou conseguir carregar o carro exclusivamente com os paineis.

Quando diz "mas eu deixava estar quieto", a sua sugestão é não colocar nenhuns paineis solares?
    • HFSF
    • 13 março 2025
    Colocado por: mafgodMais vale carregar duas vezes 30% do que uma a 60%, ou seja, mais vale um pouco todos os dias que muito poucas vezes.

Isto depende sempre do tipo da bateria de do SoC ao qual se começa a carregar ou descarregar.
    Do ponto de vista de ciclos carregar 2x 30% ou 1x 60% é exactamente igual.

Colocado por: mafgodO ser a 10/16/32 mono ou trifásico, estamos a fazer cocegas à bateria :-)

É verdade que se olhar só para os amperes depois de transformado para DC é uma % pequena da capacidade da bateria mas de forma geral é sempre melhor/mais eficiente para todos os componentes carregar o mais lento possível.
  6. Colocado por: mafgodTenho excedentes que uso para carregar o carro com um simples cabo.

Não sei nas outras marcas mas acredito que também dê com algumas diferenças mas na Tesla com o carregador movel (o mais simples e barato 150€) dá para automatizar o carregamento tendo em conta os excedentes, isto recorrendo a algumas integrações, por ex. Home Assistant.
    Não é ir à app e dizer faz isto e aquilo, tipo chapa 5 mas para quem já tem HA, até dá gosto fazer umas automações.
  7. Colocado por: ActrancosoPAra já a opção seria a 2.
    Os custos do contador são assim tão significativos ou na sua opinião, não iria ter aproveitamento da produção adicional?
    Segundo as simulações enviadas nas propostas, passaria de 8099 (4k) para 10537 (6k) KWh/ano.
    Só o VE necessita de aproximadamente 4800 kWh anulamente, 60% e 45%, obviamente que não vou conseguir carregar o carro exclusivamente com os paineis.
    As simulações são isso mesmo simulaçõe :-) basta estar uma semana em casa sempre a chover que a produção é baixissima e nada usufruir para o carro, e no fim de semana estar dois belos dias de sol e estar fora de casa :-)

O contador paga-se uma única vez, creio na casa dos 300€ .... depois tens de ter um cartão GSM próprio para a telecontagem, talvez uns 15€/mês.
    Portanto, eu a colocar oficialmente e legalmente, sempre abaixo dos 4kW... com a possibilidade de expansão no futuro claro :-)

Colocado por: ActrancosoQuando diz "mas eu deixava estar quieto", a sua sugestão é não colocar nenhuns paineis solares?
    Não sabendo o seu caso seria... mas como está por casa e tem a possibilidade de colocar o VE a carregar durante o dia, é colocar painéis claro :-)

Mas, não huawei ... e se o budget que tinha para a solução indicada era boa para si, pondere de outra marca e umas 2 baterias de 5kWh. Na volta fica ao mesmo preço e muito mais bem servido :-)
    • RS2025
    • 13 março 2025 editado

É verdade que se olhar só para os amperes depois de transformado para DC é uma % pequena da capacidade da bateria mas de forma geral é sempre melhor/mais eficiente para todos os componentes carregar o mais lento possível.

Mas mais lento não terá maiores perdas de energia a nível do carregamento?

Efetivamente dá que pensar se é um investimento que valha a pena.

Acabei de ficar menos inclinado para comprar uma wallbox com essas specs. Não sei se não espere para viver lá e ver como será o meu perfil de consumo e quanto consigo aproveitar pois também tenho 2 evs e um estará sempre em casa praticamente se o outro não estiver.
  8. E esse o setup que tenho com a box V2C. Posso carregar so com execdentes (que por vezes é uma tarde inteira a uma media de 3kW), posso carregar apenas em Bi-horario, ou até usar um profile que criei a que chamei solar boost - consigo carregar com tudo o que a Rede+Solar dá no momento, por vezes acima de 7kW se necessário.

O principal motivo da compra (que não é um investimento) da wallbox e não me preocupar com a gestão dos 4.6kVA da casa. Se o carro estiver a carregar e ligar o forno, ou os ACs decidirem arrancar todos ao mesmo tempo, a wall box baixa a carga durante esse momento, está configurada para nunca deixar exceder os 4.60.

A Wallbox da huawei tb permite fazer isso, mas só o faz ligado ao um inversor huawei, e a V2C usa qualquer inversor, ou um simples shelly se for preciso.

So pelo conforto de ligar aquilo ao carro e deixar que ela carregue quando quer e pode (conforme o profile definido) é um descanso.

Se precisar de carregar ligo o carro ao chegar a casa, e se houver execende durante o dia, muito bem, senao a partir das 22 ele começa a usar o que sobra da potencia contrarada e fica assim até as 8h ou o carro atingir o limite definido.
    Concordam com este comentário: Actrancoso
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Actrancoso, RS2025
  9. Colocado por: mafgod

Mas, não huawei ... e se o budget que tinha para a solução indicada era boa para si, pondere de outra marca e umas 2 baterias de 5kWh. Na volta fica ao mesmo preço e muito mais bem servido :-)

Tem sugestões de outras marcas, a outra proposta que tenho é da Felicity e paineis da AS solar. Recomenda?
    • HFSF
    • 13 março 2025
    Colocado por: mafgodO contador paga-se uma única vez, creio na casa dos 300€ .... depois tens de ter um cartão GSM próprio para a telecontagem, talvez uns 15€/mês.
    Portanto, eu a colocar oficialmente e legalmente, sempre abaixo dos 4kW... com a possibilidade de expansão no futuro claro :-)

Pode legalmente colocar mais de 4khw.
    Tenho 10kwh de paineis e 10kvas de inversor e está limitado em injeção a 4khw. Tudo completamente legal e comunicado à DGEG.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: eu
    • HFSF
    • 13 março 2025
    Colocado por: RS2025Mas mais lento não terá maiores perdas de energia a nível do carregamento?

Terá de ver a curva do seu VE.

Por norma quanto mais rápido mais energia vai ser perdida pela forma de calor.
  10. Colocado por: HFSFPor norma quanto mais rápido mais energia vai ser perdida pela forma de calor.

Mas por outro lado tb uma carga mais rapida acaba por diluir o consumo constante do condiconamento das baterias.
    Se for muito lenta mesmo, ou nos ultimos 80% a o consumo da refrigeração do pack acaba por ser relevante face à energia efectivamente acumulada.
    • hangas
    • 13 março 2025 editado
    Mais um comparativo entre o registo da wallbox e o valor do carro, via BMS

desta vez curiosamente os valores estão invertidos..a wallbox reportou 34.31 e o carro diz que meteu 34.9kW.. o que não pode ser. (uma carga dos 50% aos 98%, so se foi efeito da calibração da BMS já que não ia aos 100% ha mais de 2 meses)
      IMG_0529.jpeg
      IMG_0530.jpeg
  11. Colocado por: ActrancosoTem sugestões de outras marcas, a outra proposta que tenho é da Felicity e paineis da AS solar. Recomenda?
    Recomendo perdir novos orçamentos e de outras marcas.

Colocado por: HFSFPode legalmente colocar mais de 4khw.
    Tenho 10kwh de paineis e 10kvas de inversor e está limitado em injeção a 4khw. Tudo completamente legal e comunicado à DGEG
    Quando coloquei os meus, há uns 3 anos, o limite para evitar o contador maravilha era 4kWp em painéis.
    O meu inversor é de 6kW e comunicado à DGEG e até recebi ajudas do apoio na altura :-)
    Creio que atualmente, a limitação para evitar o tal contador continua a ser de 4kWp mas não pode ter mais que os 4kWp instalados. Mas posso estar enganado.
    E tb não disse que acima de 4kW era ilegal, o que digo é que requer mais despesas que podem não compensar.

Colocado por: HFSFPor norma quanto mais rápido mais energia vai ser perdida pela forma de calor.
    ... mas mesmo assim, quanto maior for a potência de carregamento maior a eficiência do carregamento :-)
  12. Colocado por: mafgodCreio que atualmente, a limitação para evitar o tal contador continua a ser de 4kWp mas não pode ter mais que os 4kWp instalados. Mas posso estar enganado.

O limite agora é na capacidade no inversor e não dos paineis. Pode ter 6kWp de paineis desde que o conjunto dos inversores não exceda 4kW. E pelos vistos se um inversor de maior potencia for limitado a 4kW já cumpre o requisito.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: mafgod
    • eu
    • 13 março 2025
    Colocado por: HFSFPode legalmente colocar mais de 4khw.
    Tenho 10kwh de paineis e 10kvas de inversor e está limitado em injeção a 4khw. Tudo completamente legal e comunicado à DGEG.

E sem contador, certo ?
    • HFSF
    • 13 março 2025
    Colocado por: hangasMas por outro lado tb uma carga mais rapida acaba por diluir o consumo constante do condiconamento das baterias.
    Se for muito lenta mesmo, ou nos ultimos 80% a o consumo da refrigeração do pack acaba por ser relevante face à energia efectivamente acumulada.

Pois aqui é que começamos a entrar nas especificidades.
    Normalmente eles não carregam a menos de 6A. O meu não liga sequer refrigeração abaixo de 16A, e só começa a modelar a carga perto dos 90%.
    O de um amigo aqui em casa faz o mesmo até os 93%.

Depois entramos no que chamamos rápido em carregamentos em casa. Para mim carregar a mais de 10A é rápido.

Colocado por: mafgod... mas mesmo assim, quanto maior for a potência de carregamento maior a eficiência do carregamento :-)

Em que carro em especifico está a dizer que isto é verdade?
    É que não é verdade para todos os que conheço. Nem me está a fazer sentido tecnicamente.
    Mais potencia -> mais calor -> maior probabilidade de ter de refrigerar a bateria.

Até do ponto de vista da infraestrutura em casa, dependendo do cabo que tem e da distancia ela vai aquecer se estiver a carregar a 32A durante horas. É energia perdida
    Estas pessoas agradeceram este comentário: FAHDM
    • HFSF
    • 13 março 2025
    Colocado por: eu

E sem contador, certo ?

Sim sem contador adicional.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: eu

0.6460 seg. NEW