Colocado por: paulos
Caro.
Paguei 3000€ inversor Solax 3.6kw e 8 paineis Longi 550w mais a estrutura para telhado plano.
Colocado por: fjmartinho3942€ 8 painéis + bateria 5.12kwh
Colocado por: Troino
quem instalou ??
Colocado por: oMadeirenseQue marcas recomendam de painéis solares fotovoltaicos? Que sejam boas, duradouras e com assistência em Portugal.
Muito obrigado pelo feedback. 👍🏻
Colocado por: Pedro M.F.Limad) Comprar painéis e inversor até um máximo de 4kwh para não ter que me preocupar em pagar pela comunicação à rede (se é que isso faz sequer sentido essa preocupação)
Colocado por: HFSFA resposta é depende.
Depende de quantos khw gasta por dia, como é o seu consumo, quanto gasta em pico, quando dinheiro quer gastar numa solução.
Se tem espaço fisico em casa ou limitações de quadro.
Fora da parte financeira ainda há outra razoes, a minha rede é muito má e preciso/prefiro de estar desligado grande parte do dia.
Razões ecologicas.
Como diz o outro, é fazer a contas :)
Colocado por: dom123
Na maioria dos casos é a melhor opção, tendo em conta o preço que os painéis estão.
Tendo espaço, comprar inversor de 4Kwh e instalar 5Kwh de painéis
Colocado por: dom123Os painéis estão ao preço da chuva, já se compram painéis de 550w por menos de 65€, por isso se tiver espaço à que aproveitar
Colocado por: Pedro M.F.Lima
Sim, espaço tenho. Mas a minha questão então prende-se com o facto de não ultrapassar os 4kwh no inversor. Ou seja, sabe-me dizer se justifica ultrapassar e ter que pagar o cartão GSM, etc.?
Colocado por: sensoTenho diga-mos que curiosidade em montar apenas um painel solar (para ficar abaixo do limite dos 700W para não ter de andar a pagar a alguém para registar na E-REDES), o meu contador é inteligente e comunica a leitura, só não sei é se vai contar injeção como consumo.
Colocado por: hangasPara nao ter que fazer o registo, o inversor tem que ter injecção zero.Mesmo com injeção zero, vai sempre algo para a rede....
Não pode sequer injectar. Logo esse assunto de contar como consumo, não será um problema.
Colocado por: mafgodMesmo com injeção zero, vai sempre algo para a rede....