Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 161

    excedente como , tem baterias é?
    Pode explicar em mais detalhe.
    E se tem micro inversor em cada painel ou um inversor para todos
  2.  # 162

    Colocado por: hsl.excedente como , tem baterias é?
    Pode explicar em mais detalhe.
    E se tem micro inversor em cada painel ou um inversor para todos

    O excedente é o que a casa não consome e esse excedente vai para o TA.
    Se a casa estiver a consumir 400W e os painéis estiverem a produzir 2000W, o gestor de excedentes envia 1800W para o TA.
    Claro que o TA está só ligado ao gestor de excedentes.
    Tenho inversor 2.2kw e 6 painéis de 375W
    • hsl.
    • 9 abril 2023 editado

     # 163

    obrigado.
    ter micro inversor em cada painel não será a melhor opção?
    onde encontrou o aparelho, vejo isso mas é para montarmos nos proprios.
    • size
    • 9 abril 2023 editado

     # 164

    Colocado por: dom123
    O excedente é o que a casa não consome e esse excedente vai para o TA.
    Se a casa estiver a consumir 400W e os painéis estiverem a produzir 2000W, o gestor de excedentes envia 1800W para o TA.
    Claro que o TA está só ligado ao gestor de excedentes.
    Tenho inversor 2.2kw e 6 painéis de 375W
    ~

    Caro dom123;

    Também vou instalar uma UPAC, e, por isso, estou tentando colher conhecimentos sobre o funcionamento da opção.

    Pela sua experiência, agradecia me confirmasse se é ou não verdade, que quando instalado o sistema de autoconsumo, o memso passa pelo seguinte :

    . Toda a energia consumida na habitação é sempre fornecida pela rede e toda a energia produzida pelos painéis é toda injectada na rede, ambas medidas através de um contador bidirecional e contabilizadas na E-redes por períodos consecutivos de 15 minutos, fornecendo a base para a facturação do comercializador ? É assim ?

    Exemplo: Energia consumida 500 Kwh - energia injectada 600 Kwh = 100 Kwh de excedente

    O excedente em cada período de 15 minutos, (o não consumido) ficará injectado na rede sem qualquer possibilidade de recuperação ?
  3.  # 165

    Colocado por: hsl.obrigado.
    ter micro inversor em cada painel não será a melhor opção?
    onde encontrou o aparelho, vejo isso mas é para montarmos nos proprios.

    O gestor de excedentes fui eu que o montei e para mais de 4 painéis penso que justifica antes o inversor
  4.  # 166

    Colocado por: size~

    Caro dom123;

    Também vou instalar uma UPAC, e, por isso, estou tentando colher conhecimentos sobre o funcionamento da opção.

    Pela sua experiência, agradecia me confirmasse se é ou não verdade, que quando instalado o sistema de autoconsumo, o memso passa pelo seguinte :

    . Toda a energia consumida na habitação é sempre fornecida pela rede e toda a energia produzida pelos painéis é toda injectada na rede, ambas medidas através de um contador bidirecional e contabilizadas na E-redes por períodos consecutivos de 15 minutos, fornecendo a base para a facturação do comercializador ? É assim ?

    Exemplo: Energia consumida 500 Kwh - energia injectada 600 Kwh = 100 Kwh de excedente

    O excedente em cada período de 15 minutos, (o não consumido) ficará injectado na rede sem qualquer possibilidade de recuperação ?

    Toda a energia que a casa consome em primeiro vai consumir dos painéis e só se a mesma não for suficiente é que vai buscar à rede.
    Em relação ao net metering o mesmo faz a compensação entre a energia injectada e a consumida em períodos de 15 minutos, tipo
    Se em 15 minutos consumiu 500W e o sistema injectou 400W, só vai ser contabilizado 100W, por outro lado se consumiu da rede 500W e foram injectados 600W, não vai ser contabizado nada pois a produção foi superior ao consumido
    • size
    • 10 abril 2023

     # 167

    Colocado por: dom123
    Toda a energia que a casa consome em primeiro vai consumir dos painéis e só se a mesma não for suficiente é que vai buscar à rede.
    Em relação ao net metering o mesmo faz a compensação entre a energia injectada e a consumida em períodos de 15 minutos, tipo
    Se em 15 minutos consumiu 500W e o sistema injectou 400W, só vai ser contabilizado 100W, por outro lado se consumiu da rede 500W e foram injectados 600W, não vai ser contabizado nada pois a produção foi superior ao consumido



    Muito obrigado;

    Então, nesse caso, será suposto que a energia consumida dos painéis, injectada directamente no quadro, não passa pelo contador.

    Como é que a E-redes recolhe os valores da energia dos painéis consumida na habitação e faz o registo das 2 energias envolvidas, conforme imagem abaixo?

    Será porque cada inversor comunica com o contador a fornecer esses dados ?
  5.  # 168

    Bom dia para todos,

    Embora haja alguma informação no fórum, ainda não encontrei aquilo que preciso.

    O meu sogro tem uma vivenda no concelho de Chaves e quer instalar paineis solares. Tem vários objectivos: substituir a antiga caldeira a gasóleo por uma bomba de calor para a produção de água quente, mas também que possa ser utilizada para o aquecimento central (a caldeira a gasóleo trabalha para o aquecimento central que já está instalado).

    Sendo assim e sabendo que gasta em média 75€ por mês de luz, sem conta o gasóleo que é abismal, queria instalar um kits de vários paineis solares.

    Já li vários artigos e vi vários vídeos e daquilo que sei é o seguinte:

    - marcas de paineis solares a considerar: JA Solar, Jinko Solar, LONGI Solar, Trinasolar e os topos de gama: SUNPOWER, Hyundai, LG Solar

    - marcas de inversores: GOODWE, Solis, Solax e o topo de gama: Enphase, SMA, Hoymiles

    - marcas de estructura e montagem: Esdec, Joriside e o topo de gama: SYSTOVI, K2

    Conheço a diferença entre um painel de entrada de gama de marca Jinko Solar de 370W que tem 12 anos de garantia e que após 25 anos apenas produzirá 83% desse valor e um painel topo de gama de marca SUNPOWER de 400W que tem 25 anos de garantia e que depois de 25 anos ainda conseguirá produzir 92% dessa potência.

    Também sei das vantagens de ter um micro inversor por painel, em vez de ter apenas um inversor para um string completa: no primeiro caso, se houver um painel a não produzir por uma razão qualquer (está a sombra ou estragado, etc...), os outros paineis continuarão de produzir, enquanto que quando estão ligado em série, é todo o conjunto que deixa de funcionar.

    Sendo assim, estava a pensar em recomendar-lhe a instalação de 8 paineis solares não só para alimentar a bomba de calor, mas também satisfazer as necessidades em energia da casa. Escolhari também um inversor híbrido que não seja de marca Huawei, visto que este apenas aceitam as baterias de marca Huawei e não queremos estar presos a uma determinada marca. Além disso, terá que ter potência suficiente de maneira a podermos acrescentar mais tarde mais paineis se necessário.

    Depois desta contextualização, quais são as casas que recomendariam para a aquisiação dum kit desse gênero para o concelhor de Chaves, ou seja :

    - bomba de calor para aquecimento central e AQS
    - inversor híbrido (ou micro inversores)
    - paineis solares de jeito
    - estructura como deve ser
    - instalação qualitativa

    Muito obrigado pela vossa ajuda.
  6.  # 169

    Dificilmente consegue esse nível de detalhe numa resposta neste tópico, são muitos pontos e alguns dissociados. Sugeria criar um tópico próprio (porque este é mais generalista) ou dividir os temas pelos vários tópicos adequados.

    Sobre a BC, há outros tópicos onde se discute esse tema em particular, incluindo BC para AQS a substituir caldeiras a gasóleo. Para ajudar só nesse ponto são necessários muitos outros dados que iriam poluir este tópico

    Sobre os painéis e inversor, há já muita informação nas páginas anteriores. Eu escolheria os painéis mais pela disponibilidade e eventual compatibilidade física/técnica com outras marcas do que pela especificação a 25 anos, mas isso é apenas a minha opinião. Actualmente e até considerando o número de painéis eu não iria para micro inversores: é verdade que se um avariar os outros continuam a funcionar, mas o investimento é muito superior (e as limitações futuras) não justificam essa vantagem. Se avariar um painel, há que o substituir.
    A instalação e estrutura é problema e especificação do instalador, convém apenas ter atenção à orientação correcta dos painéis mas o resto será o instalador a definir. A menos claro, que pretenda fazer a instalação por meios próprios.

    Uma nota importante é que para produzir decentemente quando a energia mais será precisa (inverno para a BC) os painéis produzem pouco (alguns dias praticamente nada) e quando há sol com fartura o consumo da casa é muito mais baixo e por isso sobra energia. Sobredimensionar é importante para ter alguma produção no inverno e pode sempre vender o excedente no verão.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Doctor Z
  7.  # 170

    Boas,

    Como disse o colega em cima, no inverno e bem diferente no verão a produção.
    Também tenho BC para aquecimento central, apesar de só fazer isso agora, pois tenho termossifão, mas no futuro será para fazer aquecimento central e também AQS(assim que tiver problemas graves no termossifão).
    Tenho neste momento um sistema montado com 4 painéis de 455w(1820w total), no verão muito bom, consumos da casa, bomba da piscina(filtro), e aquecimento da piscina, apesar de pequena dá jeito, motor da água para o jardim, dava-me muito jeito nos consumos.
    Mas no inverno com a BC para aquecimento da casa, foi muito curto mesmo...dias mais pequenos, com chuva ect..
    Assim decidi fazer um upgrade no sistema, vou colocar mais 1 painel junto aos que tenho e instalar mais 4x380w(menores de potência por causa do espaço que tenho, visto que vão ser colocados noutra direção), ficando assim com uma potência de uns 3700w...para compensar mais no inverno...
    Serão instalados no início do próximo mês, e com inversor Hibrído neste caso um Goodwe GW3648D-ES, para se futuramente quiser colocar baterias ser mais simples/barato...

    Neste caso no verão irei ter muito excedente, no qual irei pensar vender..e com sorte até pode ser que seja o suficiente para anular o valor das faturas, pelo menos nos meses de grande radiação.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Doctor Z
  8.  # 171

    Para os mais entendidos, e para minha descarga de consciência...
    Numa instalação de 3795wp e inversor de GW3648D-ES, apesar de estar em duas string os painéis, mas por volta das 13horas o sol incidirá nas duas string...(e a maior parte do dia)
    Que cabo colocavam o de 2,5mm ou 4mm?
    E o dijuntor 16A ou 20A, bem como o diferencial?


    Digo isto, pois no meu sistema actual de 1820w, durante uns 10/15min apanhei a rondar os 1750w produção.
    Obrigado
  9.  # 172

    Pela diferença de preço o fio de 4mm reduz qualquer coisa de perdas, vale a pena. Disjuntor será de 20A.
    Concordam com este comentário: SS1128
    Estas pessoas agradeceram este comentário: RcrdPrnt
  10.  # 173

    Colocado por: size


    Muito obrigado;

    Então, nesse caso, será suposto que a energia consumida dos painéis, injectada directamente no quadro, não passa pelo contador.

    Como é que a E-redes recolhe os valores da energia dos painéis consumida na habitação e faz o registo das 2 energias envolvidas, conforme imagem abaixo?

    Será porque cada inversor comunica com o contador a fornecer esses dados ?
      exemplo-settlement.jpg

    A energia consumida na casa que é produzida pelos painéis não é contabilizada, simplesmente é consumida.
    O que é contabilizado é o injectado e consumido da rede, que é a energia que passa pelo contador
  11.  # 174

    Boa tarde,

    Recebi as seguintes proposta para instalação de paineis solares fotovoltaicos (propostas idênticas de 2 e 3 painéis):

    ### Proposta 1 (2 painéis) ###

    Painéis: 2 x JA Solar JAM60S20 MR 380W Half Cell 380 Wp
    Inversores: 2 x Enphase Microinversor IQ7+
    Valor: 1.840,00 €

    ### Proposta 2 (3 painéis) ###

    Painéis: 3 x JA Solar JAM60S20 MR 380W Half Cell 380 Wp
    Inversores: 3 x Enphase Microinversor IQ7+
    Valor: 2.350,00 €

    O preço é "chave na mão" com possibilidade de pagamento em 5 anos sem juros.

    Será para uma moradia unifamiliar de 4 pessoas (2 crianças), com o equipamento "normal" (frigorifico, maquinas de lavar e secar, TVs, forno, microondas). O consumo do ultimo mês foram 225W.

    Estou a trabalhar em casa, pelo que tenho possibilidade de colocar as máquinas a lavar/secar durante o dia.

    Parece-me um pouco acima do mercado, o que vos parece? Estou a aguardar mais propostas.
  12.  # 175

  13.  # 176

    Bom dia caros forenses.

    Ando a planear instalar paineis fotovolcaicos brevemente (mesmo sem qualquer certeza do que virá em termos de fundo ambiental) a até ao momento tenho a seguinte proposta:

    FORNECIMENTO E INSTALAÇAO SISTEMA SOLAR PARA AUTOCONSUMO

    Inversor monofasico 2 kw
    6xPAINEIS 380 wp monocristalino
    Estrutura
    1x Protecçao diferencial TOTAL 2.642 €
    Cablagem IVA 6% 158 €
    1x Processo registo DGEG (Alvara+arranque) TOTAL COM IVA 2.800 €

    Inversor monofasico 1,5 kw
    3xPAINEIS 495 wp monocristalino
    Estrutura
    1x Protecçao diferencial TOTAL 2.066 €
    Cablagem IVA 6% 124 €
    1x Processo registo DGEG (Alvara+arranque) TOTAL COM IVA 2.190 €

    Inversor monofasico 3 kw
    5xPAINEIS 495 wp monocristalino
    Estrutura
    1x Protecçao diferencial TOTAL 2.830 €
    Cablagem IVA 6% 170 €
    1x Processo registo DGEG (Alvara+arranque) TOTAL COM IVA 3.000 €

    1 INVERSOR MONOFÁSICO HYBRID HV 3KW
    6xPAINEIS 495 wp monocristalino
    Estrutura
    1x Protecçao diferencial TOTAL 4.340 €
    Cablagem IVA 6% 260 €
    1x Processo registo DGEG (Alvara+arranque) TOTAL COM IVA 4.600 €

    Estou inclinado para a proposta de 5 paineis de 495W tendo em conta o custo por watt, mas ao mesmo tempo acho que poderá ser demasiada potencia e ter algum desperdicio.

    Qual a vossa opinião em relação às diferentes opções e respectivos custos.

    Obrigado
  14.  # 177

    Pode sempre vender o excedente o que ajuda a aligeirar as contas (ainda que os valores actuais estejam muito baixos - o que é positivo no geral, não tão bom para a venda). O valor por watt não me parece mal, dependendo das condições de instalação.
    Seria necessário perceber qual é o inversor apenas para balizar o custo.

    Em relação à potência a mais, tudo depende de como a consegue aproveitar. Desviar consumos para as horas de maior produção é fundamental, se tiver VE e estiver em casa durante o dia há equipamentos que permitem aproveitar o excedente solar para o carregamento, pode comprar um gestor de excedentes (discutido nas páginas atrás) e desviar o excesso solar para uma carga resistiva - normalmente aquecimento de água por resistência, etc.
    E claro, pode mais tarde pensar em baterias (provavelmente o inversor proposto não o deve permitir).
  15.  # 178

    Em relação ao detalhe do inversor e paineis a informação que tenho é esta:
    - inversor: https://drive.google.com/file/d/1iPP_AMU55xk8N0WJCdlSRy41mc_OCxEU/view?usp=sharing
    - paineis: https://drive.google.com/file/d/11uepDE-uFHrCsOpHQ0C_TCjIRMkg_DW0/view?usp=sharing

    Não percebo muito do assunto e para mim é dificil avaliar.
    Alguma opinião?
  16.  # 179

    Para quem está perto de terminar o contrato de venda de excedente, neste caso com a Energia simples, existe alguma obrigatoriedade de avisar um tempo antes que não pretendemos renovar?
  17.  # 180

    Colocado por: GimenezPara quem está perto de terminar o contrato de venda de excedente, neste caso com a Energia simples, existe alguma obrigatoriedade de avisar um tempo antes que não pretendemos renovar?

    30 dias antes do termo, está no contrato.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Gimenez
 
0.0522 seg. NEW