Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Colocado por: rjmsilvaUm gestor de excedentes não custa 300 euros.

    Um que ajuste a potência em função da produção em excesso, sim.
    Mas estou aberto a novas experiências.
    Onde se compra por 120?
  2.  # 2

    Colocado por: hangas

    Depois de muita pesquisa acabei por comprar uma V2C Trydan, justamente por ser altamente integrável.
    Nativamente já permite a integração com vários inversores, shelly, etc. e tem APIs abertas.
    (https://v2charge.com/es/soporte/trydan/control-dinamico-potencia/#configuracion-activacion)

    Com controle dinamico de potencia há várias, mas requerem geralmente (mais) uma pinça propria so para a wallbox. Esta tem a vantagem se integrar pela rede Wifi ao shelly, inversores, etc.

    Tem também a funcionalidade de não deixar ultrapassar a potencia contratada (ou uma que se difina) assim se ligar o forno com o carro a carregar, ela reduz ou corta o carro conforme necessário.

    Muito mais confortável do que andar a ir ao carro escolher manualmente, 6A/8A/Max conforme o uso da casa.

    Outra coisa que gostei, mas para mim já era tarde, é que não precisa de um quadro parcial so para a wallbox, ela tem espaço proprio dentro dela para instalar as proteções. Até é possivel comprar a versão já com as proteções instaladas.

    Quanto custa?
    • hangas
    • 13 março 2024 editado

     # 3

    Colocado por: callinasQuanto custa?


    Andava a acompanhar os preços já ha umas semanas, custa normalmente na casa dos 600 e picos o mono e 700 e picos o trifásico.
    Mas recentemente apareceu em dois sites online por 550 em promoção (curiosamente são da mesma loja fisica).

    Eu comprei aqui: https://wattz.pt/products/wallbox-ac-wattz-mono-16a-7-4kw

    Andava a ponderar o da huawei, já que o meu inversor é dessa marca, mas cá em PT pedem quase 1000Eur, e mesmo em Espanha o mais barato rondava os 800. O V2C acaba por integrar na mesma, e não fico preso ao inversor na integração.
  3.  # 4

    Colocado por: glpsace
    O problema é as que as cargas que podem beneficiar o mesmo não são muitas. So mesmo um termo dos mais basicos.

    _____________________________________
    Peço desculpa pois sou um verdadeiro leigo na matéria. Então um Termo como um Fleck duo 7 100L não trabalha da mesma forma com um gestor de excedentes, do que por exemplo um videira?

    Isto, para pouco entendidos da matéria como eu tem sido um verdadeiro calvário perceber o que fazer.

    Adquiri uma moradia para onde o nosso núcleo familiar irá viver, onde os antigos proprietários, por força das circunstâncias da venda derivada por separação conflituosa, eram muito pouco acessíveis. Consequentemente, tendo sido uma venda praticamente relâmpago, a um preço relativamente porreiro (dentro da loucura do que é o mercado hoje), nem tive tempo de parar para pensar nos "detalhes".
    Tendo sempre morado em apartamento, deparo-me agora naturalmente com milhares de questões com as quais nunca sequer tinha considerado, com muito pouco conhecimento técnico e sem qualquer acesso a informação prévia sobre o que foi feito aquando da construção da casa ou mesmo posteriormente.

    Somos um núcleo familiar de 2 adultos e 2 crianças com gastos absolutamente normais para os equipamentos encontrados em qualquer lar. Atualmente, em apartamento, com gás natural, o consumo médio mensal de eletricidade, no inverno, é de aproximadamente 285kw. De gás pagamos à volta de 30/35€. Na moradia, fora alguns detalhes como o portão automático de entrada ou da garagem, os consumos não deverão ser muito diferentes. Estaria no entanto aberto a considerar sistema de AQS e placa de indução.

    A moradia, sendo de 2015, está preparada para gás natural mas nunca foi ligado. Confesso que nem sei que tipo de intervenção ainda seria necessária caso decidisse ir pela via do gás. Tenho que contratar uma empresa da área para o efeito antes de pedir a ligação do gás e respetiva inspeção pelas entidades competentes? Sei lá eu, nunca estive em situação semelhante.

    No que diz respeito a Termo + FV VS Bomba de calor + FV tem sido uma verdadeira aventura tentar perceber que via seguir, o que compensa, se compensa, etc...

    Para além das questões habituais sobre os equipamentos, há ainda o problema dos espaços - onde está o termo atual de 50L e respetiva ligação, não cabe um de 100. Bomba de calor, nem falar onde colocar, pois não faço a menor ideia, etc... E por fim, o pior que tudo é não conhecer ninguém e ter que contratar técnicos / instaladores sem qualquer referência ou conhecimento de competências. Já li cada história por aqui que nem dá vontade de fazer o quer que seja. Ainda tentei contactar um ou outro referenciados e presentes por aqui, mas talvez devido à exposição que têm, ou porque interessam outro tipo de trabalhos maiores, alegam falta de tempo nos meses que se seguem.

    Gostaria de realmente contribuir e envergar para meios de subsistência mais sustentáveis e ecológicos, mas obviamente não a qualquer custo até porque a vida custa a ganhar. Perante este tipo de investimentos mais consideráveis, a última coisa que quero ser, face à minha ignorância técnica na matéria, é ser enganado e ter uma série de problemas em consequência disso.

    Talvez a solução mais simples e económica seja mesmo envergar pelo gás natural. Não é o mais seguro, certamente, mas toda a minha vida vivi com a realidade do gás.

    Peço desculpa pelo desabafo, mas depois de meses a ler e tentar entender, muitas vezes filosofias, correntes e informação até contraditória, torna-se frustrante ter a sensação que andamos para trás em vez que para a frente. Quanto mais leio mais dúvidas tenho, mais confuso fico!

    Estive numa situação idêntica no processo de venda, tudo muito rápido na altura final nem deu que pensar mas acabei por optar pela BC e foi a melhor escolha que fiz. O gás estava fora de questão, por isso a escolha foi mais fácil. Mais tarde acabei por colocar painéis FV e novamente outra melhor escolha! Reduzi a fatura de energia e água quente de "borla".
    Estas pessoas agradeceram este comentário: glpsace
    • hangas
    • 13 março 2024 editado

     # 5

    Colocado por: glpsacePeço desculpa pois sou um verdadeiro leigo na matéria. Então um Termo como um Fleck duo 7 100L não trabalha da mesma forma com um gestor de excedentes, do que por exemplo um videira?


    Depende de quanta eletronica o termo tem. Isto porque o que o gestor de excedentes faz em termos simples é ligar/desligar a alimentação muito rapidamente. (ver figura).

    Os termos mais basicos em que e basicamente um termostato mecanico ligado à resistencia, não tem qualquer problema, porque a resistencia e alimentada directamente. E uma resistencia de 1000W ligada 50% do tempo, mesmo que seja varias vezes por segundo, so consome 500W (e gera outros tantos de calor)

    Ja num termo inteligente com electronica, não é so a resistencia que leva com essa alimentação manipulada, e a electronica não gosta muito disso.

    A mesma coisa se passa com as lampadas. As lampadas incanscentes podiam ser reguladas com um reostato, que fazia precisamente o mesmo que o gestor de excendentes.. já as lampadas de LED nao podem ser reguladas da mesma forma.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: glpsace
      main-qimg-e2d124568f8486e50c681eab5e6ed69a-pjlq.jpg
  4.  # 6

    Colocado por: hangas

    Andava a acompanhar os preços já ha umas semanas, custa normalmente na casa dos 600 e picos o mono e 700 e picos o trifásico.
    Mas recentemente apareceu em dois sites online por 550 em promoção (curiosamente são da mesma loja fisica).

    Eu comprei aqui:https://wattz.pt/products/wallbox-ac-wattz-mono-16a-7-4kw

    Andava a ponderar o da huawei, já que o meu inversor é dessa marca, mas cá em PT pedem quase 1000Eur, e mesmo em Espanha o mais barato rondava os 800. O V2C acaba por integrar na mesma, e não fico preso ao inversor na integração.

    Muito bom.
    Comunica com o Shelly? Ajusta a potência em função da potência disponível?
  5.  # 7

    Colocado por: callinasComunica com o Shelly? Ajusta a potência em função da potência disponível?


    Sim, também comunica com o Shelly EM pela rede WiFi, basta meter o IP do shelly. E ajusta a carga para não execeder a potencia contratada.
    Se lhe disser que existe solar, e so tiver uma pinça, ele também faz o ajuste para usar o excendente apenas.
    O V2C não vai mostrar a produção solar na app, mas ele faz o ajuste até a rede deixar de ter valor negativo. Ou seja trabalha em modo FV exclusivo, mas mais às cegas.

    Se lhe disser que na segunda pinça esta o valor da produção (se for o caso) ele já consegue exibir esse valor na app.
  6.  # 8

    Este kit da Xunzel (que me parece ser empresa espanhola) seria interessante para uma solução numa casa de fds de baixos consumos? Onde basicamente só as bombas de rega gastam energia durante a semana. São 3 mil euros mais o suporte e instalação, mas parece aceitável para o uso proposto. Ainda que as baterias durem uns 3 a 4 anos também não são absurdamente caras.

    O que vos parece?
    https://www.leroymerlin.pt/produtos/energias-renovaveis/kits-de-energia-solar-fotovoltaica-fora-de-rede/kit-solar-pack-zero-xunzel39001ixs-8-5kwh-d-bateria-11-5kwh-inversor-3kw-82649932.html?src=clk
    Estas pessoas agradeceram este comentário: marize
  7.  # 9

    Peça uma cotação para algo parecido (mas com uma bateria de litio) a este vendedor no OLX.
    Foi quem montou os meus painéis com inversor hibirido e baterias.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: marize, Casa da Horta
  8.  # 10

    Colocado por: mafgodPeça uma cotação para algo parecido (mas com uma bateria de litio) a este vendedor noOLX.

    Foi o que fiz e o preço é excelente, muito mas muito tentador. Só que não fazem instalação e o inversor tem de ser ligado ao quadro principal da moradia, duas condições que deitam por terra o meu projeto :-(
  9.  # 11

    Para registo na DGEG de sistema autoconsumo a rondar 2kw instalado por mim e amigo eletricista, necessito que comprovativo de instalação ou alguma certificação de técnico autorizado, ou basta registar?
  10.  # 12

    Colocado por: XtrilhoPara registo na DGEC de sistema autoconsumo a rondar 2kw instalado por mim e amigo eletricista, necessito que comprovativo de instalação ou alguma certificação de técnico autorizado, ou basta registar?

    É necessário o esquema unifilar e termo de responsabilidade passado por um técnico credenciado.
  11.  # 13

    Ok, entretanto contactei com técnico que faz-me isso pede-me quase 200eur, mas se tem de ser tem de ser.. obrigado
  12.  # 14

    Em 2021 paguei 150€.
  13.  # 15

    Obrigado, já agora, caso não registe qual é o problema (caso exista) que possa ter por isso?
    Tenho o contador recente inteligente com - de 1 ano.
  14.  # 16

    Colocado por: XtrilhoObrigado, já agora, caso não registe qual é o problema (caso exista) que possa ter por isso?
    Tenho o contador recente inteligente com - de 1 ano.

    Além da instalação estar totalmente ilegal, coimas, pagar a injeção como consumo, não pode aceder ao fundo ambiental, etc.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Xtrilho
  15.  # 17

    Com a lei actual, provavelmente será convidado a repor a legalidade da instalação.

    Acontecendo isso, provavelmente daqui a 2 ou 3 anos, pode não conseguir nessa altura registar a instalação, por novas exigências regulamentares,
    Tanto paga hoje como daqui a dois anos. Além disso pode actualmente benefíciar do netmetring e venda do excedente
    Concordam com este comentário: eu
    Estas pessoas agradeceram este comentário: marize, Xtrilho
  16.  # 18

    Boa tarde, venho aqui pedir ajudar aos entendidos, vou mudar de casa a qual vou primeiro fazer algumas melhorias, remodelações e queria aproveitar se o orçamento chegar colocar painéis solares de auto-consumo.

    Para uma casa com duas pessoas, a nível de eletrodomésticos mais gastadores o que tá previsto ter é um cilindro para aguas quentes de 100lt, 1 combinado, placa de indução, mini forno,maquina da loiça maquina lavar roupa, 1 Ar-condicionado de 12000 btus.
    Apenas vamos estar em casa as partir normalmente entre 18H até as 7h durante a semana e ao fim o habitual apenas sair para compras ou visitar a família.

    Será que compensa painéis de auto-consumo? A nível de potencia dos mesmos devo colocar?
    Com baterias vale apena pagar mais?
    • hangas
    • 25 março 2024 editado

     # 19

    Colocado por: mestre78Para uma casa com duas pessoas, a nível de eletrodomésticos mais gastadores o que tá previsto ter é um cilindro para aguas quentes de 100lt, 1 combinado, placa de indução, mini forno, 1 Ar-condicionado de 12000 btus.
    Apenas vamos estar em casa as partir normalmente entre 18H até as 7h durante a semana e ao fim o habitual apenas sair para compras ou visitar a família.


    Regra geral, se não está em casa durante as horas de produção solar ou não tem forma de canalizar os consumos mais relevantes para essas horas (por programação de maquinas, etc) tem basicamente duas hipoteses:

    1) Faz uma instalação com uma potência relativamente pequena que assegure praticamente e só o consumo base. Estariamos a falar de uma instalação com apenas 1 ou 2 paineis, e que se o total for inferior a 700W e não injectar na rede, nem registo precisa.
    Não terá poupanças por ai além, mas o investimento também é muito pequeno. Uma instalação de 1 painel com um micro-inversor custa-lhe uns 200-300Eur e paga-se a ele proprio garantidamente em menos de 2 anos, até menos.


    b) Faz uma instalação de maior dimensão, com baterias para poder canalizar para a noite a produção do dia.
    Embora rentável, o retorno demora muito mais tempo. Para além de ter que amortizar o custo com os paineis em si, tem também que amortizar o custo com a bateria em simultaneo. Dificilmente terá retorno antes de 10 anos nestas condições.

    As potencias que precisa para qualquer caso dependem muito dos seus consumos reais ao longo do dia.
    Concordam com este comentário: eu
    Estas pessoas agradeceram este comentário: marize, mestre78
  17.  # 20

    Ou terceira opção intermédia;

    Fazer contas e ter painéis suficientes (com margem) para o standby, o ligar pelo menos as MLR e MLL e ainda o AC durante o dia para que a térmica, quer quente quer fria se mantenha quando voltar a casa.
    Pode também ver um gestor de excedente para esse cilindro de 100 litros (tem que fazer pesquisa que isso não tenho).

    É só hipóteses...
    Concordam com este comentário: hangas, dom123, Bruno.Alves
    Estas pessoas agradeceram este comentário: marize, mestre78
 
0.1784 seg. NEW