Iniciar sessão ou registar-se
  1. Fronuis, SMA, SolarEdge, Kostal, Enphase, APC, Victron, Huawey.
    são marcas reconhecidas por fiabilidade, suporte tecnico e qualidade, ao contrario da esmagadora maioria das marcas por aqui referidas.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: eu, lmcaet
  2. A deye tem representação em Portugal. A nível de assistência não sei como funciona.
  3. Colocado por: paulos

Caro.
    Paguei 3000€ inversor Solax 3.6kw e 8 paineis Longi 550w mais a estrutura para telhado plano.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:sadino,diouf_matos

3942€ 8 painéis + bateria 5.12kwh
      IMG_6636.jpeg
    • RUIOLI
    • 14 abril 2025 editado
    Colocado por: fjmartinho3942€ 8 painéis + bateria 5.12kwh

Pode partilhar o contacto do instalador? Se carregar no meu perfil, tem lá o meu email, se preferir assim. Obrigado!
    • paulos
    • 15 abril 2025 editado
    Colocado por: Troino

quem instalou ??

Solinho - Braga em fevereiro do ano passado, não sei como estão os preços agora.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Troino
  4. Que marcas recomendam de painéis solares fotovoltaicos? Que sejam boas, duradouras e com assistência em Portugal.

Muito obrigado pelo feedback. 👍🏻
  5. Colocado por: oMadeirenseQue marcas recomendam de painéis solares fotovoltaicos? Que sejam boas, duradouras e com assistência em Portugal.

Muito obrigado pelo feedback. 👍🏻

https://pt.unitedpvsolar.com/the-list-of-tier-1-solar-panel-manufacturers-for-q1-2024
    • HFSF
    • 16 abril 2025
    Os meus são AIKO. Até agora sem problemas
    • box
    • 17 abril 2025
    Era para ser Aiko... consegui melhor custo/benefício com Longi. Satisfeito até ao momento. Mas também poderia ter sido Jinko, JA, Trina, Risen etc. Mais importante que a marca, na minha opinião, é saber escolher o tipo de painel - pelo menos que seja n-type...
  6. Bom eu quanto mais leio sobre este tema, mais confuso fico. Já li umas quantas páginas deste tópico e há tanta opinião divergente, tanta marca, tanta solução possível, que no final de contas, estou na mesma...

Eu publiquei este tópico para tentar perceber o que poderia fazer mais sentido no meu caso em concreto. A verdade é que neste momento não sei se é melhor:

a) Comprar tudo (baterias inclusive) e fazer autoconsumo
    b) Comprar tudo (sem baterias) e fazer autoconsumo, vendo se no meu caso faz sentido mais tarde comprar baterias
    c) Comprar tudo (sem baterias) e fazer venda de excedentes, com tudo o que implica
    d) Comprar painéis e inversor até um máximo de 4kwh para não ter que me preocupar em pagar pela comunicação à rede (se é que isso faz sequer sentido essa preocupação)

Enfim... estou baralhado. Alguém que possa dar uma ajuda a clarificar? :)

Muito obrigado.
    • HFSF
    • 22 abril 2025
    A resposta é depende.

Depende de quantos khw gasta por dia, como é o seu consumo, quanto gasta em pico, quando dinheiro quer gastar numa solução.

Se tem espaço fisico em casa ou limitações de quadro.

Fora da parte financeira ainda há outra razoes, a minha rede é muito má e preciso/prefiro de estar desligado grande parte do dia.

Razões ecologicas.

Como diz o outro, é fazer a contas :)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Pedro M.F.Lima
    • dom123
    • 22 abril 2025 editado
    Colocado por: Pedro M.F.Limad) Comprar painéis e inversor até um máximo de 4kwh para não ter que me preocupar em pagar pela comunicação à rede (se é que isso faz sequer sentido essa preocupação)

Na maioria dos casos é a melhor opção, tendo em conta o preço que os painéis estão.
    Tendo espaço, comprar inversor de 4Kwh e instalar 5Kwh de painéis
  7. Colocado por: HFSFA resposta é depende.

Depende de quantos khw gasta por dia, como é o seu consumo, quanto gasta em pico, quando dinheiro quer gastar numa solução.

Se tem espaço fisico em casa ou limitações de quadro.

Fora da parte financeira ainda há outra razoes, a minha rede é muito má e preciso/prefiro de estar desligado grande parte do dia.

Razões ecologicas.

Como diz o outro, é fazer a contas :)
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Pedro M.F.Lima

Pois, de facto é. :D

Mas pronto, muito mais além do que já disse que tenho a fazer consumos no outro tópico que iniciei, já seria estar a entrar em demasiado detalhe e não julgo ser necessário.

Colocado por: dom123
    Na maioria dos casos é a melhor opção, tendo em conta o preço que os painéis estão.
    Tendo espaço, comprar inversor de 4Kwh e instalar 5Kwh de painéis

Não percebi a parte do preço dos painéis. Ou seja, quer dizer que estão baratos e que por isso mais vale investir em mais painéis? Mas se formos por essa lógica, então não será que compensa comprar mais, investir num inversor hibrido maior (para o caso de, mais tarde, querer comprar baterias) e vender o excedente à rede? Ou será que depois a burocracia e o retorno financeiro não justificam?

Ou, por outro lado, queria dizer que os painéis estão caros? É que já estiveram (muito) mais caros. O meu sogro há mais de 15 anos investiu uns 12k em 9 painéis e inversor, com venda de energia à rede. Mas aí era quando realmente se ganhava dinheiro a vender energia e ele teve mais do que retorno do que investiu.
  8. Os painéis estão ao preço da chuva, já se compram painéis de 550w por menos de 65€, por isso se tiver espaço à que aproveitar
    Concordam com este comentário: eu
  9. Colocado por: dom123Os painéis estão ao preço da chuva, já se compram painéis de 550w por menos de 65€, por isso se tiver espaço à que aproveitar

Sim, espaço tenho. Mas a minha questão então prende-se com o facto de não ultrapassar os 4kwh no inversor. Ou seja, sabe-me dizer se justifica ultrapassar e ter que pagar o cartão GSM, etc.?
  10. Boa tarde a todos.
    Primeiro post, mas visito o fórum à alguns anos..

Não sei se este é o melhor local ou se deva criar um tópico novo, mas aqui vai:

Tenho diga-mos que curiosidade em montar apenas um painel solar (para ficar abaixo do limite dos 700W para não ter de andar a pagar a alguém para registar na E-REDES), o meu contador é inteligente e comunica a leitura, só não sei é se vai contar injeção como consumo.

A nivel de material estava a pensar num qualquer painel de 500-600W e talvez um inversor de 500/600W da Hoymilles, penso que com uns 500€ consigo o painel, inversor, quadro auxiliar, fios, cabos, fichas, alicate para cravar MC-4 e suporte para o painel.

A nivel de lojas que venda este tipo de material, conheço a Mauser, VNCasainteligente, solarshop e uma ou duas espanholas, recomendam mais alguma?
    Caso já tenham comprado painéis, em quanto é que costuma ficar os portes de um painel?

Durante o dia não está ninguém por casa, dai querer começar com até 700W de painéis e logo ver no que resulta.

Cumprimentos.
  11. Colocado por: Pedro M.F.Lima

Sim, espaço tenho. Mas a minha questão então prende-se com o facto de não ultrapassar os 4kwh no inversor. Ou seja, sabe-me dizer se justifica ultrapassar e ter que pagar o cartão GSM, etc.?

Isso já vai depender do seu perfil de consumo.
    No meu caso quase que não justifica passar os 4kW pois tenho VE que consome o excesso da produção e dá para o dia a dia
    • hangas
    • 22 abril 2025 editado
    Colocado por: sensoTenho diga-mos que curiosidade em montar apenas um painel solar (para ficar abaixo do limite dos 700W para não ter de andar a pagar a alguém para registar na E-REDES), o meu contador é inteligente e comunica a leitura, só não sei é se vai contar injeção como consumo.

Para nao ter que fazer o registo, o inversor tem que ter injecção zero.
    Não pode sequer injectar. Logo esse assunto de contar como consumo, não será um problema.

Se injectar, vai quase de certeza pagar como consumo, até a E-Redes parameterizar o contador. E isso só na sequencia do registo.
  12. Colocado por: hangasPara nao ter que fazer o registo, o inversor tem que ter injecção zero.
    Não pode sequer injectar. Logo esse assunto de contar como consumo, não será um problema.
    Mesmo com injeção zero, vai sempre algo para a rede....
  13. Colocado por: mafgodMesmo com injeção zero, vai sempre algo para a rede....

Mas penso que isso não é contabilizado pelo contador, caso seja inteligente

0.6713 seg. NEW