Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Colocado por: BigmouseTenho duas instalações separadas por poucos Km. Uma virada a sul (4650kWp . Foto 1) com 21° de inclinação e outra (4600kWp.foto 2) com 5 painéis a sul e outros 5 com 20° a poente com 35°.
    alguma coisa não bate certo pois os gráficos são de sistemas idênticos com inclinações e azimutes idênticos e ainda por cima com produção rigorosamente igual ao longo da janela solar.

    um sistema produziu 33,01Kwh e o outro 32,9Kwh.
    Concordam com este comentário: dom123
  2.  # 2

    Colocado por: jorgealvesinversores comerciais com 2 strings começam nos 4Kw
    Tenho instalado um microinversor com duas strings, aceitando 2 paineis em cada uma, quatro no total, permitindo até um máximo de 1,8kW :-)
    Ou seja, não é preciso um inversor, pode ser um micro inversor da APsystems DS3D se a potência a instalar for na casa dos 1,8kW
  3.  # 3

    Veja a que horas se dá o pico de ambas as soluções. E a potência disponível no início e fim de dia em ambas.

    Para mim as configurações são diferentes.



    Colocado por: jorgealvesalguma coisa não bate certo pois os gráficos são de sistemas idênticos com inclinações e azimutes idênticos e ainda por cima com produção rigorosamente igual ao longo da janela solar.

    um sistema produziu 33,01Kwh e o outro 32,9Kwh.
    Concordam com este comentário:dom123
  4.  # 4

    com 2kw já tem inversores com 2 strings.

    Colocado por: jorgealvesinversores comerciais com 2 strings começam nos 4Kw
  5.  # 5

    Colocado por: jorgealvesum sistema produziu 33,01Kwh e o outro 32,9Kwh.
    não percebo pois os valores numéricos de produção são praticamente iguais, o que difere é o aproveitamente para autoconsumo ou injecção na rede,

    repito algo não bate certo.
    Concordam com este comentário: dom123
  6.  # 6

    O que não bate certo?

    Colocado por: jorgealvesrepito algo não bate certo.
  7.  # 7

    Para efeitos de comparação, os mesmos sistemas mas 5 dias depois com temperaturas ambientes de 40/42°
  8.  # 8

    Colocado por: BigmouseO que não bate certo?

    o sistema a nascente tem obrigatoriamente de ter produção maior nas primeiras primeiras horas do dia e a final d dia.

    Pelo gráfico não existe distinção de orientação e fisicamente isso não é assim pois os desvios tem perca de eficiência, habitualmente compensa-se essas perdas com mais paineis
  9.  # 9

    O segundo sistema está virado a poente e não a nascente. Existe um offset do pico em comparação das duas instalações. Para além disso ainda tem diferença de inclinação de 15 graus e das perdas relacionadas a um sistema ser coplanar e outro por estrutura inclinada, melhorando o arrefecimento dos paineis.


    O gráfico pode não ser precetivel, deixo o resumo comparativo com valores:
    Potência - inst 1 - inst 2
    0,50kW - 8h00 - 8h25
    1,00kW - 8h30 - 9h05
    2,00kW. - 9h25 - 10h05
    3,00kW. - 10h30 - 11h15
    4,18kW - 13h20 (pico)
    4,25kW. - - 14h35 (pico)
    3,00kW. - 16h40 - 17h20
    2,00kW. - 17h45 - 18h20
    1,00kW. - 18h45 - 19h15
    0,30kW. - 19h30 - 20h00


    Colocado por: jorgealvessistema a nascente tem obrigatoriamente de ter produção maior nas primeiras primeiras horas do dia e a final d dia.
  10.  # 10

    Colocado por: pcspinheiro

    Se for para concorrer ao fundo ambiental cuidado com esse inversor... Segundo o técnico da empresa que mos instalou (a tal "circuito fechado"), o inversor não pode ter potência superior à dos paínéis. Se é verdade não sei dizer.


    Obrigado. Vou ver se encontro alguma coisa relativa a isso no regulamento.
  11.  # 11

    Colocado por: pcspinheiro

    Se for para concorrer ao fundo ambiental cuidado com esse inversor... Segundo o técnico da empresa que mos instalou (a tal "circuito fechado"), o inversor não pode ter potência superior à dos paínéis. Se é verdade não sei dizer.


    Alguem tem uma prova que isto e verdade?
  12.  # 12

    Para este não sei mas, coloquei há dois anos um inversor híbrido de 6kW e apenas 3,82kW de painéis solares e não tive qualquer problema.
  13.  # 13

    Colocado por: HenriqueM

    Alguem tem uma prova que isto e verdade?
    nas condições tecnicas não é referido nada disso, somente tem limitações no que concerne a baterias
  14.  # 14

    Ok, nesse caso o técnico "levou-me"... Eu tinha pedido um inversor mais potente para depois acrescentar um ou outro painel eu próprio (saía barato), mas não o fiz porque ele me disse isso...
  15.  # 15

    1.4. Alteração de potência instalada de UPAC com aumento de potência de injeção na RESP



    No que concerne a alterações de potência, apenas estão sujeitas a mero averbamento, as alterações decorrentes da mudança potência da instalada.

    Não existindo qualquer disposição para aumento de potência de injeção na RESP ao abrigo do referido diploma e, uma vez que o ORD deverá avaliar as condições de injeção de energia produzida na rede, este tipo de alterações não são passíveis de alteração sem recurso a novo registo.

    No entanto, de forma a não perder direitos previamente adquiridos, poderá ser feita uma consulta ao ORD para avaliar as novas condições de injeção de energia no CPE em causa.



    Para proceder à alteração da potência instalada e de injeção na RESP de unidades de produção para autoconsumo, deverá dirigir um pedido de alteração à DGEG, através:



    do correio eletrónico [email protected], com o assunto “Alteração de potência instalada e de injeção da Unidade de Produção: «n.º cadastro UPAC»”, com os seguintes elementos:

    i) Declaração (minuta) do titular do registo (produtor), devidamente identificada e assinada, a solicitar a alteração de potência instalada da unidade de produção;
    ii) Cópia do cartão de cidadão (ou bilhete de identidade e NIF) dos intervenientes ou, caso aplicável, código de acesso à certidão permanente. No caso da declaração ser assinada digitalmente, dispensa-se a apresentação da identificação dos intervenientes;
    iii) Certificado de exploração da unidade de produção ou fatura de eletricidade relativa ao contrato de consumo da instalação de utilização.




    Após consulta ao ORD:

    1. No caso do aumento de potência ser aceite, o produtor será notificado da sua aceitação e dispõe de 2 anos para pedir a certificação nos termos da legislação vigente e de acordo com as instruções dadas pela DGEG. Com a certificação da UPAC com as novas características, o registo anterior será caducado.
    2. No caso do aumento de potência não ser aceite, o novo pedido tem-se como rejeitado e, caso pretenda, o produtor poderá manter as condições anteriormente aceites pelo ORD.

    fonte: https://www.dgeg.gov.pt/pt/areas-setoriais/energia/energia-eletrica/producao-de-energia-eletrica/producao-descentralizada-autoconsumo-e-upp-mp-mn/autoconsumo-e-cer/alteracoes-de-upac/#a4

    no site da DGEG tem isto, mas uma pessoa nem consegue ter acesso à minuta...

    isto está aqui uma trapalhada
  16.  # 16

    Para as baterias serem elegíveis neste apoio ao PAES junto com os painéis fotovoltaicos, o que conta é a potência total dos painéis ou a potência do inversor instalado?
  17.  # 17

    Colocado por: manelvc
    fonte:https://www.dgeg.gov.pt/pt/areas-setoriais/energia/energia-eletrica/producao-de-energia-eletrica/producao-descentralizada-autoconsumo-e-upp-mp-mn/autoconsumo-e-cer/alteracoes-de-upac/#a4

    no site da DGEG tem isto, mas uma pessoa nem consegue ter acesso à minuta...

    isto está aqui uma trapalhada



    A minuta será nestes moldes, adaptando o texto, evidentemente

    https://forumdacasa.com/discussion/89970/12/paineis-fotovoltaicos-para-auto-consumo-3/#Comment_2080950
  18.  # 18

    O problema vai ser ter algum tipo de ação ou resposta... Estão "excepcionalmemte" fechados há mais de 2 semanas. E entretanto as candidaturas de quem não tinha já painéis e simplesmente fez novo registo vão entrando...
  19.  # 19

    Boas pessoal,
    Para passar a vendar excedente da minha instalação estou a tratar de toda a burocracia e papelada necessária.
    Estou com dificuldade de obter o recibo de submissão no portal de autoconsumo.

    sigo os passos:
    Obtenha o “recibo de submissão” no portal do autoconsumo:
    »Aceda a http://apps.dgeg.gov.pt/DGEG com o seus dados.
    »Na área pessoal, menu ENERGIA - AUTOCONSUMO, selecione:
    MCP consulta>Edite o registo pretendido
    »Faça o download do ficheiro disponível no final do formulário – Declaração.

    O ultimo passo não o consigo fazer. entro em edição do registo pretendido mas depois não permite alterar nada nem posteriormente permite fazer o download do ficheiro disponível.

    O erro que dá é "o formulário não está devidamente preenchido". O campo em falta é a potencia contratada, que não dá para alterar e que segundo já vi em vídeos é algo que era suposto aparecer automaticamente aquando do registo do autoconsumo (colocação do CPE). A verdade é que o registo foi efetuado com sucesso sem este campo mas agora nada feito para conseguir o recibo.

    Alguém já teve o mesmo problema que consiga ajudar?

    obrigado.
  20.  # 20

    Colocado por: mhpintoAnda por aqui algum instalador que trabalhe na zona de Loures que queira deixar um contacto?
 
0.0879 seg. NEW